sábado, 4 de maio de 2019

Feira de Artesanato Divinas Mãos é lançado em Apodi


A arte ao alcance das mãos. O toque de refinamento do trabalho esmerado. Experiências de vida. O construir que deseja a emoção. Histórias de uma identidade celebrada, a graciosidade em cada detalhe. O Divinas Mãos será enaltecido como o impulso para valorizar o que é único, belo, criativo, original e com contorno próprio.


São peças em pé de igualdade com os artigos mais caros da alta decoração, com o diferencial de carregar um sentimento singular, de dentro para fora, que nasce no íntimo da alma do criador para tomar forma nas obras. É o desenho autêntico que convida o olhar à apreciação.


Na noite dessa sexta-feira (3), foi realizada a abertura da primeira Feira de Artesanato "Divina Mãos" de Apodi, em frente à Igreja Matriz, onde centenas de pessoas prestigiaram o belíssimo evento promovido pela Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria Municipal da Mulher e da Igualdade Racial.


"São 30 barracas disponíveis para 62 artesãos exporem os seus produtos para a população de Apodi e Região, com apresentação cultural e espaço de lazer para as crianças. O evento foi um sucesso! A Gestão Municipal vem incentivando bastante o artesanato no município, além da feira, já foi realizado diversos cursos e as confecções das carteirinhas nacional do artesão. A feira continua agora pela manhã até as 12h, e será realizada uma vez por mês. Parabéns aos artesãos de Apodi e parabéns para equipe da Secretaria da Mulher pelo trabalho", destacou o prefeito Alan Silveira.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Mudança só na aparência?

Em artigo na Folha nesta sexta-feira, 3, o colunista Bruno Boghossian afirma que não há maquiagem que os partidos possam usar para esconder seus vícios dos eleitores. Ele cita o PRB como exemplo. Nesta semana, o partido anunciou que vai mudar de nome, e passará a se chamar Republicanos.

A reciclagem, segundo o colunista, seria mais convincente se o partido fizesse uma limpeza dentro de casa. “Nenhum banho de loja é capaz de levar frescor à velha prática de transformar gabinetes políticos em cabides de empregos”, escreveu.

Já o presidente da Comissão Especial que debaterá a reforma da Previdência, Marcelo Ramos, está tentando ter uma relação “amistosa” com a oposição. Ao BR18, Ramos disse que estará na reunião da minoria na próxima terça-feira, 7, antes da primeira sessão da Comissão Especial.

“Vou buscar administrar a comissão de uma forma democrática, valorizando o diálogo. Na terça-feira (7), fui convidado para a reunião da minoria e vou reafirmar esse compromisso. Mas ao mesmo tempo uma atitude que não desrespeite o regimento”, disse. (Esadão - BR 18)

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

sexta-feira, 3 de maio de 2019

Equipes de tapa-buracos se esforçam para realizar manutenção de mais vias em menor tempo


A equipe de tapa-buracos da Secretaria Municipal de Obras vem trabalhando diariamente na recuperação de calçamentos, calçadas, meios-fios, dentre outros serviços. O trabalho é contínuo e vem atendendo a demanda da população de Apodi nas zonas urbana e rural.

Por determinação do prefeito Alan Silveira, a Secretaria de Obras intensificou nesta semana o trabalho de manutenção de ruas e avenidas do município. Para isso, o secretário da pasta, Júnior Souza, convocou todo o quadro de servidores com o intuito de reforçar as equipes de tapa-buraco. “É prioridade nossa garantir mobilidade de forma segura a centenas de motoristas que transitam pelo município todos os dias” – explica o prefeito.

A gestão Apodi Cidade de Todos trabalha diariamente para manter a cidade organizada.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Em Apodi, deputado federal Benes Leocádio é recebido pelos Vereadores do Avante

Os parlamentares discutiram vários temas de interesse da população apodiense

Os vereadores Gilvan Alves e Bebé Gama (Avante), recepcionaram na manhã desta sexta-feira (3) o deputado federal Benes Leocádio, no município de Apodi.

Durante o encontro, foi ofertado um café da manhã ao parlamentar, logo em seguida participaram de um programa de rádio local.

