sábado, 27 de julho de 2019

Escolinhas de Felipe Guerra - RN X Escolinhas do Flamengo em Juazeiro - CE, amistosos com avaliação técnica


Dando sequência ao trabalho de revelar, prestigiar e divulgar novos talentos do Médio e Alto Oeste do Rio Grande do Norte, a ACDF – Associação Cultural Desportiva Felipense continua com seu trabalho de amistosos dentro e fora do nosso estado.

Agora chegou a vez da Escolinha do Flamengo na cidade Juazeiro do Norte – CE, as equipes da Associação Cultural Desportiva Felipense – ACDF do Sub-15 e Sub-17 estarão no dia 10 de agosto enfrentando as Escolinhas do Flamengo no CT Miranda.

Esses dois amistosos terão avaliação de uma empresa especializada em revelação de novos talentos de São Paulo, os representantes estarão avaliando a garotada e os selecionados serão agenciados para o sul do País.

Para maiores informações: (84) 99815-2925.

Presidente da ACDF
Emerson Pinheiro   

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

sexta-feira, 26 de julho de 2019

Hipernet anuncia novos planos via fibra

O melhor provedor tinha que oferecer os melhores planos!

Dê um Up em sua conexão!

Pensando na satisfação de nossos clientes, a Hipernet mudou seus planos para melhor atendê-los. Planos que cabem no seu bolso.

Faça seu teste de velocidade no www.speedtest.net/

Confira: simples e rápido.

Contato: 3333-3199 (84) 99906-5027

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Novas práticas com foco no Esporte Educacional: Professores promoverão circuito com jogos cooperativos em escolas de Apodi

Para além da lógica de rendimento máximo, o que o trabalho desenvolvido propõe, entre professores, é promover, junto aos estudantes, atividades que estimulem a interação, a cooperação e o senso de corresponsabilidade, ampliando o entendimento do esporte enquanto potencial de desenvolvimento

Professores das escolas municipais Francisco Targino da Costa, Isabel Aurélia Torres, Lindaura Silva e Lourdes Mota, em Apodi, realizam atividades com circuito e jogos cooperativos entre alunos da rede municipal. Ao todo, 7 professores participam de capacitações na cidade de Mossoró uma vez por mês.


A proposta é um desdobramento do Programa Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional, uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com o Instituto Esporte & Educação da ex-atleta Ana Moser e a Petrobrás. Projeto Esporte e Educação é uma parceria da Prefeitura Municipal de Apodi, que tem como objetivo melhorar o esporte educacional e valorizar a educação.

"O projeto será desenvolvido ao longo de 2 anos com o treinamento de professores e futuramente iremos receber materiais esportivos tipo: cones, bolas, coletes, entre outros materiais esportivos que será entregue entre as escolas participantes", disse o coordenador Leandro Morais.


Segundo o secretário municipal de Educação, Elmo Alves, "as atividades são resultado de um curso oferecido aos professores através do Programa Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional, que visa potencializar a qualidade das aulas com práticas pedagógicas, conteúdos e dinâmicas".

O processo de trabalho tem foco no Esporte Educacional e aposta na inclusão, na construção coletiva, na autonomia, na diversidade e na educação integral como formas de estimular o desenvolvimento pleno e o exercício da cidadania entre crianças e adolescentes através de diferentes contextos em que o esporte está inserido.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

PT de Apodi se prepara para eleição interna

Prazo para inscrições de chapas se encerram hoje (26)

De Norte a Sul do Brasil o Partido dos Trabalhadores (PT) se prepara para escolher seus novos dirigentes. No dia 8 de setembro filiados de todo Brasil irão às urnas escolher os novos diretórios municipais, estaduais e o presidente Nacional da sigla.

No município de Apodi desde as eleições do ano passado o PT tem mostrado dinamismo e mantido uma agenda de reuniões interessante agrupando um número de lideranças importantes que compõe a sigla partidária.

