sábado, 30 de novembro de 2019

XVIII edição da Copa Municipal de Futebol


A Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer, iniciou neste sábado (30), a XVIII edição da Copa Municipal de Futebol de Apodi.

"Este ano a competição conta com 12 equipes de todas as regiões do município, e com 7 mil reais em prêmios. O jogo de estreia fica por conta do atual campeão SOLEDADE que enfrenta a estreante na competição JN AGRÍCOLA no estádio Antonio Lopes Filho", falou o prefeito, Alan Silveira.

Apodi realiza Semana do Bebê


PROGRAMAÇÃO:

•02/12:
Abertura, às 8h
Fixar placa da COMAD;
Visita de grupo de gestantes a COMAD;
Oficina de Aleitamento Materno, ministrante enfermeira Obstetra Ana Paula.

•03/12:
Roda de conversa com o tema alimentação saudável na primeira infância, ministrante nutricionistas Itala Sena e Janyne Julyane. Local: Creche Modelo, às 8h;
Oficina de Shantalan ministrante fisioterapeuta do NASF Gilmário Melo. Local: CRAS Lagoa Seca, às 8h.

•04/12:
Dia Educativo com as Crianças. Local: Creche Sonho de Criança, às 8h
Oficina nutricional, ministrantes nutricionistas Georgia e Luanda;
Equipe NASF, Desenvolvimento da Linguagem infantil, ministrantes fonoaudiólogas Suely e Priscila;
Inclusão e desenvolvimento, ministrante fisioterapeuta Gilmário Melo;
Coordenação motora;
Equipe Saúde Bucal: Escovodrómo e Entrega de kit dental, ministrantes Mayara Bandeira e Glauber Bruno.

•05/12:
Encerramento com palestra e dinâmica, ministrante Psicóloga do NASF Denise. Local: Churrascaria Apodi, às 8h.

Participe!

Encontro Regional da Terceira Idade em Apodi


Apodi recebeu mais de 300 idosos de vários municípios para o Encontro Regional da Terceira Idade, realizado neste sábado, 30. O evento aconteceu no Complexo Turístico da Barragem de Santa Cruz, na Peixaria Santa Cruz, organizada por Erivaldo Nobre.


O Encontro Regional da Terceira Idade contou com o tradicional forró pé de serra, além de brincadeiras e serviços de cozinha. "Ao lado dos secretários Itamara, Railton e Elmo, participei deste momento de fortalecimento de vínculos, onde participam idosos de 7 cidades da região e nós fazemos questão de apoiar esse momento", comentou o prefeito de Apodi, Alan Silveira, que sempre faz questão de participar.

"É um dos maiores eventos que a terceira idade promove. A gente visita os outros municípios e eles vêm ao nosso. É uma troca de visitas", afirma a coordenadora da Terceira Idade, Neuma Jales.

Sindicato de Apodi comemora aniversário de 56 anos


Ativo na luta pelos direitos dos trabalhadores e referência estadual. Fundado no dia 30 de Novembro de 1963, o Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTR) de Apodi chega hoje aos seus 56 anos de existência.

Essa data é um marco na história desse Sindicato combativo que se tornou referência estadual e nacional na defesa dos direitos dos camponeses e camponesas.

O STTR de Apodi/RN é sinônimo de Resistência e Luta em defesa do bem comum!

Seap apresenta a empresários vantagens da contratação de mão de obra carcerária

A Secretaria da Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte (Seap) apresentou à diretoria da Fiern, em reunião ordinária com empresários na Casa da Indústria, na última sexta-feira, dia 29, as vantagens econômicas e sociais geradas com a contratação de mão de obra do sistema penitenciário e sua importância enquanto mecanismo de ressocialização e redução da criminalidade. A reunião contou com a participação do governador em exercício, Antenor Roberto, e o secretário da Seap, Pedro Florêncio Filho, que apresentaram o Plano Estadual da Política Nacional de Trabalho à Pessoa Privada de Liberdade e Egresso do Sistema Prisional.

O Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Seap, major Natanael Avelino, explicou aos empresários que o trabalho do preso é previsto pela Lei de Execuções Penais e estipula como vencimento um salário mínimo, mas não está sujeito ao regime da CLT, o que reduz drasticamente os custos da mão de obra. O empresário fica isento de encargos como férias, décimo terceiro, INSS, entre outros. O major ressaltou que o comprometimento dos presos é grande e que os empresários estimam aumento de produtividade da ordem de 20% a 30%. “Eles não tem distrações no trabalho”, justificou.

O secretário Pedro Florêncio falou que parte dos vencimentos do interno voltam ao Estado como forma de compensação pelos custos de manutenção ao sistema penitenciário. Do total de um salário mínimo, 25% vão para um fundo especial a ser gerido pela unidade onde o preso trabalha, 50% são destinados à família do preso e 25% são depositados numa conta poupança a ser liberado apenas quando o detento cumpre a pena. Para o interno, além do salário, ele tem parte da pena remida. A cada três dias de trabalho, o detento tem um a menos a cumprir.

Pedro Florêncio citou a experiência do sistema penitenciário de Chapecó, em Santa Catarina, cujo trabalho dos presos gerou R$ 24 milhões para o Estado. “Não temos outro caminho. Precisamos quebrar o ciclo da criminalidade e a reincidência com educação e trabalho, porque uma hora esse interno vai voltar para a sociedade. O caminho é a ressocialização e essa é uma ação de responsabilidade social de todos”, disse. O secretário destacou ainda que todo aparato de segurança é fornecido pela Seap e que o sistema já tem boas experiências na área de confecção de roupas, reforma de estofados e carteiras escolares, construção civil, além de agricultura. “Estamos capacitando através do Senai mil internos em 8 cursos diferentes”, enfatizou.

Na reunião, o governador em exercício Antenor Roberto destacou que o Plano Estadual da Política Nacional de Trabalho à Pessoa Privada de Liberdade e Egresso do Sistema Prisional é “uma política de Estado”. “Atuamos nessa interface que integra o sistema de segurança pública e o sistema prisional, avançando inclusive em questões como a profissionalização e maior visibilidade de agentes penitenciários. Demos o passo inicial ao celebrarmos o Termo de Cooperação Técnica para implementação do Plano junto a Procuradoria Regional do Trabalho para dar segurança jurídica e, assim, buscar a parceria com os empresários”, explica.

O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, ressaltou a importância do programa de ressocialização e destacou a atuação do Senai na capacitação de mão de obra carcerária.

“Desde 2011 realizamos esse trabalho junto ao Tribunal de Justiça. Um trabalho silencioso, muitas vezes não visto pela sociedade, mas de grande importância para o Rio Grande do Norte. Agora, a nossa parceria é com o Governo, por meio da Seap. Acreditamos que as instituições precisam dar a sua contribuição”, argumentou.

Ao final da apresentação, empresários de diversos setores da indústria procuraram mais informações sobre o assunto, demonstrando interesse em realizar parcerias com o sistema penitenciário.

FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA SEAP/RN

_Gostou 

Pagamento de salários atrasados no orçamento 2020 do RN?

O Governo do Estado teve que pedir a Assembleia Legislativa, em regime de urgência, alteração no orçamento de 2019 para pagar o 13º salário deste ano.

Será que no orçamento de 2020 consta previsão de pagamento dos salários atrasados herdados pela governadora Fátima Bezerra da gestão anterior?

Por Heitor Gregório

sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Encerramento das atividades anual do Centro do Idoso Flor da Idade é marcado com renovação de votos de casamento


Foi com muita emoção que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social encerrou, na tarde desta sexta (29), as atividades anual do Centro do Idoso Flor da Idade. Com a temática “Baile de Casamento”, foi realizado uma cerimônia de renovação de votos com 16 casais de idosos. O celebrante foi o pastor Wellington Souza.


