sábado, 6 de abril de 2019

Time de Neto Caraúbas vence mais uma na liga da Romênia e fica próximo da grande final


Time do craque Neto Caraúbas venceu o Deva, na noite deste sábado, na cidade de Galati, pelo placar de 2 a 1, e deixou muito próximo da classificação para a grande final da maior competição do país.

Time de Neto Caraúbas volta a jogar pela liga nacional no dia 20, em casa, contra o Odorheiu, uma vitória simples coloca o United Galati de forma antecipada na grande final.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


COMAD já realizou mais de 60 partos


Mais um dia de partos cesarianas foi realizado no Centro Obstétrico Municipal Albaniza Diógenes - COMAD em Apodi neste sábado (6).

"Todas as semanas o COMAD realiza partos cesarianas por uma equipe multiprofissional formada por médicos obstetras, pediatra, anestesista, enfermeiras, técnicas e parteiras. Desde a sua abertura, o COMAD já realizou quase 50 partos cesarianas e mais 13 partos naturais", destacou o prefeito Alan.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Tradicional Forró dos Idosos reabre grupo de convivência

Os idosos esperam ansiosamente pelas sextas-feiras para dançar forró pé de serra

Dominó, baralho e muito forró pé de serra. Todas as sextas-feiras o Centro de Convivência Flor da Idade é o ponto de encontro daqueles que já têm muita história para contar. O “Forró dos Idosos” realizado semanalmente chega a reunir mais de 130 pessoas, que fazem do centro, um espaço prazeroso, para jogar conversa fora e reencontrar os amigos.


O prefeito de Apodi Alan Silveira acompanhou, na tarde chuvosa desta sexta-feira (5), o retorno das atividades do Centro de Convivência Flor da Idade. O evento reuniu dezenas de jovens da terceira idade que buscam no tradicional Forró dos Idosos, um momento de lazer e interação.


"A cada ano que se passa, maior é quantidade de idosos que frequentam o forró nas sextas-feiras. Isso é bom. Significa que estamos no caminho certo e que a organização do projeto está o executando muito bem", comentou Alan Silveira.


Presente no evento, Isiany Medeiros, foi a responsável pela abertura oficial do Forró dos Idosos e falou das perspectivas para o ano. “Realizamos hoje mais um evento voltado aos idosos do nosso município”, destacou a secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, informando que atualmente cerca de 130 idosos participam das atividades do Centro. “Estamos trabalhando para melhorar a estrutura, o ambiente e oferecer um melhor acolhimento para que eles se sintam cada dia mais à vontade”, completou ela.


Eu me sinto muito bem em estar participando deste momento de descontração. Aqui me sinto no meio da família. É muito bom”. Assim se expressou Dona Ozimar, 65 anos, que aniversariou ontem (5) e todos os presentes cantaram o tradicional parabéns!

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

sexta-feira, 5 de abril de 2019

UBS São Sebastião realiza mais um dia do programa Saúde em Dia

Nesta sexta-feira (05) a prefeitura de Apodi por meio da secretaria de Saúde realizou mais um dia de serviços do Programa Saúde em Dia, realizado na Unidade Básica de Saúde do bairro São Sebastião.

"Ao todo foram 15 ecocardiograma, 20 eletrocardiogramas e mais de 20 consultas com o cardiologista. O programa saúde em dia traz o profissional até a população, não é preciso se deslocar para outro município", falou Alan Silveira.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Presidentes de partidos pedem medidas para gerar empregos

Em todas as conversas que teve ontem com os dirigentes de partidos, Jair Bolsonaro ouviu o pedido para que o governo acelere a elaboração de medidas para a geração de empregos no País. Com o IBGE revelando que há 13,1 milhões de desempregados – Bolsonaro contesta esses dados – os presidentes de partidos avaliam que há uma urgência para que novas vagas apareçam em curto prazo e que não dá apenas para aguardar que a economia se recupere, com a aprovação de reformas.

