sábado, 23 de novembro de 2019

Convite: Festa de Nossa Senhora da Conceição 2019

DIOCESE DE SANTA LUZIA DE MOSSSORÓ/RN
PARÓQUIA DE SÃO JOÃO BATISTA E NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO – APODI/RN

FESTA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO 2019
DE 28 DE NOVEMBRO A 08 DE DEZEMBRO

TEMA: Nossa Senhora da Conceição, inspiração para uma Ação Missionária.

Amados irmãos e irmãs,

Este ano, atendendo ao chamado do Papa Francisco para o ano missionário, no qual estamos vivendo, a festa de Nossa Senhora da Conceição 2019, padroeira de Apodi, está em sintonia com o convite do Santo Padre, tendo como tema: Nossa Senhora da Conceição, inspiração para uma ação missionária. Maria foi escolhida para viver a missão mais notável aqui na terra: ser a Mãe de Cristo, nosso Salvador. Portanto, temos em Nossa Senhora, a inspiração por excelência para toda vocação missionária, pois se entregou totalmente aos planos de Deus no seu “Sim” e, sobretudo, na sua simplicidade, soube responder ao forte apelo que Deus fez e faz para cada um de nós: “Vem e segue-me!” Que dessa forma, possamos refletir a mensagem do tema central da festa, a temática de cada noite, extraída do Doc. 108 da CNBB (Missão e Cooperação Missionária) e nos inspirar no “Sim” da Santa Mãe de Deus, para sermos sempre mais uma Igreja samaritana, servidora da vida e missionária. Que assim seja. Amém.

Pe. Francisco das Chagas Costa (Pároco)
Pe. Talvacy Chaves (Vigário Paroquial)

Apodi sedia I Simpósio da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer


Durante todo o dia de hoje (23) aconteceu no auditório do sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais, o I Simpósio Multidisciplinar edição Apodi – RN, realizado pela Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer.

O evento teve como tema principal: “Oncologia, parece impossível até que seja feito”, promovendo um diálogo entre profissionais e estudantes da saúde e áreas afins, em contexto regional, priorizando temas que deu visibilidade as novas dinâmicas para a atuação dos profissionais.


"O objetivo do nosso I Simpósio edição Apodi foi facilitar o contato entre profissionais da área oncológica e profissionais da área da saúde em geral, inclusive estudantes e difundir esse conhecimento tão importante", comentou a presidente do Gaspec. "O nosso I Simpósio fui um sucesso, esse foi o primeiro de muitos que virão", acrescentou Ideusa Gurgel.

O evento realizado pelo Grupo de Assistência as Pessoas com Câncer - Gaspec em parceria com a Prefeitura de Apodi e secretaria de Saúde do município. 

XVIII Copa Municipal de Futebol de Apodi


Tudo pronto!

Vai começar a XVIII Copa Municipal de Futebol de Apodi. Na manhã deste sábado (23) foi realizado o Congresso Técnico, onde foi sorteado os primeiros confrontos dessa empolgante competição realizada pela Prefeitura de Apodi, por meio da secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer.

A copa terá início no dia 30 de novembro, com 12 equipes participantes, das 5 regiões do município em busca do título.

Vamos todos prestigiar!

Furto em poços afeta abastecimento de Mossoró e Caraúbas

Nos últimos dias, poços que abastecem as cidades de Mossoró e de Caraúbas sofreram atos de vandalismo. Os cabos e quadros de comando foram danificados fazendo com os equipamentos deixassem de funcionar.

As equipes da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) estão trabalhando neste sábado (23) para realizar os consertos necessários. A previsão é concluir o serviço até o final da tarde.

Devido ao serviço o abastecimento está suspenso para alguns bairros, em Mossoró são Setor Industrial, Nova Mossoró, Santa Helena, parte do Santo Antônio e Conjunto Gurilândia, Jardins, Arizona, Royal Ville e Cajazeiras. Já em Caraúbas afeta toda a cidade. A previsão de normalização é de 24 após a conclusão do serviço.



Professor de Apodi ganha prêmio como técnico revelação do campeonato da LDM

Wellington Cristino e Marcos Antonio Gomes

O professor Wellington Cristino foi escolhido como o técnico revelação do campeonato da Liga Desportiva Mossoroense (LDM) 2019, sub 15, o treinador levou a equipe do Apodi Futebol Clube até às semi finais da competição, pela primeira vez na história do futebol de base de Apodi uma equipe participa dessa competição.

