sábado, 20 de julho de 2019

CDP Apodi oferece programa de ressocialização por meio da música


O Centro de Detenção Provisória de Apodi está implantando um projeto pioneiro no sistema prisional do Rio Grande do Norte, denominado 'Tocando a Liberdade' e com objetivo da ressocialização de internos através da cultura.

O projeto prevê aulas práticas de música e composição, e conta com 10 internos inscritos e inicialmente contará com aulas de violão, conduzidas pelo músico local Israel de Souza, membro da Igreja Adventista do 7º Dia de Apodi, que se voluntariou para as oficinas ministradas nas instalações do CDP.

A iniciativa foi apresentada ao titular da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap/RN), Pedro Florêncio, e conta com o apoio do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da Promotoria de Apodi. O secretário estuda a possibilidade de institucionalizar o projeto, ampliando para outras unidades prisionais.

O diretor do CDP, Márcio Morais explica que os internos interessados foram selecionados de acordo com o comportamento e ligação com a música ou cultura. “Compramos cinco violões para dar início ao trabalho, mas outros instrumentos musicais vão ser adquiridos para fortalecer as atividades musicais das oficinas. Se alguém tem algum instrumento musical em casa sem ser utilizado e desejar doar para o nosso projeto, será bem vindo", comentou.

A unidade de Apodi é referência em projetos de ressocialização, com iniciativas reconhecidas em todo o estado, como: “Valendo a liberdade”, “Varrendo a violência empregando a paz”, “Construindo a liberdade”, “Educando para a liberdade”, além do “Tocando a liberdade”.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Driblando o desemprego

A Esplanada dos Ministérios é endereço certo de praticamente todas as manifestações que acontecem na Capital do Brasil. Os mais variados protestos, contra tudo e a favor de qualquer coisa acontecem ali. Difícil uma semana que não haja centenas e às vezes milhares de pessoas indo àquele cenário para elogiar ou falar mal das autoridades atuais ou ex mandatários, das questões que afligem setores da sociedade etc.

Esse nosso amigo aí da foto é um exemplo perfeito do cidadão que tem de se virar para vencer a crise do desemprego. É um dos 13 milhões de brasileiros que não conseguem posto de trabalho. Para conseguir algum dinheiro, usa a criatividade. Ele mesmo idealizou e construiu um carrinho de tábuas com pneus de bicicleta. Na verdade, é uma banca de produtos. Aliás, uma vitrine móvel na qual apresenta uma curiosa variedade de pequenas mercadorias.

Para a grande maioria, são somente momento de abrir a voz contra algum lance do poder. Para ele, não. Não está nem aí para as questões da política. Ao contrário, é pura oportunidade de negócio, de faturamento. Oferece a preços módicos quinquilharias de baixo custo. Tem de bótons de “Lula livre!” a “Moro Neles!”. Estatuetas da Justiça e miniaturas de pistolas. Bandeirolas de “Volta Dilma” e de “Viva Bolsonaro”. Chaveiros com a estrela do PT ou com apoio à Operação Lava-Jato. Doces e salgados.

Ao fim de cada manifestação, arrecada entre 90 e 100 reais. Torce para que haja passeata todos os dias porque é com elas que garante esse faturamento. Ainda que pouco, consegue sustentar a família.

Por Orlando Brito

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.



Fiz uma conta ligeiro

Se juntar todo dinheiro
Dessa tal corrupção
Mata a fome em todo canto
E ainda sobra outro tanto
Para saúde e educação.

(trecho de Receita da Fome, de Bráulio Bessa)

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

sexta-feira, 19 de julho de 2019

Programa Saúde na Escola (PSE) atendeu 104 crianças da região da Pedra


No intuito de promover o enfrentamento de vulnerabilidades, ampliar as ações de saúde e apoiar o processo intersetorial na busca de melhorar a saúde dos estudantes da rede pública o município de Apodi foca no Programa Saúde na Escola (PSE).