Os dirigentes partidários reforçaram que a reforma da Previdência é fundamental nesse processo, mas lembraram que seus efeitos não são imediatos.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Recuperação das estradas vicinais continua sendo prioridade na gestão de Alan Silveira


Citada como referência na utilização de máquinas e equipamentos doados pelo PAC 2, do Governo Federal, na recuperação de estradas vicinais, a Prefeitura de Apodi, continua em ritmo acelerado. Atualmente os trabalhos estão concentrados na comunidade rural do sítio do Góis, na Chapada do Apodi.

Na tarde dessa quinta-feira (4), o prefeito Alan Silveira, acompanhou os serviços da equipe de recuperação das estradas vicinais na região do Góis. Comunidades das quatro regiões do município já foram beneficiadas, serviços executados com recursos próprios.

Os trabalhos de recuperação das estradas chegarão as todas comunidades rurais do município. "Estamos recuperando os acessos e também os locais dos cenários da Paixão de Cristo do sítio do Góis e não vamos parar enquanto houver estrada para consertar", garantiu o prefeito Alan Silveira.


"A extensão territorial, do município exige muito esforço do governo municipal para recuperar e manter as estradas vicinais em boas condições de trafegabilidade, principalmente nesta época chuvosa, o que dificulta ainda mais o trabalho de manutenção", disse o secretário Júnior Souza.

Estiveram acompanhando o prefeito Alan Silveira, o secretário de Obras Júnior Souza e os vereadores Ângelo Suassuna, Costinha Costa e Laete Oliveira.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Chuvas aumentam risco de disseminação de viroses e doenças respiratórias

Embora tragam alívio para a seca no Estado, as precipitações da quadra chuvosa também podem aumentar o risco de disseminação de viroses como dengue e chikungunya, e doenças respiratórias, a exemplo da pneumonia. As crianças são as principais vítimas.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Prefeitura articula projeto de implantação do filé do peixe tilápia na merenda escolar


O prefeito Alan Silveira se reuniu nesta manhã de quinta-feira (04), com os secretários municipais de Agricultura, Elton Rosemberg, e de Educação, Elmo Alves, equipe técnica das Secretarias, representantes da EMATER, COOAFAP, Colônia dos Pescadores, Produtores, Nutricionista, equipe da Vigilância Sanitária e equipe do SIM, para discutirem sobre o projeto de implantação do filé do peixe tilápia na merenda escolar dos alunos da rede municipal.

“A implantação do filé de tilápia na merenda escolar, além de ser mais um alimento saboroso e leve para variação do cardápio, o peixe é fonte de proteínas, rico em ômega 3, nutriente determinante para a prevenção de doenças cardiovasculares. Com esse projeto, além de enriquecer o cardápio da merenda escolar das nossas crianças, vamos estimular a piscicultura, valorizando e incentivando a produção de peixes no município”, ressaltou o prefeito Alan.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

quinta-feira, 4 de abril de 2019

UBS da Cruz de Almas oferta serviços com ortopedista e otorrinolaringologista


Dando continuidade ao programa Saúde em Dia, a Prefeitura de Apodi está realizando durante toda esta quinta-feira (4) cerca de 150 atendimentos com médicos especialistas. Só de ortopedia são quase 100 consultas e retornos.

Também estão sendo oferecidos atendimentos com otorrinolaringologista, como por exemplo, exames de laringoscopia e nasolaringoscopia. Tudo isso na Unidade Básica de Saúde Cruz de Almas.

“O Saúde em Dia chegou para ampliar o programa pioneiro Zera Fila, que atendeu mais de 5 mil pessoas durante os 15 meses de execução. Estamos trazendo atendimento com especialistas para evitar que os apodienses tenham que ir se consultar e fazer exames em outras cidades”, comentou o prefeito Alan Silveira.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Artesãos apodienses participam de palestra sobre a base conceitual do artesanato brasileiro


O prefeito Alan Silveira, ao lado da secretária da Mulher, Valdênia Morais, participou nesta manhã de quinta-feira (4), de um encontro organizado pela equipe da Secretaria da Mulher e da Igualdade Racial, que reuniu os artesãos do município, os quais apresentaram suas artes, discutiram sobre a Feira de Artesãos Divinas Mãos, prevista para acontecer no mês de maio, e fizeram suas carteirinhas nacional de artesãos para o reconhecimento em todo o país.