Além do título para o treinador, a seleção do campeonato teve 6 atletas do Apodi Futebol Clube: Ivisson (zagueiro), Charles (lateral esquerdo), Juninho de Chico de Marinete (lateral direito), Jonatas Cristino (volante), Matheuzinho e Guilherme (meias).


“Parabéns a todos e a nossa comissão técnica, estamos no caminho certo, trabalhar a base para as próximas competições e em breve Apodi terá uma equipe profissional para disputar várias competições a nível Estadual, as portas estão se abrindo para o futebol Apodiense, iremos voltar nossa tradição”, destacou Wellington Cristino.

Obrigado pela confiança a Marcos Antonio Gomes presidente da Liga Desportiva Mossoroense (LDM), parabéns pela organização e toda receptividade.

Agradecemos de coração a todos os amigos: o prefeito Alan Silveira, os secretários Hessinho Mayard e Elmo Alves, aos pais e amigos e ainda o vereador de Chico de Marinete que tem nos ajudado a tornar este trabalho vitorioso.

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Secretário planeja ações visando a permanente limpeza da barragem de Santa Cruz em Apodi


O secretário de Urbanismo, Fernando Silvano, visitou nesta manhã de sexta-feira (22) a área de lazer, na barragem de Santa Cruz, para analisar a realidade atual e planejar ações visando a permanente limpeza do local, fiscalização, separação de espaço para automotivos e banhistas, e separação de área para prática esportiva.

"A área de lazer da Barragem de Santa Cruz é um dos principais pontos turísticos do nosso município, portanto, temos como meta manter o ambiente limpo e organizado que venha a proporcionar um espaço, além de limpo, agradável para receber os turistas e apodienses", comentou o secretário.

Manutenção e recuperação das estradas vicinais de Apodi

A Prefeitura de Apodi, através da secretaria de Obras, vem fazendo todo um trabalho de manutenção e recuperação das estradas vicinais da zona rural do nosso município.

Os trabalhos esta semana estão concentrados na região do polo Góis, Tabuleiro, Caiçara e Paulo Canapum, na região da Chapada.

A recuperação tem como objetivo de melhorar a trafegabilidade dos usuários e agilizar o escoamento da produção.

"Trabalhamos diariamente na recuperação das nossas estradas, melhorando o acesso das comunidades", falou o prefeito Alan Silveira.

Estas ações de recuperação serão realizadas em todas as estradas vicinais do município, garantiu o secretário de Obras, Júnior Souza.

Caixa libera nesta sexta saque imediato do FGTS

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A Caixa Econômica Federal libera nesta sexta-feira os saques de até R$ 500 do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para não correntistas do banco nascidos em junho e julho.

Trata-se do quarto lote de um total de sete, que pagarão o total de cerca de R$ 25 bilhões para 62,5 milhões de trabalhadores.

CDP de Apodi recebe equipe da SUEJA


Nesta quinta, dia 21, o Centro de Detenção Provisória de Apodi/RN recebeu uma importante visita dos representantes da Subcoordenadoria de Educação de Jovens e adultos (SUEJA) que faz parte da Secretaria de Educação e Cultura (SEEC).

Na ocasião, a equipe, composta por Liz Araújo (subcoordenadora da SUEJA/SEEC); Raimunda Nadja da Costa Dantas (Técnica Pedagógica responsável pela atuação da EJA nas Unidades de Privação de Liberdade do Sistema Prisional e Sistema Socioeducativo) e Maria Léia da Silva Costa (Assessora Pedagógica da EJA 13°DIREC), pôde vivenciar e acompanhar o trabalho realizado pelos professores na educação do sistema prisional da unidade. Foram visitadas as salas de aulas e toda e estrutura que o CDP de Apodi disponibiliza para que haja o devido trabalho em torno da educação.


Atualmente, o CDP conta com duas salas de aula. Uma adaptada e outra, recentemente inaugurada, com toda estrutura adequada para atender às necessidades dos internos. Além das aulas do EJA, que compreende todo o ensino fundamental, as salas ainda são utilizadas para diversas atividades, como o projeto de leitura, aulões do projeto pró-ENEM PPL, aulas de violão, além de realização de palestras e demais eventos.

