sábado, 11 de maio de 2019

Escolinha Show FUNDEVAP homenageia as mães dos atletas


Ao final do treino de ontem (10), da Escolinha Show FUNDEVAP, o professor Wellington Cristino presenteou cada mãe com uma linda rosa, em comemoração ao Dia das Mães, os atletas entregaram a cada uma.



Feliz Dia das Mães. Aqui não é só futebol!

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

O grito nordestino

Os governadores do Nordeste tiveram um encontro com Bolsonaro, na última quinta-feira, mais amplo e participativo do que esperavam. Trataram de vários assuntos, começando com a queixa do bloqueio de 30% no orçamento das universidades e dos institutos federais. Pediram a prorrogação e ampliação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Eles disseram que apoiam a reforma da Previdência desde que sejam feitas alterações na proposta enviada ao Congresso Nacional, em temas como aposentadoria rural e benefício de prestação continuada (BPC). "Foi importante reiterar estes pontos divergentes, ao ponto em que colocamos que aceitamos o diálogo", disse o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB).

"A posição da região Nordeste, firme, é de que também defendemos a necessidade de mudanças para o equilíbrio na Previdência", acrescentou o governador do Piauí, Wellington Dias. Acrescentou que os governadores colocaram como prioridade a prorrogação do Fundeb, mas também mostraram a "posição firme" contrária ao bloqueio no orçamento. "Na educação, nós colocamos como prioridade um cronograma para a renovação do Fundeb", disse.

"A posição firme dos governadores do Nordeste no sentido de pedir que pudesse haver uma revisão em relação ao corte nas universidades", acrescentou. "Fizemos um apelo ao presidente no sentido de rever o corte que foi anunciado junto as universidades federais e aos institutos federais. Fizemos este apelo levando em consideração o papel e a presença fundamental que têm estas universidades e institutos federais em todo o Brasil", afirmou a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra.

"Foi importante reiterar estes pontos de divergentes, ao ponto em que colocamos que aceitamos o diálogo", disse o governador do Maranhão, Flávio Dino. Já o governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), disse que as mudanças poderão ampliar os votos favoráveis à reforma. Ele reforçou a posição de que as mudanças previdenciárias alcancem servidores estaduais e municipais. Blog do Magno Martins

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

sexta-feira, 10 de maio de 2019

Internos trabalham em construção no CDP de Apodi

Diretor conseguiu recursos por meio de um projeto

Os internos do Centro de Detenção Provisória de Apodi, estão trabalhando na construção de compartimentos da unidade, com recursos de um projeto que o diretor da Unidade, Márcio Morais encaminhou ao Poder Judiciário, por meio da Comarca da Cidade.

R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais) é o custo que toda obra terá. Com esse recurso, já foram construídas a cela triagem e o muro para a segurança da unidade. No momento, os internos estão construindo uma sala de aula que dará mais segurança a eles, como também aos professores. A recepção e a sala de videoconferência serão as próximas obras dos internos.

Com a finalização dessa sala que está em andamento, os internos passarão a ter uma sala específica para os estudos, pois a que eles utilizam é a mesma usada para palestras e cultos. De acordo com o diretor da unidade, "as aulas acontecem pela manhã e tarde e que ela é fundamental na ressocialização dos internos".

A construção das salas voltada para a educação e remissão faz parte das diretrizes traçadas pela gestão do secretário de Estado e Administração Penitenciária (SEAP), Pedro Florêncio Filho.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Atenção, Portalegre! Trouxemos conosco uma conexão feita sob medida para você!


Instalação grátis para os 50 primeiros cadastros.

A Hipernet já se encontra em pleno funcionamento na cidade de Portalegre e vai deixar a cidade serrana cada vez mais conectada.

Internet fibra óptica, Wi-Fi grátis, assistência presencial e muito mais. Temos uma equipe qualificada e disponível pra te ajudar! Faça seu cadastro pelo telefone (84) 99906-5027.

