sábado, 2 de novembro de 2019

STTR acompanhou agenda de visitas das Secretarias da Agricultura Familiar da Paraíba e do RN no município de Apodi


Durante todo o dia de hoje (01), camponesas e camponeses de Apodi estiveram recebendo a visita de técnico da Secretaria de Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte (SEDRAF-RN) e da Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido do Estado da Paraíba (SEAFDS-PB).

O STTR do Apodi/RN esteve acompanhado a agenda das secretarias nos campos de cultivos e casas de sementes Crioulas.

Na comunidade de Agrovila Palmares a comitiva foi recebida pelo Grupo de Mulheres da comunidade que apresentaram o campo de multiplicação das sementes, onde através da organização das mulheres e com o apoio do Centro Feminista 8 de Março o grupo conseguiu organizar uma área gotejada para o plantio de milho. Já no Projeto de Assentamento Tabuleiro Grande dois guardiões de sementes, Golinha e Astrogildo, apresentaram o manejo e cuidados com as sementes crioulas.


As camponesas e camponeses estão incluídos no projeto de compra de sementes do governo do Estado do RN, onde irão fornecer sementes para serem distribuídas em todo estado.

O presidente do STTR do Apodi, Agnaldo Fernandes, esteve acompanhado a atividade de visita e afirmou: “ver massas camponesas e camponeses fornecendo a semente que será distribuída pelo governo é a concretização duma cobrança antiga da gente que fazemos o movimento sindical, além de garantir a segurança alimentar dos nossos povos também trará um pouco mais de renda a nós agricultores e agricultoras”.

O Centro Terra Viva que atua na região também acompanhou a agenda de visitas que passou também no município de Felipe Guerra.

Nem Venezuela nem Greenpeace: PF investiga navio grego por óleo derramado


A PF (Polícia Federal) informou hoje que apura se um navio da Grécia, o Bouboulina, é a fonte do óleo que há dois meses castiga o litoral do nordeste.

As autoridades chegaram a essa embarcação cruzando imagens de satélite: até 28 de julho, não havia óleo no mar; depois desse dia, aparecem manchas. E nessa data, a embarcação grega passava a 700 quilômetros da Paraíba.

"Nós temos o local, a data e indícios suficientes de autoria. Faltam ainda detalhes das circunstâncias. A investigação está em andamento para saber se foi um vazamento ou derramamento proposital", diz o delegado federal Agostinho Cascardo, um dos responsáveis pela investigação no Rio Grande do Norte.

As investigações da PF não têm relação com as suspeitas aventadas pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) ou pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Eles haviam cogitado ação criminosa venezuelana ou do Greenpeace como causas do vazamento.

Bruno Aragaki, do UOL


Programa de Propaganda Eleitoral de Luciano Huck

Luciano Huck no quadro "Lar, do lar" - Foto Divulgação
O candidato Luciano Huck já está em campanha. Suas propostas e sua imagem estão sendo expostas toda a semana na TV Globo. A Justiça Eleitoral deixa correr. Os velhos liberais, Fernando Henrique Cardoso e Jorge Bornhausen, sentem orgasmos.

Os quadros de seu programa na TV procuram vendê-lo aos eleitores como alguém preocupado com os temas sociais. Seu objetivo é disputar votos com a esquerda. Você já assistiu aos quadros dos programas deste pré-candidato?

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso – Foto Orlando Brito
Num deles, ele seleciona personagens de uma comunidade que esta gostaria de homenagear. Huck já está montando uma ficha de líderes nas comunidades? Nem todos vão para a TV. Mas a lista de símbolos está sendo feita.

“Lar Doce Lar” é uma das propostas de seu programa de governo ou um dos quadros de seu programa (eleitoral) na TV? Imaginem a adoção de um programa nacional favorecendo quem quer reformar ou obter uma casa. É o Minha Casa Minha Vida do Huck.

Isso, sem falar no “Lata Velha” proposta-quadro que beneficia quem deseja reformar o seu carro. Para a juventude, ele tem um quadro em que alunos escrevem desejos que gostariam de realizar. Huck é a fada madrinha.