As ações estão realizadas em todas as regiões, tendo como público alvo os alunos da rede municipal de ensino, provenientes das escolas localizadas no município.


O Programa Saúde na Escola (PSE) foi realizado nessa sexta-feira (19) na região da Pedra, com atividade física, avaliação antropométrica e escovação dentária, 104 crianças participaram do evento, distribuição de kits odontológicos, lanches e a participação do grupo de Capoeira.

O secretário de saúde, Sabino Neto ressalta que o processo engloba os profissionais da Saúde e da Educação de forma continuada e intersetorial. “O trabalho conjunto busca a melhoria da saúde dos educandos, evitando assim as ausências por problemas de saúde que por vezes motivam a evasão escolar”.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Capacita SUAS 2019 foi encerrado em Apodi


A secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social de Apodi encerrou o Capacita SUAS 2019 com chave de ouro, nesta sexta-feira (19). Foram cinco dias de palestras e aprimoramento dos serviços, concluindo com as apresentações dos serviços exitosos no município.


“Foi uma semana de muito aproveitamento e capacitação para os servidores. Nosso objetivo é crescer e melhorar o atendimento aos usuários cada vez mais”, comentou a secretária Itamara Sena.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Sobre governar na primeira pessoa, ou sobre um governo que exerce pequenos poderes

Você já cruzou com alguém assim. 

Pode ter sido o porteiro de um prédio, o segurança de um shopping ou mesmo um profissional de outra área qualquer a quem foi atribuído um conjunto de regras que o sujeito deve ajudar a impor. 
E ele o faz, sem pestanejar, tornando-se o Senhor Supremo daquelas pequenas normas. 
O que eram para ser regras de convívio, passam a ter peso de Constituição, que ele impõe com rigor de fé, sem dó nem piedade. 
E pobre de quem entrar com o cachorro pela porta social. 
Pequenos Poderes revelam o ditador medíocre que existe dentro da gente. E são o álibi que permite transformar autocrítica em autoafirmação. 
Pequenos Poderes são mais evidentes em gente ignorante, tacanha, que boa parte da vida apenas recebeu ordens e agora, subitamente, pode mandar. 
Mas não pense que os Pequenos Poderes são característicos apenas de gente simples. 
Que nada. 
Está aí o nosso presidente que não me deixa mentir. 
Na época da eleição, quando eu dizia que Bolsonaro era um perigo não apenas porque era um completo despreparado, mas porque trazia de volta um ranço ditatorial que a gente levou 30 anos para se livrar, tomei muita pedrada. 
Pedrada de gente que não enxergava, ou não enxerga até hoje, a vocação do presidente a exercer esses Pequenos Poderes. 
Bolsonaro é esse cara que nunca deu ordens. Sempre recebeu. 
Como militar convidado a se retirar ou como baixo clero, nunca foi protagonista de nada. 
Estava na cara que, uma vez presidente, ia se lambuzar de poder. 
Aí está. 
O zelador do país. 
Lembram quando ele censurou um filme do Banco do Brasil porque não condizia com seus próprios valores? Então. 
Ontem, deu no Meio, mais essa do mandatário:

“Agora pouco, o Osmar Terra e eu fomos para um canto e nos acertamos. Não posso admitir que, com dinheiro público, se façam filmes como o da Bruna Surfistinha. Não dá. Ele apresentou propostas sobre a Ancine, para trazer para Brasília.”
O que mais me preocupa nessa frase, não é a censura implícita a um tema específico. O que mais me preocupa é o “não posso admitir”, assim, na primeira pessoa. 