Na visita, o deputado pôde se familiarizar com as reivindicações e necessidades do município de Apodi, bem como apresentou as primeiras ações de seu mandato como deputado federal.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Projeto da nova feira livre de Apodi será apresentado aos feirantes


Venham conhecer como ficará a nova Feira Livre de Apodi, um projeto com investimentos de quase R$ 1 milhão em recursos próprios.

Na segunda-feira, dia 6 de maio, o prefeito Alan Silveira, apresentará o projeto da nova Feira Livre, em Apodi.

É a realização de um sonho que irá fortalecer nossa tradição e valorizar os agricultores da cidade.

Vamos todos!

Nota do blog: Mudança no horário, agora será às 19h.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Vende-se uma casa em Natal/RN




Vende-se uma casa em Natal/RN nas imagens você pode conferir a fachada e o pôr do sol de Natal visto da varanda.

A localização é no centro de Natal próxima as praias, supermercados, bancos, colégios e faculdades.

Interessados entrar em contato (84) 98627-6128

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

quinta-feira, 2 de maio de 2019

Em Natal, prefeito Alan assegura mais investimentos para o município

O prefeito Alan Silveira cumpriu agenda administrativa em Natal nesta quinta-feira (02), e visitou o escritório da Petra Engenharia e a superintendência da GIGOV/GIHAB da Caixa em Natal.

"Solicitei na GIGOV a liberação das medições das obras: Quadra do Sítio do Góis e 2° Etapa da Urbanização da Joaquim Teixeira de Moura, obras que estão em andamento e é necessário pagar essas medições para que sejam concluídas. Também estive na PETRA para analisar os projetos de engenharia da Feira Livre, Pavimentação Asfáltica de algumas ruas e urbanização de canteiros da cidade, projetos que em breve serão enviados para aprovação na Câmara", falou Alan Silveira.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Diretor do CDP de Apodi é indicado à receber medalha de mérito

Proposta foi aprovada em abril pela Câmara Municipal de Apodi

Foi concedida uma medalha de mérito ao Diretor do Centro de Detenção Provisória de Apodi, Marcio Morais, pelos relevantes serviços prestados ao Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte. Além do diretor do CDP, outros profissionais da segurança também foram indicados a receber a comenda “Soldado Hudson Danilo Lima Oliveira”. A proposta foi aprovada no dia 12 de abril, deste ano, pela Câmara Municipal da Cidade.

Esta é uma comenda que tem sempre o objetivo de reconhecer a atuação dos Agentes de Segurança Pública nos âmbitos, Federais, Estaduais e Municipais. A medalha “Hudson Danilo” foi instituída pela lei 208/2018, de autoria do vereador Charton Rêgo.

De acordo com o diretor do CDP de Apodi, a comenda “Hudson Danilo” tem um significado além da homenagem. “Receber essa medalha é uma honra e um forte indicativo que nosso trabalho está sendo reconhecido pelos apodienses. Isso mostra que estamos no caminho certo e nos dá mais certeza de que podemos avançar em nossas ações, junto ao Sistema Penitenciário, através dos nossos projetos que buscam a ressocialização dos que estão encarcerados”, disse.

Márcio Morais já foi homenageado outras vezes pelo Poder Legislativo, pelo seu empenho na construção de uma nova e moderna Unidade Prisional em Apodi e Região. O CDP de Apodi, tem sido modelo para o Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte. Na unidade, vários projetos que buscam a ressocialização do apenado são realizados, como o Valendo a Liberdade, Educando para Liberdade, Varrendo a violência, Empregando a Paz. Há também a fabricação de vassouras com garrafas pet.

De acordo com o secretário, Pedro Florêncio Filho, Márcio Morais é realmente um excelente gestor e desenvolve vários projetos que visam a ressocialização da pessoa privada de liberdade. A Unidade Prisional tem se destacado com o apoio das instituições do Poder Judiciário, Ministério Público, Ordem dos Advogados, Assembleia Legislativa e Câmara Municipal de Apodi, dentre outros órgãos.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

PGR recorre para que investigação contra deputado do RN seja mantida no STF

Raquel Dodge sustenta que caso deve ser analisado em conjunto com investigações envolvendo deputado estadual enviadas para o STF por força de norma constitucional

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, opôs embargos de declaração, com pedido de atribuição de efeitos infringentes, para suprir omissão em acórdão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). O colegiado declinou ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte investigação contra o deputado federal Rafael da Motta (PSB/RN) por suposto recebimento de vantagens indevidas em sua campanha eleitoral de 2014. Para a PGR, a investigação deve ser mantida no STF, por força de norma constitucional que não foi analisada no acórdão questionado.