De acordo do Airton Lucena, diretor da unidade, algumas novidades na aérea da educação estão por vir. Novos projetos já estão em fase de estudo e captação de recursos para que a unidade ofereça cada vez mais incentivos para quem quer mudar de vida.

“A unidade já conta com diversos projetos sociais voltados para a ressocialização, como trabalho, aulas, leitura e estou buscando ainda mais. Esse é o meu trabalho, oferecer oportunidades para quem quer ter oportunidades”, destacou Airton.

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

UBS São Sebastião realiza ação do “Novembro Azul” e do programa “Saúde em Dia”


A prefeitura de Apodi por meio da secretaria de Saúde realizou na tarde desta quinta-feira (21), duas ações na Unidade Básica de Saúde do bairro São Sebastião.

"Foi realizada uma ação alusiva ao “Novembro Azul” com exame de toque, palestra, dentre outros. Também foi promovida uma ação do programa “Saúde em Dia”. Diversos atendimentos referentes à prevenção do câncer de próstata, e ainda atendimento ortopédico", falou o prefeito Alan Silveira.

Parceria entre o STTR do Apodi e o IGARN garante solicitação de mais de 200 pedidos de outorga e dispensa


Aconteceu do dia 18 até o dia 20 o mutirão do IGARN Itinerante no município de Apodi. Ao todo foram solicitados 210 pedidos de outorga ou dispensa pelos camponeses/as que utilizam água no município, tanto para seus cultivos como para abastecimento humano e animal.

Depois desses três dias de ação ficou claro que há a necessidade da realização de mais uma agenda com o mesmo objetivo, tento em vista que por uma questão de tempo, não foi possível todos os camponeses requerem o serviço.

A previsão é que ainda em dezembro o IGARN retorne ao sindicato para tentar atender o máximo os agricultores familiares de Apodi. Sem dúvidas a parceria entre o IGARN e o STTR do Apodi foi bastante positiva.

CCJ aprova projeto que reconhece Apodi como capital estadual da água mineral


A Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou por unanimidade em reunião ordinária nesta terça-feira (19), projeto de lei que reconhece o município de Apodi como a capital estadual da água mineral.

A matéria é de autoria do deputado estadual Allyson Bezerra (Solidariedade).

O município de Apodi é grande exportadora de água mineral. Além do petróleo e do calcário, a cidade tem um bem mais que valioso nos dias de hoje: água. A água é explorada em piscinas naturais termais e é vendida para abastecer outros lugares. Centenas de carros-pipa saem de Apodi para levar água a 40 cidades do oeste potiguar e também de outros estados.

“Nosso projeto tem como objetivo reconhecer a cidade de Apodi pelo seu potencial. Apodi é conhecida e reconhecida não só no Rio Grande do Norte, mas também em outros estados, pelo fornecimento de água cristalina e queremos com essa matéria tornar isso oficial”, disse Allyson.

Com a aprovação na CCJ, o PL segue para trâmites nas demais comissões da Assembleia e em seguida será votado em plenário pelos deputados.


Oportunidade de trabalho! Quer sair na frente do seu concorrente?


'Esse Emprego É Meu!' é um curso profissionalizante e preparatório de 240h/aula com duração de 5 meses e que reúne, em um só lugar, as iniciativas de qualificação profissional promovida pela IESP Brasil.

  • Você sabia que em Apodi vai inaugurar um Atacarejo?
  • Você sabia que o Atacarejo irá gerar 95 novos empregos?
  • O IESP Brasil está com cursos preparatórios destinados especificamente para as vagas de emprego disponibilizada pelo Atacarejo.
  • Aproveite essa oportunidade, matricule-se nos cursos e tenha mais chances de conseguir uma vaga!

O curso disponibiliza vagas para operador de caixa; estoquista; assistente administrativo; departamento pessoal mais recursos humanos e processos gerenciais.

Vagas limitadas!

Matrículas pelo link abaixo:

Lançamento das turmas:
Dia: 22 de novembro (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Escola Municipal Lourdes Mota

Pré-sal já sai em dezembro

Estados e Municípios vão ter o dinheiro da cessão onerosa do pré-sal mais cedo do que esperavam. A boa notícia foi dada, ontem, em Brasília, pelo presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Glademir Aroldi. Segundo ele, o Governo Federal vai depositar R$ 5 bilhões nos cofres dos governadores e prefeitos no dia 27, com liberação três dias depois, dia 30.