A próxima gestão do partido terá pela frente a responsabilidade de manter o dinamismo partidário no município, além de cuidar da organização partidária em 2020, tendo em vista que se aproxima um pleito interessante para o PT diante o êxito na campanha passada no RN e em Apodi.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Força Tarefa Municipal inicia as atividades do controle vetorial em Apodi

Nesta quinta-feira, 25, a Prefeitura de Apodi iniciou uma força-tarefa com a equipe de Endemias em combate a dengue, acontecerão ações de controle vetorial de tratamento, peixamento e orientações, no bairro Baixa do Caic, em Apodi. Essa força tarefa foi realizada por meio da secretaria de Saúde e tem como intuito diminuir o índice de incidência do Aedes aegypti.

Os agentes de endemias visitarão as residências, comércios, instituições públicas e terrenos vagos para o recolhimento de objetos inservíveis, aplicação de larvicida onde for necessário e o mais importante, orientar as pessoas, por meio do trabalho de educação em saúde, quais os pontos de atenção para os possíveis focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

"Iremos dar continuidade a essa força-tarefa durante todo o ano em bairros que tem o maior risco de incidência e também todos os demais. Depois de ser feito o trabalho na zona urbana, iremos dar continuidade na zona rural", destacou o secretário.

Sabino Neto, reforça o envolvimento do setor público como também de toda a sociedade, e neste momento em especial, da população do bairro Baixa do Caic. “Gostaríamos de pedir a colaboração das pessoas em receber os agentes para que o trabalho desenvolvido seja efetivo”, acrescentou.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Felipe Guerra e Rodolfo Fernandes firmam acordo com MPRN no projeto Lixo Negociado

Outros 55 municípios já integram a iniciativa, que é desenvolvida desde 2018

Os representantes dos municípios de Água Nova, Felipe Guerra, Lajes e Rodolfo Fernandes participaram de sessão de negociação do projeto Lixo Negociado realizadas durante o mês de julho, na sede da Procuradoria Geral de Justiça, em Natal, com o objetivo de promover adequações nos lixões de cada cidade. A iniciativa é do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), mediada pelo Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (Nupa) e pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Caop Meio Ambiente), em conjunto com o Ministério Público do Trabalho.

O projeto atua de forma integrada, com a proposta de garantir uma solução consensual para recuperação ou remediação de áreas degradadas, decorrentes do acúmulo irregular de lixo. A ação foi criada com o intuito de atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos de forma provisória e enquanto não são efetivados os aterros sanitários regionais.


Até alcançar a meta de erradicar os lixões, a proposta dos acordos é implantar aterros controlados em valas, como medida transitória de destinação final de resíduos sólidos e melhorar a situação dos catadores. O propósito do Ministério Público em obter os acordos é conseguir efetivar ações que tragam resultados a curto prazo e que, em seguida, sejam implantados os aterros sanitários, para se alcançar o fim definitivo dos lixões no Rio Grande do Norte.

Além desses quatro municípios, outras 55 cidades já firmaram acordos dentro do projeto Lixo Negociado, que é desenvolvido desde 2018.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


O FGTS é insuficiente para girar o modelo econômico de Paulo Guedes

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado em 1966 no governo do Marechal Castello Branco para substituir a estabilidade no emprego por uma poupança forçada do trabalhador. O ministro do Planejamento do regime militar, Roberto Campos, autor da ideia, tinha dois objetivos: reduzir custos de demissões de trabalhadores e usar os recursos do fundo para financiar a construção civil.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, teve agora que recorrer a cerca de R$ 42 bilhões destes recursos acumulados para estimular o consumo e melhorar o sofrível desempenho do Produto Interno Bruto (PIB), que ameaça crescer menos do que 1% em 2019.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

quinta-feira, 25 de julho de 2019

A nova feira livre dará mais dignidade a quem vende e conforto a quem compra


As obras da feira livre estão a todo vapor! A construção desse sonho está sendo realizada com recursos próprios, em um investimento de quase R$ 700 mil da Prefeitura de Apodi. A nova feira livre dará mais dignidade a quem vende e conforto a quem compra.