Instalação Gratuita para os 50 primeiros. Imperdível!

#Hipernet #Portalegre #Internet #Velocidade #Conexão

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Apodi sediou o último dia do ciclo das oficinas do Busca Ativa Escolar e Conviva Educação


O prefeito Alan Silveira e a vice-prefeita Hortência Regalado, ao lado dos secretários municipais Elmo Alves, Isiany Medeiros e Sabino Neto, participaram na manhã desta sexta-feira (10), da solenidade de abertura das oficinas do Busca Ativa Escolar e Conviva Educação. O evento aconteceu no auditório do Campus do IFRN.


Apodi sediou o último dia do ciclo das oficinas. Evento organizado pela Prefeitura de Apodi, por meio das Secretarias Municipais de Educação, Assistência Social e Saúde. Promovido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Norte (UNDIME-RN), Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual da Educação e da Cultura (SEEC) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF Brasil), com o objetivo de qualificar as equipes municipais da gestão, como também no combate à exclusão escolar. O encontro contou com a participação de 20 municípios. Apodi, Caraúbas, Governador Dix-Sept Rosado, Itaú, Janduís, Felipe Guerra, Lucrécia, Martins, Messias Targino, Olho D’água do Borges, Patu, Portalegre, Riacho da Cruz, Rodolfo Fernandes, Serrinha dos Pintos, Severiano Melo, Taboleiro Grande, Umarizal, Viçosa e Rafael Godeiro.


A plataforma é um sistema de gestão gratuito voltado ao dirigente municipal de educação e às equipes técnicas das secretarias. “Temos defendido o aperfeiçoamento da gestão na secretaria municipal de educação e a plataforma vem pra auxiliar os dirigentes nas ações”, disse Elmo Alves.


A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a Undime, o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).


As oficinas ocorreram em cinco polos, nas cidades de Natal, Serra Negra do Norte, Assú, Pau dos Ferros e Apodi.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

STTR de Apodi participa de audiência pública sobre projeto de Compras Públicas (PECAFES) e agricultura familiar


Durante a tarde de ontem (9) o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTR) de Apodi esteve participando da audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do RN proposta pela deputada estadual Isolda Dantas. O auditório da ALRN esteve lotado de representantes de movimentos sociais, agricultores e agricultoras, sindicatos e cooperativas.


O presidente em sua fala reafirmou a alegria em testemunhar o debate sobre um PL que dar visibilidade ao campesinato, através do fortalecimento da Agricultura Familiar viabilizando mercados institucionais. “Reforço aqui o pedido da cadeia produtiva do arroz vermelho, para que se garanta a comercialização deste produto para abastecer órgãos governamentais e sirva de base alimentar para escolas, restaurantes populares, hospitais, e outros”.


“Ao meu ver, a audiência mostra um avanço importante que ajudará o camponês a livrar-se de alguns gargalos no processo de comercialização de seus produtos, não ficando refém somente do mercado atravessador que estabelece uma relação de exploração com o camponês,” acrescenta.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Atendimento com ortopedista, médico clínico e ultrassonografias na UBS São Sebastião


Nessa quinta-feira (9), foi realizada mais uma ação do programa Saúde em Dia, na Unidade Básica de Saúde - UBS São Sebastião, onde foi ofertado atendimento com ortopedista, médico clínico e 60 ultrassonografias. Ao todo, foram mais de 100 atendimentos na unidade. A gestão Apodi Cidade de Todos é muito mais saúde!

“Tem muito mais ações que nós queremos estar fazendo na área da saúde no município”, disse o prefeito Alan, que juntamente com o secretário de saúde, Sabino Neto, estão trabalhando e se empenhando para trazer qualidade de vida e avanços significativos para a população apodiense.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

XP: Avaliação negativa do governo sobe 5%

Levantamento da XP Investimentos divulgado hoje, mostra que segue em 35% o número daqueles que consideram o governo Bolsonaro como ótimo ou bom. No entanto, desde o início do mandato, esse porcentual já caiu em 5 pontos. Empatados em 31% estão os que classificam o governo como regular, ruim e péssimo. Os que não sabem ou não responderam somam 3%.