O anúncio foi festejado, mas Estados e Municípios só podem usar a grana em investimentos ou cobrir o passivo da Previdência. Folha de pessoal está proibida. O volume de recursos poderia ter sido bem maior se o Governo tivesse arrecadado o que previa - um valor acima de R$ 1 trilhão. Os lotes leiloados renderam R$ 70 bilhões.

Mesmo assim, é uma grana razoável para Estados e Municípios quebrados, sufocados, sem uma política arrojada de ajuste fiscal. A agilidade na liberação também foi algo extremamente positivo.

Moradores da Areia realizam Feira de Arte e Cultura essa semana


Os moradores da região Areia estão nos preparativos finais para a realização da VII Feira de Arte e Cultura de Córrego (FACUC). O evento acontece de 22 a 24 de novembro no distrito de Córrego, Apodi/RN. No evento serão expostas estandes com dados AMPC, COOPAPI, Produção Orgânica, Educação, Museu, Vereadores, Brigada Comunitária, entre outros.


Além dos stands, a feira conta com shows dos artistas locais: Sexta-feira (22), às 21h, tem música ao vivo com Jhessica Torres, logo em seguida, muito forró com Marcelo Magno. No sábado (23), será a vez de Bonde do Stylo. Já no domingo (24), a partir das 13h show com Forró Mulambo. À noite a animação fica por conta de Marcos Bonitão, Tcharles Apodi e Max Lima.


A programação também conta com (7) oficinas temáticas, 1 palestra, e 10 concursos: Garota FACUC, Vaquejada de Pneu, A Mais Bela Voz, Maratona Masculina, Maratona Feminina, Redação, Torneio de Futebol, Torneio de Sinuca, Dominó, Corrida de Jegue, 1ª Caminhada Cultural e 1° Passeio Ciclístico.

A novidade desse ano é a submissão de trabalhos acadêmicos: Onde 20 trabalhos serão apresentados com 6 linhas de pesquisa.

Veja programação completa da feira aqui!

Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer realiza seu I Simpósio em Apodi

A Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC) vai realizar no próximo dia 23 de novembro, seu I Simpósio Multidisciplinar edição Apodi – RN. O evento tem como tema principal: “Oncologia, parece impossível até que seja feito”, promovendo um diálogo entre profissionais e estudantes da saúde e áreas afins, em contexto regional, priorizando temas que pudessem dar visibilidade as novas dinâmicas para a atuação dos profissionais.

“O objetivo do nosso I Simpósio edição de Apodi é facilitar o contato entre profissionais da área oncológica e profissionais da área da saúde em geral, inclusive estudantes e difundir esse conhecimento tão importante”, disse a presidente do Gaspec Ideusa Gurgel.

As inscrições podem ser feitas em www.ligamossoroense.org sede do Gaspec de Apodi. O investimento é de R$ 25,00 e será realizado no auditório do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Apodi. Informações: (84) 99939-1887 / 99688-9043.

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Sede do STTR repleta de camponeses e camponesas


Mais uma semana em que a sede do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTR) do Apodi/RN tem ficado lotada por camponeses e camponesas do município.

O sindicato tem uma agenda intensa nas comunidades, em contrapartida as comunidades marcam presença massiva na sede da organização.

Os camponeses e camponesas das mais diferentes regiões do Apodi que comparecem a sede da entidade sempre buscam informações no sentido de se organizarem em busca de melhorias cotidianas, o que fortalece a vida comunitária dos campesinos.

Internos da Penitenciária Mário Negócio se preparam para o Enem

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) inicia na próxima sexta-feira, dia 22, o projeto de extensão “Cidadania – Cursinho Popular e Inclusivo da UERN” para ofertar aulas preparatórias aos internos da Penitenciária Agrícola Dr. Mário Negócio, em Mossoró, que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem/PPL).

O diretor da unidade penal, agente Márcio Morais, explica que a parceria vai atender 75 internos, sendo 65 homens e 10 mulheres. “Teremos seis dias de aulas”, disse. Todo um planejamento foi feito pelos agentes penitenciários para que as aulas não interfiram na rotina de segurança da unidade penal.