A nova feira livre contará com 160 barracas, todas padronizadas, em um espaço maior do que já é oferecido pela Prefeitura, todos os dias pela manhã. O público também terá espaço maior para transitar entre as barracas.


A ideia é trabalhar com a construção da nova feira livre no mesmo local, que receberá pavimento no trecho central onde serão montadas as barracas – um espaço para a área verde será preservado com bancos.

Os moradores elogiaram a iniciativa e apoiaram o projeto da Prefeitura, que valoriza ainda mais a feira livre, que dispõe de 145 feirantes cadastrados atualmente, além de outros feirantes que estão na fila de espera.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

SEDRAF promove formação em produção de sementes crioulas


Acontece durante todo o dia de hoje (25) e vai até meio-dia de amanhã (26) a Formação em Produção de Sementes Crioulas.

A atividade acontece no Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTR) do Apodi e tem a realização da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte (SEDRAF), além de contar com o apoio do STTR do Apodi, Comissão Pastoral da Terra e da ASA Potiguar.


O encontro objetiva capacitar organizações, cooperativas e agricultoras/es para logo em breve comercializará suas sementes juntos ao governo do Estado para fomentar os bancos de sementes e roçados dos camponeses através do programa de distribuição de sementes do governo.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Gilvan Alves recebe vereador Júnior Carlos para discutir o pleito de 2020

Na manhã desta quinta-feira (25), o vereador do Avante Gilvan Alves, recebeu o vereador Júnior Carlos para afinar o discurso e ações em prol do pleito eleitoral de 2020.

Ambos vereadores fazem parte do bloco de oposição a atual gestão no município de Apodi. E tem buscado articular ações e projetos visando o pleito vindouro.

"É sempre bom receber amigos para discutir nossa política local. E hoje, tive o prazer de está com o vereador Júnior Carlos. Aos poucos, na base do diálogo, vamos afinando o discurso em prol de um grande projeto para Apodi", destacou Gilvan.

Os parlamentares tem mantido um diálogo de proximidade e cooperação mútua nas ações políticas e de gestão na Câmara Municipal.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Café Literário apresenta projeto da Semana de Leitura


O prefeito Alan Silveira, ao lado do secretário de Educação Elmo Alves participou, na manhã desta quinta-feira (25), do Café Literário para apresentação do projeto da Semana de Leitura. O momento aconteceu na Biblioteca Valter de Brito Guerra. Participaram do evento, gestores de escolas, coordenadores pedagógicos, equipe do Pérolas Apodi, equipe pedagógica da secretaria de Educação, e os secretários municipais Alan Rodrigues e Sabino Neto.

“Foi um importante momento literário que apresentou os projetos desenvolvidos pela Biblioteca, culminando com o lançamento do nosso projeto da Semana de Leitura, que acontecerá em setembro. Essa semana foi mais uma ação que a gestão Apodi Cidade de Todos colocou em prática por entender sua importância para a educação de qualidade”, comentou Alan Silveira.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Juiz da Comarca de Apodi visita treino da Escolinha Show Fundevap


Com muita humildade o Juiz da Comarca de Apodi, Dr. Antônio Borja Almeida Júnior levou sua palavra de motivação para os atletas da Escolinha Show FUNDEVAP na noite de ontem, durante as atividades da garotada no Estádio Antonio Lopes Filho.


Antônio Borja já foi jogador da base do Potiguar de Mossoró e também fez parte da equipe profissional, mas foi para o lado dos estudos que ele conseguiu vencer na vida. “Muito obrigado, Dr Borja por esse momento único em Apodi”, agradeceu o professor Wellington Cristino.