Raquel Dodge explica que o caso deve ser analisado em conjunto com as investigações envolvendo o deputado estadual Ricardo da Motta (PSB), pai do deputado federal. Os dois são investigados pela participação em esquema de desvio de mais de R$ 19 milhões do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema/RN), entre janeiro de 2013 e dezembro de 2014.

De acordo com a procuradora-geral, a denúncia contra Ricardo Motta, oferecida perante o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte (TJRN) e ratificada pela PGR foi remetida ao STF em julho de 2017, em razão da afirmação de suspeição de mais da metade dos membros do Tribunal para julgar o caso, o que levou à aplicação do artigo 102, inciso I, alínea n, da Constituição. O dispositivo constitucional determina que, em caso de impedimento de todos ou mais da metade dos membros da magistratura do tribunal originário, a competência para julgar e processar é do STF.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Convite: Feira de Artesanato Divinas Mãos


A Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria Municipal da Mulher e da Igualdade Racial, convida toda população para prestigiar a "Feira de Artesanato - Divinas Mãos", que acontecerá nesta sexta-feira (03) das 18 às 22h. E no sábado (04) das 7:30 às 12:30h - Em frente à Igreja Matriz.

Vamos todos prestigiar a primeira Feira de Artesanato de Apodi e valorizar a arte dos nossos artesãos!

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Moro vai jogar a toalha?

A turma pesada pendurada na Lava Jato está tirando proveito de uma MP que tramita no Congresso para esvaziar o ministro da Justiça, Sergio Moro. A manobra visa retirar da sua pasta o Coaf – Conselho de Controle de Atividades Financeiras, o órgão que controla as movimentações bancárias atípicas e a lavagem de dinheiro. Antes atrelado ao Ministério da Economia, passou para a alçada de Moro por sugestão do ministro Paulo Guedes.

Após a mudança, o número de funcionários aumentou de 37 para 56, foram ampliados em 25% os Relatórios de Inteligência Financeira produzidos pelo órgão (2.745) e em 27% as comunicações recebidas (1.209.676), em comparação com o mesmo período do ano passado. Sem o Coaf, Moro fica enfraquecido no combate à criminalidade, pois necessário o esforço das diferentes áreas envolvidas em Justiça e Segurança Pública.

É importante, por exemplo, que Coaf e DRCI (Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional) responsáveis, respectivamente, pela inteligência contra a lavagem de dinheiro e pela cooperação jurídica internacional, tenham atuação integrada com a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e polícias estaduais. Separar e fragmentar os esforços não faz nenhum sentido. Informa Magno Martins em seu blog.

Jornalista do ciclo de confiança do ministro da Justiça, Augusto Nunes fez uma advertência, ontem, pelas redes sociais: “Eu conheço suficientemente Sergio Moro para afirmar que ele deixará o Ministério se o projeto que concebeu sofrer lesões profundas durante os trabalhos de “parto”. Ele tampouco será silenciado pela oferta de uma vaga no Supremo. Pouquíssimos habitantes do mundo político brasileiro acreditam que existe o homem honrado, parece uma espécie extinta. Moro mostrará que não é”, escreveu.

Nunes, na verdade, sugere que o ministro vai jogar a toalha. Moro fez a maior bobagem da sua vida ao trocar uma carreira bem-sucedida como juiz, com imagem de herói por ter prendido Lula, para servir a um Governo atabalhoado, que não tem projetos, sobrevive a dura penas pelo improviso de ações que não têm aderência nem sustentação na sociedade. Mais do que isso, ao aceitar o convite de Bolsonaro, o algoz de Lula deixou a leve impressão que fez da sua missão na Lava Jato trampolim para a Esplanada.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

quarta-feira, 1 de maio de 2019

Agricultores recebem atendimento diferenciado na UBS do sítio Santa Rosa


A Unidade Básica de Saúde (UBS) do sítio Santa Rosa realizou nesta terça-feira (30) mais um atendimento diferenciado, o plantão noturno implantado pela Secretaria Municipal de Saúde de Apodi, já realizou milhares de atendimentos nas Unidades de Saúde da Família (USF). Ao todo, foram 82 pessoas atendidas por médico, enfermeira e dentista.