As aulas de língua portuguesa, sociologia, matemática, geografia, química, redação, biologia, história, língua estrangeira e filosofia ministradas por professores UERN e professores voluntários da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN) e Universidade Potiguar (UnP). “A experiência que tivemos com a parceria da Rede Emancipa nos ajudou a transformar o Projeto de Extensão em Cursinho Cidadania e esta semana estamos iniciando uma nova fase. Centrado no objetivo de expandir a educação como instrumento de libertação e inclusão social, o Cidadania é hoje o maior projeto de educação popular do RN. Nossa ação representa a atuação da UERN prestando serviço aos que mais necessitam de educação pública, gratuita, de qualidade e inclusiva”, destacou o coordenador e professor Jefferson Garrido.

O Enem/PPL teve o total de 453 inscritos nas 15 unidades prisionais do Rio Grande do Norte. As provas do Enem/PPL acontecem nos dias 10 e 11 de dezembro e têm o mesmo nível de dificuldade do Enem regular. A única diferença é a aplicação dentro de unidades prisionais. Para o secretário de Administração Penitenciária do RN, Pedro Florêncio Filho, a educação é uma forma de contribuir decisivamente no processo de reinserção social dessas pessoas privadas de liberdade.

OPORTUNIDADE
Internos da Cadeia Pública de Natal e do Centro de Detenção Provisória de Apodi também participam de aulas preparatórias para o Enem/PPL, através de iniciativas do Departamento de Proteção à Cidadania (DPC) da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e de professores voluntários.

Fonte: Assessoria de Comunicação da SEAP/RN

Novo poço de Caraúbas começa a funcionar em fase de testes nesta quarta-feira (20)

O poço 1-A, em funcionamento no Sítio Igarapé, município de Caraúbas, está trabalhando em fase de testes. Este poço, juntamente com outros três, são responsáveis pelo abastecimento da cidade. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) colocou este poço novo para funcionar com intuito de melhorar o abastecimento da cidade, aumentando a quantidade de água que chega aos caraubenses.

O poço 5, que compõem o conjunto de poços que abastece a cidade, está passando por conserto e a previsão de entrar em funcionamento será na segunda-feira (25). A partir desta quarta-feira (20), a Caern abastecerá a cidade com os poços 1-A, 2 e 4. O abastecimento será normalizado com a entrada em funcionamento do poço 5 na segunda-feira (25).



A Prefeitura está realizando serviços em várias ruas do bairro Baixa do Caic

No decorrer desta semana, os serviços de limpeza estão sendo efetuados no bairro Baixa do Caic. Foto: Roberto Fernandes

A Prefeitura de Apodi, por meio da secretaria Obras, continua atendendo as demandas de serviços urbanos nos quatro cantos da cidade.

As ações de serviços de recuperação de meios-fios e tapa buraco. Já a equipe de limpeza pública, as tarefas são realizadas pelos trabalhadores com auxílio de máquinas e caminhões caçambas.

“A ação faz parte do pacote de serviços prestados durante o programa Prefeitura Mais Perto, que acontecerá no próximo dia 6 e que beneficiará os bairros Lagoa Seca, Baixa do Caic, Garilândia e Bacurau II”, comentou o chefe do Executivo.

Surto de dengue, zika e chikungunya atinge cidades

O Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) aponta que, até setembro, 994 municípios brasileiros estão em risco de surto de dengue, zika e chikungunya. Essas cidades apresentaram índices de infestação predial maiores de 4% – taxa considera alta pelo Ministério da Saúde. Diante desse contexto, o Governo Federal alerta a necessidade de intensificar, nessas localidades, as ações de combate ao mosquito. Ao todo, 4,9 mil realizaram o LIRAa, que aponta, ainda, outros 2,1 mil municípios em situação de alerta (com índices de infestação predial entre 1% a 3,9%).

Minas Gerais é a Unidade da Federação com o maior número de municípios em risco. São 129 cidades com altos níveis de infestação. Junto ao estado mineiro, Bahia (104), Rio Grande do Norte (97), Maranhão (76) e Rio Grande do Sul (75) encabeçam a lista. Cerca da metade das cidades em risco (489) está no Nordeste.