“É um momento histórico. Trazer casais com 50 e até 70 anos de casados de volta ao altar, é muito emocionante. Estão todos de parabéns pela iniciativa e organização”, comentou o prefeito Alan Silveira.

Apodi encerra atividades anuais da Rede de Parceiros do Esporte Educacional

O momento contou com cerca 500 crianças das 4 escolas participantes. Fotos: Assessoria de Comunicação

Realizado pelo Instituto Esporte & Educação (IEE), com apoio da Petrobras a Prefeitura Municipal de Apodi realizou na manhã desta sexta-feira (29) o encerramento anual das atividades do Projeto Rede de Parceiros Multiplicadores do Esporte Educacional. Cerca de 500 crianças das escolas municipais participaram do momento.


O Projeto tem como finalidade mudar a cara das aulas de educação física, utilizando metodologias ativas para isso. Com ênfase no esporte e educação visando a integração e gêneros, de minorias e que os atletas possam participar de todas as modalidades independente acontecendo ainda a inclusão de pessoas com deficiência.

O programa teve inicio no ano de 2018 com os professores que trabalham nas escolas municipais 12 de Outubro, Lindaura Silva, Francisco Targino da Costa e Izabel Aurélia Torres.


Ao todo 8 professores multiplicadores de Apodi que participam de encontros mensais do curso em Mossoró, juntamente com professores de outros municípios Impactado muitos alunos e colocando em prática os aprendizados das formações. O Município de Apodi está se candidatando para sediar o polo regional do curso.


Em Tempo
Instituto Esporte & Educação - O Instituto Esporte & Educação (IEE) foi criado em 2001 e é coordenado pela ex-atleta da Seleção Brasileira Feminina de Vôlei, Ana Moser. O IEE já atendeu a 3,1 milhões de crianças e jovens em todo o Brasil e contribuiu para formação de mais de 40 mil professores.

Ladrões levam equipamentos e deixam Caraúbas sem água

A cidade de Caraúbas está com o sistema de abastecimento paralisado, após furto durante a madrugada desta sexta-feira (29), nas Estações Elevatórias de Água, de número 2 e 3, que bombeiam água até a cidade. Os ladrões levaram o quadro de comando elétrico de cada uma das Estações. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está trabalhando com a previsão de religar o sistema na segunda-feira (2).

A Companhia está contando com o apoio da polícia civil e militar para descobrir quem são os responsáveis pelo crime não só contra o patrimônio público, mas contra a população de Caraúbas que fica desabastecida. Os furtos com danos estão se repetindo nos equipamentos da Caern naquela cidade.

Nesta quinta-feira (28), a equipe da Caern esteve na Câmara Municipal de Caraúbas falando sobre os investimentos que foram feitos na cidade. Entre eles, a entrada em funcionamento na semana passada do poço 1A que aumentou a vazão de água que chega a cidade.



Equipe Médica do CDP de Apodi realiza palestras educativas para os internos da unidade


Todos sabem que o uso abusivo de medicamentos pode causar sérios danos à saúde. Pensando nisso, a equipe médica do Centro de Detenção Provisória de Apodi realizou uma Ação Médica, através de uma palestra sobre os riscos do uso abusivo dos medicamentos controlados para dormir, com o intuito de desafiar os internos a diminuir as medicações até retirá-las por completo.

O objetivo da palestra também é conscientizá-los sobre os riscos que os medicamentos controlados podem causar a saúde física, emocional e psicológica. Além das palestras, a equipe médica da unidade, composta pelo médico, Dr. Marcílio, e pela Psicóloga, Dra. Denise, oferece todo suporte médico, psicoterapêutico e, ainda terapias alternativas.


“A saúde prisional é um grande parceiro nosso. Temos uma equipe muito qualificada no que faz, assim como também, os agentes penitenciários que proporcionam a segurança necessária para realização desta belíssima ação. Parabenizo a todos pela bela iniciativa e sei que, a partir de agora, muitos que aqui estão cumprindo pena, irão ver os riscos que podem estar causando à própria saúde com o uso dos medicamentos controlados” – Explanou Airton Lucena, diretor da unidade.