O juiz é um representante do Estado, é quem exerce a função primordial do magistrado. Seu papel é julgar os mais diversos casos que ocorrem em nossa sociedade, cabendo a ele a proferir a decisão, sentença e despacho, por exemplo.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Governo do RN nomeia 56 novos agentes penitenciários

A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap/RN) recebeu o reforço de 56 novos agentes penitenciários, que tiveram sua nomeação publicada na edição desta quinta-feira (25), no Diário Oficial do Estado, assinada pela governadora Fátima Bezerra.

Os novos agentes tiveram a publicação homologada após a conclusão do Curso de Formação Específica, composto por duas turmas em junho deste ano. Eles passam a integrar o quadro de funcionários da Seap/RN e estarão a disposição para compor a segurança das unidades prisionais do Estado.

"A nomeação dos novos agentes confirma o compromisso do Governo do Rio Grande Norte com o sistema prisional. A governadora Fátima Bezerra não tem medido  esforços para que a segurança do Estado seja contemplada com melhorias", afirmou o secretário de Administração Penitenciária,  Pedro Florêncio Filho.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

quarta-feira, 24 de julho de 2019

Mais de 105 milhões de pessoas podem ser beneficiadas com saques do FGTS

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, afirmou, durante evento sobre a liberação de parte do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que a instituição fará, nos próximos meses "algo que praticamente nunca foi feito". "Serão 106 milhões de pessoas que serão beneficiadas, em 270 milhões de contas na Caixa”, disse.

Os saques de contas ativas e inativas do FGTS, cuja medida provisória foi assinada nesta quarta-feira (24) pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), deve ter início em setembro.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que a população mais frágil, mais pobre, terá acesso ao FGTS.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.



Prefeito recebe secretário adjunto de Saúde do RN para tratar de futuros projetos


Na manhã desta quarta-feira (24), o prefeito Alan Silveira, acompanhado da equipe administrativa da secretaria de Saúde, esteve reunido com o secretário adjunto de Saúde do Estado, Petrônio Spinelli, para discutir a parceria do Hospital Regional Hélio Morais Marinho com a gestão municipal e outros projetos.

“Foi uma reunião bastante proveitosa, discutimos a parceria atual que a gestão municipal tem com o Hospital Regional e também sobre futuros projetos que melhorem os serviços na área da saúde para a população de Apodi e região”, comentou o prefeito.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Apodi volta a ser abastecida e previsão de normalizar é de três dias

Foto: Jânio Duarte

Realização de obra no Centro da cidade na manhã de hoje (24), na área da feira de Apodi, danificou a tubulação da Caern e por este motivo o cronograma de abastecimento da cidade teve que ser mudado. O sistema foi religado ontem (23), no final da tarde, e estava abastecendo o Centro e Parque de Vaquejada. Em função dos danos à tubulação da Caern na manhã de hoje, o cronograma de abastecimento foi mudado para área do Caic durante o dia e à noite abastecerá Caic e área do Betel.

A Caern está tomando as providências junto aos setores competentes para resolver a questão da tubulação danificada. Quando houver o reparo, outro cronograma será divulgado e por enquanto o Centro não pode ser abastecido em função da quebra da tubulação. A Caern concluiu o serviço de reparo na adutora de 500 milímetros que abastece a cidade de Apodi, no final da tarde da terça-feira (23), quando o sistema foi religado. A previsão é que a cidade esteja abastecida normalmente no prazo de três dias.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Coordenador da rede E-TEC Brasil elogia prefeito de Apodi


O coordenador geral da rede E-Tec Brasil, da Escola Agrícola de Jundiaí, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, doutor Ivan Max Freire de Lacerda elogiou o prefeito de Apodi, Alan Silveira, pelo zelo a atenção para com a educação. O ato aconteceu durante a fala de Ivan Max, na noite desta terça-feira (23), durante a cerimônia de colação de grau dos cursos técnicos em agroindústria, cooperativismo, manutenção e suporte em informática e redes de computadores da rede E-Tec Brasil.