Sobre a expectativa para o restante do mandato, caiu de 63% em janeiro para 51% em maio os que imaginam que o governo será ótimo ou bom. No mesmo período, subiu de 15% para 27% o número de pessoas com expectativa ruim ou péssima. Caiu de 19% para 17% a avaliação de que será regular. Não sabem ou não responderam somam, em maio, 5%. Foram ouvidas 1 mil pessoas entre os dias 6 e 8 de maio. A margem de erro é de 3,2%.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Ciclo de oficinas do Busca Ativa Escolar no Estado será realizado hoje (10)


O município de Apodi sediará na manhã desta sexta-feira (10) a última etapa do ciclo de oficinas do Busca Ativa Escolar no Estado. O evento acontecerá no auditório do campus do IFRN e contará com a participação de representantes de 19 municípios, Governo do Estado e UNICEF Brasil.

O objetivo do ciclo é qualificar as equipes municipais de Educação, Saúde e Assistência Social na gestão para atuar no combate ao abandono escolar de crianças e adolescentes.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

quinta-feira, 9 de maio de 2019

Inscrições para candidatos a membros do Conselho Tutelar são prorrogadas


As inscrições para interessados em se candidatar a uma das vagas de conselheiro tutelar, no exercício 2020 a 2023, foram prorrogadas até o próximo dia 17 de maio, e devem ser feitas na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

A eleição dos candidatos ocorrerá por meio de votos dos munícipes eleitores no dia 6 de outubro. O conselheiro tutelar tem por função promover, defender e proteger crianças e adolescentes que estão com seus direitos violados. Os participantes devem ter mais de 21 anos, comprovar residência na cidade há pelo menos dois anos, ter ensino médio completo, não ter antecedentes criminais e possuir experiência de atendimento na área de infância e juventude.

Apodi possui cinco conselheiros tutelares: Ao todo, serão eleitos 5 conselheiros tutelares e seus suplentes. Mais informações podem ser obtidas na Casa dos Conselhos.

Serviço:
Inscrições para eleição membros do Conselho Tutelar
Até 17 de maio – das 8 às 12 horas
Local: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) - rua Antonio Lopes Filho, 158, próximo a panificadora Cristal.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Câmara Municipal homenageia Agentes de Segurança Pública de Apodi


Na manhã desta quinta-feira (9), a Casa Legislativa por proposição do vereador José Gilvan Alves (Avante) homenageou 6 agentes que muito contribui para o desenvolvimento da segurança pública de Apodi.

Os agentes penitenciários Márcio Morais e Airton Lucena, assim como os policiais militares Túlio Marinho, Ivanildo de Lima, Xavier de Oliveira e Jackson França, foram os nomes escolhidos para reconhecer o brilhante trabalho dos profissionais de segurança pública em Apodi.


Esta sessão entrou para a história da Câmara Municipal de Apodi pelo carregado valor e grande reconhecimento aos policiais, em especial devido a comemoração do dia municipal dos agentes de segurança pública.

"Nós temos buscado valorizar e reconhecer as instituições do nosso município. Com isso jamais podíamos deixar os nossos valorosos guerreiros da segurança pública de fora", disse Gilvan.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Prefeitura recupera buraco causado pelas chuvas



A Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria Municipal de Obras vem recuperando buracos causados pelas chuvas, além disso, foram recuperadas galerias e esgotos.

O secretário de Obras, Júnior Souza, destaca que as ações são constantes em busca de melhorias. “A gestão visa melhorias para população. Os trabalhos estão sendo realizados de forma constante em diversos pontos da cidade, recuperando calçamento, tampando buracos e crateras abertas pelas chuvas”, afirma.