Serviços essenciais são executados pela Prefeitura


O prefeito Alan Silveira, visitou na manhã dessa quinta-feira (28), o serviço de pavimentação por paralelepípedos, recuperação de meio fio, remoção de entulho e galhos, roço de mato, dentre outros serviços nos bairros Lagoa Seca, Baixa do Caic, Bacurau II e Garilândia.

“As ações estão acontecendo simultaneamente e fazem parte do programa Prefeitura mais Perto. No próximo dia 6 é o dia "D", que acontecerá na Creche Sonho de Criança. Hoje eu acompanhei os serviços, as equipes estão empenhadas na realização desse grande programa”, comentou Alan Silveira.

Hamburgueria artesanal será inaugurada em Apodi, próxima sexta (29)


A cidade de Apodi vai ganhar mais uma opção gastronômica. Abre suas portas ao público de Apodi e região, na próxima sexta-feira (29), a 'Parrilla Burger'. Garantindo novidades aos clientes a Hamburgueria Artesanal chega à Apodi para ofertar o que há de melhor no setor com seis opções.

A novidade e o diferencial da Hamburgueria Artesanal Parrilla Burger na brasa está no cardápio, que oferece uma série de opções, além de porções de fritas e bebidas.


Sabe aquele hambúrguer que dá prazer de comer, preço justo e que os ingredientes combinam entre si? Esse é o Parrilla Burger, hambúrguer descomplicado e gostoso.

A Parrilla Burger fica localizada à rua Euclides Pereira Tôrres, bairro Pequé - 214, e foca na qualidade dos produtos para atrair seus clientes e bombar o delivery.

Haverá música ao vivo na inauguração! Temos um espaço bem agradável e aconchegante para você, sua família e seus amigos. Venha nos conhecer!

Delivery chama no WhatsApp (84) 99993-6234. Siga-nos no Instagram clicando AQUI.

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Eleições para diretoria de escolas municipais ocorreram nesta quinta

Pais de alunos votaram na Escola 12 de Outubro, em Apodi. (Foto: Ascom Semed)
As eleições para os cargos de Diretor e Vice-diretor das escolas da rede municipal de Educação estão acontecendo nesta quinta-feira (28), em duas escolas da cidade. O processo ocorre a cada dois anos desde 2013, quando foi implantada a Política de Gestão Democrática, tendo ocorrido a primeira eleição direta em 2014.

Segundo Flávia Silveira, membro da Comissão Eleitoral Central, que gerencia e fiscaliza o processo nas escolas, as eleições são importantes não só para a escola como também para os eleitores – pais, alunos, professores e funcionários.
 
Representantes da Secretaria de Educação acompanharam as votações. (Foto: Ascom Semed)
“Em Apodi, representa um grande avanço o direito da comunidade escolar escolher seu próprio diretor. Essa participação de todos é extremamente importante para fortalecer a democracia nas escolas da rede de ensino, no caso as escolas 12 de Outubro e Lindaura Silva”, frisou.

Além da lei municipal nº 890/2013, que regulamenta de forma geral as eleições diretas para a diretoria escolar, publica-se o edital com as exigências necessárias para um processo eleitoral com os principais requisitos para uma candidatura, de acordo com a Política de Gestão Democrática.

Comissão Eleitoral da Escola Lindaura Silva. (Foto: Ascom Semed)
“Enquanto Comissão, nós seguimos exatamente o que a lei nos permitia fazer, deferindo algumas chapas e indeferindo outras, sempre dentro dos critérios legais. O processo ocorreu de maneira normal e a equipe trabalhou com muito afinco e dedicação para que tudo ocorresse da melhor maneira possível”, afirmou Juvanci Gomes, presidente da Comissão Eleitoral Central.