“Eu quero aqui destacar o agradecimento e parabenizar o prefeito desta cidade Alan Silveira, por mostrar sua preocupação e sua atenção para com a educação deste município. Hoje jovens de quatro cursos estão se formando. A participação do prefeito neste evento mostra seu real interesse pela educação de qualidade. Temos turmas em várias cidades e nunca nenhum prefeito participa destes momentos. Então, parabéns Alan”, frisou Ivan Max.

Além do prefeito Alan Silveira o secretário municipal de educação e cultura de Apodi Elmo Alves, também participou da solenidade. "Noite para ficar marcada na vida de mais de 120 formandos sempre, quando posso, gosto de participar desses momentos. Parabéns e boa sorte para todos", destacou o prefeito.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Liberação de novos agrotóxicos deve reduzir custos da produção de alimentos em 10%


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou ontem (23) o novo marco regulatório de classificação de agrotóxicos, que libera mais 51 tipos de substâncias para uso no País. A medida deve baratear em cerca de 10% os custos da produção de alimentos, além de abrir oportunidades para uma atividade mais eficiente e mais moderna, segundo representantes do setor ouvidos pelo Sistema Verdes Mares.

Pesquisadores de agrotóxicos, no entanto, afirmam que a mudança de critérios para a classificação da toxicidade dos produtos pode tornar menos rígida a análise do real perigo que cada substância representa. 

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

terça-feira, 23 de julho de 2019

Caixa divulga novo calendário de pagamento do abono salarial

Os trabalhadores nascidos em julho começam a receber o benefício a partir do dia 25

A CAIXA inicia na próxima quinta-feira (25) o pagamento do Abono Salarial (PIS - Programa de Integração Social) do calendário 2019/2020. Os beneficiários nascidos em Julho são os primeiros a receber o benefício. Os pagamentos são disponibilizados de forma escalonada conforme o mês de nascimento do trabalhador. Os titulares de conta individual na CAIXA com cadastro atualizado e movimentação na conta recebem o crédito automático antecipado. Confira:


O valor total disponibilizado pela CAIXA para esse calendário de pagamentos é de R$ 16.4 bilhões para 21,6 milhões de beneficiários.

Dados Regionais
No estado do Rio Grande do Norte são 318.593 beneficiários do abono salarial do PIS, somando um valor total de R$252.523.603,00 a ser sacado.

O valor do benefício pode ser sacado até 30/06/2020 e pode ser consultado no Aplicativo CAIXA Trabalhador, no site da CAIXA (www.caixa.gov.br/PIS) ou pelo Atendimento CAIXA ao Cidadão  pelo 0800 726 0207.

Quem tem direito a sacar?
Tem direito ao benefício o trabalhador inscrito no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) há pelo menos cinco anos e que tenha trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2018 com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Também é necessário que os dados estejam corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), ano-base 2018.

Quem possui o Cartão do Cidadão e senha cadastrada pode se dirigir a uma casa lotérica, a um ponto de atendimento CAIXA Aqui ou aos terminais de autoatendimento da CAIXA. Caso não tenha o Cartão do Cidadão e não tenha recebido automaticamente em conta CAIXA, o valor pode ser retirado em qualquer agência da CAIXA, apresentando o documento de identificação oficial. O trabalhador com vínculo a empresa pública possui inscrição PASEP, e recebe o pagamento pelo Banco do Brasil.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Acelera Microcrédito do Banco do Nordeste será realizado dia 6 de agosto, em Apodi


O município de Apodi receberá no próximo dia 6 de agosto, uma série de ações que serão realizadas pelo Banco do Nordeste este ano, por meio do Acelera Microcrédito, no Rio Grande do Norte. Com o objetivo de apresentar novas oportunidades para micro e pequeno empresários de Apodi e municípios circunvizinhos, o Banco do Nordeste promoverá a feira de negócios Acelera Microcrédito.

O prefeito Alan Silveira, ao lado da vice-prefeita Hortência Regalado, recebeu no gabinete agentes do Banco do Nordeste para tratar sobre a “Feira Acelera Microcrédito", que vai ser realizada em Apodi no dia 06 de agosto às 8h da manhã, em frente à Igreja Matriz.

"Mais uma feira de negócios que vai ser realizada em nosso município que conta com o apoio da Prefeitura de Apodi, onde vários estandes serão montados para exposição de produtos, dentre outros serviços", informou o chefe do Executivo.

Estiveram presentes os secretários municipais Railton Diógenes e Gilney Morais.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Chuvas atrapalham conserto da Caern em adutora de Apodi

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) passou a madrugada desta segunda-feira (22) para terça-feira (23), no sítio Jatobá, em Apodi, na tentativa de conserto do vazamento da adutora de 500 milímetros que abastece a cidade de Apodi. As chuvas caídas na região atrapalharam o serviço e não permitiram que a equipe pudesse executar o reparo com segurança. A Caern irá esperar que o local fique em condições acessíveis, pois o local é uma “baixa”, que acumula toda água oriunda das imediações.

As chuvas continuaram na manhã de hoje (23), o que fez o serviço ser adiado, enquanto a área não oferecer segurança para realização do reparo. Ontem (22), a Caern também teve que esperar o esvaziamento da rede de abastecimento, no caso de grande diâmetro, para poder a equipe iniciar o serviço. Mas com as chuvas, ficou impossível a continuidade do reparo. Por enquanto não há previsão de religar o sistema de Apodi. Tão logo haja previsão, a Caern fará comunicado à população.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Número de microempreendedores cresce no Rio Grande do Norte

O saldo do emprego celetista no Rio Grande do Norte está negativo, segundo os últimos dados divulgados em maio pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Porém, ao mesmo tempo que o estado fecha com menos 496 empregos em relação ao mesmo período de 2018, o número de microempreendedores individuais cresceu consideravelmente e, de maio de 2018 para maio de 2019, novos 16.639 MEI’s surgiram no RN.

“O crescimento de abertura de MEI's reflete uma necessidade das pessoas a se adequarem ao momento econômico, utilizando o conhecimento adquirido com seus trabalhos para empreender em uma nova oportunidade”, analisa Daniel Carvalho, contador e sócio da Rui Cadete Consultores.

Essa mudança no cenário do mercado aponta a movimentação dos fluxos de trabalho, principalmente após a reforma trabalhista. “A reforma trouxe essa flexibilidade para as empresas, com isso está aumentando esse tipo de relação de trabalho, como a terceirização, trazendo vantagens, em vários casos, para ambas as partes”, aponta o especialista.

Por Juliska Azevedo

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Saiba quanto gastaram os deputados federais potiguares

Portal da Transparência da Câmara registra gastos de mais de R$ 1 milhão entre fevereiro até segunda (22)

Com seis meses de atividade nesta nova legislatura, eleita em 2018, os 8 deputados federais potiguares contabilizaram um custo de R$ 1.207.860,78 (um milhão, duzentos e sete mil, oitocentos e sessenta reais e setenta e oito centavos) para os cofres públicos com a cota parlamentar, segundo o Portal da Transparência da Câmara dos Deputados. O total de gastos dos 513 deputados, por enquanto, supera R$ 68 milhões com a cota.

Além do salário bruto de R$ 33.763 e da verba de gabinete de R$ 111.675,59 para pagar funcionários do mandato parlamentar, os deputados do Rio Grande do Norte têm direito a uma cota mensal de até R$ 42.731,99 para cobrir despesas em função da atividade de parlamentar.