Enquete vê preferência a edil do Avante


O vereador Gilvan Alves (Avante) venceu recente enquete que perguntava sobre 'qual vereador mereceria a reeleição', realizada na web https://strawpoll.com/9pe3g1fz obtendo 140 votos (15,66%) das 894 pessoas que votaram.

Gilvan trás consigo a marca de vida simples e de homem do campo, e as lições de aprendizado do que teve que passar para vencer na vida. Assim, o parlamentar tem atuado no Legislativo apodiense com afinco, a fim de garantir melhorias para a população mais humilde, através de projetos e indicações.

Claro que a votação não possui fundamentação científica e não serve de embasamento para uma análise mais amiúde. Contudo, revela algum indício de tendência avaliadora.

Sempre envolvido com a causa social, Gilvan Alves participa a mais de 20 anos da Maçonaria – que é uma irmandade filantrópica, iniciática, progressista, discreta e de caráter universal.

Apaixonado pela vida pública ingressou na política em 2016, saindo candidato a vereador onde obteve 3.177 votos (5,67%) ficando na terceira colocação. Já nas últimas eleições candidatou-se a uma vaga na Câmara Federal obtendo 11.400 votos.

Veja o resultado da enquete completo AQUI.

"Projeto Mamãe me veste com amor" do bairro Lagoa Seca fortalece vínculo entre mãe e filho

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Lagoa Seca vem realizando o "Projeto Mamãe me veste com amor", que tem por finalidade o fortalecimento afetivo entre mãe e filho durante a gestação, proporcionando estímulos emocional, físico e social. Garantindo assim a efetivação frente à rede socioassistencial e de saúde.

Estão sendo desenvolvidas semanalmente nos CRAS Lagoa Seca atividades socioeducativas e artesanais com as mulheres gestantes. O curso também servirá para que as gestantes propiciem a melhora no kit do enxoval do bebê, consequentemente na renda familiar.

"Um projeto que reúne gestantes para desenvolver enxovais artesanais, através de cursos práticos ofertados pela secretaria. Mais uma marca da gestão municipal Apodi Cidade de Todos", destacou o prefeito Alan Silveira.

É Natal no Sertão do Apodi

Celebrar o Natal no Berço da Cultura Potiguar é Mágico!

A terceira edição do projeto É Natal no Sertão do Apodi está chegando!

Venha se divertir, se emocionar e conhecer mais sobre a nossa cultura e história.

Estamos preparando um natal especial, cheio de programações para você aproveitar com a família.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

terça-feira, 19 de novembro de 2019

Jelisse Vieira da Assessoria Jurídica do IGARN concede entrevista a TCM Rádio 98 em Apodi


A coordenadora da Assessoria Jurídica do IGARN, Jelisse Vieira, participou de entrevista para a TCM Rádio 98 em Apodi falando sobre o IGARN Itinerante que acontece até esta quarta-feira (20), no Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais. Os serviços seguem hoje até as 16h e amanhã (20), a partir das 7h30.

Para se cadastrar, o usuário de água deve ter em mãos cópias dos seus documentos pessoais (RG e CPF), conta de luz, Cadastro Ambiental Rural (se tiver), documentos da terra (escritura, cadastro no Incra, ITR) e documentação do poço, caso exista.

IGARN Itinerante está até a próxima quarta-feira, em Apodi


O IGARN Itinerante está até a próxima quarta-feira, 20 de novembro, em Apodi, regularizando os usuários de água da cidade e região. Os serviços estão acontecendo no Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais. Nesse primeiro dia de atendimento foram realizados mais de 40 atendimentos, os serviços continuam nessa terça-feira (19), a partir das 7h30 da manhã.

Para se cadastrar, o usuário de água deve ter em mãos cópias dos seus documentos pessoais (RG e CPF), conta de luz, Cadastro Ambiental Rural (se tiver), documentos da terra (escritura, cadastro no Incra, ITR) e documentação do poço, caso exista.



Assentamento Portal da Chapada recebe direção do STTR


É marca forte do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTR) do Apodi a atuação na base. O sindicato não mede esforços para estar presente nas reuniões das associações comunitárias, ou em qualquer outra atividade que paute o fortalecimento do campesinato.

Em plena tarde do último domingo (17) a direção do STTR do Apodi esteve participando da reunião mensal da Associação do Projeto de Assentamento Portal da Chapada. Mais uma reunião produtiva e propositiva.