Deusinha Poetisa homenageia os artistas da sua região, na FACUC 2019




Prefeitura prepara nova edição do programa Prefeitura mais Perto

A 5ª edição ofertará serviços para os bairros Lagoa Seca, Baixa do Caic, Garilândia e Bacurau II

O Executivo Municipal, por meio de suas secretarias, está definindo os últimos detalhes para a quinta edição do programa "Prefeitura mais Perto". O evento, o qual consiste no processo de descentralização da administração municipal, será realizado no próximo dia 6 de dezembro, no bairro Lagoa Seca.

Segundo o prefeito, Alan Silveira, o evento ocorrerá na Creche Sonho de Criança (Caic). As atividades iniciam das 8h às 17h. Durante o evento, os bairros contemplados poderão estreitar ainda mais os seus laços com o Executivo Municipal, por meio do programa, o qual tem como objetivo aproximar a estrutura administrativa da Prefeitura nos bairros.


Neste dia as secretarias municipais estarão disponibilizando suas equipes e seus programas para a realização de atendimentos, prestação de serviços e informações aos moradores que mais necessitam. O programa "Prefeitura mais Perto", está sendo realizado desde Maio na cidade. Todas as edições têm contado com uma expressiva participação do público.

[veja] Tremendões no Baile Fest da Maçonaria em Apodi


quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Alunos da rede municipal aprovados no IF em Apodi

Aprovados os seguintes alunos da Escola Lindaura Silva: 9° ano A - Gustavo, Shirley, Fabrycia, Lavínia, Amanda Letícia, Gabriela e Maria Clara. Do 9° ano B - Vitória Emanuelle, Ellen Kayane, José  Hilario e Carla Cibele

Eduarda Gabriela Morais Lima e Nycolle Emanuelly da Silva da Escola Isabel Aurélia Tôrres

E João Heitor de Oliveira Morais da Escola Lourdes Mota.

Alunos da rede municipal de ensino de Apodi foram aprovados em cursos técnicos, integrados ao Ensino Médio, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus Apodi. São 14 alunos, de Escolas Municipais, sendo 11 da Escola Lindaura Silva, 2 da Escola Isabel Aurélia Tôrres e 1 da Escola Lourdes Mota. 

O secretário Municipal de Educação, Francisco Elmo Alves Tôrres, parabenizou os estudantes. ''Felicito os alunos aprovados. Buscamos sempre a excelência na rede municipal e nos sentimos satisfeitos quando o trabalho dá resultado, ressaltamos o trabalho dos professores, coordenação, supervisão e direção das referidas escolas. Desejamos também boa sorte a estes jovens''.

Apodi: Sintrapma e Sinte/RN mobilizam professores em defesa do FUNDEB Permanente


O Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Apodi- SINTRAPMA e o SINTE/RN convocaram e os professores promoveram ato público em defesa do FUNDEB Permanente e com mais recursos da União. O ato concentrou-se em frente à praça Robson Lopes, depois saiu em caminhada pelas ruas e avenidas da cidade.


Para Ozamir Lima, a possibilidade de o Fundeb acabar é preocupante porque seria o desmonte de toda a educação básica. "O término desse financiamento significa não ter mais creches, faltarão recursos para os ensinos fundamental, médio, profissionalizante e para educação de jovens e adultos. Enfim, todas as modalidades inseridas na educação básica serão prejudicadas", alertou.

O FUNDEB é o principal mecanismo de funcionamento da Educação Básica e atualmente responsável por 50% de tudo que se investe por aluno a cada ano em pelo menos 4.810 municípios brasileiros (86% do total de 5.570 municípios). Se o FUNDEB não for renovado quase metade das escolas do país poderão fechar as portas, deixando alunos sem aulas. O FUNDEB precisa ser permanente para que os estudantes não corram o risco de perder esse direito e com mais recursos, para incluir os que ainda estão fora da rede.