Ou então, o quadro em que se dá um empurrãozinho para que um pequeno negócio saia do papel. Disposto a criar uma corrente de cabos eleitorais tem o quadro “Ao Mestre com Carinho”, no qual os homenageados são os professores. A lista dos melhores, em cada comunidade local, está sendo levantada.

Luciano Huck e a mulher, Angélica – Foto Arquivo Pessoal FaceBook
Não é à toa que Bornhausen disse, estes dias aí, que Huck vai disputar com o candidato da esquerda o direito de concorrer no segundo turno contra o presidente Jair Bolsonaro. Para este descendente da velha UDN a direita é quem vai disputar as eleições presidenciais de 2022.

Para isso, Huck já tem o apoio da TV Globo, do mercado financeiro, dos defensores da privatização e de toda sorte de liberais.

sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Bolsa Família realiza atualização e averiguação cadastral na zona rural


A equipe do Bolsa Família de Apodi vem realizando na zona rural do município a atualização e averiguação cadastral, visitas domiciliares, escuta qualificada, cadastramento de novas famílias, emissão de folha resumo, declarações e outros.

"Foi realizado atendimento a 132 famílias nas comunidades de Aurora da Serra, Cipó e Trapiá. Ainda para esse ano teremos atendimentos na Lagoa do Clementino, Carnaúba Seca, Baixa Fechada, Bela Vista e Mira Selva. É mais assistência em Apodi", destacou o prefeito Alan Silveira.

Escolinha da Fundevap e Flamengo realizarão amistosos no final de semana, em Mossoró


O final de semana esportivo em Mossoró será bastante movimentado, no domingo será realizado jogos amistosos no campo Society e Natural (Sesc Mossoró), envolvendo atletas das categorias Sub-5, Sub-7A, Sub-7B, Sub-9A, Sub-9B, Sub-11 e Sub-13. Escola Flamengo (Mossoró) X Escolinha Show Fundevap.

“O fundamental é valorizarmos o trabalho sério que estamos desenvolvendo e que futuramente iremos colher os frutos, que já é uma realidade em nosso município porque a nossa equipe trabalha muito sério e temos recebido por parte da gestão municipal todo apoio necessário para o desempenho de nossas funções, além do apoio dos próprios pais”. Pontua o professor Wellington Cristino.

Prefeitura realiza recuperação de estradas vicinais

A Prefeitura de Apodi, por meio da secretaria de Obras está realizando um trabalho intensivo de recuperação das estradas rurais do município, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região e apoiando o produtor rural.

Durante a semana, os trabalhos se concentraram nas estradas da região do Vale do Apodi, onde é intensa a movimentação de veículos. O trabalho consiste na abertura dos trechos mais estreitos, limpeza das laterais para o escoamento das águas, colocação de cascalho e compactação do solo.

De acordo com o prefeito Alan Silveira, a frota de máquinas do município está sempre trabalhando. “Estamos trabalhando para deixar as estradas sempre em boas condições de tráfego para os ônibus escolares, ambulâncias, carros de passeio, motos e todos os tipos de veículos. Temos as máquinas Retroescavadeira e Motoniveladora que estão sempre nas estradas.”

Moradores da região têm acompanhado e elogiado o trabalho realizado nas estradas rurais.

I Festa da Colheita 2019 em Umarizal


Na tarde desta quinta-feira (31) o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTR) do Apodi, Agnaldo Fernandes, esteve participando da I Festa da Colheita 2019 do Projeto Algodão em Consórcios Agroecológicos do Território Sertão do Apodi (RN), realizada pela Diaconia no auditório do sindicato dos Trabalhadores Rurais de Umarizal.

Além de reunir camponeses e camponesas da região, a atividade contou com a presença da Embrapa, lideranças sindicais e todo a equipe que compõe a Diaconia na região. A Diaconia é a organização que coordena o Projeto Algodão em Consórcios Agroecológicos do território Sertão do Apodi.