Moradores reclamam da falta d'água em bairros de Apodi

ApoDiário recebeu relatos de quem vive no Bacurau I, Lagoa Seca e Portal da Chapada. O consumo está grande. Foto: Internet

Moradores dos bairros Bacurau I, Lagoa Seca e Portal da Chapada reclamam de problemas no abastecimento de água a alguns dias em Apodi. Não é a primeira vez que este tipo de problema é registrado na cidade.

Devido à escassez de água, moradores pedem encarecidamente que as autoridades tomem providência. A companhia monitora o sistema, realizando manobras para atender toda a cidade e pede que a população evite o desperdício, até que o sistema esteja estabilizado.

No caso do bairro Bacurau I, os moradores solicitam a ligação urgente da Caern.

Falta água na cidade da água.

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Vereador Gilvan Alves, visita sítio Rio Novo e moradores fazem reivindicações


O vereador Gilvan Alves (Avante) vem desenvolvendo um mandato parlamentar muito proativo, o que vem lhe dando um grande reconhecimento da população apodiense. Em sua agenda de trabalho o meio rural vem ocupando um lugar de destaque, já que o vereador vem realizando constantes visitas às comunidades para conhecer mais de perto a realidade das mesmas.

Desta feita, no último domingo (17), Gilvan Alves esteve visitando o sítio Rio Novo e foi muito bem recebido pelos membros da associação de moradores. Em reunião, o parlamentar ouviu as reivindicações dos moradores e se comprometeu em lutar para que elas sejam atendidas.

"A visita foi muito produtiva e ficamos muito satisfeitos com a receptividade dos moradores", relatou Gilvan que ainda acrescentou "eles descreveram as principais urgências para a comunidade como o reparo da barragem da comunidade, construção de uma arquibancada na quadra de esportes e a retirada das algarobas das margens do rio, para dar suporte a passagem das canoas, no período de inverno. E nós garantimos que iremos nos empenhar ao máximo para que essas reivindicações sejam atendidas", complementou.

Atendimento noturno diferenciado na UBS de Córrego


A prefeitura de Apodi por meio da secretaria de Saúde realizou na noite desta segunda-feira (18), mais um atendimento noturno diferenciado alusivo ao novembro azul, na Unidade Básica de Saúde do distrito de Córrego, na região da Areia.

"Ao todo foram mais de 120 atendimentos com médico clínico geral, urologista, exames de toque, nutricionista, enfermeira e odontólogo. Além de uma palestra sobre a prevenção do câncer de próstata", falou o prefeito Alan Silveira.

Atleta de Apodi com síndrome de down representará o RN nas paraolimpíadas em São Paulo


O aluno apodiense com síndrome de down, João Luiz Câmara Galvão do Colégio Luz Pequeno Príncipe de Apodi, vai representar o Rio Grande do Norte nas paraolimpíadas em São Paulo.

Boa sorte garoto!

Potiguar Gabriel Veron é eleito melhor jogador do mundial sub-17

Reprodução / Instagram

A seleção brasileira, além do título, teve o craque da Copa do Mundo Sub-17. O atacante potiguar Gabriel Veron, do Palmeiras, foi eleito o melhor jogador da competição, conquistada pelo Brasil na noite deste domingo, 17, após vencer o México de virada, por 2 a 1.

Veron fez dois gols e distribuiu duas assistências em sete partidas disputadas como titular absoluto da seleção brasileira. Na final, sofreu o pênalti que resultou no gol de empate, marcado por Kaio Jorge, do Santos.

Clique AQUI e leia mais.


Taça de Futebol Sete na comunidade de Juazeiro II


Nesse domingo (17), foi realizado o encerramento da “Taça Futebol de Sete Manoel Raimundo de Lima”, na comunidade de Juazeiro II.


“Com planejamento e compromisso com os nossos desportistas, a gestão “Apodi Cidade de Todos”, apoiou pela terceira vez a realização desse campeonato. Assim como em 2017 e 2018, a competição no ano corrente contou com total apoio e incentivo da Prefeitura, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer. Parabéns a equipe do Bamburral pelo inédito título e também a equipe do Resto do Mundo pelo vice campeonato”, disse o secretário, Hessinho.