Saldo de repasse do duodécimo da Câmara é positivo, valor será destinado para reforma da sede do Legislativo


O prefeito Alan Silveira recebeu, na manhã desta quarta-feira (27), do presidente da Câmara de Vereadores, Chico de Marinete, ao lado do vereador Evangelista Menezes, o ofício de antecipação de devolução no valor de R$ 200 mil. “O saldo de repasse do duodécimo será utilizado para a reforma do prédio da sede própria da Câmara de Vereadores”, comentou o prefeito.

O duodécimo é o repasse mensal que a Prefeitura faz para a Câmara Municipal, para que possa custear suas despesas durante o ano com folha de pagamento, manutenção e outros investimentos que sejam necessários e autorizados por Lei.

Carta aberta aos prefeitos do RN


Excelentíssimo (a) Sr. Prefeito / Sra. Prefeita,

Está na iminência de ser votado na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 3.261/2019 sobre Saneamento Básico.

O TEXTO TIRA O PODER DE DECISÃO DAS MÃOS DOS MUNICÍPIOS, FERE A AUTONOMIA MUNICIPAL E COLOCA EM RISCO A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PARA AS PESSOAS MAIS POBRES.

De acordo com Constituição Federal (1988), os municípios detêm a titularidade e decidem como deverão ser prestados os serviços públicos de saneamento básico sendo que mesmo nas Regiões Metropolitanas, esta titularidade é compartilhada com o Estado (função pública de interesse comum).

O texto proposto representa o fim do poder decisório dos Prefeitos sobre o saneamento básico (água, esgotos, resíduos sólidos e drenagem). Pois, contém dispositivos que ferem essa autonomia constitucional de poder optar por prestar o serviço: (I) diretamente, pelo próprio município; (II) indiretamente, por meio de concessão precedida de licitação; ou, (III) através da gestão associada com a prestação do serviço pela CAERN.

Na prática, o PL 3261/2019 extingue os contratos de programa e impõe a concessão dos serviços, impedindo que Estados e Municípios façam gestão associada de forma voluntária e alinhada ao interesse público, especialmente voltado para os sistemas deficitários e para as populações carentes.

A proposta autoriza e até estimula a privatização de empresas estaduais como a CAERN, numa evidente indução ao MONOPÓLIO PRIVADO, o que possivelmente direcionará a atuação privada para os 10% (dez por cento) de sistemas atrativos e relegará os outros 90% (noventa por cento) para o orçamento direto dos Municípios, com o risco de desequilíbrio das contas públicas municipais e desatendimento da população nos locais mais pobres e onde estão os atuais déficits sanitários do nosso Estado.

Senhor(a) Prefeito(a), o PL 3261/19 tem várias inconstitucionalidades e, da forma como está posto, promoverá a desestruturação completa do setor e a paralisação de investimentos pela judicialização e insegurança jurídica geradas.

Contamos com sua articulação junto aos deputados de sua base para que rejeitem o PL 3261/19 ou condicionem sua aprovação mediante os necessários ajustes para a preservação das atribuições constitucionais dos municípios e a permanência dos contratos de programa.

Atenciosamente,
ROBERTO SÉRGIO RIBEIRO LINHARES
Diretor-Presidente da CAERN

terça-feira, 26 de novembro de 2019

Assentamento Frei Damião recebe direção do STTR


Continuando a agenda de diálogos com as comunidades, o Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTR) do Apodi/RN esteve acompanhando a reunião da Associação do Projeto de Assentamento Frei Damião que aconteceu na manhã do último domingo (24).

O sindicato juntamente com a Comissão Pastoral da Terra participaram da assembleia mensal dos camponeses no assentamento, onde contribuíram com informes e pautas importantes para os assentados da reforma agrária que fazem o assentamento.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi é incansável quando se trata de acompanhar e mobilizar a agenda comunitária das áreas rurais do município.

Campanha de vacinação contra sarampo sábado (30)

Ação quer atingir Jovens entre 20 e 29 anos

A população na faixa de 20 a 29 anos começou a se imunizar contra o sarampo desde a última segunda-feira (18), quando iniciou a segunda fase da campanha de vacinação.