Com AI-5, filho atira no pai

Os opositores de Bolsonaro estão dentro da sua própria casa. O filho Eduardo pregou, ontem, de forma insana, a reedição do AI-5, caso a oposição radicalize o confronto com o Governo do pai. Seria a volta da ditadura, tudo que, na verdade, ele deseja. Símbolo da repressão, decretado por Costa e Silva em 1968, o Ato Institucional Número 5 reprimiu até militares contrários.

Autorizou medidas de exceção, permitindo o fechamento do Congresso, a cassação de mandatos parlamentares, intervenções federais, prisões até então consideradas ilegais, e suspensão dos direitos políticos dos cidadãos. Presos foram obrigados a ficar nus dentro de celas pequenas, impedidos de ficarem de pé.

Torturadores colocavam a temperatura da cela tão alta, suficiente para enlouquecer os presos. Alto-falantes reproduziam sons extremamente irritantes. Presos passavam dias nas celas, sem água e comida e sangrando. Deus nos livre disso!

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Apodi: Heleno Araújo debate sobre Fundeb permanente e a conjuntura educacional


O Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Apodi – SINTRAPMA e o Sinte-RN Regional de Apodi realizaram hoje  no auditório do SINTRAPMA palestra com o professor Heleno Araujo, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação - CNTE, para mostrar a importância de tornar permanente o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

De acordo com presidente do SINTRAPMA professor Ozamir Lima, o debate é necessário para que o Fundeb seja mantido. “O fim do FUNDEB será uma perda para todo o setor educacional. Se o Fundeb deixar de existir, a educação pára. Hoje, no Rio Grande do Norte, há muitos municípios que mal conseguem cobrir a folha de pagamento de seus professores e servidores. Sem esse recurso, a educação básica entrará em colapso”, diz Ozamir.


"É urgente encaminhar uma boa proposta sobre o novo Fundeb, considerando que o fim do atual fundo, já no próximo ano, trará gravíssimos prejuízos à educação nacional. Precisamos potencializar o debate e avançar na tramitação legislativa para que a cooperação federativa se realize, e de forma equilibrada", justifica Heleno em seu pronunciamento na tarde de hoje.

O Fundeb é considerado uma fonte importante de recursos para o financiamento da rede pública de ensino no País. Criado em 2006, em substituição ao Fundef (que vigorou a partir de 1997), o fundo reparte recursos da União entre estados e municípios. A legislação atual extingue o fundo em 2020.

Workshop orienta servidores na elaboração do “Redesenhando a Gestão Pública – do Planejamento ao Controle”


Equipe composta por prefeito e vice-prefeita, chefe de gabinete, secretários, assessores e demais servidores que integram a equipe que dirige a elaboração do planejamento da Prefeitura de Apodi estão participando do Workshop pelo programa “Redesenhando a Gestão Pública – do Planejamento ao Controle”, da Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado, em Natal. Cujo objetivo é introduzir na administração pública as culturas do planejamento, controles internos, técnicas de construção dos instrumentos de planejamento (PPA, LDO e LOA), além da educação continuada, da eficiência, da inovação, da participação e práticas essenciais para o desenvolvimento institucional.

A ideia partiu do diretor da Escola de Contas, conselheiro Tarcísio Costa, que percebeu que o baixo nível do planejamento estratégico dos municípios nos resultados do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), ferramenta utilizada pelo TCE para sistematizar anualmente informações em sete áreas da gestão pública dos municípios, entre elas o planejamento. “Verificamos que justamente o planejamento, a mais importante para todas as outras áreas, tinha resultados negativos. Por isso, priorizamos”, conta o conselheiro.


“O foco do programa é o desenvolvimento integrado e permanente das unidades gestoras, a partir da transferência do conhecimento e boas práticas de gestão”, destaca o coordenador da Assessoria de Planejamento de Gestão, Gláucio Torquato. Segundo ele, há muita dificuldade dos gestores na execução de políticas públicas eficientes e eficazes em decorrência da ausência do planejamento, o que termina ocasionando resultados negativos.

