sábado, 12 de outubro de 2019

Celebração: fiéis comemoram Dia de Nossa Senhora Aparecida com missa no Rancho Mãe Aparecida

Nesse dia, milhares de devotos participam desta espiritualidade nas diversas igrejas e comunidades espalhadas por todo o Brasil

Neste sábado (12) é celebrado pelos católicos o Dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, também conhecida como a Padroeira do Brasil. O dia foi oficialmente instituído a partir do decreto de Lei nº 6.802, de 30 de junho de 1980. Em comemoração à data, diversas igrejas pelo país realizam ações diferenciadas para celebrar a origem da santa.


Para Chagas Costa, pároco da paróquia de Nossa Senhora da Conceição e São João Batista, a padroeira do Brasil comunica o amor de Deus através de Jesus, o filho amado, que caminha com seu povo. “Nesse dia, milhares de devotos participam desta espiritualidade nas diversas igrejas e comunidades espalhadas por todo o território brasileiro. Diante das dificuldades recorrem a ela, pelo conforto e cura dos males da alma. Procuram na pequena imagem encontrar-se com copiosa redenção do amor de Deus”, diz.


Ainda de acordo com o Padre, a santa também representa a Virgem Maria, sob o título de Aparecida, onde comunica a presença de Deus no meio do povo e sua manifestação nas pequenas coisas do dia a dia.


Os anfitriões Luiz de Castro e Lúcia Alves recepcionaram os fiéis no Rancho Mãe Aparecida para assistirem mais uma belíssima celebração, logo após a missa foi servido um vasto café da manhã, lembranças e brinquedos para as crianças.

Obrigado, amigo Luiz pelo convite.

sexta-feira, 11 de outubro de 2019

6ª edição da Feira de Artesanato e Comidas Divinas Mãos

Dona Antonia e seu delicioso doce da Baixa Fechada

A cidade de Apodi, na região Oeste do Rio Grande do Norte, realiza a 6ª edição da Feira de Artesanato e Comidas Divinas Mãos. Iniciativa da Prefeitura, por meio da secretaria da Mulher, o projeto visa desenvolver e apoiar políticas culturais, programações e ações locais, além de oferecer a oportunidade para geração de renda.


Idealizado no mês de junho, o projeto é realizado com o apoio de artesãos, expositores, artistas independentes e donos de barraquinhas de comidas típicas. Ao todo, mais de 70 pessoas estão envolvidas.


“O objetivo é dar oportunidade para os artesãos da cidade mostrarem o trabalho e vender seus produtos. Queremos expandir a feira a cada edição, dando a possibilidade de geração de renda para outras pessoas”, afirma a secretária Valdênia Morais.

'Prefeitura Mais Perto' chega ao Bacurau I

Ação aconteceu neste dia 11 de outubro e levou serviços de secretarias e órgãos para a população

A Escola Municipal Alcivan Pinto, no bairro Bacurau I, foi palco da quarta edição do projeto 'Prefeitura Mais Perto', das 8h às 13h deste dia 11 de outubro. Com o objetivo de levar à população os serviços de órgãos públicos nos bairros, o projeto possibilita ao cidadão apodiense ter maior clareza de como a administração municipal funciona e também conhecer tudo que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura do Apodi.


Sucesso absoluto nas três primeiras edições, o 'Prefeitura Mais Perto' vem realizando milhares de ações gratuitas prestadas à população de Apodi.


"O mais importante é a união de todos os órgãos municipais, com servidores novos e antigos atuando em prol do cidadão e prestando contas do que está sendo feito pela Prefeitura. Nós temos uma obrigação com a população apodiense. Muitas pessoas não tinham ideia de que têm direito a certos serviços. Com isso oferecemos à população com maior clareza os serviços da prefeitura. A primeira edição foi um sucesso, no distrito de Soledade, passando pelo distrito de Melancias e o bairro Bico Torto e agora estamos no bairro Bacurau I", disse Ivanildo Lima coordenador do projeto Prefeitura Mais Perto.


Com uma mobilização e integração de diversas secretarias municipais, os agentes públicos municipais estão mais perto da população levando informações, tirando dúvidas, ouvindo propostas de melhoria.

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Alunos do curso de mestrado em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido visitaram experiências da agricultura familiar de Apodi


Na manhã dessa quarta-feira, 9, a turma da disciplina "Espaço Agrário e suas Múltiplas Dimensões" do curso de Mestrado em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES), do Campus Avançado Profa Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), realizaram em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Apodi (RN).

O trabalho de campo teve como objetivo abordar o conflito socioambiental que envolve as comunidades camponesas da Chapada do Apodi e as agroindústrias que atuam no local, bem como valorizar as experiências de produção orgânica e agroecológica de agricultores da região, como alternativa viável de convivência com o semiárido.


As atividades tiveram início com uma roda de conversa entre alunos e camponeses na sede do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTR) do Apodi. Depois os alunos visitaram o quintal de Leomar e Alcione que fica localizado na comunidade Carnaúba Seca, finalizando o dia de campo na obra inacabada do perímetro irrigado da Chapada do Apodi que destruiu completamente o leito e a dinâmica do Rio Apodi.

Prefeito assina ordem de serviço para pavimentação de ruas em Soledade


Os moradores do distrito de Soledade, na região da Chapada, um dos mais importantes de Apodi, vão concretizar um sonho alimentado há várias décadas. Isto porque o prefeito Alan Silveira assinou na manhã desta quinta-feira, 10, a ordem de serviço para início imediato da pavimentação em paralelepípedo da rua Antonio Targino, e o acesso até o sítio arqueológico do Lajedo de Soledade.

"Mais uma obra que vai ser realizada com recursos próprios. Serão quase R$ 200 mil investidos em quase 3.500 metros quadrados de calçamento, na rua Antonio Targino, melhorando a infraestrutura do distrito e a acessibilidade do Lajedo", destacou Alan. Estiveram presentes o prefeito Alan Silveira, a vice-prefeita Hortência Regalado, secretário Railton Diógenes, vereador Evangelista Menezes e os representantes da Empresa Dantas.

Alunos de escola municipal visitam Viveiro Municipal

Durante as visitas monitoradas, crianças tiveram a oportunidade de caminhar pelas estufas, ter contato direto com diferentes tipos de plantas, sementes e árvores

Os alunos da Escola Municipal Alcivan Pinto conheceram o Viveiro Municipal de Apodi nesta quinta-feira (10). Cerca de 175 crianças dos dois turnos, professores, o secretário de Educação, Elmo Alves e o prefeito Alan Silveira participaram da visita. A intenção é mostrar às crianças quais os cuidados necessários com as plantas, como funciona a germinação, qual é a importância da adubação, do clima, da poda, da irrigação e outros fatores que interferem no crescimento das ervas, vegetais, flores e outros.

Essa é a primeira vez que os estudantes do turno matutino e vespertino estiveram visitando o Viveiro Municipal. Segundo o diretor da unidade escolar, Jorge Câmara, a oportunidade leva os pequenos a conhecerem lugares que eles ainda não visitaram, além de ensiná-los na prática o conteúdo que é visto em sala de aula. “É uma ótima oportunidade de vivência para as crianças. Eles unem o que aprendem na escola com o conhecimento prático. Além disso, existem muitos lugares no Município que podem ser visitados e que trazem um conhecimento enriquecedor para a vida deles”, disse.

Cadê os senadores?

Alguém já sabe a data do protesto dos ambientalistas contra o criminoso despejo de petróleo bruto no oceano Atlântico? As praias do Nordeste estão tomadas de óleo e é grande a mortandade de seres marinhos. Os jornais de ontem disseram que o óleo é venezuelano. Terá sido um ataque químico ao Brasil?

É preciso esclarecer tudo isso para que não haja dúvidas sobre a origem e o culpado do crime que está abalando a natureza e a economia de uma vasta área do litoral brasileiro. Com a palavra suas excelências da esquerda e da direita. Vale a pena também chamar a menina da Suécia para gravar um protesto.

Onde estão os nossos senadores a quem compete defender o estado?

Por Ângelo Castelo Branco


Partido Liberal realiza Workshop de Planejamento Estratégico, em Apodi


O PL (Partido Liberal) vai realizar na sexta-feira, dia 18 de outubro, em Apodi, o seu primeiro encontro de 2019. O partido está convidando todos os seus filiados e lideranças políticas de diversas regiões do Estado. O evento Workshop Planejamento Estratégico irá acontecer a partir das 19h, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTR), localizado à rua Nonato Mota, 106 – Malvinas.

O Workshop de Planejamento Estratégico será abordado o tema: Planejamento Estratégico na Administração, vamos juntos debater sobre esse tema tão relevante para a modernização da Gestão Pública e o desenvolvimento do nosso município.

Aguardamos vocês!

Bolsonaro precisa operar a cabeça

Plagiando Lula, nunca na história republicana brasileira um presidente foi enxotado do partido pelo qual foi eleito como ocorreu, ontem, com Bolsonaro, um dia após afirmar que o presidente do seu PSL, Luciano Bivar, “está queimado para caramba”.

“Sua fala foi terminal e já está afastado do partido”, anunciou Bivar, ao proclamar em tom alto e de viva voz o expurgo do presidente da República. O Brasil virou, literalmente, de cabeça para baixo. Tem um presidente que aconselha o povo a fazer cocô dia sim, dia não, e quando trata de turismo sexual, diz que “quem quiser vir aqui fazer sexo com uma mulher, fique à vontade”.

Bolsonaro é um Donald Trump muito piorado: açoita a mídia, desafia a justiça, escracha a Lava Jato, dedura e insulta governadores e ainda quer convencer a quem, estarrecido, assiste a tudo isso, que não tem um parafuso solto. Já fez três cirurgias, só esqueceu a mais importante: a da cabeça.


Camponeses realizam mais um fórum da Agricultura Familiar de Apodi


Na manhã dessa quarta-feira (9) o coletivo de associações comunitárias que fazem o Fórum da Agricultura Familiar de Apodi esteve reunido no auditório do Sindicado dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTR) do Apodi/RN.

A assembleia mensal do fórum contou com a presença de dezenas de associações das diferentes regiões do Apodi, teve como ponto principal o processo de emissão de outorgas ou dispensa destas para o público da agricultura familiar camponesa. A reunião contou também com a presença do IGARN que dialogou com as lideranças comunitárias.

Além da presença já citada, quem também esteve participando da atividade foi a Comissão Pastoral da Terra - CPT Mossoró, a EMATER, a ASSOCENE e um agente de crédito do Banco do Nordeste.

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Academia Apodiense de Letras recebe R$ 20 mil de emenda conjunta


O prefeito Alan Silveira autorizou, na tarde desta quarta-feira (9), mais um repasse de emenda impositiva, desta vez para a Academia Apodiense de Letras. O montante de R$ 20 mil é oriundo de uma emenda conjunta de oito vereadores que será usado na compra de equipamentos para a impressão de livros de escritores apodienses.


“Alan está fazendo história com todo esse apoio à nossa instituição. Foi através do apoio da prefeitura que criamos o Museu do Livro e, agora, iremos produzir nossos próprios livros. Livros escritos pelos talentos de nossa terra. Muito obrigada, de coração”, comentou Vilmaci Viana, presidente da Academia Apodiense de Letras.

As referidas emendas foram elaboradas pelos vereadores de Apodi, que se uniram em prol dessa benfeitoria.

PARABÉNS ao prefeito Alan Silveira e os vereadores: Laete Oliveira, Bebé Gama, Chico de Marinete, Genivan Varela, Soneth Ferreira, Júnior Carlos, Charton Rêgo e Gilvan Alves.

MUITOS APLAUSOS, nossa gratidão!

Sinal de wi-fi da Hipernet é liberado nas praças centrais de Apodi


Ficar sem internet na rua não será mais problema para moradores de Apodi. A empresa genuinamente apodiense Hipernet anunciou a liberação do sinal de wi-fi nas praças e em alguns espaços públicos do município.

Neilton Diógenes lembra que o acesso à internet deixou de ser apenas entretenimento. "É um item indispensável de comunicação, de trabalho e de estudos. Com a extinção dos telefones públicos, agora quem está no Centro poderá fazer contato por meio da internet", comenta.

Além de benefício aos moradores, a internet vai facilitar a comunicação de quem precisa fazer negócios e também aos turistas.

Prefeitura oficializa repasse de R$ 10 mil de emenda impositiva


O prefeito de Apodi Alan Silveira oficializou, na manhã desta quarta-feira (9), o repasse de R$ 10 mil para a Associação dos Moradores do Distrito de Córrego oriundos de uma emenda impositiva da vereadora Soneth Ferreira. O montante será usado na realização da Feira de Arte e Cultura do distrito (FACUC).

“Este evento tem um papel fundamental para o distrito, por isso nós entendemos o quanto esta ajuda é importante para todos os moradores. A Feira deste ano será, com certeza, muito maior e mais bonita”, comentou Alan.

Mulher tem vez ou tem vaga?

Com a proximidade das eleições municipais, a pauta sobre a cota obrigatória nos partidos, de participação de mulheres nas eleições, tem divergido entre a bancada feminina. Duas propostas em tramitação têm gerado acaloradas discussões. Os projetos de lei PL 2996/2019 e PL 4130/2019 mantêm a previsão de no máximo 70% de candidaturas para homens, mas permitem que as vagas restantes, se não forem preenchidas com candidatos de sexo diverso, fiquem vazias.

As propostas estabelecem ainda que os partidos políticos, em cada esfera, destinem às campanhas eleitorais recursos do Fundo Eleitoral de Financiamento de Campanha de forma proporcional ao percentual efetivo de candidaturas de cada sexo. As propostas são de autoria da deputada Renata Abreu (PODEMOS-SP).


Fundo partidário, razão do “barraco”

Se o presidente Bolsonaro trata com tamanha grosseria e estupidez o presidente nacional do seu partido, Luciano Bivar (PSL), imagine o que não seria capaz de aprontar com adversários! Bivar, segundo o chefe da Nação, “está queimado para caramba” e não pegaria bem um vídeo com ele nas redes sociais, ao lado de um militante partidário em Pernambuco, informando que estariam juntos com o pré-candidato do PSL a prefeito do Recife.

Bivar foi jogado na jaula dos leões e sua queimação, que Bolsonaro não explicou, teria sido provocada pela exposição negativa na mídia com o noticiário envolvendo a existência de laranjas usados pelo partido nas eleições para deputado, em 2018.

A origem que levou o presidente a armar um barraco em frente ao Palácio da Alvorada tem outra explicação nos intramuros: Bivar administra um fundo partidário da ordem de R$ 360 milhões e Bolsonaro não quer que administre a distribuição do bolo sozinho.

terça-feira, 8 de outubro de 2019

O que os candidatos devem saber para as Eleições 2020

Faltando menos de um ano para as eleições municipais, as regras eleitorais estão definidas e já é possível que os candidatos e os partidos políticos se prepararem para as Eleições 2020. No dia 27 de setembro foi publicada a Lei nº 13.877/2019, que está sendo chamada de minirreforma eleitoral, pois alterou regras eleitorais e partidárias, e, no dia 3 de outubro, foi sancionada a Lei nº 13.878/2019, que estabelece limites de gastos de campanha para as eleições municipais. Sucintamente, o que os candidatos ao cargo de prefeito e vereador devem saber?

Em relação a parte da pré-campanha, destaco a possibilidade do candidato se apresentar como tal, falar de suas propostas, projetos para o município, participar de entrevistas em rádio, divulgar sua imagem nas mídias sociais, dentre outras atividades para difusão da sua imagem e projeto. Porém, o mesmo está proibido de fazer pedido explícito de voto antes de começar o período eleitoral em si (após 15 de agosto), sob pena de configurar propaganda eleitoral antecipada, prática passível de multa e, quando exorbitante, pode resultar até na cassação do registro ou do diploma.


Feira de Artesanato e Comidas Divinas Mãos nos dias 11 e 12 de outubro


A Prefeitura de Apodi, através da secretaria da Mulher prepara mais uma edição da Feira de Artesanato e Comidas Divinas Mãos nos dias 11 e 12 de outubro em frente à igreja matriz. Durante a feira haverá atrações culturais, pula-pula e algodão doce totalmente grátis.

A Feira de Artesanato e Comidas Divina Mãos abre mais uma vez o espaço para fomentar o empreendedorismo social fortalecendo a cultura local. A feira acontece uma vez por mês com o objetivo de valorizar o desenvolvimento do artesanato local, além de estimular o turismo e gerar renda para os participantes.

Centro comunitário do Bamburral receberá sessão itinerante da Câmara de Vereadores


Na noite dessa segunda-feira (7), aconteceu uma reunião com presença das direções de seis associações comunitárias; comunidades de: Bamburral, Trapiá I e II, Queimadas, Santa Rosa, Lagoa Rasa e Rio Novo.


Na pauta, organização para a recepção da sessão ordinária itinerante da Câmara de Vereadores de Apodi que acontecerá na próxima quinta-feira (10). O objetivo é de promover a integração do Legislativo com a comunidade. O ato democrático aconteceno centro comunitário do Bamburral a partir das 19 horas.

Poder Executivo prepara 4ª edição do Prefeitura mais Perto


A Prefeitura de Apodi está cada vez mais perto de você!

No próximo dia 11 de outubro, o bairro Bacurau I será contemplado com diversas ações do Programa "Prefeitura mais Perto", nas áreas de saúde, educação, esportes, agricultura, turismo, assistência social, infraestrutura e muito mais.


A ação acontece das 8h às 13h, na Escola Municipal Francisco Alcivan Pinto. Não deixe de participar e conferir todos os benefícios para o seu bairro.

Não há esperança para a raça humana

Ao não mobilizarem os recursos disponíveis para tentar reverter a extinção da raça humana, Trump, Bolsonaro e Morrison insultam os milhões de cidadãos que confiam no conhecimento científico


Milhões de eleitores do presidente Jair Bolsonaro acreditam que o planeta Terra não é redondo. Trocaram o conhecimento científico pela religião. É muita sandice para tolerar.

A ciência prova que os seres humanos estão destruindo o meio-ambiente e não haverá um planeta habitável para os nossos filhos e netos.

Talvez seja útil reforçar as previsões de renomados pesquisadores, numa era em que, lunáticos ocupam os poderes em Washington, Canberra e Brasília.

O eminente cientista australiano professor Frank Fenner, que ajudou a eliminar a varíola, previu que os seres humanos serão extintos dentro de 90 anos, devido à superpopulação, destruição ambiental e mudanças climáticas. Fenner, professor emérito de microbiologia da Universidade Nacional Australiana (ANU) em Canberra, disse que o homo sapiens não será capaz de sobreviver à explosão da população e ao “consumo desenfreado” e será extinto, talvez dentro de um século, junto com outras espécies.

São verdades que os milhões de miseráveis (leiam-se eleitores de Bolsonaro, Donald Trump e Scott Morrison), a julgar pelos seus comportamentos e mensagens nas redes sociais, ainda se recusam a aceitar. Para eles, os sites do New York Times, Clarin, Bloomberg News, Christian Science Monitor, Epoch Times, Cambodian Journal, Irish Echo, Wall Street Journal, BBC News, Ansa.it, Deutsche Welle, El Pais, France24, Kiev Post, Moscow Times, Prague Post, Pravda, Calgary Herald, CBC News, Globe & Mail, Toronto Sun, Vancouver Sun ABC, Melbourne Age e Sydney Morning Herald são “fake news”.

Clique AQUI e continue lendo.

Juventude prepara bate-papo para discutir política e trocas de experiências


Se liga na novidade!

Vem ai o primeiro bate-papo com a juventude de Apodi. Um momento descontraído para trocar ideias e debater melhorias para a nossa cidade. Participe!

O primeiro encontro será na região da Areia, no sítio Ponta I, a partir das 17h do dia 19 de outubro.

Chame sua turma e venha ser o protagonista que Apodi precisa!

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Prefeitura e Sebrae iniciam curso de capacitação para feirantes


A Prefeitura de Apodi iniciou, nesta segunda-feira (7), uma série de capacitações com os feirantes do município dentro do programa de modernização da Feira Livre. A ideia é realizada em parceria com a unidade do Sebrae Médio Oeste e busca aprimorar as técnicas dos trabalhadores, visando o desenvolvimento do empreendedorismo individual.


“Iniciamos hoje com os trabalhadores da Agricultura Familiar. Conforme forem passando os dias, a turma do peixe, da carne, e de outros setores também serão capacitados. Nós estimamos que essa capacitação atenda mais de 150 feirantes”, comentou o secretário de Agricultura Elton Rosemberg.

Samanaú cada vez mais Internacional


A nossa Cachaça Samanaú segue fazendo seu sucesso internacional.

Entre os dias 17 e 19 de outubro estará na Feira Internacional de Macau na China, levando o nome do Rio Grande do Norte e do Brasil.

Viva a Samanaú.

Por Heitor Gregório



Apodi, destaque do CSA, já trabalhou quebrando paralelepípedos e só decolou por bike de R$ 60

Apodi, lateral-direito do CSA Gazeta Press

Apodi, do CSA, foi o lateral-direito que recebeu a maior pontuação do prêmio Prêmio ESPN Bola de Prata Sportingbet na 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ele marcou um gol na vitória da equipe alagoana sobre o Avaí, neste domingo.

Quem vê o jogador mal consegue imaginar que a sua carreira só começou por causa de uma bicicleta vendida por R$ 60.

O lateral direito é conhecido pela velocidade impressionante, que está quase intacta. Não à toa, ele já recebeu vários outros apelidos durante a carreira, como "Papa-léguas", em referência ao famoso personagem dos desenhos animados, e "Sonic", da série de videogames.

"Ganhei o apelido de 'Papa-léguas' e falavam que eu fazia até 'bip-bip' em campo (risos). Também me chamavam de 'Sonic', 'Raio alvinegro', entre outros. Eu ouvia muito dos zagueiros para eu pegar leve e ir mais devagar, mas eu respondia que precisava ganhar meu pão (risos)", contou Apodi, em entrevista à Rádio ESPN, em 2015.

Clique AQUI e leia a matéria completa.

Primeira edição da Copa da Quixabeirinha, na região da Chapada


O secretário de Esportes Hessinho Mayard prestigiou, no último domingo (7), a final da primeira edição da Copa da Quixabeirinha, na região da Chapada. A competição chega como novidade no calendário esportivo do município, que agora conta com dois campeonatos de futebol de sete na região da Chapada e teve a equipe da Soledade como a grande campeã.


“Como em todos os campeonatos do município, a Prefeitura de Apodi também esteve presente na Copa da Quixabeirinha apoiando e incentivando os nossos atletas amadores, pois nós sabemos o quanto o esporte tem se tornado importante na vida desses jovens”, destacou Hessinho.

Esquerda x direita

Comparar o “esquerda x direita” portuguesa com o “esquerda x direita” brasileira, me parece um erro.

A direita portuguesa não defende ditadura.

A esquerda portuguesa não defende irresponsabilidade fiscal.

Temos MUITO a evoluir.



Fim das coligações: o que isso afeta a minha eleição?

De todas as alterações que ocorreram na legislação eleitoral e partidária desde as Eleições Municipais do ano de 2016, a que traz maior impacto na estratégia de trabalho dos candidatos para 2020 é o fim das coligações para as eleições proporcionais, que, no caso dos municípios, afeta a disputa pelo cargo de vereador.

A alteração para vedar a possibilidade de coligações nas eleições proporcionais se deu por meio da Emenda Constitucional nº 97/2017, que alterou o §1º, do art. 17, da Constituição Federal, que passou a ter a seguinte redação:

Art. 17......................................................................................
§1º É assegurada aos partidos políticos autonomia para definir sua estrutura interna e estabelecer regras sobre escolha, formação e duração de seus órgãos permanentes e provisórios e sobre sua organização e funcionamento e para adotar os critérios de escolha e o regime de suas coligações nas eleições majoritáriasvedada a sua celebração nas eleições proporcionais, sem obrigatoriedade de vinculação entre as candidaturas em âmbito nacional, estadual, distrital ou municipal, devendo seus estatutos estabelecer normas de disciplina e fidelidade partidária.

Observe que as coligações para as eleições majoritárias continua permitida, de modo que os partidos poderão compor as alianças na disputa para prefeito, não havendo alteração quanto a este aspecto.

domingo, 6 de outubro de 2019

Apodi elege 5 novos membros para Conselheiro Tutelar


As eleições para a escolha dos integrantes do Conselho Tutelar ocorrem neste domingo (6) em todo o país. Em Apodi, 5 conselheiros foram escolhidos para um mandato de 4 anos.

ELEITOS:
Tiago Fernandes 401
Izabela Tôrres 371
Walef Oliveira 329
Paula Santos 285
Mateus Lima 273

Ao contrário do que acontece nas eleições organizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral, o voto não é obrigatório.

Conversa da Semana com Ozamir Lima


O docente Ozamir Lima de Souza tem destacada atuação nos movimentos sociais da cidade de Apodi. Formado em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), é professor efetivo da rede pública estadual do Rio Grande do Norte e municipal de Apodi, além de atuar em cursinhos preparatórios para Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e concursos. Ozamir é ainda supervisor do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) Língua Inglesa – do Campus da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) em Caraúbas, presidente Sindicato do Trabalhadores Públicos Municipais de Apodi. Presidente do Conselho do FUNDEB e coordenador do polo sede da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Rio Grande do Norte (FETAM-RN), Ozamir Lima é o entrevistado deste sábado na Conversa da Semana. Ozamir fala de assuntos diversos nesse bate-papo, indo desde a avaliação da administração municipal de Apodi até os desafios do movimento sindical pós reformas da previdência e trabalhista, Veja na íntegra:


PORTAL DO RN – Como tem sido a atuação da gestão municipal no atendimento às necessidades, demandas e reivindicações dos servidores?

OZAMIR LIMA – A gestão municipal vem atendendo algumas reivindicações dos servidores, mas falta fazer muito para nos aproximarmos do ideal. Quando assumimos o Sindicato dos Trabalhadores Público Municipais de Apodi, as categorias estavam há três anos sem reajuste salarial. Através da negociação coletiva e o diálogo, conseguimos reajuste para todos os funcionários nos últimos três anos, porém  mesmo com  correção, os servidores ainda estão com os salários defasados. Precisamos avançar para atingir melhores condições de trabalho e os direitos dos trabalhadores.

Apesar de os municípios terem limitações constitucionais no que diz respeito à segurança pública, é possível os gestores municipais desempenharem um papel importante nessa área.

PRN – E em relação às expectativas da população, qual a sua avaliação?

OL – Acredito que as principais expectativas da população apodiense são em relação à eficiência de políticas públicas na área de educação, saúde, transporte e limpeza pública, entre outros. Percebe-se que nessas políticas a população já está mais ciente de quem deve cobrar, mas, em outros casos, pode haver confusão com relação ao papel do prefeito, a exemplo da questão da segurança pública que é de responsabilidade dos Estados. Apesar de os municípios terem limitações constitucionais no que diz respeito à segurança pública, é possível os gestores municipais desempenharem um papel importante nessa área, especialmente com políticas de prevenção.

PRN – Do ponto de vista geral, quais os grandes problemas da cidade?

OL – Saúde, saneamento básico e educação. Apodi, assim como a maioria das cidades pequenas que estão muitas vezes distantes dos grandes centros urbanos e arrecadam poucos impostos, é onde os serviços de atenção básica à saúde precisam ser eficientes. São os serviços de atenção primária, ou atenção básica, que fazem o acompanhamento da população, de modo a evitar doenças. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) mostram que a expansão não foi suficiente para eliminar desigualdades no acesso à saúde entre grandes e pequenos municípios. É o saneamento básico que contribui na melhoria na condição de vida da população, e indiretamente ajuda o meio ambiente. A educação precisa melhorar a infraestrutura das salas de aulas com mobiliários adequados e de boa qualidade, passando por locais de convivência como pátios, parques e brinquedoteca e a tecnologia também não pode ser esquecida.

PRN – A gestão tem feito algo para atenuar esses problemas?