A equipe da secretaria de Obras vem realizando vistorias em diversas ruas da cidade neste período chuvoso com o objetivo de atender melhor as demandas solicitadas pela população.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Vereador incentiva o desenvolvimento cultural de Apodi

O vereador Gilvan Alves (Avante) foi procurado pelos jovens do grupo cultural "Explosão Nordestina", no qual de imediato declarou apoio e ajuda ao projeto. Os jovens apresentaram o projeto para os meses de comemoração Junina, mantendo viva a tradição e força do nosso município na cultura de São João.

O vereador, que sempre tem ajudado o setor cultural, tanto com apresentação de Leis, como também através de incentivos, de imediato resolveu ajudar o projeto dos jovens artistas apodienses. "Nosso mandato tem um compromisso ímpar com o desenvolvimento cultural de nossa cidade. Temos sempre procurado ajudar e priorizar o progresso para a classe artística de nosso município", declarou o parlamentar.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Edital de convocação da Assembléia Geral Extraordinária da Academia Apodiense de Letras (AAPOL)


A presidente da Academia Apodiense de Letras, no uso das suas atribuições legais e tendo em vista o que dispõe o Art. 24 do Estatuto Social, convoca os seus associados para se reunirem em ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA a ser realizada no dia 18 de maio de 2019, na sede da AAPOL na Praça Francisco Pinto, nesta cidade de Apodi/RN nos seguintes horários: em primeira convocação às 17:00 (dezessete) horas com a presença de 2/3 (dois terços) do número de associados e em 2° (segunda) convocação às 18:00 (dezoito) horas com a presença de qualquer número para deliberarem sobre a seguinte: ORDEM DO DIA: 1) Criação de 10 vagas para novos acadêmicos; 2) Discutir Emendas Impositivas; 3) Pagamento da Anuidade; 4) Visitação as Escolas; 5) Outros Assuntos de interesse da Academia.

Apodi-RN, 08 de maio de 2019.

Maria Vilmaci Viana dos Santos
Presidente

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Pesquisadores da Fiocruz realizará pesquisas na área da saúde das famílias que vivem na zona rural


O secretário Municipal de Saúde de Apodi Sabino Neto recebeu nesta quarta-feira (98), um grupo de pesquisadores da Fiocruz para discutir o desenvolvimento de pesquisas na área da Saúde das famílias que vivem na zona rural.

“A pesquisa busca elaborar indicadores de avaliação da situação de saúde e contribuir para avançar nas ações intersetoriais e na melhoria da Estratégia de Saúde da Família, fortalecendo a parceria entre gestores, profissionais e pesquisadores”, explicou Sabino.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

quarta-feira, 8 de maio de 2019

Centro de Especialidades Odontológicas possibilita a realização de procedimentos em pacientes que apresentam transtornos


Em novembro de 2017 foi dado início a um serviço pioneiro na Rede do SUS da região do Oeste potiguar, fruto da parceria entre o Hospital Regional e a Prefeitura de Apodi, por meio do Centro de Especialidades Odontológicas - CEO Apodi. O atendimento hospitalar em centro cirúrgico com sedação intravenosa ou anestesia geral possibilita a realização de procedimentos em pacientes que apresentam transtornos ou complicações que impedem o atendimento em consultório normal.

A equipe odontológica é formada por profissionais do Centro de Especialidades Odontológicas de Apodi, composta por Dr. Thiago (Cirurgião-Dentista) e os Técnicos em Saúde Bucal, Flaviana, Geilma, Francisco e Marília.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Representante do INCRA recebem prefeito de Apodi para tratar sobre projetos para os assentados


Cumprindo agenda administrativa em Natal, na manhã desta quarta-feira (8), o prefeito Alan Silveira acompanhado do secretário de Agricultura, Elton Rosemberg e do técnico Luís Felipe, se reuniu com o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA, Leonardo Guedes e o técnico Erlon Fernandes, para tratar sobre projetos para os assentados de Apodi.

"Com o programa Fomento Mulher, 84 mulheres já foram contempladas com o recurso. Viemos entregar mais 14 que serão liberadas, e solicitar a liberação dos outros 107 cadastros. Também iremos avançar na parceira com relação à liberação das DAP'S, dentre outras ações. Nossa gestão incentiva e valoriza os assentados e agricultores do município", destacou Alan Silveira.


Ainda em Natal, o Prefeito Alan Silveira se reuniu com o Secretário de Segurança Pública do RN, Coronel Araújo, para tratar de demandas para melhorar a segurança de Apodi e o convênio entre a Prefeitura de Apodi e a Secretária de Segurança.

"Assinamos o convênio em 2017, onde a gestão fornece a alimentação, combustível, além de dar outros suportes para a Polícia Civil e Militar. Vim renovar o convênio e tratar de assuntos voltados a segurança da população. A gestão também é parceira da nossa polícia", destacou Alan.


Encerrando a agenda administrativa em Natal, o prefeito Alan Silveira, acompanhado do secretário Municipal de Agricultura Elton Rosemberg e do coordenador de Meio Ambiente Luiz Felipe, se reuniu com o coordenador estadual do DNOCS, José Eduardo, na sede do órgão.

"Viemos buscar melhorias e recursos para o abastecimento de água das nossas comunidades rurais", explicou o prefeito.

companhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

PRB é o 5º partido a substituir o nome

Está virando regra no país partido político trocar o nome para se apresentar ao eleitorado como “algo novo”. Quem inaugurou a prática ainda em 2007 foi o PFL, que se transformou em “Democratas”. Depois o PTN virou “Podemos”, o PMDB aboliu o “P” de partido para retomar à mesma denominação de quando foi criado em 1966, o PPS se transformou em “Cidadania” e o PRB decidiria ontem em convenção nacional mudar o nome para “Republicanos”.

Para o professor da UFMG, Leonardo Avritzer, é inimaginável o Partido Republicano dos Estados Unidos mudar o nome. Mas, em se tratando se tratando de Brasil tudo é possível, pois até mesmo o PSDB já admite encomendar uma pesquisa após a investidura do ex-deputado Bruno Araújo na sua presidência para avaliar se permanece ou não com o nome atual, apesar desta sábia advertência do atual presidente Geraldo Alckmin: “Hoje está na moda mudar de nome, como se nome tornasse um partido melhor ou pior, nos trouxesse alguma virtude ou, de outro lado, perdoasse algum erro. Isso é acessório. Temos é que fortalecer aquilo que fez a origem do PSDB, que é a social-democracia”. Fica o conselho do ex-governador, que encerrará seu período na presidência do partido no próximo dia 31.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Palavra de Bolsonaro não vale nada

Mais uma promessa de campanha do presidente Bolsonaro subiu no telhado: a redução do número de ministérios pela metade. Ontem, após reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, o líder do Governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB), anunciou que o Ministério do Desenvolvimento Regional será dividido em dois e serão recriados os ministérios das Cidades e da Integração Nacional.

O Governo já tem 22 ministérios, sete a mais do que o prometido inicialmente pelo presidente. Dezesseis pastas ficam na Esplanada, quatro no Palácio do Planalto e outros dois são transitórios. A Advocacia-Geral da União (AGU) e o Banco Central (BC), mais na frente, devem perder o status após mudanças legislativas. Ao fundir ministérios, a intenção anunciada pelo presidente foi reduzir custos.

Em alguns casos, porém, a unificação redundou em perda de protagonismo. Na pré-campanha, Bolsonaro disse que transformaria o Ministério da Cultura em uma secretaria, porque a pasta seria “apenas centro de negociações da Lei Rouanet”. A Cultura acabou sendo integrada ao Desenvolvimento Social e a Esportes no novo Ministério da Cidadania.

A escalação do Ministério foi marcada por idas e vindas e indefinições quanto ao novo organograma. O destino da Fundação Nacional do Índio (Funai), por exemplo, foi um impasse. Alvo de críticas de Bolsonaro e área constante de entraves que costumam resultar em protestos, a fundação virou pivô de um jogo de empurra. Atualmente ligada ao Ministério da Justiça, a Funai esteve cotada para ser transferida para as pastas da Cidadania, da Agricultura e acabou nos Direitos Humanos.

A articulação política, por sua vez, foi disputada entre a área militar e o futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, que ganhou a disputa. Com o aumento de pastas, o Governo, na verdade, se rende à velha política de loteamento de cargos para tentar aprovar a reforma da Previdência que tramita na Comissão Especial da Câmara dos Deputados. O Centrão, o MDB e PP estão travando uma batalha no Congresso pelo arrebate dos novos ministérios. (Blog do Magno Martins)

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Dr. Bernardo critica cortes do governo federal na Educação

Durante sessão ordinária realizada na Assembleia Legislativa do RN, nesta terça-feira (7), o deputado estadual Dr. Bernardo (AVANTE) se posicionou contra o bloqueio orçamentário, anunciado pelo MEC, que cortará 30% de todos os recursos das universidades e instituições federais. "Reduzir investimentos na educação é um retrocesso para nosso estado e país", declara.

Os parlamentares presentes assinaram uma moção de repúdio contra os cortes. O Dr. Bernardo criticou a medida do governo e defende que comprometer os investimentos da educação não contribui para redução de custos governamentais, mas prejudica o desenvolvimento do ensino, consequentemente do país.

O deputado convocou a população para se unir aos movimentos sociais no Estado, em repúdio ao bloqueio dos recursos na educação. “É preciso convocar a sociedade civil organizada. A gente precisa se somar a esses movimentos, pois não podemos admitir essa triste realidade da educação brasileira”, ressaltou.

Ressalta ainda, que o ensino técnico foi um trampolim para conseguir aprovação no vestibular de Medicina e que só foi possível se tornar um médico, por ter estudado em instituições federais. “Fui estudante da antiga ETFRN, hoje IFRN, e estudei na Universidade Federal. Hoje sou médico por causa disso”, afirmou na sessão legislativa.

Dr. Bernardo é convicto que os estudantes de baixa renda necessitam da oportunidade de qualificação para o desenvolvimento profissional, frente aos desafios do mercado. E assim, enquanto profissionais, possam contribuir com o desenvolvimento econômico da sociedade brasileira, através dos investimentos em educação.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

terça-feira, 7 de maio de 2019

Secretaria implanta viveiro de mudas para projeto de reflorestamento rural e arborização urbana


Com o intuito de oferecer arborização e desenvolvimento sustentável, a Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, está construindo um viveiro de mudas na secretaria municipal de Agricultura. Na manhã desta terça-feira (7) o prefeito Alan Silveira ao lado do secretário de Agricultura Elton Rosemberg (Teton), esteve visitando o serviço de construção do viveiro de mudas.

"O nosso viveiro de mudas vai produzir e a gestão vai fazer o trabalho de reflorestamento rural e arborização urbana. Além de servir como local para educação ambiental das escolas. Mais uma ação da gestão Apodi Cidade de Todos e pretendemos entregar a população no final do mês", destacou Alan Silveira.

O viveiro ainda está em fase de construção e vai contar com mudas de plantas nativas tanto ornamentais como frutíferas. "Como a área é grande e dispomos de um solo apropriado, estamos com mais esta iniciativa", explicou o secretário de agricultura. 

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Hábitos digitais estão 'atrofiando' nossa habilidade de leitura e compreensão?

Deu na BBC:

A neurocientista cognitiva americana Maryanne Wolf costuma ser abordada, em suas palestras e aulas, por pessoas que se queixam de não conseguir mais se concentrar em textos longos ou "mergulhar" na leitura tão profundamente quanto conseguiam antes. "As pessoas estão percebendo que algo está mudando em si mesmas, que é seu poder de leitura. E há um motivo para isso", diz Wolf.

A razão, segundo a pesquisadora da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), é que o excesso de tempo em telas - celulares e tablets, desde a infância até a vida adulta - e os hábitos digitais associados a isso estão mudando radicalmente a forma como muitos de nós processamos a informação que lemos.

Segundo um livro de Wolf prestes a ser lançado no Brasil (O Cérebro no Mundo Digital - Os desafios da leitura na nossa era; ed. Contexto) e algumas pesquisas sobre o tema, o fato de lermos cada vez mais em telas, em vez de papel, e a prática cada vez mais comum de apenas "passar os olhos" superficialmente em múltiplos textos e postagens online podem estar dilapidando nossa capacidade de entender argumentos complexos, de fazer uma análise crítica do que lemos e até mesmo de criar empatia por pontos de vista diferentes do nosso.

Tudo isso tem o poder de impactar desde a nossa performance individual no mercado de trabalho até nossa tomada de decisões políticas e a vida em sociedade.

O circuito da leitura
Wolf, que é diretora do Centro de Dislexia, Aprendizagem Diversa e Justiça Social da UCLA, explica à BBC News Brasil que, ao contrário da visão e da linguagem oral, a habilidade de ler e interpretar letras e números não é algo com que nascemos: a leitura é resultado de um circuito que os seres humanos começaram a criar no cérebro cerca de 6 mil anos atrás. "(A habilidade de) ler é algo que precisa ser criada no cérebro, e o circuito vai refletir a linguagem que a pessoa usa, seu sistema de escrita, e o meio pelo qual lê."

Ou seja, esse circuito é moldado pela forma como lemos e pelo tempo que gastamos na leitura. Como os hábitos digitais atualmente favorecem uma leitura pouco aprofundada, em que apenas passamos os olhos por textos diversos, o perigo, diz Wolf, é que a habilidade de entender argumentos complexos - sejam eles presentes em um contrato legal, em um livro, em uma reportagem mais longa - pode ser "atrofiada" caso não seja exercitada.

Tempo de tela
A preocupação principal de Wolf e de acadêmicos como ela é o que acontecerá com as gerações mais jovens, habituadas desde os primeiros anos de vida a passar horas nos celulares e tablets e a consumir ali toda a sua informação, com rapidez e diversas distrações.

"É isso o que me preocupa nos mais jovens: eles estão desenvolvendo uma impaciência cognitiva que não favorece (a leitura crítica)", diz a acadêmica. "Deixamos de estar profundamente engajados no que estamos lendo, o que torna mais improvável que sejamos transportados para um entendimento real dos sentimentos e pensamentos de outra pessoa."

É nesse aspecto que Wolf acredita que a "leitura rápida" pode reduzir a nossa capacidade de sentir empatia pelos demais ou de superar mais limites de conhecimento. E também dificultar o nosso entendimento sobre o que está acontecendo na política, na economia ou em qualquer outro fenômeno social complexo, que exija uma leitura cuidadosa e que tenha causas - e soluções - não simplistas. "As pessoas ficam muito mais suscetíveis a fake news e demagogos que criam falsas expectativas", opina ela.

É preciso ser realista
Wolf lembra, ao mesmo tempo, que são inegáveis os benefícios da internet e da leitura online para democratizar e agilizar a transmissão de informação. Para ela, o primeiro passo é termos consciência do que está acontecendo com nossa capacidade de leitura.

"Se eu precisar ler algo simples e superficial, a tela é ótima. Mas se for algo complexo, que necessite de um olhar sob diferentes perspectivas, em que precise discernir o verdadeiro valor da informação, então tenho de pensar se o meio vai promover o processamento mais lento e profundo de uma análise crítica", diz a pesquisadora.