"Estamos participando dessa capacitação, foram 12 municípios contemplados dos 167, e Apodi foi escolhido, serão 3 dias de Workshop para planejar o nosso Apodi para os próximos 11 anos", destacou o prefeito Alan Silveira.

Importantes lideranças se integraram ao Projeto Político do PT em Severiano Melo


Na noite desta quarta-feira, 30, o Diretório do Partido dos Trabalhadores de Severiano Melo esteve reunido, na oportunidade recebeu importantes adesões ao seu projeto político visando a eleições municipais de 2020. Trata-se do empresário e ex-vereador Gustavo Galilleu e Aldessandro de Morais, agrônomo e ex-secretário de Agricultura do Município.

Os membros do diretório avaliam a importância das novas e voluntárias adesões. Para o professor Yure Paiva, presidente e pré candidato ao Executivo municipal, as importantes adesões de ontem faz o nosso projeto ganhar corpo e tende a crescer, uma vez que mais apoios estão em fase de gestação. “Temos tido conversas com diversas personalidades da política local, que tem sinalizado apoio ao nosso projeto político”, comentou Yure.

Para o ex-secretário Aldessandro de Morais, o seu apoio se dá por acreditar que o PT representa uma ideia nova de gestão futura. “Estou disposto a apoiar este grupo por acreditar que é possível fazer uma nova política em nosso município. Como cidadão, me sinto na obrigação de contribuir para que esta semente germine na política municipal”, disse.

Para o ex-vereador Gustavo Galileu, o motivo da sua adesão ao projeto político do PT deve-se ao fato de acreditar que as boas ideias podem ser somadas na construção de um novo projeto. “Me disponho a usar de toda a experiência adquirida na vida pública para que possamos criar novas estratégias políticas e administrativas para bem servir ao povo da nossa terra. Precisamos acreditar em uma nova possibilidade, com pessoas e ideias novas” conclui o ex parlamentar”.

O assessor especial para assuntos políticos da deputada estadual Isolda Dantas, João Evangelista, participou da reunião e avaliou o momento: “a adesão dessas importes lideranças ao projeto político do PT em Severiano Melo, significa organização e abertura para diálogo e construção coletiva. O mandato popular da deputada Isolda Dantas ressalta a importância da construção e do fortalecimento político local visando o processo eleitoral vindouro, ao mesmo tempo, se disponibiliza a participar efetivamente dessa construção”, relata.



UBS Santa Rosa realiza mais um atendimento noturno

Ação vem trazendo mais qualidade de acesso aos serviços de saúde

A equipe da UBS do sítio Santa Rosa vem realizando atendimentos noturnos de atendimento médico, consulta de enfermagem e informações gerais à comunidade. Ao todo foram 72 procedimentos. A equipe detectou a necessidade de um atendimento mais humanizado, e também uma vez por mês é feito atendimento noturno para pacientes já agendados pelos Agentes Comunitários de Saúde. “Realizamos cerca de 80 atendimentos médico, odontológico e de enfermagem”, explica a enfermeira Katiuce Duarte, responsável pela UBS.


O secretário de Saúde Sabino Neto parabenizou a sensibilidade da equipe da UBS de Santa Rosa que detectou a necessidade da comunidade que muitas vezes não tem como ir ao Posto em horário de atendimento. “A equipe com esta ação está qualificando o processo de atendimento aos seus comunitários e fazendo um papel importante de qualificação da atenção básica, que é um dos fundamentos da criação dos ESF’s”.

Sabino lembra ainda do investimento realizado pelo governo municipal na qualificação da atenção básica com a criação de ESF’s, além da realização de concursos públicos, efetivando assim mais profissionais da saúde.

Sobre outros avanços na área da saúde, Sabino destaca também que recentemente a secretaria de Saúde adquiriu um ônibus para viagens mais longas, ambulâncias, academias ao ar livre e também está em andamento a construção da UBS do sítio Juazeiro.

Diretor do CDP de Apodi faz reunião com representantes do IFRN e busca parcerias

Com o intuito de promover uma melhor ressocialização das pessoas privadas de liberdade, o diretor do CDP de Apodi, Airton Lucena, na companhia do professor do ensino prisional da unidade, Eci Júnior, se reuniram nesta quarta-feira, 30, com o diretor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Apodi, Prof. Francisco Damião Freire, e com o coordenador de Extensão, Sr. Camilo Júnior, para tratarem de possíveis futuras parcerias entre o instituto e o CDP.

“Quero agradecer ao Prof. Damião Freire e ao Camilo Júnior por doarem um pouco do seu corrido tempo para nos atender. Acredito muito que, com estudo, conhecimento e parcerias, conseguiremos trabalhar com mais eficácia a ressocialização dos apenados. Às vezes o que falta é só incentivo e conhecimentos necessários para que, quando ganharem a liberdade, tenham capacidade para procurarem novos rumos e recomeçarem a vida com dignidade”, relatou o diretor.

Hoje, o CDP de Apodi conta com pouco mais de 80 pessoas cumprindo pena e já possui vários projetos sociais que estimulam tanto o trabalho quanto o estudo, o que o torna referência em todo Estado.

Ainda de acordo com o atual diretor da unidade, a busca por parcerias só está começando. “O nosso trabalho não está só em fiscalizar o cumprimento da pena, também trabalhamos para deixá-la mais humana possível. E, para isso, quanto mais entidades se interessar pelo projeto, melhor. A sociedade é quem mais ganha com atitudes e projetos assim”, finalizou.


Secretaria de Agricultura de Apodi emite comunicado com relação ao corte de terra referente ao ano 2020


A Secretaria Municipal de Agricultura, Irrigação, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, comunica aos agricultores não associados que, a partir do dia 4 de novembro até  13 de dezembro de 2019, estará realizando o cadastro individual para o corte de terra referente ao ano 2020.

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Nota fiscal poderá ser trocada por desconto de 10% no IPVA


As notas fiscais emitidas no Rio Grande do Norte poderão ser trocadas por desconto no IPVA - Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) a partir de novembro deste ano.

As trocas farão parte do novo formato do programa, para estimular que consumidores peçam a nota.

O Estado do Ceará adere e vai lançar até o fim de novembro, baseado no programa de recompensas do fisco do Rio Grande do Norte.


Prefeitura paga salário de servidores nesta quarta (30) e quinta-feira (31)

Essa ação reforça o compromisso da administração com a equipe, valorizando seu trabalho com o pagamento em dia

Os servidores da Prefeitura de Apodi terão os salários do mês de outubro na conta nesta quarta (30) e quinta-feira (31). O Município conta com mais de mil servidores, entre efetivos, contratados e comissionados, o que corresponde a uma folha bruta de R$ 2 milhões.

De acordo com o prefeito Alan Silveira, o pagamento dentro do mês trabalhado cumpre com o compromisso da gestão de valorização do funcionalismo público. “Valorizar esse comprometimento fortalece não apenas a qualidade do serviço prestado, mas incentiva o desenvolvimento da nossa cidade, uma vez que todos passam a se sentir ainda mais inspiradas a dar o seu melhor”, explica.

Essa ação reforça o compromisso da administração com a equipe, valorizando seu trabalho com o pagamento em dia, dentro de mês trabalhado e assegurando a regularidade do funcionalismo municipal.

Vem aí a 12ª edição do PitStop em Apodi


A UMA - União dos Mecânicos de Apodi formada desde 2006, por empresários do segmento de Automecânica e atua com o objetivo de promover o aperfeiçoamento técnico e profissional de seus integrantes. Atualmente, está presidente o senhor Francisco de Ângelo da Costa, proprietário da Nuninho Motos.

O Núcleo de Automecânica de Apodi foi criado e acompanhando através do Programa Empreender, que é um processo que promove o associativismo e o desenvolvimento das micro e pequenas empresas através de sua organização em Núcleos Setoriais, que visa fortalecer os municípios e elevar a competitividade das MPE’s.

Seus principais objetivos são: Promover o desenvolvimento de segmentos econômicos; Promover e fortalecer o Associativismo; Incentivar a busca de novos mercados e de novas tecnologias; Sensibilizar os empresários para a prática de comportamentos adequados frente aos desafios atuais e futuros; Contribuir para o Desenvolvimento Organizacional das Associações Empresariais.

No Rio Grande do Norte, o Empreender é desenvolvido pela Federação das Associações Comerciais do RN - FACERN em parceria com o SEBRAE e a Associação Comercial e Empresarial de Apodi - ACEMA.

De acordo com o planejamento do Empreender para 2019, a UMA - União dos Mecânicos de Apodi, acompanhada pela consultora Cleide Câmara, realizam a 12ª edição do PITSTOP com o objetivo de sensibilizar proprietários de veículos para a importância da manutenção preventiva, contribuindo para a diminuição de acidentes de trânsito decorrentes de autos sem a devida manutenção. O evento acontecerá no dia 09/11, das 08 às 12h em frente ao Antonio Dantas, inserido na programação da 3ª Feira Multisetorial.



Prefeitura entrega 9ª academia ao ar livre


A Prefeitura de Apodi entregou a 9ª academia ao ar livre do projeto Espaço Saúde aos moradores da comunidade de Santa Rosa I, na zona rural. A instalação e inauguração aconteceram na tarde desta quarta-feira (29). A academia foi destinada à comunidade por uma emenda impositiva do vereador Andreazo.

"É muito gratificante ver a felicidade dos moradores de uma comunidade distante da zona urbana ao receber uma estrutura de saúde como esta. Espero que essa academia seja bem utilizada", comentou o prefeito Alan Silveira durante a entrega.

Sinte/RN e Sintrapma realizarão palestra sobre o Fundeb permanente com o presidente da CNTE em Apodi

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo fará uma palestra, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Apodi – SINTRAPMA na próxima quinta-feira, 31 de outubro sobre FUNDEB permanente e os novos desafios e perspectivas da educação no país. O evento está marcado para iniciar às 14h.

Segundo Heleno, até o dia 27 de novembro, será feita uma campanha informativa para alertar pais, alunos e sociedade sobre as consequências do fim do Fundeb e porque é necessário defender a sua manutenção.

“A ideia é dialogar com a sociedade nos municípios, nas bases dos parlamentares, para que saibam o que a sociedade deseja e para que os prefeitos entrem nessa luta em defesa pelo Fundeb”, reforça o presidente da CNTE.

O dirigente esclarece que também é de grande interesse das prefeituras que o fundo se mantenha e haja um aumento do percentual de recursos federais para que a educação não entre em colapso.

A CNTE em conjunto com outras entidades está mobilizada em defesa do Fundeb e já está organizando atos para o dia 27 de novembro em todo o país. A direção do SINTRAPMA e do SINTE/RN estão convidando os trabalhadores e trabalhadoras em educação para participarem da palestra.

terça-feira, 29 de outubro de 2019

Região do Vale do Apodi recebe obras estruturantes

Atenção do governo municipal não se resume a cidade

O prefeito de Apodi, Alan Silveira visitou, nesta terça-feira, 29, algumas obras estruturantes do município que vão ao encontro dos anseios da comunidade. A primeira visita foi na construção da nova Unidade Básica de Saúde do sítio Juazeiro, em seguida visitou a obra da Escola Modelo Rural, no sítio São Lourenço, ambas na região do Vale do Apodi.

Obras estruturantes na cidade de Apodi, assim como na zona rural estão entre as prioridades do Governo Apodi Cidade de Todos. O objetivo principal é transformar a educação de Apodi por meio dos eixos Ensino, Estrutura, Inovação, Esporte e Lazer, já na área da saúde a municipalidade tem aumentado as ofertas de serviços, assim como a ampliação dos programas que tem melhorado significativamente a saúde da população.


"Mais uma obra com recurso federal com contrapartida do município na área da Saúde que, se Deus quiser, iremos entregar no próximo ano à população da região do Vale", falou o prefeito. "Essa será a terceira escola construída pela nossa gestão. Uma mega estrutura que está bastante avançada para a conclusão, na qual pretendemos colocar em funcionamento em 2020", acrescentou Alan Silveira.

Baixa do Caic, Bacurau II e Garilândia receberão a 5ª edição do Prefeitura mais Perto


Na manhã desta terça-feira (29), a equipe de secretários e servidores da Prefeitura de Apodi, e o coordenador do Prefeitura mais Perto Ivanildo Lima, a comitiva esteve visitando a creche do Caic e Baixa do Caic onde vai ser realizado a 5ª edição do Prefeitura mais Perto, em dezembro.

"Iremos para mais uma ação do Prefeitura mais Perto, agora vai ser a vez dos bairros Baixa do Caic, Bacurau 2 e Garilândia. A ação vai acontecer no dia 6 de dezembro, com toda estrutura da Prefeitura nos bairros e atendimento na Creche Sonho de Criança", destacou o chefe do Executivo apodiense.


O Prefeitura mais Perto é um programa que leva informação e serviço aos apodienses. As ações já aconteceram em Soledade, Melancias, Bico Torto e Bacurau I e têm o objetivo de alcançar todas as regiões da cidade, levando equipes da Prefeitura para os bairros e distritos. Nas quatro primeiras edições, foram prestados quase 5 mil atendimentos. A meta é ultrapassar os 6 mil até o final do ano.

Cidades nordestinas ampliaram investimentos em 2018

Levantamento feito pelo anuário Multi Cidades – Finanças dos Municípios do Brasil, lançado, neste mês, pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), revela que, das 25 cidades nordestinas selecionadas para o estudo, 14 ampliaram seus investimentos em 2018 e duas não apresentaram informações. Das capitais, apenas Teresina registrou queda no período analisado.

Os maiores aumentos entre as cidades selecionadas, segundo a publicação, foram registrados em Aracaju (SE), com 361,9%, passando de R$ 12,3 milhões em 2017 para R$ 56,8 milhões no ano passado; seguida por Mossoró (RN), com 178,8%, pulando de R$ 14,3 milhões para R$ 39,9 milhões no mesmo intervalo; e Camaçari (BA), com 122,6%, ampliando de R$ 35,5 milhões para R$ 79,1 milhões.

Dentre as que registraram queda em investimentos estão Campina Grande (PB), de 34,9%, Juazeiro do Norte (CE), de 28,3%, Caucaia (CE), com redução de 27,3%, Teresina (PI), com 24,9%, e Feira de Santana (BA), com decréscimo de 22,3%. Os valores são corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) médio de 2018.

Das capitais, além de Aracaju (SE) e Teresina (PI), como já citados, as demais tiveram crescimento nos investimentos feitos no ano passado: Maceió (AL), com alta de 91%, totalizando R$ 38 milhões; Salvador (BA), com acréscimo de 72%, com R$ 436,5 milhões; Recife (PE), com incremento de 49,2%, com R$ 281,7 milhões; João Pessoa (PB), com aumento de 6,5%; São Luís (MA), com 2,7% e Fortaleza (CE), com 1,8%.

Salvador, com 2,8 milhões de habitantes, foi a que mais investiu na região: R$ 436,5 milhões em 2018, aumento de 72% se comparado com 2017, com R$ 253,8 milhões. Em valores absolutos, os destaques ficaram para as capitais e Camaçari.

Em sua 15ª edição, a publicação utiliza como base números da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresentando uma análise do comportamento dos principais itens da receita e despesa municipal, tais como ISS, IPTU, ICMS, FPM, despesas com pessoal, investimento, dívida, saúde, educação e outros.

O Multi Cidades – Finanças dos Municípios do Brasil foi viabilizado com o apoio da Estratégia ODS, União Europeia, ANPTrilhos, Huawei, Universidade Municipal de São Caetanos do SUL, Saesa, Sanasa Campinas e Prefeitura de São Caetano do Sul.

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Homenagem da Prefeitura de Apodi ao dia do Funcionário Público


28 de outubro - Dia do Funcionário Público. A Prefeitura Municipal de Apodi parabeniza você que contribui diretamente para a execução dos serviços prestados à nossa população!

Mensagem do Sintrapma em homenagem ao dia do servidor público


O SINTRAPMA parabeniza a todos os servidores públicos Municipais de Apodi, com quem caminhamos juntos por anos, de lutas e vitórias!

Sabemos que temos muito ainda a conquistar! O serviço público municipal precisa ser ainda mais reconhecido e valorizado, pois este serviço é para a sociedade, e ela merece o melhor de nós.

Parabéns ao servidor que veste a camisa com dedicação e reconhece a importância do “servir bem” à sociedade; que luta pela valorização do serviço público em geral e de todos os servidores; que doam seu tempo e empenho para servir ao povo; que luta pela moral e ética em seu meio de trabalho!

Todos os dias é dia de luta para nós que fazemos parte do SINTRAPMA! Lutamos por vocês, servidores! Estamos e estaremos sempre juntos!

Queremos hoje lembrar da sua grande importância na sociedade, por isso, parabenizamos a todos!

domingo, 27 de outubro de 2019

Fruticultura do RN assina acordo de exportação de frutas para China e prevê criação de 10 mil empregos

Acordo para abertura de novo mercado foi assinado na quarta-feira (23) no país asiático. Para empresário, vendas para o exterior podem duplicar em dois anos
Melão produzido é um dos produtos potiguares líderes de exportação (arquivo) — Foto: Anderson Barbosa/G1

O setor de fruticultura do Rio Grande do Norte fechou um acordo para abertura do mercado chinês à produção de melão potiguar. O acordo para a exportação foi assinado no país asiático na madrugada da última quarta-feira (23) e a expectativa do setor é de que o potencial do mercado resulte na geração de 10 mil novos empregos diretos nos próximos três anos. O estado é o maior exportador de melão no país.

A informação foi divulgada pelo governo do estado. De acordo com o Poder Executivo, os primeiros contêineres com frutas produzidas no estado devem ser enviados à China a partir de fevereiro, consolidando a exportação plena a partir da safra 2020-2021.

Em julho deste ano, uma missão formada por diplomatas e empresários chineses visitou as plantações de melão no Oeste Potiguar. A visita foi articulada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), junto à embaixada chinesa em Recife para aproximar as relações e buscar novos negócios. Em maio, empresários potiguares também participaram de uma comitiva brasileira, montada pelo Ministério da Agricultura, que visitou a Ásia.

Presidente da a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Fruticultura do MAPA, e do Comitê Executivo de Monitoramento da Mosca das Frutas (Coex), o produtor Luiz Roberto Barcellos afirmou ao G1, em abril, que as negociações com a China para a entrada do melão brasileiro no país já duravam cinco anos. Os chineses temiam, por exemplo, a entrada de pragas como a mosca-da-fruta. Porém, o estado é livre dela.

Visita
A Cônsul Geral da República Popular da China no Brasil, Yan Yuqing, visitou a Agrícola Famosa - maior produtora no estado - em julho, quando veio ao Rio Grande do Norte trazendo uma comitiva para avaliar as potencialidades e buscar possíveis investimentos para o estado. “Em dois anos, poderíamos exportar duas vezes a quantidade de melão que exportamos hoje”, justificou o empresário Luís Barcelos, que já comercializa seu produto para países como Inglaterra, Holanda, Alemanha, Itália, Portugal, Espanha, Chile e Argentina.

Durante a passagem dos chineses no estado, foi realizada uma rodada de negócios onde foram discutidas áreas de interesse comum entre os países, como energias renováveis, agricultura, indústria, transporte, infraestrutura urbana, entre outras.