sábado, 9 de novembro de 2019

Apodi vence São Miguel por 1 x 0 e chega as semi da LDM


As categorias de base da Escolinha Show FUNDEVAP vem crescendo a cada dia, os atletas de Apodi e região vem se destacando por onde passam, com grande desempenho no campeonato da Liga Desportiva Mossoroense, LDM 2019, o time do APODI FC, Sub 15 vem crescendo a cada partida, neste sábado dia 09/11/19, a equipe passou de fase ontem no Nogueirão em Mossoró/RN e agora irá aguardar o seu adversário das semifinais.

Os atletas venceram a boa equipe de São Miguel por 1 x 0 e passaram para as semi, com o apoio dos pais, amigos, prefeito Alan Silveira e os secretários Elisson Mayard e Elmo Alves. O elenco comando pelo professor Wellington Cristino e sua comissão técnica vem evoluindo gradativamente, “a nossa meta é que em 2022 nossa seleção Apodiense de futebol esteja pronta para participarmos de várias competições de alto nível, trabalhar a base é fundamental para isso”, afirmou o treinador.

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Através de parcerias a Prefeitura de Apodi está construindo 5 barragens submersas


Em uma parceria entre SENAR/Sindicato Rural, SAPE e Prefeitura de Apodi, estão sendo construídas 5 barragens submersas beneficiando os moradores dos sítios Sucupira, Convenção, Cápua e Santa Cruz, todos na região da Pedra.

“Acompanhei hoje o serviço que, além da barragem submersa está ofertando caixa d’água e sistema de irrigação para os agricultores. Um sistema extremamente eficaz que vai trazer muitos benefícios para os agricultores”, comentou o prefeito Alan Silveira.

Secretaria de Educação lança matrícula antecipada dos (as) alunos (as) público da Educação Especial


A Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), realizou o lançamento da matrícula antecipada dos (as) alunos (as) público da Educação Especial na manhã desta sexta-feira, 8. O evento contou com professores, educadores e diretores das escolas municipais, estaduais e privadas.

A matrícula antecipada é destinada para alunos com Deficiência e tem como objetivo garantir a vaga antecipadamente a esses alunos, como também possibilitar o tempo necessário para que as escolas se organizem junto à secretaria de Educação, no intuito de atender às demandas específicas de todos os alunos com Deficiência.


Na oportunidade foi realizado uma discussão em mesa redonda a respeito da inclusão de alunos com deficiência nas escolas da rede municipal de ensino. O período destinado para a realização de matriculas ocorrerá de 11/11/2019 a 06/12/2019.

Estiveram presentes Francisco Elmo Alves Tôrres, secretário de Educação; Jhosaffa Lucas de Oliveira Firmino (autor do livro: Me Aceite Como Eu Sou); Rodrigo Almeida (psicólogo); Joelina Adriana (professora e mãe de aluno com deficiência; Nêmora Martins (presidente da Associação de Pessoas com Deficiência de Apodi e Denilde Fernandes (coordenadora pedagógica da Educação Especial da secretaria de Educação.

IV Fórum das Águas em Apodi


Garantir água para 12 milhões de habitantes até 2025, este é o tema discutido no IV Fórum das Águas, que está acontecendo no auditório do IFRN Campus de Apodi.


“Fui convidado e estou participando das discussões do Fórum. São discussões legítimas e extremamente importantes que faço questão de participar”, comentou Alan Silveira.

Abertura da 3ª Feira Multissetorial do Médio Oeste e 2º Festival Gastronômico de Apodi





Aconteceu na noite dessa quinta-feira (7), a abertura da 3ª Feira Multissetorial do Médio Oeste e 2º Festival Gastronômico de Apodi, que se estende até o dia 9 de novembro. O evento é realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Apodi - CDL, Associação Comercial e Empresarial de Apodi – ACEMA, SEBRAE RN, Empreender e Prefeitura Municipal de Apodi.

Tem como objetivo propiciar ao empreendedor o ambiente de fomento de novos negócios, ampliação da rede de contatos e fortalecimento da marca. São 60 estandes expositores na Feira e 10 na Gastronomia oferecendo uma excelente oportunidade para as empresas buscarem novos mercados e clientes.

Venha prestigiar!

VII Feira de Artesanato Divinas Mãos


Para estimular a geração de trabalho e renda do artesão apodiense, desenvolvendo o seu nível cultural, social e econômico, o Governo Municipal, por meio da Secretaria da Mulher e Igualdade Racial, realiza até o próximo sábado (9), a VII Feira de Artesanato Divinas Mãos. A Feira está presente dentro da 3ª Feira Multissetorial do Médio Oeste.


Paralelo ao funcionamento da Feira Multissetorial, a VII Feira de Artesanato Divinas Mãos divulga o trabalho dos artesãos apodienses para os visitantes. "Temos a tarefa de fazer uma feira bonita e organizada, onde as pessoas se sintam felizes e alegres, além de poderem prestigiar a cultura de uma maneira natural e sintam a beleza que o ser humano é capaz de fazer e produzir", explicou Valdenia Morais.

Stand da Hipernet é destaque na 3ª Feira Multissetorial de Apodi




Stand da Hipernet foi uma das mais visitadas na primeira noite

Na abertura da 3ª Feira Multissetorial de Apodi o stand da Hipernet bombou com inovações, tecnologia e entretenimento. Clientes e o público em geral prestigiaram as novidades da Hipernet que foram lançadas recentemente para Apodi e região.

Com 10 anos de atuação no mercado, oferecendo serviços de banda larga de alta qualidade, em 10 cidades do Médio e Alto Oeste, a Hipernet estará com sua estrutura e equipe nos três dias do evento. Hoje (08), segunda noite, acontecerá a semifinal da #CopaFreeFireHipernet. Você pode acompanhar de perto, no telão disponível no stand, transmitindo tudo ao vivo.

Na oportunidade foi apresentada a Telecab TV; bem como, todos os planos de TV e Internet com preços e condições especiais. Para você que busca entretenimento, planos de TV e Internet com condições especiais, ou simplesmente conhecer a família Hipernet, convidamos para passar no stand em uma das noites da Feira, na praça Dom José Freire.

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

MDB realiza hoje Encontro Estadual

O novo presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, e o novo presidente do MDB-RN, Walter Alves, confirmaram presença no Encontro Estadual do MDB-RN e MDB Mulher, nesta quinta-feira (7), em Natal.

O evento está marcado para 17h, no auditório do hotel Praiamar. Será a primeira visita de Baleia Rossi como presidente do MDB no Nordeste. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, também confirmou presença no evento.

A presidente do MDB Mulher no RN, advogada Kátia Nunes, e a presidente nacional do MDB Mulher, ex-deputada federal Fátima Pelaes, serão as palestrantes do evento.

Por Heitor Gregório


Vereador propõe condecoração legislativa a desportistas que representam muito bem o município de Apodi


Na sessão da Câmara Municipal de Apodi, nesta quinta-feira (07), o vereador Gilvan Alves do Avante, apresentou o Projeto de Resolução n° 037/2019, que concede a condecoração legislativa aos jogadores profissionais que representam Apodi no mundo futebolístico.

Os jogadores Abner Targino; Luís Apodi; e Sávio Dantas serão homenageados pelo Poder Legislativo com a Medalha "Walter de Brito Guerra", pelo seu relevante trabalho representativo no meio esportivo de Apodi e Brasil.

"É de fundamental importância o incentivo ao esporte e lazer, em nosso município. E nada mais justo que reconhecer e condecorar os nossos maiores representantes na área esportiva de nosso município", destacou o parlamentar.

Sistema online de arrecadação melhora serviços para contribuinte em Apodi

Foto: Josemário Alves

A prefeitura de Apodi está realizando os serviços prestados pelo setor de tributação online. Com isso o contribuinte tem acesso de forma desburocratizada e instantânea.

Para ter acesso aos serviços online o contribuinte deve acessar o site www.apodi.rn.gov.br acessar a aba "Portal do Contribuinte" e realizar suas consultas munidas de Cadastro de Pessoa Física - CPF ou o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ.

De acordo com o secretário municipal de Finanças Railton Diógenes, o serviço prestado pela prefeitura de Apodi propicia uma grande comodidade para o contribuinte "A informatização torna a emissão de importantes documentos online, com isso facilita para quem necessita de tais serviços", finalizou.

Serviços:
Com a inovação tecnológica, o cidadão pode ter acesso aos seguintes serviços prestados:

  • Consulta de débitos a pessoa física e jurídica;
  • Emissão de certidões negativas e imobiliárias;
  • Emissão de alvarás de funcionamento;
  • Emissão de segunda via dos boletos de impostos e documentos;
  • Solicitação de acordos;
  • Consultas de imóveis por contribuintes;
  • Extrato de débitos;
  • Nota fiscal eletrônica.
Por Roberto Fernandes

Brasil empobreceu mais

Um estudo divulgado, ontem, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que, em 2018, 25,3% da população brasileira se encontrava abaixo da linha da pobreza.

Isso significa que um em cada quatro brasileiros viveu com menos de R$ 420 por mês ao longo do ano – menos da metade do salário mínimo vigente na época, que era de R$ 954.

Que miserê!

Prefeitura de Apodi promove o 1º Fórum de Saúde Mental


A Prefeitura de Apodi, por meio da secretaria de Saúde, promove o 1° Fórum de Saúde Mental, que será realizado no dia 7 de novembro, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais - SINTRAPMA. O 1° Fórum de Saúde Mental será promovido pela coordenação de saúde mental do Estado.

A programação contará com palestras, mesa redonda, oficinas e vivências a partir das 13h. O objetivo é discutir práticas e perspectivas voltadas para a integralidade do cuidado e humanização do atendimento em saúde mental, sensibilizando profissionais e familiares. E ainda levar a reflexão das práticas e qualidade da assistência ofertada na área de saúde mental em nosso município.

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Alunos do IFRN participam de aula de campo no palmal da Estação Experimental de Apodi


Alunos do Curso Técnico em Agropecuária, do IFRN de Apodi, participaram na manhã do último dia 31 de outubro, de uma aula de campo no palmal da Estação Experimental de Apodi.

Na oportunidade, a técnica Akelina e o gerente da base Naelson explicaram para o grupo as pesquisas sobre a palma forrageira realizadas no local. Uma delas trata da tolerância da cactácea à utilização de águas de irrigação com alta salinidade.

Governadores do Nordeste

O derramamento de óleo cru nas praias do Nordeste entra na pauta do encontro de hoje dos nove governadores da região na cidade do Recife.

Eles chegam ao Estado pela manhã, participam da Conferência do Clima e depois fazem mais uma reunião do Consórcio Regional.


Prefeito Alan visita obras na região da Chapada


Em tempos tão bicudos, prefeito bem avaliado é coisa raríssima neste Nordeste de desigualdades sociais gritantes. Apodi, um dos cartões postais do turismo e terra da água, foge à regra. Aqui, o mdebista Alan Silveira, fechando mais um ano de gestão, tem uma posição bastante favorável.


A Prefeitura de Apodi está executando duas grandes obras no sítio do Góis, região da Chapada. Uma na área da saúde e outra no esporte. "Vim acompanhar de perto essas duas importantes obras na comunidade onde estamos construindo uma quadra de esportes e uma Unidade Básica de Saúde que, até 2020, iremos entregar à população", afirmou o prefeito Alan Silveira.

terça-feira, 5 de novembro de 2019

Prefeitura empossa novos concursados em Apodi

A solenidade de posse aconteceu nessa terça-feira (5), no gabinete do Palácio Francisco Pinto

Aconteceu na manhã dessa terça-feira (5), no gabinete do Palácio Francisco Pinto, a solenidade de posse dos novos servidores concursados da Prefeitura Municipal de Apodi, na região Oeste potiguar.

Mais quatro profissionais que foram aprovados no concurso do município foram empossados. Ao todo já são oito pessoas empossadas desde a divulgação do resultado. Os novos funcionários públicos irão ocupar os cargos de fiscal de tributos, motorista e enfermeiras obstetras.

Prefeito se reúne com representantes da FALS


Aconteceu na tarde desta terça (5), no Gabinete Civil da Prefeitura de Apodi, uma reunião entre o prefeito Alan Silveira e a Fundação Amigos do Lajedo de Soledade (FALS) para discutir a realização de uma parceria que renderá bons frutos para o distrito de Soledade.

Um dos temas abordados foi a pavimentação da rua principal do distrito, que proporcionará um grande avanço na urbanização da localidade. Também foi discutido a instalação de uma caixa d'água para melhorar o abastecimento dos moradores.

Femurn vai à Assembléia Legislativa em busca de apoio político para o municipalismo potiguar

A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte - FEMURN irá até a Assembléia Legislativa, nesta quarta feira, dia 06/11, em busca de apoio político para solucionar o problema das Perdas de repasses da cota parte do ICMS dos municípios, em razão dos efeitos NEGATIVOS provocados pela formatação e publicação do Decreto 29.030/2019, que instituiu o PROEDI.

Na oportunidade, cerca de 100 prefeitos deverão está presentes para apresentar documentos comprovando os prejuízos sofridos pelos Entes Municipais e suas consequências em contrapartidas e parcerias com o próprio Governo do Estado. O que deverá comprometer, temporariamente, por, pelo menos, um ano as políticas públicas oferecidas à população, como Saúde, Educação, Assistência Social e até pagamento de funcionários.

A FEMURN espera o atendimento do Pleito por parte da Assembléia. Já que naquela casa ainda deva residir uma fagulha de esperança da defesa do Municipalismo e do povo Potiguar.


Secretaria de Educação antecipa matrículas para pessoas com deficiência


A Prefeitura de Apodi organiza diferentes ações que englobam a implementação e a oferta de serviços para a educação inclusiva. Na rede municipal de ensino, estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com Altas Habilidades também têm pleno acesso à educação no âmbito da escola regular. A fim de garantir o direito inalienável à educação para todos.,

A Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC) realiza a matrícula antecipada dos (as) alunos (as) público da Educação Especial, tendo como objetivos identificar as necessidades educacionais específicas destes alunos, mapear as escolas e assegurar, de forma prévia, a organização dos suportes e recursos de acessibilidade física e pedagógica, favorecendo o princípio da equidade e a garantia de respostas educacionais a todos os alunos.

O lançamento da matricula antecipada para as pessoas com deficiências da rede municipal acontecerá na próxima sexta-feira, 8, na sede da secretaria a partir das 8 horas.

segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Eleição de 2020 na palma da mão

O Brasil, até o final do ano de 2019, contará com mais de um smartphone por habitante, quer dizer, cerca de 230 milhões. Se fizermos uma análise em relação ao número de habitantes, cerca de 67% da população brasileira já contam com este tipo de dispositivo, mesmo sabendo que alguns brasileiros têm mais de um.

O smartphone hoje é indispensável; otimiza nosso tempo, facilita nosso dia-a-dia e ainda ajuda no nosso trabalho, estudo, ampliando e fidelizando nossa rede de relações pessoais/ profissionais. E por que não políticas?

Primordialmente, em sentido político, outra função que deve ser muito utilizada nos aparelhos conectados à internet é na campanha do próximo ano. O pleito municipal de 2020, inclusive, surge com mudanças significativas na lei eleitoral (Lei 13.877), dentre as quais estão o fim das coligações proporcionais, a autorização para o pagamento de despesas com advogados e contadores, a permissão de abertura de contas bancárias para partidos e a implantação do período de 45 dias de campanha, que valeu inicialmente na campanha de 2018.

Como forma de enxugar os gastos ainda mais e tornar os pleitos mais participativos e interativos, os smartphones conectados à internet vão promover um impulsionamento enorme às estratégias eleitorais majoritárias e proporcionais.

Os telefones devem ser propulsores de informações, dados, fotos, vídeos, áudios e conceitos das campanhas a partir de agora com ainda mais força. Indubitavelmente, terão um papel preponderante na estratégia política em 2020.

As redes sociais – Facebook, Instagram, Twitter e YouTube – serão o carro chefe dessa atuação nos celulares, cada um com sua estrutura e o seu target específico. E o WhatsApp?

Deve ser utilizado para formação dos grupos de campanha e para a difusão de informações e prospecção de novos eleitores. Cada militante virtual tem o seu grupo de amigos nas redes sociais e devem trabalhar muito nelas. Um exemplo prático: faça uma rede de 256 amigos por vez no WP, para chamá-los, sem sair de casa, às caminhadas políticas, comitês e reuniões.

Você pode fazer um vídeo, áudio ou texto, como achar melhor, e adaptá-lo para outras redes sociais, respeitando suas características próprias.

Além disso, poderão ser desenvolvidas também campanhas especiais online para divulgar as realizações do candidato ou suas propostas para os próximos quatro anos.

Lembro a vocês que as empresas de telefonia têm se adaptado a essa nova realidade - de ter um consumo maior de dados do que de voz. Remodelando os seus pacotes comerciais oferecidos aos clientes.

Pessoal, usem bem seus dispositivos alinhados com a direção estratégica das campanhas, sejam alegres, pacíficos e argumentem muito, convertendo muitos votos. Mas, para finalizar, fica o lembrete de que, ademais toda a atuação virtual, vamos gastar muito a sola de nossos tênis, pois temos que invadir o Estado na web, mas sobretudo na rua, no encontro pessoal com os eleitores.


Maia diz que Brasil não aceita retrocesso

Ao falar, há pouco, no Fórum Nordeste 2019, em agradecimento a homenagem recebida pelo setor energético, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que a reforma da Previdência mexeu em interesses num Estado caro, com salários altos recebidos por poucos. "Temos um País concentrador de renda e precisamos de reformas mais amplas, para atender a sociedade como um todo", afirmou.

Para ele, não se pode comparar a reforma previdenciária do Chile com a do Brasil. "A do Chile foi construída num regime ditatorial, enquanto no Brasil houve diálogo e democracia", afirmou.

Numa indireta ao deputado Eduardo Bolsonaro, que pregou a volta do AI-5, Maia lembrou a trajetória do pai, exilado no Chile, que foi perseguido pelo regime de exceção. "Não queremos nem pensar na volta desse tempo sombrio", afirmou, acrescentando que, como presidente da Câmara, tem mantido uma postura pautada no diálogo.

"Nós temos a consciência de que o Brasil é um país extremamente desigual. Queremos um Brasil mais justo e com melhores políticas de distribuição de renda", afirmou. Maia se posicionou a liderar um debate que possa levar o Nordeste a ter um tratamento mais igual num País de desiguais.

Por Ítala Aves

Escolinha de futebol da Fundevap realiza amistosos na cidade de Mossoró


No último domingo (3), a escolinha de futebol da Fundevap, participou de uma série de amistosos na cidade de Mossoró contra a Escolinha do Flamengo de Mossoró. Na oportunidade, segundo os organizadores, os garotos de Apodi e Mossoró tiveram a oportunidade de ganhar experiência nessas partidas. Os jogos aconteceram em várias categorias de base e foram realizados no campo do Sesc Mossoró.

De acordo com os treinadores, o amistoso foi um sucesso, com vitórias e derrotas, onde o objetivo era promover a alegria e o entretenimento. A escolinha show Fundevap, é um projeto idealizado para formar novos jogadores e tem total apoio dos pais e da Prefeitura de Apodi, dos secretários de educação, Elmo Alves e de Esportes, Hessinho Mayard.

Hipernet na 3ª Feira Multissetorial de Apodi


Com 10 anos de atuação no mercado, oferecendo serviços de banda larga de alta qualidade, em 10 cidades do Médio e Alto Oeste, a Hipernet estará presente na 3ª Feira Multissetorial de Apodi, de 07 a 09 de novembro.

Sua equipe e estrutura estarão nos três dias do evento proporcionando um espaço de interação com seus clientes e comunidade em geral, através da “1 Copa Free Fire Hipernet”, que deverá contar com 48 equipes envolvendo 192 clientes; tudo será transmitido ao vivo, e haverá premiação para os três primeiros colocados, além de sorteio de Gift Cards para os presentes no stand, e para quem estiver assistindo a live no youtube no canal Pedro Teitei – www.youtube.com/teiteitvgames.

Na ocasião, será apresentada a Telecab TV; bem como, todos os planos de TV e Internet com preços e condições especiais.

Para Neilton Carlos, Ceo da Hipernet, "o momento será uma grande oportunidade para dividir com os apodienses, colaboradores e clientes, as conquistas da Hipernet, seu crescimento e perspectivas futuras". Ainda segundo ele, "é desejo da Hipernet oferecer à sociedade apodiense e região o melhor e mais completo serviço de comunicação e tecnologia, voltado às necessidades dos seus clientes".

Para você que busca entretenimento, prêmios, planos de TV e Internet com condições especiais, ou simplesmente conhecer a família Hipernet, convidamos para passar no stand em uma das noites da Feira, na praça Dom José Freire, Centro de Apodi, de 07 a 09 de novembro de 2019.

Das lições que recebi pela estrada

Por Angelo Castelo Branco

A sociedade não faz restrições às empresas de comunicação quando as suas notícias  coincidem efetiva e comprovadamente com a realidade concreta e insofismável.

Nenhum jornal, rádio, TV ou rede social perderá conceito se estiver ao lado de “sua excelência o fato”.

O risco da credibilidade - que é o maior patrimônio de uma organização jornalística - surge num horizonte nebuloso quando as suas linhas editoriais passam a dar mais ênfase às narrativas ou versões e põem o fato em segundo plano.

Estamos vivendo um tempo de confronto entre um presidente magoado sob a alegação de vir sendo maltratado pela mídia desde a campanha eleitoral, e de outro lado uma rede de TV e alguns jornais que amargam a drástica redução de faturamento por causa do corte de propagandas e de patrocínios com o dinheiro do contribuinte brasileiro.

A súbita implosão nas relações comerciais entre o governo Bolsonaro e a mídia gera naturalmente muito desconforto. Sem papas na língua e afeito ao conflito como se o antagonismo explícito fosse o seu habitat natural, Bolsonaro reage ao que lhe parece inadequado e realimenta uma polêmica diária e exaustiva.

Ao presidente cabe governar e tratar prioritariamente dos temas que digam respeito aos avanços da economia, aos projetos estruturadores e às reformas modernizadores da nação. Itens estes que estão indo de vento em pôpa graças à boa performance da maioria dos ministros. Até agora o Brasil avança sem notícias de escândalos financeiros na máquina pública nem denúncias de roubos ou desfalques nos cofres públicos.

Cabe às bases congressuais do governo a tarefa de atuar na linha de frente  para contestar versões desfocadas e exibir fatos, tirando do presidente o protagonismo desconfortável do confronto com as narrativas polêmicas. Um chefe de nação não pode ser rude. Há que transmitir e multiplicar uma aura de segurança e serenidade.

Aos donos de jornais e de TV cabe a decisão de enfrentar os novos desafios em suas relações com o poder e o mercado, abraçando a opção editorial que melhor lhes pareça adequada à manutenção da credibilidade de seus veículos.

Cabe ao eleitor a percepção real do que está acontecendo ao seu redor. Se a economia melhora, não há narrativa de oposição que possa negar o fato concreto. O mesmo sentimento se repete se a estrada melhorar, se o emprego ressurgir, se as empresas produzirem, se o comércio vender, se a escola ensinar, se houver paz, se a gente puder passear nas ruas sem ser assaltada, se houver transportes eficientes, se a pobreza for atenuada.

E diante das urnas o povo fará o julgamento periódico e democrático sobre o que pensa e o que deseja. Simples assim.


Equipe de Soledade vence torneio no Trapiá II


Na noite do último sábado, dia 2, aconteceu o encerramento de mais uma competição do calendário esportivo do município.

A grande final da II taça Edivaldo de Oliveira Cardoso de Futsal, que ocorreu no sítio Trapiá II, e teve como a grande campeã a equipe de Soledade.

O campeonato contou com total apoio da Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer.