terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Contação de histórias: uma poderosa ferramenta para a formação infantil


Há muitos e muitos anos, praticava-se a contação de histórias como uma das mais antigas formas para o homem absorver os valores praticados no convívio humano e social e para compreender melhor as condutas que regem as comunidades em que se insere.

Praticadas na educação e na formação de crianças, as histórias podem ser utilizadas para ajudá-las a entender o mundo à sua volta. Elas transmitem valores morais, estimulam suas emoções, além de desenvolver nelas o gosto que as atrairão para a leitura quando mais velhos.


Mas ainda existem inúmeros outros benefícios que crianças podem obter com a contação de histórias, e este é o tema do nosso post de hoje. O mais bacana é que, independente da idade, todos podem usufruir desses benefícios!

Uma das várias contribuições da secretaria de Educação, durante o projeto Prefeitura Mais Perto, é a Contação de Histórias – levando a fantasia dos livros mesclando com a realidade do bairro ou da comunidade, muitas vezes a Contação de Histórias provoca/instiga algo do social, alguma reivindicação, além das histórias infantis que são veiculadas, ou seja, transmitidas pelas professoras.


As professoras titulares são Clicia Penha e Vanessa (CEMEI), ambas convidam as demais professoras locais, na medida em que o projeto Prefeitura Mais Perto vai visitando. “Essa Contação de Histórias é muito importante do ponto de vista da informação, para mostrar o prazer da leitura, mesmo sendo descontraída e sem nenhuma obrigação”, disse o secretário.

“Outro ponto importante que podemos destacar é que desenvolve também a linguagem, a criatividade e o raciocínio lógico das crianças, além da contribuição social, sem dúvidas um grande incentivo a leitura”, acrescentou.


“A Contação de Histórias faz parte da manutenção da cultura, e não podemos deixar desaparecer essa tradição, de levar da escola para casa, de casa para escola, muitas vezes era contada na hora de dormir, esse é mais um dos objetivo deste importante projeto”, finalizou Elmo Alves.

Nenhum comentário: