sábado, 7 de setembro de 2019

Prefeitura de Apodi entrega nova iluminação à cidade


Quem anda ou visita Apodi já percebeu que a cidade vem ganhando uma iluminação mais moderna, econômica e eficaz.

As avenidas Marechal Floriano Peixoto, Vingt Rosado, Joaquim Teixeira de Moura (BR-405), Pedro Tôrres, além das praças da Matriz (Dom José Freire), da Prefeitura (Francisco Pinto) e Robinson Lopes receberam novas luminárias, adaptadas em postes - com design feito sob medida para a dimensão das vias, de modo a eliminar qualquer interferência, contribuindo para redução da poluição visual.


As novas lâmpadas de led são, aproximadamente, 70% mais econômicas que as utilizadas anteriormente e dão à cidade um ar contemporâneo, pois a iluminação ressalta as cores e formas que estão ao redor. Além disto, o projeto priorizou a preservação ambiental e acessibilidade.

A obra também contempla recapeamento asfáltico em alguns pontos, paisagismo e nova sinalização.

Hasteamento das bandeiras abre celebração do 7 de setembro em Apodi


A cerimônia de hasteamento das bandeiras de Apodi, do Rio Grande do Norte e do Brasil deu início às celebrações do Dia da Independência neste sábado 7 de Setembro. A solenidade foi conduzida pelo venerável mestre Francisco Josivan Alves da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Vale do Apodi – ARLSVA.


Após o hasteamento, o venerável mestre Francisco Josivan Alves afirmou que este 7 de setembro é dia de reafirmar a força da Maçonaria no Brasil e do povo brasileiro.


"É dia de homenagearmos todos aqueles que vêm lutando ao longo desses anos para que esse país continue forte, de celebrar o cidadão e a cidadania", comentou.


O ato cívico foi prestigiado pela família maçônica Apodiense. Em seguida foi oferecido um vasto café da manhã.

Apodi vence Peixeirão por 3 x 1 e chega a 7 pontos na competição


Pela terceira rodada da Liga Desportiva Mossoroense (LDM), o Apodi Futebol Clube Sub-15 venceu a equipe do Peixeirão pelo placar de 3 x 1, no Nogueirão, em Mossoró. Os gols da partida de hoje foram de Cauã, Matheuzinho e Guilherme.

Com a vitória Apodi chega aos 7 pontos, faltando duas rodadas para terminar a primeira fase. A equipe comandada pelo técnico Wellington Cristino continua invicta na competição.

Apodi ainda enfrenta as equipes Esporte Magia e Campo Grande. Apoio total da Prefeitura de Apodi, através da secretaria de Esportes.

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Recuperação das estradas vicinais segue em ritmo acelerado


A secretaria de Obras não para de trabalhar. O prefeito Alan Silveira acompanhou, na tarde desta sexta-feira (6), ao lado do secretário Júnior Souza, o serviço de recuperação das estradas vicinais na região da Pedra.

“Cumprindo o nosso calendário, estamos fazendo a recuperação das estradas que dá acesso aos sítios Grossos, Arção, Pedra D’água, dentre outros. Um serviço importante para os moradores daquela região”, falou o secretário Júnior Souza.

Governo decreta situação de emergência pela seca no RN

O Governo do Rio Grande do Norte vai decretar, por 180 dias, situação de emergência pela seca em 135 municípios, o que representa quase 81% das cidades potiguares. O decreto será publicado na edição do Diário Oficial da próxima terça-feira (10).

Para definir os municípios atingidos pelo decreto, o Comitê Estadual para Ações Emergenciais de Combate aos Efeitos da Seca se baseia em análises técnicas dos diversos órgãos que integram o comitê, incluindo relatórios de índice pluviométrico, de reserva hídrica no Estado, fornecimento de água potável para a população e perdas na agricultura e pecuária, além dos dados do Monitor das Secas, da Agência Nacional de Águas (Ana).

A situação de emergência pela seca facilita o trâmite dos processos que envolvem obras e serviços que minimizem os impactos causados pela escassez de chuvas. Os relatórios da Caern, que também embasam a decisão, mostram que dois municípios potiguares estão em colapso no abastecimento de água: Paraná e São Miguel. Já as cidades quem ficam de fora do decreto estão localizadas na faixa litorânea leste.

Fim das coligações partidárias nas eleições proporcionais

O fim das coligações partidárias nas eleições proporcionais é a grande novidade das eleições de 2020, que será o primeiro ano com este novo modelo.

Candidatos que estavam habituados a se beneficiarem com esta aliança entre partidos, agora precisarão de mais estratégia e assertividade em suas ações de campanha, principalmente no caso daqueles que planejam uma candidatura ao cargo de vereador nas próximas eleições.

Deseja sair candidato a vereador nas próximas eleições?


Prefeito, secretários e diretores recebem Moção de Aplauso e Congratulações


O prefeito Alan Silveira recebeu, na manhã desta sexta-feira (6), Moção de Aplauso e Congratulações da Câmara de Vereadores do município pela valorização do profissional da educação. O momento aconteceu durante a sessão solene, proposta pelo vereador Evangelista Menezes, que concedeu comenda de honra ao mérito Walter de Brito Guerra aos diretores de escolas municipais.


“A Moção de Aplausos aprovada pela Câmara de Vereadores mostra que estamos no caminho certo. O caminho do desenvolvimento que está fazendo Apodi avançar cada vez mais. Agradeço a Câmara de Vereadores pela Moção e pelo compromisso com o nosso Apodi”, comentou Alan Silveira.

Hoje 15 diretores de nossas escolas foram homenageados. Além de mim, os nossos secretários de educação e Saúde Elmo e Sabino, Elisângela, Júnior Carlos, Mona e o escritor Jhosaffa receberam Moções de Aplausos e Congratulações. Parabéns, a todos pelos trabalhos desenvolvidos”, acrescentou o prefeito.

Feira de Artesanato e Comidas Divinas Mãos


A prefeitura de Apodi, por meio da secretaria da Mulher e da Igualdade Racial, convida toda a população para prestigiarem mais uma edição da Feira de Artesanato e Comidas Divinas Mãos. Atrações culturais também fazem parte da feira.

A feira acontece nesta sexta-feira e sábado, dias 6 e 7 de setembro, a partir das 18h em frente ao Gerson Lopes.

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Neto Caraúbas realiza mais uma palestra motivacional em Apodi


O atleta de Futsal, Neto Caraúbas realizou mais uma palestra Motivacional e Educativa na Biblioteca Municipal Valter de Brito Guerra para os alunos da Escola Municipal Professora Lourdes Mota.


Em seguida foi até a Câmara Municipal de Apodi receber uma homenagem de moções de aplausos e cidadão apodiense.

Neto Caraúbas se destaca pelo Brasil a fora pela pratica glamorosa do Futsal e pelo projeto social através de palestras motivacionais pelo Nordeste.


3ª edição da Semana Municipal da Leitura continua com vasta programação em Apodi








Realizado desde 2017, projeto desperta nas crianças o hábito pela leitura, que é fonte de conhecimento e criatividade

A edição da Semana Municipal da Leitura traz personagens caracterizados, com roupas coloridas, perucas e maquiagem, realizam intervenções lúdicas e contam histórias; em troca, recebem olhos atentos e a participação motivada pela curiosidade.

Na terceira noite do evento, foi lançado o livro do aluno autista, Jhosaffa Oliveira. Na programação, as apresentações das escolas com diversos cenários e cores, interpretando o folclorista Luís da Câmara Cascudo. É assim em todas as edições do projeto, que reúne alunos e alunas, em um espaço onde os alicerces são o conhecimento e a fantasia que a literatura oferece.

“Nosso principal objetivo é formar leitores. A criança que lê é mais criativa, aprende melhor o português, a interpretação de texto e desenvolve melhor a capacidade de escrita”, pontuou o secretário.