Em Apodi, 5 postos de saúde foram preparados para realizar a imunização contra a doença. A lista dos postos são UBS’s do IPE, Cruz de Almas e São Sebastião das 7h ao meio dia. E na UBS do Caic e no Centro de Saúde das 7h30 às 17h.

Na esqueça de levar a caderneta de vacinação. A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba.

Uso da tecnologia para coleta de assinaturas

Interessante a discussão sobre o uso da tecnologia para coleta de assinaturas de eleitores. Porém, essa discussão não pode ficar restrita às hipóteses de constituição de partido político, mas às demais formas de participação popular, como dos projetos de lei de iniciativa popular.

A participação popular direta (democracia direta) é uma espécie de tabu, porque enfraquece o poder dos representantes eleitos (parlamentares e governantes). Plebiscito, referendo e projeto de lei de iniciativa popular são formas de coleta da vontade do cidadão sem intermediários.

Ao lado das eleições, a Constituição prevê outras 3 formas de participação popular: o plebiscito (decisão prévia), o referendo (decisão posterior confirmatória) e o projeto de lei de iniciativa popular, todos muito pouco usados na prática no Brasil.

Por Helio Telho

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Justiça deverá suspender efeito do Proedi em todos os municípios

Pela decisão do desembargador Vivaldo Pinheiro, a tendência é a justiça acatar os pedidos de liminar de todos os municípios que ingressaram com ação contra a decisão por decreto do Governo do Estado que retira recursos de ICMS dos municípios pelo Proedi.

Seria um efeito cascata. Até o momento, não houve acordo entre os Municípios e o Governo do Estado.

E vale ressaltar que os prefeitos não são contra incentivar a instalação de indústria. A conta só não pode ser dos Municípios. E sim de todos.

Por Heitor Gregório

Gás de cozinha está mais caro a partir desta segunda-feira

(Foto: Frank Nery/Procon Rondônia)

Quem for comprar um botijão de gás de cozinha vai pagar mais caro. Isso porque entra em vigor nesta segunda-feira, 25, o aumento de 4% do gás liquefeito de petróleo (GLP) anunciado na sexta-feira, 22, pela Petrobras.

Este é o segundo aumento consecutivo em um mês. No dia 21 de outubro, o aumento anunciado do preço do GLP residencial ficara entre 4,8% e 5,3%, enquanto a elevação no valor do GLP empresarial fora de 2,9% a 3,2%. O gás de cozinha tem alta acumulada de quase 5% este ano.


Handebol masculino do Apodi sagra-se campeão em torneio em São Bento-PB


A equipe masculina de Handebol de Apodi sagrou-se campeã invicta do Campeonato Paraibano de Handebol, realizado neste domingo (24), na cidade de São Bento, no vizinho estado da Paraíba. O campeonato contou com equipes da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

Os jovens atletas do handebol da cidade de Apodi, na modalidade adulta, juntamente com o professor e treinador Ualson Cristino representaram muito bem a nossa cidade, vencendo a final a forte equipe de Currais Novos.

"Foram quatro jogos muito difíceis enfrentados pela seleção de Apodi e graças a força, garra e determinação dos meninos, consagraram-se campeões do campeonato", comentou Ualson.

SINTRAPMA e SINTE/RN promoverão parada e mobilização em defesa do FUNDEB Permanente


No dia vinte e sete de novembro de 2019 - quarta-feira o Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Apodi- SINTRAPMA e o SINTE/RN promoverão ato público em defesa do FUNDEB Permanente e com mais recursos da União. O ato acontecerá a partir das 7h30 na praça Robson Lopes.

O FUNDEB é o principal mecanismo de funcionamento da Educação Básica e atualmente responsável por 50% de tudo que se investe por aluno a cada ano em pelo menos 4.810 municípios brasileiros (86% do total de 5.570 municípios). Se o FUNDEB não for renovado quase metade das escolas do país poderão fechar as portas, deixando alunos sem aulas. O FUNDEB precisa ser permanente para que os estudantes não corram o risco de perder esse direito e com mais recursos, para incluir os que ainda estão fora da rede.