Ele não pode admitir. 
E por isso, 200 milhões de brasileiros terão que se submeter a seja lá o que ele decidir. 
Percebem?
Governar na primeira pessoa é o que este homem faz. 
De grão em grão, vai infiltrando seus preconceitos e seu despreparo em nossa Cultura. 
Na Educação. 
Na vida cotidiana. 
E nós, como temos mais o que pensar, vamos aceitando seus Pequenos Poderes. 
Quer prova maior de nossa conivência do que essa história de colocar o filho na embaixada de Washington?
Essa terrível ideia de colocar seu próprio filho como embaixador nos EUA é, de novo, governar em primeira pessoa. 
Não importa o interesse do país. Interessa apenas sua própria agenda. 
E os bolsominions batem tambor para ele dançar. 
Se lambuzam por tabela quando percebem que o sujeito vai botar ordem na casa. Vai acabar com essa libertinagem dos gays pra lá e pra cá. Vai botar ordem nesse país que estava uma bagunça. Vai acabar com essa besteira de estudar filosofia.
Porque, aos poucos, os Pequenos Poderes contaminam outros poderes. 
E liderar na primeira pessoa vira algo aceitável. 
Vejam o Toffoli:
A Receita Federal começou a pedir explicações a empresas que contrataram os serviços de sua mulher. As investigações incluíam também a mulher de Gilmar Mendes. 
Pois exercendo seu poder de primeira pessoa, Toffoli proibiu que Receita informe o Ministério Público sobre irregularidades que encontrarem sem consultar, antes, o Judiciário.
É tudo a mesma coisa, percebe?
Tudo parte dessa nova ética que vai se estabelecendo pouco a pouco. 
É assim que vamos perdendo a liberdade. 
Não é com tanques na rua. 
É bem pior que isso.


Por Mentor Neto

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Prefeitura de Apodi inicia obras de recapeamento asfáltico

A Prefeitura de Apodi, através da secretaria de Obras, deu início na manhã dessa sexta-feira, 19, aos trabalhos de recapeamento asfáltico na Avenida Moésio Holanda, esta importante avenida dá acesso ao bairro Bacurau I.

"O trabalho é contínuo no intuito de tapar os buracos dos calçamentos, recuperação de meio fio, dentre outros serviços. Agora estamos trabalhando nas avenidas asfaltadas realizando o recapeamento asfáltico, com isso deixando nossa cidade cada vez melhor para se viver", frisou o prefeito Alan Silveira.

Outras localidades de Apodi também serão contempladas com ações de recapeamento e também pela operação tapa-buracos.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Livro: Resgate das eleições municipais e dos administradores de Apodi

Rumo ao Palácio Francisco Ferreira Pinto. 1833-2020 e outros acontecimentos

Biografia do Autor

Raimundo Marinho Pinto (Pitinho) nasceu em 9 de agosto de 1944, no sítio Poço Vermelho, zona rural, município de Apodi-RN. Filho do casal Francisco de Oliveira Pinto e Maria das Dôres Pinto, que deixaram 10 filhos.

Raimundo Pinto aprendeu as primeiras letras nas escolas particulares localizadas nas proximidades onde morou. Frequentou a escola da “palmatória” da professora Joana Ester Soares (Joaninha de Bemvinda). Concluiu a 4ª e 5ª séries ginasial na Escola Estadual Ferreira Pinto com as professoras Ester Noronha e Lourdes Mota e formou-se na faculdade da vida.

Sem ter curso superior, não abandonou a leitura tanto é que durante mais de trinta anos tornou-se “Esmiuçador de Biografias e Fatos Históricos”. Leu milhares de livros dentre eles o livro “501 grandes escritores” (um guia abrangentes sobre os gigantes da literatura).

Estudando esse livro o que mais o impressiou não foi Platão, Balzac, Homero, Horácio, Vigílio e Voltaire. Foi, sim, Aristóteles pelos seus convencimentos e Santo Agostinho pelos seus ensinamentos. Também leu o livro, Quem é Quem, 500 biografias, artistas; líderes políticos; empresários; escritores; cientistas; atletas e religiosos. Também leu os livros do nosso mestre Luis da Câmara Cascudo e de tantos outros historiadores, inclusive os de nossa terra.