OL – Os investimentos feitos não são suficientes. É necessário mais na medida em que a saúde é um dos principais problemas apontados pelos cidadãos e um dos maiores desafios de qualquer governante, já que o Sistema Único de Saúde (SUS) deve ser administrado tanto pela União, como pelos governos estaduais e municipais. As prefeituras devem prestar serviços de atenção básica e proporcionar políticas de saúde utilizando um mínimo de 15% da receita do município. Os prefeitos também devem garantir a eficiência do atendimento e investir em infraestrutura de atendimento. Em relação à Educação a Emenda Constitucional 59, de 2009 atribuiu aos municípios a responsabilidade pela Educação Infantil, desse modo cabe ao município promover a universalização da Pré-escola para as crianças de 4 e 5 anos de idade – meta que deveria ter sido cumprida em 2016. Além disso, os gestores municipais devem investir na qualificação dos professores pela busca da qualidade da educação e ampliar as creches e ensino fundamental.

PRN – Uma ação importante desenvolvida pelos sindicatos tem sido a fiscalização da gestão pública. Como está a transparência dos atos oficiais do município?

OL – O Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Apodi tem membros nos principais conselhos de políticas públicas. A entidade vem fiscalizando os atos oficiais do município e a correta destinação dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – o CACS–FUNDEB e de outras áreas através dos conselhos que são espaços imprescindíveis, e elementos de ligação entre a sociedade e os dirigentes municipais.

PRN – Como os sindicatos, sobretudo o que você preside, tem sobrevivido após a reforma trabalhista, que atingiu sensivelmente o movimento sindical, sobretudo no aspecto financeiro?

OL – A reforma trabalhista, sancionada em julho de 2017, trouxe impactos negativos na receita dos sindicatos do Brasil. O Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Apodi (SINTRAPMA) também sofreu com a queda de receitas, mas o sindicato continua prestando e melhorando os serviços aos sócios da entidade.

É fundamental que os dirigentes sindicais sejam capacitados para enfrentar as adversidades presentes no momento da negociação coletiva, na organização e também no financiamento das entidades sindicais.

PRN – O movimento sindical, por tudo o que se tem visto e vivido nesses últimos três anos, tem modificado a sua forma de atuar?

OL – A legislação trabalhista foi modificada para proteger as empresas e assegurar que as mudanças ocorram sem que haja necessidade da mediação coletiva do sindicato, o que não conseguiram, assim é fundamental que os dirigentes sindicais sejam capacitados para enfrentar as adversidades presentes no momento da negociação coletiva, na organização e também no financiamento das entidades sindicais. Temos um enorme desafio que e criar respostas para reestruturar a organização sindical e de representar os interesses dos trabalhadores diante desse cenário complexo. Entendo que os sindicatos são uma força viva da sociedade e não irão sucumbir.

PRN – Com essa situação, será possível sempre ter a presença dos sindicatos?

OL – Os sindicatos têm fundamental participação na história dos direitos em nosso país. O movimento sindical foi importante para a conquista da democracia, dos direitos sociais, da liberdade, em diversos momentos da história do Brasil. As entidades sindicais representam o conjunto das suas respectivas categorias nas negociações coletivas e sua presença sempre será necessária.

PRN – A Reforma da Previdência, já aprovada em primeiro turno no Senado, deverá trazer reflexos muito fortes para os municípios. O que se espera de consequência na economia e cotidiano de Apodi?

OL – A Reforma da Previdência já aprovada em primeiro turno no Senado talvez seja uma das medidas mais cruéis contra o povo brasileiro. Os municípios pequenos e médios como Apodi serão afetados, pois o valor total com o pagamento de aposentadorias, benefícios e pensões supera os valores recebidos através do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Ou seja, em grande parte dos municípios são estes benefícios que sustentam a economia local.

PRN – Qual então a grande mudança a ser operada pelos membros de sindicatos, diante desse novo cenário?

OL – A importância do conhecimento sempre foi determinante na vida dos povos e instituições. Na atual conjuntura, passa a ser mais importante. Daí a necessidade de os sindicatos ouvir sempre as bases, para saber do próprio trabalhador quais são as demandas consideradas prioritárias. O movimento sindical enfrenta desafios que exigem repostas urgentes, precisamos olhar para o futuro, com pés no chão e compromisso com a nossa história. Gostaria de agradecer ao Portal do RN, pelo espaço cedido. Vocês merecem o sucesso que têm!