O FUNDEB é o Fundo de Manutenção de desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. Foi criado em 2006 pela emenda Constitucional n° 53 em substituição ao antigo FUNDEF, que atendia apenas e Ensino Fundamental. Está garantido na nossa Constituição Federal, art.60 do Ato de Disposições Constitucionais Transitórios (ADCT). Regulamentado pela lei 11.494/07 EC 59/09. Amplia obrigatoriamente do Ensino Básico. A Educação Escolar é divida em dois níveis: Educação Básica e Ensino Superior. O FUNDEB vem para que Estados e Municípios mantenham a educação básica. Em 2019 o valor mínimo por aluno /ano foi estipulado em R$3.238,52.

"Diante de tudo isso, conclamamos aos Professores, Gestores, e Sociedade em geral para que pressionem os Deputados e Senadores para aprovar em caráter de urgência o Novo FUNDEB", destacou o presidente do SINTRAPMA e diretor do SINTE/RN", professor Ozamir Lima.

Abastecimento: Cidade de Apodi terá parada programada no abastecimento para conserto de adutora


A cidade de Apodi, terá interrupção no abastecimento, a partir das 6h da manhã da quarta-feira (27). A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) irá fazer reparos na adutora que abastece a cidade. A previsão é que o sistema seja religado na sexta-feira (29), pela manhã. Após a religação do sistema serão necessárias 72 horas para total normalização do sistema.

Três poços abastecem a cidade de Apodi e estão localizados na zona rural. Uma adutora de 500 milímetros de diâmetros leva a água até a cidade. Serão feitos reparos na adutora e a equipe da Caern terá que chegar a lugares na zona rural de difícil acesso com equipamentos pesados.

Parte da demora na execução do serviço, também se deve, ao tempo que a adutora demora para esvaziar. Como ela tem grande diâmetro, demora um tempo longo para que os operadores da Companhia, possam iniciar o serviço. A equipe também vai aproveitar o tempo de parada para executar outros serviços operacionais no sistema de Apodi. A Caern recomenda que a população apodiense programe-se para a parada de abastecimento.



domingo, 24 de novembro de 2019

VII FACUC - Feira de Arte e Cultura de Córrego



Com o tema: Cultura, identidade e retratos de um povo, a VII edição da Feira de Arte e Cultura de Córrego já é recorde de público. A Facuc é um espaço de formação visando o crescimento e desenvolvimento dos moradores da região da Areia de Apodi – Rio Grande do Norte. Como também despertar nas pessoas suas capacidades e potencialidades, e de forma contínua incentivar produtores, artesões e outros profissionais a mostrar seus valores artísticos, culturais, econômicos e sociais.



A abertura oficial aconteceu na última sexta-feira (22), já no sábado aconteceu homenagens aos idosos com 80 ou mais anos de idade, apresentações culturais, a mais bela voz e muito forró. A feira continua neste domingo (24), os moradores da região da Areia te convidam para prestigiar esse importante evento para nosso município.



"A Facuc não é mais somente um meio de divulgação de seus produtos, ela se tornou um marco na identidade cultural da região onde está inserida, fazendo parte do ambiente e sendo um agente fundamental na identificação da população local com o lugar onde vivem", disse Jânio Duarte.



Sua importância se dá pela diversidade de produtos que podem ser negociados a preços mais baixos, atingindo principalmente a população com uma renda baixa. Além disso, ela resgata os valores culturais populares e promove uma relação mais próxima com a comunidade. Esse é um dos principais motivos pelo qual a Facuc chegou a sua VII edição.



Muito obrigado ao amigo Caubi Tôrres e toda comissão organizadora pelo convite. Este espaço democrático continua aberto para divulgar as próximas edições.

Prestigie, gostei e divulguei neste humildade espaço este importantíssimo evento.

Nota do blog: O irmão Luiziho de Dão ficou me devendo um 'pedaço do queijo'. Hahaha!!!