Operação Tapa Buraco chega ao bairro São José (IPE)

Serviços são realizados, nesta quinta-feira (05/09), no bairro São José (IPE)

A Operação Tapa-Buraco, serviço oferecido pela Prefeitura de Apodi, é uma das medidas tomadas para garantir a segurança viária no município. A equipe da secretaria de Obras realiza, nesta quinta-feira (05/09), a manutenção na pavimentação no bairro São José (IPE).


A Operação Tapa-Buraco continua com ações em toda cidade, sempre seguindo um cronograma de execuções que é atualizado semanalmente. Ainda existem muitos desafios pela frente, todos a serem vencidos com muito trabalho e dedicação.

Profissionais da saúde passam por capacitação em alusão ao Setembro Amarelo


A equipe de profissionais da Estratégia Saúde da Família (Nasf) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) realizou na manhã desta quinta-feira (5), uma capacitação com diversos profissionais.


A capacitação foi ministrada pela psiquiatra Micheline Abrantes e pela psicóloga Iza Menezes, ambas fazem parte da equipe do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), sobre a campanha Setembro Amarelo. O evento aconteceu no auditório do SINTRAPMA.

“Um evento para discutir uma temática tão importante e atual”, frisou o prefeito durante o evento.

Participação expressiva dos camponeses lotam o último dia do "Encontro de Saberes"


O último dia do "Encontro de Saberes: Comunidades camponesas e academia construindo a resistência na Chapada do Apodi" foi marcado por uma participação expressiva dos camponeses que lotaram o auditório do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTR) do Apodi.


Após o momento místico de abertura, a plenária dialogou sobre “A luta das comunidades camponesas em defesa de seus territórios” que contou com a colaboração dos painelistas, a Profa. Dra Raquel Rigoto (Núcleo Tramas – UFC) e o Prof. Dr. Carlos Walter (LEMTO – UFF).


O debate contou com presença e contribuição de camponeses/as de Apodi, como de Assu e Tibau que também passam por conflitos em seus territórios frente à expansão do capital.


O momento foi de traçar caminhos a trilhar em defesa da Chapada do Apodi, reafirmando o modelo de vida construído pelos camponeses/as que se baseia no bem viver, que respeita toda a diversidade e potencialidade dos territórios camponeses em Apodi e região.

Fotos: Ellen Dias

Advogados pagos pelo contribuinte

O Congresso não carrega por acaso a pecha histórica de coçar para dentro, esquecendo seus eleitores que outorgam nas urnas o mandato de senadores e deputados. Na última terça-feira, trabalhando de noite sem os holofotes da mídia, suas excelências na Câmara aprovaram, por 263 votos a 144, projeto embutido ao valor do fundo eleitoral que permite que políticos envolvidos em escândalos passem a ter advogados financiados pelo mesmo fundo público.

Nunca se viu tamanha desfaçatez. O partido, na prática, vai filiar o picareta e ele próprio patrocinará a corrupção e pagará o advogado. Sem consenso, a votação do fundo eleitoral estava na pauta de ontem da Câmara, com a indefinição se seria recheado com R$ 2,5 bilhões ou R$ 3,7 bilhões do contribuinte sacrificado.

Quando presidente da Câmara e ouvia choros de colegas reclamando da qualidade do parlamento brasileiro, Ulysses Guimarães dizia: “Está achando ruim? Espere o próximo!”



Projeto sócio integracionista 'Vamos Caminhar Juntos'


A Prefeitura de Apodi realizou no início da manhã desta quinta-feira (5), o encontro do projeto sócio integracionista 'Vamos Caminhar Juntos'. Que visa uma integração e maior interação entre os programas sociais. Sob orientação profissional, houve aula de dança (zumba) para os participantes.

O projeto contou com a participação de usuários do CRAS São Sebastião e CAPS. Um rico momento de lazer aliado a prática da atividade física.

quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Pérolas Itinerante percorre bairros e comunidades rurais


O Pérolas Itinerante está acontecendo todos os dias dentro da programação da Semana Municipal de Leitura de Apodi, percorrendo os bairros e comunidades rurais do município e levando atividades de pintura, contação de estórias, música, entre outras ações.