A ação é pioneira na região e visa democratizar ainda mais o acesso ao serviço de saúde pública de qualidade, especialmente para as pessoas que trabalham durante o dia e não tem tempo de procurar as unidades de saúde. O plantão noturno funciona das 18h às 21h e oferece atendimento médico, odontológico, de enfermagem e os ACS.

“A disponibilização do atendimento noturno nessas três unidades mostra o compromisso do governo com a saúde de nossos munícipes, principalmente das pessoas que trabalham durante o dia e tem mais dificuldades para procurar as unidades de saúde para consultas, exames, tratamento odontológico, por isso, decidimos ampliar o serviço e obtivemos um resultado satisfatório”, explica o prefeito Alan Silveira.

O atendimento acontece uma vez por mês em cada Unidade Básica de Saúde.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Aos povos que alimentam a Nação: LUTA e RESISTÊNCIA!

Associação dos agricultores e agricultoras do Rio Novo recebe visita de membro da ADESA


No último domingo, dia 28, aconteceu a reunião mensal da Associação dos agricultores e agricultoras do sítio Rio Novo, o membro da ADESA João Francisco esteve presente e apresentou a proposta da Agenda de Desenvolvimento Econômico e Social em Apodi e reconheceu o importante trabalho da associação do Rio Novo que tem se destacado na execução de projetos do PAA através da CONAB.

A entidade recém beneficiada com o Projeto Governo Cidadão (antes RN Sustentável) está passando por uma reforma em sua unidade que passará a ser estruturada para o processamento de frutas e garantirá a continuidade do desenvolvimento das famílias da comunidade e as adjacências.

“Para nós será importante debater com as entidades do município e juntos traçarmos metas de produção e comercialização, que garantirá consequentemente o desenvolvimento de Apodi”, destacou João Francisco. “Reconheço o trabalho do presidente Gerson Gomes na condução de suas atividade buscando cada vez mais, melhorias para aproximadamente 50 famílias associadas”, acrescentou.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Mensagem do SINTRAPMA – DIA DO TRABALHADOR


O SINTRAPMA - Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Apodi, transmite os mais sinceros cumprimentos a todos que fazem do trabalho, o ponto de partida para tudo de bom que a vida pode oferecer.

Que neste 1º de maio façamos uma pausa ao trabalho e possamos  juntos fazer uma reflexão sobre nossas conquistas atuais e aquelas que ainda virão, fruto da incessante luta dos trabalhadores pelos seus plenos direitos. Pessoas que não medem esforços, participam ativamente da construção de uma sociedade mais justa, mais fraterna e com melhores condições salariais.

"Uma nova cultura começa quando o trabalhador e o trabalho são tratados com respeito."
(MaximoGorky)

Feliz dia dos trabalhadores e trabalhadoras
SINTRAPMA

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Dia do Trabalhador - homenagem da Prefeitura de Apodi

Hoje a Prefeitura de Apodi parabeniza a todos os trabalhadores da nossa cidade pela batalha diária e pela força de vontade.

"São 3 anos de reajuste salarial, implantação do piso dos Agentes de Saúde e Endemias, implantação do sexto de férias dos professores e o principal, sempre mantendo o diálogo e parceria com todos. Isso sim, é valorizar o servidor. Bom feriado"!

Alan Silveira,
Prefeito de Apodi.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

terça-feira, 30 de abril de 2019

Petrobras anuncia alta de 3,5% da gasolina nas refinarias


A Petrobras anunciou na última segunda-feira (29) reajuste médio de 3,5% no preço da gasolina vendida em suas refinarias. É o terceiro aumento no mês, acompanhando a elevação das cotações internacionais do produto.

Segundo a estatal, o reajuste é de R$ 0,07 por litro. A partir desta quarta-feira (30), o litro da gasolina nas refinarias da empresa custará, em média, R$ 2,045.

O repasse aos postos, porém, depende de variáveis como impostos e margens de lucros de postos e distribuidoras. A gasolina vendida pela Petrobras representa 32% do preço final do combustível.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Cooicap inicia padronização da produção rural de Apodi


Presente nas quatro regiões do município, a Cooperativa dos Irrigantes da Chapada do Apodi – COOICAP deu início ao processo de padronização da produção irrigada, em especial dos Agricultores Familiares filiados a cooperativa, com o objetivo de alcançar as exigências do mercado privado.

"Redes de Supermercados, mercearias, mercadinhos de bairros e afins são potenciais clientes e precisamos adequar nossos produtos e rotulagem de acordo com as exigências desse mercado, com isso acreditamos contribuir significativamente com nossos agricultores que estão a mercê de atravessadores", comenta Rosibério Dias. "É a nossa meta que foi determinado no último planejamento com o lema menos discurso e mais trabalho", conclui o presidente.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Não é de hoje

Na história brasileira, não são raros os conflitos entre o presidente e o vice, como ocorre agora com Bolsonaro e Mourão. O marechal Deodoro da Fonseca, o primeiro presidente da República, desconfiava, com razão, de Floriano Peixoto, que assumiria seu lugar nove meses depois da posse. Café Filho conspirava contra Getúlio Vargas.

João Goulart não dava trégua a Jânio Quadros. Na redemocratização, Itamar Franco voltou-se contra Fernando Collor. Dilma Rousseff acreditava que Temer era o vice mais discreto e servil com que um presidente poderia contar. Deu no que deu.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Os milionários da igreja

A revista Forbes criou um ranking da fortuna dos maiores líderes religiosos do Brasil, e ao contrário do que pregou Jesus Cristo, eles acumulam uma vasta fortuna. Estevan Hernandes Filho e a "bispa" Sônia, por exemplo, têm juntos R$ 120 milhões.

Outro exemplo, R. R. Soares, aparece com R$ 250 milhões. O líder da Assembleia de Deus, Silas Malafaia, tem fortuna R$ 300 milhões e o "apóstolo" Valdemiro Santiago, ‘dono’ da Igreja Mundial do Poder de Deus chega com R$ 400 milhões.

No entanto, na liderança dessa estranha lista está Edir Macedo, fundador e líder da Igreja Universal do Reino de Deus, com patrimônio estimado em R$ 2 bilhões.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Placas Mercosul: operação do MPRN apura fraudes no Detran

Operação Chapa Fria foi deflagrada nesta terça-feira (30). MPRN investiga direcionamento, manipulação e fraude no processo de credenciamento para fabricantes e estampadores das placas

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou nesta terça-feira (30) a operação Chapa Fria. O objetivo é apurar suposta prática de crimes ocorridos durante o processo de credenciamento para fabricantes e estampadores das placas Mercosul realizado no âmbito do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran). Ao todo, estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e funcionais dos investigados.

A operação Chapa Fria conta com o apoio da Polícia Militar. Ao todo, 18 promotores de Justiça, 25 servidores do MPRN e 57 policiais militares participam da ação. Os mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nas cidades de Natal, Mossoró, Caicó e Assu.

O MPRN investiga o direcionamento, manipulação e fraude no processo de credenciamento para fabricantes e estampadores das placas Mercosul com o objetivo de favorecer um grupo de empresas.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Ações de recuperação de estradas vicinais são realizadas em todo o município de Apodi

A Prefeitura de Apodi por meio da Secretaria Municipal de Obras vem realizando diariamente a recuperação das estradas vicinais do município. Os serviços são de reconstrução das áreas afetadas pelas chuvas, com patrolamento e recuperação das estradas vicinais.

"São mais de mil quilômetros de estradas, mesmo no inverno a equipe trabalha diariamente nas 4 regiões da zona rural, recuperando os acessos. Aos poucos estamos atendendo a todos", destacou o secretário Júnior Souza.

As ações de manutenção das estradas vicinais fazem parte de um programa contínuo do Governo Municipal. Todos os dias, centenas de veículos trafegam pelas estradas rurais do município, realizando diversas atividades, desde o transporte de estudantes até o escoamento da produção de produtos do setor agrícola.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

segunda-feira, 29 de abril de 2019

Em ação do MPRN, Justiça determina indisponibilidade de bens de influenciadora digital e de deputado estadual

Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público apresentou vários elementos probatórios que indicam condição de "funcionária fantasma" a Janine Faria, que não prestava expediente regular na Assembleia Legislativa no gabinete do deputado José Dias

A pedido do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), através da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, a Justiça potiguar decretou a indisponibilidade dos bens da influenciadora digital Janine Salustino Mesquita de Faria e do deputado estadual José Dias de Souza Martins até o limite de R$ 704.446,39. Na ação de improbidade ajuizada, o MPRN atribui a Janine Faria a suposta condição de “funcionária fantasma”, no âmbito da Assembleia Legislativa do RN. Segundo a investigação, ela recebeu salários por mais de cinco anos, sem a efetiva prestação do serviço. A decisão é da 3ª vara da Fazenda Pública de Natal.

Janine Faria manteve vínculo com a Casa Legislativa, na função de secretária de gabinete parlamentar, com lotação no gabinete do deputado José Dias, no período de 1º de janeiro de 2011 a 4 de março de 2016, tendo recebido regularmente a remuneração do cargo. Os salários mensais variavam de R$ 6.774,35 a R$ 8.123,75. Somando-se todos os valores recebidos, inclusive aqueles referentes às férias e ao décimo terceiro, chega-se ao valor total de R$ 536.100,38. Após as atualizações ordinárias, o montante resulta em R$ 704.446,39.

O MPRN apresentou vários elementos probatórios que indicam que Janine Faria não prestava expediente regular na Assembleia Legislativa. Para chegar a essa conclusão, foi realizada uma análise conjunta de suas redes sociais e das diligências operacionais conduzidas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que demonstraram a incompatibilidade de horários para o desempenho regular de suas atividades funcionais.

Ao mesmo tempo, os depoimentos prestados por testemunhas e pelos próprios demandados revelam a ausência de especificação acerca do desempenho das atividades funcionais de Janine Faria, não anunciando o cumprimento do seu expediente de trabalho. Dessa forma, o referido cenário sugere uma pretensa irregularidade no exercício do cargo público por parte da demandada, quando considerado que esta, durante o horário de expediente, encontrava-se realizando viagens a passeio ou frequentando academias de ginástica e clínicas de estética.

A decisão destaca que "o panorama descrito descortina, pois, a possível ultimação dolosa de atos de improbidade administrativa relativos ao enriquecimento ilícito, à lesão ao erário público e a atentados aos princípios da Administração Pública".

Janine Faria e José Dias foram intimados a, no prazo de 15 dias, a apresentarem manifestação por escrito à Justiça.

Confira aqui a decisão.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Calendário é mantido e Prefeitura paga hoje (29) e amanhã (30)


A Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria Municipal de Administração e Planejamento, informa que o pagamento da folha salarial referente ao mês de abril começa a ser efetuado nesta segunda-feira (29).

A previsão é que todos os servidores, entre efetivos e comissionados, estejam com seus vencimentos em conta até o final da tarde desta terça-feira (30). "Como sempre, estamos cumprindo o dever de manter o pagamento em dia. Compromisso e respeito com o funcionalismo público", destacou o prefeito Alan Silveira.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Encontro do PT no polo Médio Oeste na cidade de Janduís


Na manhã deste domingo (28) Agnaldo Fernandes esteve reunido com a companheirada do PT da região do polo Médio Oeste na cidade de Janduís.

Presença do senador Jean Paul, da deputada estadual Isolda Dantas, deputado Francisco do PT e o Presidente do PT/RN, Júnior Souto. Além das lideranças políticas de toda região.

Na pauta, avaliação do Governo do RN, organização partidária e perspectivas para 2020.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Lula puxa Bolsonaro para o ringue

Helena Chagas

O maior recado da entrevista do ex-presidente Lula nesta sexta, na cadeia, à Folha de S.Paulo e ao El País foi ele mesmo: preso ou não, Lula está voltando à cena política inteiro, com discurso afiado, confirmando sua liderança no PT e retomando o comando da oposição no país – que, ao longo dos últimos tempos, vem fazendo pálida figura. Está no jogo.

O fato de, nesta manhã, ter conseguido levar para o ringue o presidente Jair Bolsonaro, que retrucou a afirmação de que o Brasil está sendo presidido por “um bando de malucos” dizendo que pelo menos “não é um bando de cachaceiros” mostra isso.

Onde vai dar, impossível prever – até porque Lula está preso e é inelegível. Embora parte da mídia “mainstream” tenha optado pela estratégia de avestruz, ignorando a entrevista, sua penetração nas redes e na mídia internacional é crescente e inevitável. Há dezenas de pedidos de diversos órgãos na Justiça para novas entrevistas, e, depois do precedente, vai ser difícil encontrar um pretexto jurídico convincente para negá-las agora.

É provável que, em pouco, todo mundo tenha que se acostumar a um novo ambiente político, com Lula falando – e, pelo que se vê, Bolsonaro respondendo.

Falando, talvez, o que muita gente pensa, sem avançar demais. A afirmação de que o país está sendo governado por um “bando de malucos”, por exemplo, tem certamente a concordância de muita gente além do círculo petista ou da esquerda.

É bom notar: em nenhum momento Lula questionou a legitimidade de Jair Bolsonaro como presidente da República, nem radicalizou o discurso, falando em impeachment ou coisas parecidas. Só disse que ele não vai “perdurar” se não fizer um partido forte – quase uma obviedade. Nesse quesito, o ex-presidente parece apostar no tempo e no desgaste crescente do governo.

Lula também não atacou os militares – ao contrário, disse que quando sair da cadeia quer conversar com eles para descobrir por que detestam tanto o PT se, em seu governo, fez tantas concessões às Forças Armadas. Falou em autocrítica e em corrupção, mas alfinetou as elites “que ganharam tanto dinheiro no governo do Lula” sem passar do ponto.

E preencheu uma lacuna do debate até então inconclusivo sobre o fato de ter demorado tanto, no ano passado, a desistir oficialmente de sua candidatura e ungir Fernando Haddad como substituto: ao ir para a cadeia, tinha pareceres de advogados que garantiam que poderia concorrer a presidente mesmo estando preso. Isso mostra que, mesmo os sujeitos mais espertos politicamente se enganam.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.



Acinte ao povo

As excelências do Supremo Tribunal Federal adoram lagosta e caviar, enquanto o povão, diante do agravamento da crise e da alta do desemprego, não pode comer todos os dias sequer o seu feijão com arroz. Morri de vergonha quando li que o STF abriu licitação com gasto estimado em R$ 1,134 milhão para "prestação de serviços de fornecimento de refeições institucionais". O fornecedor que vencer o pregão eletrônico será responsável pelas refeições, de acordo com as necessidades da corte.

No menu exigido pelo STF estão produtos como camarão ao vapor, medalhões de lagosta com molho de manteiga queimada e bacalhau à Gomes de Sá. O edital diz ainda que moqueca (capixaba, baiana) e arroz de pato sejam colocados à mesa. Outras exigências são: salada Waldorf com camarões, pato assado, carré de cordeiro e medalhões de filé.

No cardápio de espumantes, é necessário que ele seja produzido pelo "método champenoise e que tenha ganhado ao menos 4 (quatro) premiações internacionais". Se o vinho for tinto fino seco, precisará ser Tannat ou assemblage, com safra igual ou posterior a 2010 e que também tenha ganhado pelo menos 4 (quatro) premiações internacionais.

Se for o tinto fino seco de uva tipo Cabernet Sauvignon, a safra deve ser igual ou posterior a 2010. Ele "deve ter sido maturado em barril de carvalho, de primeiro ou segundo uso, por período mínimo de 12 (doze) meses". Se o vinho for branco fino seco, a uva precisa ser tipo Sauvignon Blane, a safra deve ser de 2015 e a "colheita das uvas para fabricação do vinho deve ter sido feita manualmente".