Manutenção de escritório, aluguel de veículos, bilhetes aéreos, telefonia, alimentação, serviços postais e combustíveis são algumas das despesas pagas pela cota parlamentar. Os valores, contudo, ainda podem mudar, porque congressistas têm até 90 dias para registrar as despesas na Casa. O saldo não utilizado acumula-se ao longo do exercício financeiro, vedada a acumulação de um exercício financeiro para o seguinte.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

O craque Neto Caraúbas se junta a ídolos do Vasco e Flamengo em turnê pelo Norte do país


Recém chegado da Europa, o craque Neto Caraúbas vai visitar a região Norte do país, em jogos festivos, juntamente com o ex-goleiro Carlos Germano, ídolo do Vasco da Gama, e com Ronaldo Angelim, ídolo do Flamengo.

Os jogos festivos com os craques Neto Caraúbas, Carlos Germano e Ronaldo Angelim, vão acontecer nos estados do Amazonas e no Pará, em quatro jogos festivos, de 1° a 4 de agosto.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

segunda-feira, 22 de julho de 2019

Caern faz conserto de adutora que leva água para Apodi em trecho de difícil acesso

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está trabalhando no conserto da adutora, de grande diâmetro no sítio Jatobá, tubulação que leva água para a cidade de Apodi.

Como é preciso retirar água da tubulação para fazer o conserto, por enquanto a Caern não tem previsão de religar o sistema.

A equipe só pode acessar o local quando a quantidade de água diminuir e for segura a permanência dos empregados na área.

Eles vão permanecer durante a noite trabalhando no local na tentativa de fazer o sistema voltar. Quando o sistema for religado, a Caern divulgará novo comunicado.

Como é uma adutora enterrada foi difícil localizar o vazamento nesta rede de grande diâmetro, o que ocorreu depois de várias escavações.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Prefeito de Apodi cumpre extensa agenda administrativa, em Natal

O Gestor participou de reuniões no Tribunal de Contas do Estado (TCE) e na Caixa Econômica Federal (CEF)

O prefeito Alan Silveira cumpriu agenda administrativa nesta segunda-feira (22), em Natal (RN). O gestor de Apodi chegou a capital do estado no início dessa manhã segunda-feira (29).

Alan Silveira assinou o termo de manifesto de convênio com o Tribunal de Contas do RN para capacitação e aperfeiçoamento dos servidores que trabalham nas secretarias de Administração e Finanças. Na ocasião, o chefe do Executivo também assinou o convênio com o governo do Estado para cooperação de servidores.

"Estamos sempre buscando capacitar e aperfeiçoar os nossos servidores para qualificar cada vez mais e ofertar um serviço público de qualidade”, disse.

Em seguida Alan Silveira, ao lado da engenheira Paula Silveira, esteve na Caixa Econômica Federal para tratar de obras e recursos para o município de Apodi.

"Estamos com várias obras em andamento e outras que ainda vão começar como a Urbanização da Avenida Joaquim Teixeira de Moura, Calçamento do Bacurau I, Bico Torto, ginásio Wilson Custódio, quadra do Góis, dentre outras. Vim pessoalmente à caixa para liberar esses recursos para que possamos entregar essas obras à população”, comentou.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Feira de Arte e Cultura é discutida entre moradores de Córrego


Neste domingo (21/07) na sede da AMPC, foi realizada a primeira reunião promovida pelos moradores de comunidade para discutir a realização da VII Feira de Arte e Cultura de Córrego - FACUC. A reunião teve como pauta a análise da avaliação de feira realizada em 2018, em seguida, foram discutidas  sobre as primeiras sugestões para se trabalhar durante esse ano.

A VII FACUC será realizada de 22 a 24 de novembro de 2019 e tem como tema: Cultura, Identidade e Retratos de um povo! A feira tem o objetivo de divulgar os valores artísticos, culturais, educacionais, religiosos e comercias dos moradores da região da Areia de Apodi.