Casado com Ivanice Lopes Pinto, no religioso e no civil em 13-07-1969, o celebrante foi Padre Manoel Balbino, na igreja matriz desta cidade, desse matrimônio tiveram três filhos: Raniere Kleber; Rokátia Kleânia e Kelly Regina. Avô de Mayara Vitória, (filha de Kleber e Claudia Mota). Raimundo é o segundo filho de uma prole de 10 irmãos, todos vivos.

Atividades: aos 7 anos de idade trabalhou na roça ajudando ao seu pai, foi pastorador de passarinhos e botador d'água nas residências de pessoas abastadas na cidade.Exerceu as profissões de sapateiro, carpinteiro e comerciante.

Também funcionário público estadual, nomeado em 10 de fevereiro de 1966, no quadro da Secretaria da Educação e Cultura do Estado do RN, na gestão do então governador Monsenhor Walfredo Gurgel, lotado na Escola Estadual Professor Antônio Dantas nesta cidade. Aposentou-se conforme diário oficial nº 10.313 de 27-08-2002 na gestão do então governador Fernando Freire. Foi representante do IPE-Instituto de Previdência dos Servidores do Estado – RN no município de Apodi na gestão do então governador Geraldo Melo. Auxiliar do Sindicato Rural de Apodi desde 1998 e representante do SENAR/RN no município de Apodi desde 1998. Militante do velho MDB durante a ditadura militar, ficou  fichado no SNI como protagonista desse partido no município de Apodi.

Ultimamente é esmiuçador de biografias, de fatos históricos e escritor. Clique AQUI e continue lendo.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


quinta-feira, 18 de julho de 2019

Em reunião ordinária Conselho de Acompanhamento do Fundeb analisa prestação de contas


O Conselho de Acompanhamento e Controle Social (CACS) do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação de Apodi/RN reuniu-se na manhã dessa quinta-feira (18), no Sindicato dos Trabalhadores Público Municipais de Apodi, para a análise de prestações de contas.

Para o presidente do conselho, professor Ozamir Lima, "todo município deve ter um Conselho Municipal de Fiscalização, que tem como função acompanhar a aplicação dos recursos do FUNDEB e, ao mesmo tempo, ser o elemento de ligação entre a sociedade e os dirigentes municipais".


Para assegurar o trabalho imparcial e isento dos conselheiros, a Lei nº 11.494  protege os membros do Conselho e evita que sejam prejudicados por ajudar no controle dos recursos públicos, a lei prevê regras como o impedimento de exoneração ou demissão sem justa causa de professor, servidor ou diretor de escola, que participe do conselho. Representantes dessas mesmas categorias, quando na função de conselheiros, não podem ser transferidos ou afastados do trabalho.

Segundo o Presidente, "esse controle visa garantir a correta destinação dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação por isso vê a tamanha importância do CACS–FUNDEB no âmbito do desenvolvimento de uma educação de qualidade".

A reunião contou com a participação do contador da prefeitura, Senhor Francisco De Assis Brito.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Nonato Atacarejo compra imóvel para instalar loja em Apodi

Imóvel onde funcionou o motel Libido receberá a nova loja do Nonato Atacarejo. Crédito da foto: Carlos Costa

O grupo Nonato Atacarejo vai apostar na economia do Médio Oeste do Rio Grande do Norte, a partir do município de Apodi, distante 78 quilômetro de Mossoró. Uma loja será construída para atender a população local e de cidades vizinhas como Felipe Guerra, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes, Itaú e Caraúbas.

Para construir e instalar a nova unidade, o grupo mossoroense adquiriu o imóvel onde funcionou o “Motel Libido”, à margem da BR-405, na entrada de Apodi. O negócio foi concluído nesta semana.

A obra deve ser iniciada até o final do ano. O projeto está sendo elaborado por um escritório de arquitetura de Mossoró.


A ideia inicial é de instalar em Apodi uma loja nos moldes da unidade matriz e da filial no município de Assu.

Por César Santos – Jornal DeFato

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Prefeito acompanha alunos de Educação Especial ao novo viveiro de mudas


O prefeito Alan Silveira acompanhou, na manhã desta quinta-feira (18), os alunos do Centro Regional de Educação Especial Geovania Andrade, numa aula de campo na Secretaria Municipal de Agricultura.


"Nossa primeira turma de campo no novo viveiro de mudas de Apodi. Implantamos no nosso governo para reflorestamento e arborização, também para aulas de campo. Feliz em ver o futuro do nosso Município aproveitando essa nova área”, comentou Alan Silveira.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Aniversário: Escolinha de Futebol da Fundevap completa 4 anos de atividades


A Escolinha de Futebol da Fudevap completou no dia 16 de julho, quatro anos de atividades. E são muitos os motivos para comemorar. Este ano, a escolinha continua com o projeto de descobrir novos talentos, assim como também continua participando de campeonatos e jogos amistosos.


A comemoração foi ontem à noite após as atividades de todas categorias, depois teve o tradicional bolo com suco para os atletas e familiares. Wellington Cristino avisa que continua com vagas abertas. Não perca esta oportunidade. Venha para a Escolinha Show de Futebol da Fudevap você também!

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

quarta-feira, 17 de julho de 2019

Governo confirma liberação das contas ativas do FGTS; anúncio será nos próximos dias

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (17) que o anúncio para liberação das contas ativas do FGTS e do PIS/Pasep deve ocorrer ainda nesta semana. Ele frisou que isso representaria "uma pequena injeção na economia" e ressaltou que a atividade já começa a dar sinais de recuperação.

Já o ministro Paulo Guedes informou que até 35% do valor depositado pelo empregador atual poderá ser retirado das contas. O percentual dependerá da renda do trabalhador, englobando quatro perfis.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.



Duas jovens de Viçosa foram selecionadas para a Seleção do RN de Handebol

Mais uma vez o município de Viçosa, no interior do Estado, se destaca no esporte e agora duas jovens foram selecionadas para compor a equipe de Handebol do Estado do Rio Grande do Norte.

As atletas foram selecionadas para o Campeonato de Seleções Cadete de Handebol - Nordeste, de 14 a 16 anos, nos naipes Masculino e Feminino, que será realizado em Maceió/AL, de 30 de julho a 4 de agosto.

Kerly Mirelly jogará na ponta direita e relata a sensação de participar de um evento tão importante para o Nordeste: “É uma sensação incrível, saber que eu vou representar o Rio Grande do Norte, e é maravilhoso ter o apoio da minha família, do meu treinador, e dos meus amigos, enfim, é uma felicidade muito grande pra mim, estou muito feliz”, comemora.

“Eu me sinto muito orgulhosa por ter conseguido. Deus, meu treinador e minha família sabem o quanto me esforcei para que chegasse a esse resultado. O rosto que as pessoas fazem quando digo que sou de Viçosa é engraçada, pois muitos nunca ouviram falar da tal cidade por ser do interior, que é tão destacada no esporte. Sinto muito orgulho e gratidão, pela conquista”, frisou Katiany Sabino que será armadora direita.

Na última semana as jovens se deslocaram até a capital potiguar para participarem dos treinamentos, as mesmas foram acompanhadas pelo professor Washington Barbosa e estão recebendo total apoio da administração municipal.

Assessoria de Comunicação
Josimar Lopes

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Prefeito recebe mulheres que participarão da Marcha das Margaridas, em Brasília


O prefeito Alan Silveira e a vice-prefeita Hortência Regalado, juntamente com a secretária da Mulher, Valdênia Morais, e da secretária em exercício de Desenvolvimento e Assistência Social Itamara Silveira, receberam na manhã desta quarta-feira (17) no Gabinete Civil, uma comissão de mulheres membros do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi - STTR. As mulheres participarão da Marcha das Margaridas, que acontecerá no próximo mês em Brasília.