Como incentivar a leitura crítica
Não há, diz Wolf, uma receita universal para preservar nossa habilidade de leitura crítica, mas sim a necessidade de prestar atenção a nossos próprios hábitos e aos das crianças. Para algumas pessoas, bastará concentrar-se em uma leitura sem distrações - mesmo que seja online - e manter o olhar atento para múltiplas perspectivas e pontos de vista. Outros talvez precisem ter a autodisciplina de limitar seu tempo diário diante das telas, para ter o que ela chama de "vida digital mais saudável", além de retomar o hábito de ler livros impressos.

E, para crianças e adolescentes, eis algumas recomendações de seu livro: Ensinar a evitar múltiplas tarefas, proteger o tempo ocioso, ler livros para elas, limitar o máximo de tempo diário de tela até os três anos e incentivar a criatividade através da música, lápis coloridos e livros, principalmente até os 5 anos.

Por fim, ela lembra que muitas crianças conseguem manter a conexão com os livros mesmo acessando tablets e celulares com moderação. "O importante é estimular a formação de uma mente curiosa", escreve ela. "A formação cuidadosa do raciocínio crítico é a melhor maneira de vacinar a próxima geração contra a informação manipuladora e superficial, seja em texto (de papel) ou em telas."

Fonte: BBC Brasil, disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/salasocial-47981858

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Nordeste vai a Bolsonaro

Depois de lançarem um violento manifesto contra as políticas propostas pelo presidente Jair Bolsonaro, governadores do Nordeste têm encontro, amanhã, em Brasília, com o chefe da Nação. Em pauta, aspectos relevantes da reforma da Previdência que tramita na Comissão Especial da Câmara dos Deputados. Tratarão também do controle de armas e da emenda constitucional proposta pelo ministro Paulo Guedes (Economia) que torna não obrigatória a vinculação de gastos do Orçamento com educação e saúde.

No último encontro que tiveram em São Luís, os governadores disseram que pretendem dialogar com os 153 deputados federais e 27 senadores da região para pressioná-los a votar no Congresso de acordo com o que descreve a “Carta dos Governadores do Nordeste”. Além de posicionarem-se contra políticas bolsonaristas, os governadores assinaram protocolo que “resultará na criação do Consórcio Nordeste”, uma entidade que terá funções políticas e jurídicas.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Solenidade de apresentação do projeto da modernização da Feira Livre de Apodi

Projeto da nova feira livre é apresentado aos feirantes

Na noite dessa segunda-feira (6), o prefeito Alan Silveira e a vice-prefeita Hortência Regalado, junto com o gerente do Sebrae Apodi, Franco Marinho, apresentaram o projeto da Modernização da Feira Livre de Apodi. O evento foi realizado na Casa de Cultura e contou com a presença dos feirantes, secretários municipais, vereadores, membros do SEBRAE, CDL, EMATER e população em geral. 


O projeto atenderá às necessidades da feira e dará conforto aos clientes. "A feira livre é o coração do nosso Município, a modernização da feira é um projeto do nosso plano de governo. Um investimento de quase R$ 980 mil, oriundos de recurso próprio. Recurso que já se encontra em caixa para o projeto e também para a capacitação dos feirantes com cursos, palestras e oficinas que serão realizadas pelo SEBRAE. O projeto vai ser encaminhado para Câmara e após aprovação, partiremos para o processo de licitação e início da obra. Vai ser o marco para o nosso Município, o qual ganha os feirantes e a população", destacou o prefeito Alan Silveira.


Projeto da nova feira de Apodi. Clique nas imagens para ampliar!



Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

segunda-feira, 6 de maio de 2019

Atendimento médico com pacientes de glaucoma e triagem das cirurgias oftalmológicas


O prefeito Alan Silveira acompanhou na manhã dessa segunda-feira (6), o atendimento médico com os pacientes de glaucoma e triagem das cirurgias oftalmológicas, realizado no Centro do Idoso.

"São mais de 250 pacientes atendidos com consultas, triagem e entrega de colírios. É a Gestão Apodi Cidade de Todos trabalhando, cuidando e avançando na saúde para benefício da população", destacou Alan Silveira.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.