PM apreende média de 3 armas de fogo por dia no Rio Grande do Norte

Relatório elaborado pela corporação revela que, entre janeiro e outubro deste ano, foram retiradas de circulação 909 armas de fogo, como revólveres, pistolas, espingardas e simulacros

A Polícia Militar apreende, em média, 3 armas de fogo por dia no Rio Grande do Norte. De acordo com relatório elaborado pela própria corporação, entre janeiro e outubro deste ano, foram retiradas de circulação 909 armas, como revólveres, pistolas e espingardas, além de simulacros (que são imitações de armas verdadeiras). Somente na região da Grande Natal, ainda foram apreendidas 2.049 munições.

Por mês, ainda de acordo com o relatório, a maioria das armas apreendidas (581 ao todo) foi retirada das ruas durante ações realizadas na região Metropolitana da capital potiguar, o que corresponde a uma média de 58 armas de fogo apreendidas por mês.

Ainda na Grande Natal, o maior volume de apreensões aconteceu no mês de julho, quando a PM recolheu 73 armas curtas, 26 armas de grosso calibre e 14 simulacros, totalizando 113 apreensões, além de 407 munições apreendidas.

As outras 409 armas apreendidas pela PM foram encontradas em operações ou patrulhamentos de rotina realizados em cidades do interior.

Futuro de Lula nas mãos de Melo

Festejado, ontem, no Recife, pelo lulismo versos socialismo da aliança com o PSB no Estado, o ex-presidente Lula (PT) já percorre o País acenando para uma pré-candidatura ao Planalto em 2022, mas seus direitos políticos continuam cassados.

Condenado em segunda instância pelo ex-juiz Sérgio Moro, o petista está inelegível até que a 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal julgue o pedido de anulação da sentença da Lava Jato por suspeição de Moro. São cinco ministros, o placar hoje é de empate, cabendo ao decano Celso de Melo o voto de minerva.

Da mesma forma que ocorreu com Dias Toffoli, presidente do STF, que deu o voto do desempate no julgamento da segunda instância para prisão, Melo entra no olho do furacão da justiça brasileira. Historicamente, sua atuação tem sido pautada pelo tecnicismo jurídico. Se isso prevalecer, seu voto será pelo reconhecimento à sentença de Moro, cortando as pernas de Lula para mais um voo presidencial. Por Magno Martins



Reunião do Consórcio Nordeste sobre negócios e investimentos

Começou agora a primeira reunião do Consórcio Nordeste com investidores em potencial da nossa região, com a apresentação da Embaixada da França no Brasil e dos Ministérios da Economia e Finanças e de Relações Exteriores da França sobre negócios e investimentos.

A missão internacional do Consórcio Nordeste inicia nesta segunda-feira, em Paris, em um evento empresarial organizado pelo Ministério da Economia e das Finanças da França - MEDEF, com apresentação da Embaixada da França no Brasil e dos Ministérios da Economia e Finanças e de Relações Exteriores da França sobre negócios e investimentos.

Em seguida haverá apresentação do Consórcio Nordeste e exposição sobre energias limpas pela grupo Engie. No período da tarde os governadores do Nordeste têm reunião no MEDEF, com o grupo Voltália com o diretor geral adjunto da UNESCO, Xing Qu, e reunião com a empresa Golar. Ainda haverá encontros temáticos sobre turismo e visita ao centro Sytcom de gestão de resíduos sólidos.

domingo, 17 de novembro de 2019

Apodi perde para Upanema por 2 a 1 na LDM


O time de Apodi perdeu para equipe de Upanema e deu a Deus o sonho do título da Liga Desportiva Mossoroense (LDM). Mesmo com o resultado adverso a equipe de Apodi não tem tempo para baixar a cabeça, pois já pensa em outra competição também em Mossoró.

Parabéns a todos os atletas, pais, comissão técnica e colaboradores do APODI F.C, pela primeira vez na história de Apodi uma equipe de base participa do campeonato da Liga Desportiva Mossoroense (LDM) sub 15.


"A classificação para a final não veio, mas serviu de aprendizagem para essa garota, 2020 terá mais, obrigado ao prefeito Alan Silveira e aos secretários de Esporte e Educação pelo o apoio, seguimos firmes e fortes para as demais competições," comentou o prof. Wellington Cristino.