“Nossa gestão é adepta ao diálogo. Ouvimos as mulheres e nos comprometemos, dentro da legalidade, de apoiar as 20 mulheres de Apodi que participarão da Marcha em Brasília”, comentou o prefeito.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Atletas da cidade de Apodi/RN são campeões da fase regional da 'Divisão B' dos jogos abertos do Paraná

Abner e Maiquinho - dois craques do Futsal

O ala Maiquinho e o goleiro Abner Targino, compõem o elenco da equipe do São José dos Pinhais/Master Cargas, que conquistou o título após vencer nos pênaltis os selecionados do Fazenda Rio Grande, na tarde do último domingo (14/07), no Ginásio da Vila Olímpica, em Campo Grande.

Com a conquista do título, o time São-Joseense garantiu vaga na fase final do torneio, que acontecerá no mês de agosto, na cidade de Ivaiporã. A equipe voltou à quadra ontem (16/07), em Paranavaí, onde enfrentou o São Lucas em um duelo decisivo pela Série Ouro do Paranaense de Futsal.

PLACAR FINAL:
São José 04 (04) × (02) 04 Fazenda Rio Grande
Informações: Página São José dos Pinhais Futsal.
Texto: Página "Esporte em Alta" por Matias Cavalcante.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


VII Feira de Arte e Cultura de Córrego

Feira de Arte e Cultura de Córrego mobiliza toda comunidade da região da Areia

Uma comunidade que serve aos seus cidadãos, o distrito do Córrego é uma espécie de liderança comunitária que possui um conjunto de líderes que atuam na comunidade, buscando articular o desenvolvimento de seus componentes econômico, social, ambiental e cultural de maneira integrada. Uma variedade de eventos que busca o compromisso com o bem estar da comunidade através da escuta, da reflexão, da ação. Em poucas palavras: 'servir à comunidade e seus cidadãos'.

A Feira de Arte e Cultura de Córrego têm o objetivo de mostrar os valores artísticos e culturais da comunidade da região da Areia do município de Apodi.

O evento conta com exposições, apresentações culturais e diversos concursos. Tudo acontece no Centro Comunitário nos dias 22, 23 e 24 de novembro de 2019.


Parabéns, aos amigos e amigas. Sou um profundo admirador dos eventos que vocês realizam.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Prefeito recebe visita do diretor da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer


O prefeito de Apodi, Alan Silveira recebeu no gabinete na tarde desta terça-feira (16), o diretor da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC), Sérgio Catardo, membros do GASPEC e o secretário municipal de Saúde, Sabino Neto. Para tratar sobre duas grandes ações que serão realizadas para os profissionais da área da saúde, para os pacientes Oncológicos e a população.

"Iremos realizar em parceria com GASPEC e a LMECC o 'Primeiro Simpósio da Liga Mossoroense de Estudo e Combate ao Câncer em Apodi' e o 'Projeto Integração', serão duas grandes ações na saúde, em breve divulgaremos mais detalhes", disse o chefe do Executivo.

"Nosso respeito para com este trabalho é total, e a cada dia mais aprendemos com as voluntárias lições de abnegação, trabalho, respeito e amor pelo semelhante. A Liga sabe que conta com o apoio do Governo Municipal, e queremos que esta relação positiva com Apodi se amplia cada vez mais", acrescentou.

A Liga Mossoroense tem como missão o combate ao câncer, oferecendo uma assistência humanizada aliada à alta qualidade de seus profissionais e o uso da mais moderna tecnologia na área.

Seja um Amigo da Liga. Clique AQUI e saiba mais.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

2° Cia da PM tem alojamento ampliado pelos internos do CDP de Apodi

Outros detentos também estão trabalhando em outras áreas da cidade

Internos do Centro de Detenção Provisória de Apodi estão trabalhando na ampliação do alojamento dos policiais, da 2° Companhia de Polícia Militar, do município de Apodi. Os recursos foram autorizados por meio do Poder Judiciário da cidade, proveniente de penas pecuniárias.

A Companhia de Polícia Militar do município é responsável pela segurança de cinco cidades, entre elas estão, Apodi, Itaú, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes e Felipe Guerra. O trabalho realizado no local está sendo totalmente feito pelos internos do CDP do município.