Clique AQUI e veja mais fotos.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


domingo, 21 de julho de 2019

Os valores implícitos na adjetivação de “paraíbas” ao Nordestino

Tendo estudado ou não Geografia, grande parte dos nordestinos sabe, entre estes muitos que não sabem ler e nem escrever porque dedicaram sua vida a resistir aos encautos do clima semiárido, que somos um povo diferente de todos os outros do resto do Brasil. Não foi a toa que o pré-moderno Euclides da Cunha escreveu em sua obra  OS SERTÕES que “o sertanejo é antes de tudo um forte”, quando se referiu ao aspecto climático do Nordeste brasileiro.

Somos ascendência de um povo descrito pelos cronistas portugueses da época da colonização, como é o caso do Gabriel Soares de Sousa no seu TRATADO DESCRITIVO DO BRASIL, de 1587, como selvagem e bárbaro, adjetivos direcionados àqueles índios chamados de “tapuias” que habitavam as encostas dos rio Paraíba, Maranhão e Rio Grande e eram valentes e guerreiros ao defender as suas lavouras que ora estavam sendo invadidas pelos europeus exploradores.

Não obstante, esses povos primeiros tiveram comportamentos muito parecidos com o povo de Canudos na Bahia no final do século XIX ao defenderem a sua aldeia quando o Governo da República Velha não os aceitou com suas especificidades culturais e religiosas. A descrição de Euclides da Cunha àquele sertanejo não foi, mais uma vez reafirmando, do nada.

O nordestino não foge também da descrição bastante prática e real que marca a sua característica linguística, também herdada de sua ancestralidade autóctona, dada pelo poeta Patativa do Assaré, que tão bem demonstra o espírito forte e lutador desse povo, através de seus textos originalmente escritos no nosso dialeto.

Também nos adequamos, nós nordestinos, a todas as caricaturas personalísticas propostas pelo nosso mais atual literato que o espírito ainda soa bastante vivo na nossa memória, o dramaturgo Ariano Suassuna, nosso contemporâneo “paraíba”.

Ao mundo afora, também não fugimos dos tantos efeitos de estilos que enfeitam a musicalidade, o ritmo, as melodias e notas empregados para dar sentido à arte nordestina que incendeia mundos e fundos, dentro e fora do Brasil e encanta os mais inteligentes apreciadores.

Não estaríamos tão distantes da adjetivação proposta pelo nobre Presidente Jair Bolsonaro, caso os motivos, o contexto e os fatores que lhes obrigam a descrever o nordestino como “paraíba” fossem os mesmos utilizados em todos esses contextos artísticos que descrevemos, pois são eles que revelam nossa mais nobre individualidade enquanto indivíduo social de caráter especial da nossa nação.

Não. Não ficaríamos irritados, muito menos indignados.

O problema é que, na sua fala, que até agora não sei se adquirida criminosamente ou não ou se captada por acaso, já que vivemos a Era da Tecnologia Digital e temos em mãos, quase sempre, um desses aparelhos que captam imagens e sons e podemos usá-lo de muitas formas e para atender diversos interesses, os valores de referência negativa ao povo nordestino foram veementes. Inegáveis, na sua expressão discursiva e física, na sua linguagem, que já é perceptivelmente específica.

Como sabemos que todo discurso é intencional, não há como não perceber que os valores ali difusos são amplamente negativos, para desqualificar e estimular uma retórica pejorativa, preconceituosa, que faz-nos ocupar o lugar de algo JOCOSO.

Lamentável saber que temos um presidente que tem em sua expressão física o exemplo caucasiano de gente elevadamente desenvolvida, mas, que se utiliza de um comportamento tão VULGAR para falar de “gentes” que pagam impostos, compram, vendem, trabalham, comem e bebem e têm os mesmos direitos instituídos na legislação de uma nação a qual esse senhor governa e que se orgulha, NÃO SE ENVERGONHA, do que já produziu em termos de patrimônio material e imaterial ao Brasil.

Por Mônica Freitas

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.