"É cultura sendo levada aos 4 cantos de Apodi. Após o término da Semana de Leitura, o projeto irá se estender visitando um bairro e comunidade rural todo mês", destacou o prefeito Alan Silveira.

Show de apresentações encanta público na Semana Municipal da Leitura


Nessa terça-feira (3) aconteceu a segunda noite da  edição da Semana Municipal da Leitura, realizado pela Prefeitura de Apodi. Mais um show de apresentações, encantando o público presente. Ao todo 8 escolas municipais se apresentaram no adro da Igreja Matriz.


Hoje tem mais apresentações e o lançamento do livro "Me aceite como eu sou" do aluno, autista, Jhosaffa Oliveira. Venha prestigiar, o evento acontece todas as noites a partir das 19h.



O secretário de Educação e Cultura, Elmo Alves ressalta a importância de a cidade promover um evento desta natureza. “Nós temos um movimento artístico cultural fenomenal, com escritores significativos e em grande número. Precisamos dar visibilidade a estas pessoas e suas obras”. O intuito é de despertar nas crianças e adultos o interesse pela leitura.

Apodi Futebol Clube abre inscrições para seletiva nas categorias de base


Atenção atletas de Apodi e região!

O Apodi Futebol Clube divulgou nesta quarta-feira que estarão abertas inscrições para uma seletiva para atletas das categorias de base do clube. Confira as seguintes categorias:

Sub-19 atletas nascidos nos anos base de 2000 e 2001;
Sub 21 atletas nascidos nos anos base de 1999 e 1998;
Sub 23 atletas nascidos nos anos base de 1997 e 1996.


Não fique de fora, maiores informações (84) 99163-1740 Prof. Wellington Cristino. Venha fazer parte das categorias de base do APODI F.C, muitas oportunidades para você, Deus no comando sempre.

2° dia do 'Encontro de Saberes' foi de visitas por assentamentos e comunidades camponesas


O segundo dia do "Encontro de Saberes: Comunidades camponesas e academia construindo a resistência na Chapada do Apodi" foi de visitas por assentamentos e comunidades camponesas.

A rota começou pelo acampamento Santa Catarina, o mesmo ocupa uma área nas terras desapropriadas pelo DNOCS, para a instalação do perímetro irrigado da Chapada do Apodi, são 47 famílias acampados há 4 anos, produzindo alimentos diversificados e saudáveis.


Logo após aconteceu uma roda de conversa no assentamento Milagres, com lideranças dos assentamentos da região, em seguida a rota de visitas também percorreu pela Chapada em volta das fazendas onde estão instaladas as empresas de fruticultura do agronegócio, constatando o avanço sobre o território e os impactos mais visíveis, como a presença de lixo tóxico produzido pelas mesmas.

Na parte da tarde a caravana foi até a comunidade de Baixa Fechada, na região do Vale do Apodi, visitando os quintais produtivos e as experiências da agricultura familiar camponesa daquela comunidade.

Fotos: Ellen Dias

Prefeitura sinaliza apoio a VII edição Feira de Arte e Cultura de Córrego


O prefeito de Apodi, Alan Silveira, ao lado da vereadora Soneth Ferreira e dos secretários municipais Railton Diógenes (Finanças), Elmo Alves (Educação), Sabino Neto (Saúde) e Hessinho Mayard (Esportes), receberam em seu gabinete, na tarde desta terça-feira (3), a comissão da Feira de Arte e Cultura de Córrego (FACUC).

"Em novembro vai ser realizado a VII edição da feira no distrito de Córrego e a gestão municipal vai apoiar esse tradicional evento", anunciou o chefe do Executivo.

A representação da coordenação da feira na reunião foi feita pelo professor Caubí Torres, Vicente Benigno (presidente da Associação de Mini Produtores de Córrego - AMPC; Ronimeire Torres, presidente do Grupo de Jovens São Pedro – GRUJOSP e Reginaldo Câmara, presidente da Cooperativa Potiguar de Apicultura e Desenvolvimento Rural Sustentável.

A equipe saiu da reunião animada para que esse ano a feira possa superar todas as edições anteriores.

terça-feira, 3 de setembro de 2019

Poetisa declama poema sobre o ApoDiário

ApoDiário é sublime
Progride com o que posta
O povo acessa e gosta
Deste blog diferente
Importante e transparente
Ápice, ele deseja demais
Respeitado nas redes sociais
Integra toda a cidade
O informativo que tem, a maior credibilidade

Deusinha poetisa popular
Córrego, Apodi – RN

Lançamento do Programa Cisternas nas Escolas


O prefeito de Apodi, Alan Silveira, ao lado dos secretários municipais Elmo Alves, Sabino Neto e Elthon Rosemberg (Teton), além da equipe técnica das respectivas secretarias, participaram na manhã desta terça-feira (3), do lançamento do Programa Cisternas nas Escolas, pelo Centro Terra Viva.

"Apodi foi contemplado com 3 cisternas de 52 mil litros, além de todo sistema de abastecimento. As escolas são das comunidades de Góis, Carnaúba Seca e Santa Cruz. Agradeço a Terra Viva pela parceria", destacou Alan Silveira.

Advogado é preso temporariamente, suspeito de integrar a organização criminosa

A Polícia Federal deflagrou hoje, em conjunto com o DEPEN, e apoio da PM RN, a Operação Extração, que busca desarticular célula potiguar de facção criminosa com atuação nacional. 90 policiais federais cumprem 16 mandados de busca e apreensão e 18 mandados de prisão preventiva.

Um advogado foi preso temporariamente, suspeito de integrar a organização criminosa. As investigações foram intensificadas em junho de 2019, depois que a PF identificou o planejamento de "um salve" (ações criminosas desencadeadas de forma coordenada) pela facção no RN.

O crime de promover, constituir, financiar ou integrar organização criminosa é punido com pena de reclusão de 3 a 8 anos. A Polícia Federal possui, como objetivo estratégico, o combate à ação das facções criminosas no Estado do Rio Grande do Norte e em todo o país.


Lindas apresentações marcam a abertura da 3ª Semana Municipal da Leitura


O prefeito Alan Silveira e o secretário Elmo Alves realizaram, noite desta segunda-feira (2), a abertura oficial da III Semana Municipal da Leitura, com o tema “O Cascudo nosso de cada dia”, no adro da Igreja Matriz, promovida pela Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.


Na ocasião foi lançado o livro “Resgate das Eleições Municipais e dos Administradores do Apodi, rumo ao Palácio Francisco Ferreira Pinto, 1833 – 2020”, do historiador e escritor Raimundo Marinho Pinto.



Ainda tivemos lindas apresentações do Programa Integração AABB Comunidade, Creche Sonho de Criança e Lar da Criança de Apodi. Um grande público se fez presente. A programação segue durante toda a semana.

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Comunidades camponesas e academia construindo resistência na Chapada do Apodi


Na manhã dessa segunda-feira, 2 de setembro, camponeses e camponesas, academia e o organizações, deram início ao  Encontro de Saberes: Comunidades camponesas e academia construindo resistência na Chapada do Apodi.


O dia iniciou com uma mística de abertura, onde os camponeses e camponesas trouxeram o sentimento de suas lutas, conquistas e resistência pelo seu território.


A programação seguiu com o diálogo dos Camponeses/as sobre o contexto de lutas e conquistas, enfrentadas em outros períodos e que agora com a chegada e a exploração do agronegócio na Chapada do Apodi, esse modelo ameaça e destrói a vida digna construída nesse chão.


Na parte da tarde foi a hora de ouvir os/as pesquisadores/as, que já desenvolveram pesquisas nas comunidades e assentamentos da Chapada do Apodi, onde os mesmos levantaram potencialidades, conflitos, dentre outros apontamentos vivenciados.


O encontro continua amanhã terça-feira, 3 de setembro, com visita às comunidades da Chapada e do Vale do Apodi.

Fotos: Ellen Dias