Outras bebidas exigidas são: "caipirinha, feita de limão e cachaça de alta qualidade; destilados, como uísques de malte, de grão ou sua mistura, envelhecidos por 12 (doze), 15 (quinze) ou 18 (dezoito) anos, cachaças envelhecidas em barris de madeira nobre por 1 (um) ou 3 (três) anos, gim, vodca, conhaque envelhecido por no mínimo 2 (dois) anos; vinhos de sobremesa; aperitivos, incluindo coquetéis de bebidas; bebidas digestivas e licores finos".

Esses fanfarrões zombam de nossas caras. Se já não bastassem as decisões questionáveis que tomam, sendo suspeitos de venderem sentenças, cometem o acinte de terem mordomias usando o dinheiro alheio, meu, seu, nosso. O STF é uma verdadeira caixa preta, certamente a corte que mais fede em Brasília. Ninguém consegue desvendar o mistério da toga. Nem a imprensa! O Congresso deu uma nova demonstração de medo no enfrentamento ao arquivar pedido de CPI no Senado. Triste País que tem um Congresso tão submisso e um Judiciário tão corrupto. por Magno Martins.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

domingo, 28 de abril de 2019

Terceira via consegue vingar no interior?

Em nossas cidades no interior, considerando o fato de que nelas não há o segundo turno, é muito difícil romper a polarização de pastoril, do verde contra o vermelho, ou de outras cores em questão,  para os chamados candidatos de terceira via.

Nas cidades intermediárias ou menores não é fácil. Candidato de terceira via ganhar eleição é algo raríssimo. Para 2020, o desenho ainda é de dificuldade para quem desafia a chamada polarização.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Centrais acenam com greve geral

As principais centrais sindicais do País devem usar o Dia do Trabalho para lançar o indicativo de uma greve geral em 14 de junho.

Este ano, as comemorações do 1º de Maio terão uma inédita união da CUT, ligada ao PT, a centrais sindicais historicamente adversárias, como Força Sindical e UGT.

A conclamação à paralisação geral deve ser feita por todas elas, informa o Painel da Folha.
As últimas tentativas de se promover graves gerais no Brasil, no governo Temer, fracassaram.

O mote das centrais, agora, é o combate à proposta de reforma da Previdência.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Programas Sociais desenvolvem oficinas de artesanato com crianças e adultos


Nesta manhã deste sábado (27), foi realizada na Escola Francisco Alcivan Pinto uma grande ação coletiva dos Programas Sociais CRAS São Sebastião, CRAS Lagoa Seca, Criança Feliz e Bolsa Família da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social.


Na ocasião, foram desenvolvidas oficinas de artesanato com crianças e adultos, além de atendimentos e informações aos usuários do programa Bolsa Família.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Após furtar comida para a família, homem recebe doações de policiais

Caso comoveu corporação de cidade cearense e empresa local. (Foto: Divulgação/Delegacia de Iguatu)

Um homem desempregado foi preso na última terça-feira, 23, por furtar um estabelecimento comercial de Iguatu, a 360 quilômetros de Fortaleza. Pai de um garoto de um ano, o homem levou cerca de 25 salgados e um pacote de massa de pastel.

Conduzido à Delegacia Regional de Polícia Civil de Iguatu, o suspeito alegou estar desempregado há duas semanas e que praticou o furto para alimentar a esposa e o filho.

O delegado responsável pelo caso, Glauber Ferreira, observou que o autor do furto não possuía passagens pela Polícia e, considerando a situação da família, aplicou o princípio da insignificância. A decisão levou em conta o valor dos bens furtados e o princípio da dignidade da pessoa humana.

“Diante da situação, decidimos aplicar o princípio da insignificância e tentar ajudar este rapaz”, declarou o delegado à imprensa local. Um grupo empresarial da região anunciou que, sensibilizado com a situação, irá doar cestas básicas e dar uma oportunidade de emprego ao homem.

Policiais militares foram à casa do suspeito para verificar a justificativa e só encontraram água. Diante da situação da família, a corporação de Iguatu se reuniu para uma “vaquinha” e a doação de uma cesta básica.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.