De acordo com o Diretor da Unidade Prisional, Márcio Morais, outras equipes também estão trabalhando em outros locais como, o Fórum da cidade e também na fabricação de vassouras, dentro do CDP. “O trabalho é importante na ressocialização do apenado, o qual eles se reeducam na sociedade por meio da qualificação profissional”, enfatizou.

O Sistema Prisional do Rio Grande do Norte vem se destacando por meio dos pilares traçados, pelo secretario Pedro Florêncio, o qual visa a ressocialização dos internos, no âmbito educacional, do trabalho, na saúde, na transformação, como também na inclusão social pós-liberdade.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

terça-feira, 16 de julho de 2019

Secretário apresenta programa Corte de Terra 2020


O secretário de Agricultura, Elton Rosemberg e sua equipe técnica se reuniram na sede da secretaria, na manhã desta terça-feira (16), com os representantes das comunidades rurais da região do Vale para a realização da apresentação do Programa Corte de Terra 2020. Na ocasião, também foi lançado o início do cadastramento e a prestação de contas do programa referente ao ano de 2019.

“Montamos um cronograma de reuniões para apresentarmos o projeto do programa para 2020. Hoje, realizamos a reunião com representantes da região do Vale e, ao longo da semana iremos apresentar às demais regiões, sendo dia 17, região da Chapada, dia 23, com os representantes de associações beneficiários do programa (por óleo). Dia 24, região da Areia e dia 25, região da Pedra”, informou o secretário Elton.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Simplificação tributária. Ou não…

O Instituto Brasil 200 propôs, no início de julho, uma fórmula maravilhosa para simplificação tributária. Será um imposto único. Uma taxa de 5% sobre a movimentação de dinheiro no sistema bancário. Iria substituir todos os tributos, taxas e tarifas existentes, umas noventa. Como ninguém pensou nisso antes? Alguns exemplos podem nos mostrar o porquê.

Pense no governador de um estado pequeno, debatendo-se com suas contas do mês. Chega dia trinta e os impostos vão entrando. Luz, telefone e água pagam ICMS de 17, 18, 20% ou mais. “É minha receita mais certa”, lembra o governador. Pois é, com a reforma do imposto único, essa entrada de recursos garantida, inelástica, cai para 5%. Mas é uma fatia a ser rateada com a União e os municípios. O estado vai levar uns 2%. Perdeu 90% da melhor receita.

Agora, o imposto é único. Substitui tudo, inclusive imposto de renda e INSS. Chega dia seis e o governador tem que pagar os salários e pensões. “Minha maior despesa”, lamenta-se nosso personagem. Aquele chefe de gabinete que ganha dez mil, descontado o imposto na fonte, recebe 6.500 reais líquidos. Pois é, com o imposto único, acabou o desconto na fonte. O governador vai ter que arrumar, ali na lata, mais 3.500 para o funcionário que ganha 6.500. Não tem prazo de ajuste, atraso, sonegação ou renegociação. A maior despesa do estado aumenta 50%.

Pensa. Nosso governador perde 90% da receita mais certa e sofre mais 50% na despesa mais dolorida. Aí, corre no Presidente chorando as pitangas. “É ruim, também perdi receitas”, chora Bolso desconsolado, lembrando das suas quarenta taxas contingenciadas que sumiram.

Na hora que faz essas continhas, o governador foge da ideia. Não vai rolar.

Por Bernardo Lins

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


UBS's do Bamburral e Córrego oferecem atendimento diferenciado à população da zona rural

A Atenção Básica é a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), capaz de solucionar cerca de 80% dos problemas de saúde da população

As Unidades Básicas de Saúdes (UBS's) da comunidade de Bamburral, na região do Vale, e a do distrito de Córrego, região da Areia, realizaram mais um atendimento noturno diferenciado. O atendimento foi realizado na noite dessa segunda-feira (15).

Cerca de 80 atendimentos entre consultas médicas, odontológicas e atendimento de enfermagem foram ofertados, além de uma palestra promovida pelo GASPEC, na UBS do Córrego, sobre câncer cabeça e pescoço, em alusão à Campanha do Julho Verde.


O funcionamento em horário diferenciado já promove resultados visíveis, principalmente na saúde preventiva. “Nós percebemos que o número de cidadãos aumentou, não só para tratamentos de saúde crônicos, mas para a prevenção de doenças como câncer e prevenção da saúde do homem. Isso só aconteceu quando a gente colocou um profissional depois das 18 horas para atender essa população que tem dificuldade de procurar as unidades de saúde no horário comercial”, ressalta o secretário Sabino Neto.

O impacto dessa gestão de ampliação de horário é refletido na melhoria da qualidade de vida dos pacientes. Apodi é muito mais saúde!

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Injeção de dinheiro da economia

Nos próximos dias, no embalo da aprovação da reforma da Previdência, o Governo deve anunciar uma série de medidas para injetar dinheiro da economia, como a liberação do FGTS e o programa de privatizações.

Bolsonaro e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, estão decididos a aprovar projetos que beneficiem o Governo Federal com recursos de curto prazo.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

segunda-feira, 15 de julho de 2019

Capacitação com os profissionais da rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)


A Secretaria Municipal e o Conselho de Assistência Social de Apodi estão realizando, durante toda esta semana, uma capacitação com os profissionais da rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A ideia é melhorar estratégias de trabalho e garantir a formação continuada dos seus trabalhadores.


O objetivo é de garantir oferta de formação e capacitação permanente para profissionais, gestores, conselheiros e técnicos da rede socioassistencial do SUAS para a implementação das ações dos Planos de Educação Permanente, aprimorando a gestão do SUAS.

"A Semana de Capacitação começou nesta segunda-feira (15) e vai até a próxima sexta-feira. Nesses cinco dias iremos trocar experiências, dialogar e descobrir como melhorar ainda mais os nossos serviços", destacou a secretária de Assistência Social do município, Itamara Sena.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Prefeitura discute Semana do Estudante


A Prefeitura de Apodi, com o compromisso de continuar desenvolvendo a cultura estudantil, promoverá a Semana do Estudante. O objetivo é promover a integração dos estudantes, elevar o nível cultural, despertando o interesse das novas gerações a praticar de atividades de artes cênicas e visuais, música, dança, poesia e esporte.

Na manhã dessa segunda-feira (15), o prefeito Alan Silveira esteve reunido com a vice-prefeita Hortência Regalado para discutir e planejar a Semana do Estudante e a primeira edição do acampamento "Juventude em Foco" que ofertará um final de semana no mês de agosto, com capacitação baseada na liderança e protagonismo jovem, fechando a programação da Semana do Estudante.

Também participaram da reunião, o secretário adjunto de Juventude, Ronyelisson Silveira, o assessor de Cultura, Emerson Medeiros e a educadora social do programa Pérolas, Mayara Morgana.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Prefeitura informa sobre mudança do local da Feira Livre

Feira Livre terá seu local de funcionamento alterado

Começa em Apodi a realização de um sonho antigo. A Prefeitura de Apodi, por meio da secretaria de Obras, informa que em razão das obras da modernização da Feira Livre a serem realizadas a partir dos próximos dias. A tradicional Feira Livre terá seu local de funcionamento alterado, funcionários e feirantes já iniciaram a retirada das bancas para o novo local, as barracas já estão sendo montadas na praça São Francisco.


"Estamos fazendo a mudança dos feirantes para que comece a obra de modernização da Feira Livre de Apodi. Uma obra que vai ser realizada toda com recursos próprios, são em torno de R$ 700 mil, e a empresa vai começar o serviço ainda esse mês", comentou Alan Silveira.

O transtorno passa, o benefício é para sempre!

Voltando à normalidade após a conclusão da obra que tem um prazo de 5 meses.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.