Na ocasião, foi ministrada uma palestra sobre a base conceitual do artesanato brasileiro, uma arte com o mercado promissor com uma grande perspectiva de geração de trabalho e renda, com a coordenadora do Programa de Artesanato do Rio Grande do Norte - PROARTE, Graça Leal e o técnico consultor Domingos Sales. Estiveram presentes também representantes do SEBRAE, das secretarias municipais de Educação e Cultura e de Desenvolvimento e Assistência Social.


“Essa feira representará muito para os artesões do nosso Apodi, principalmente para os mais novos, pois abre oportunidades para todos, desde os mais experientes até os iniciantes no ofício. É também uma vitrine para o trabalho deles, principalmente no turismo”, contou a secretária da Mulher e da Igualdade Racial, Valdênia Morais.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Cerimônia marca início das atividades do programa AABB Comunidade em 2019


Nesta quinta-feira (4) foi realizada a cerimônia de abertura das atividades do programa AABB Comunidade 2019. A solenidade ocorreu no salão da Associação Atlética do Banco do Brasil, a abertura do Programa designado “AABB COMUNIDADE” em parceria com a Prefeitura de Apodi, através da Secretaria de Educação e Cultura, de Desenvolvimento e Assistência Social e a Fundação do Banco do Brasil.


Na abertura do evento, as crianças e a equipe do projeto receberam uma benção e oração do pastor Neemias Silva (pastor assistente na Igreja Batista de Apodi). O coordenador Ualson Cristino comentou a respeito do programa e deu boas vindas aos novos 120 alunos beneficiados pelo programa. Neuma Jales abrilhantou, ou melhor 'abençoou' a manhã cantando lindos hinos.


"É uma parceria entre a AABB e o município. Irá auxiliar na educação destas crianças durante o turno inverso e temos a certeza de que, além de oferecer uma ocupação e oportunidade de formação às crianças, as atividades impactarão de forma positiva na vida adultas delas", avalia Alan Silveira, prefeito de Apodi.

Neste Programa os alunos desenvolverão a prática de esportes, como futebol, tênis de mesa e também aulas de natação. Atividades de dança, música, xadrez, dominó, artesanato também fazem parte do projeto. Além disso, os alunos terão acompanhamento pedagógico para reforços escolares. As aulas ocorrem três vezes na semana no período matutino. Ao todo, 120 alunos da rede pública de ensino, entre 6 a 17 anos, serão atendidos pelo programa que consiste em complementar a carga escolar para crianças e adolescentes de baixa renda por meio destas ações socioeducativas desenvolvidas.


O presidente da Associação Atlética do Banco do Brasil, Bruno Leite, ressaltou que esta parceria é de suma importância para o município, visto que, com este Programa as crianças que muitas vezes poderiam estar nas ruas, irão complementar suas atividades aprendendo um esporte ou mesmo trabalhando as dificuldades relacionadas aos conteúdos escolares com as aulas de reforço.

Os secretários Elmo Alves e Isiany Medeiros prestigiaram o evento assim como a comunidade em geral.

Com o objetivo de promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes por meio de ações educacionais inclusivas, o projeto é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a de Desenvolvimento e Assistência Social, Casa dos Conselhos, Gerência do Banco do Brasil, Presidência da Associação Atlética Banco do Brasil de Apodi, e coordenação do Programa AABB Comunidade.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Reunião da bancada sobre emendas destinadas ao Estado


Na noite desta quarta-feira (3), aconteceu a reunião da bancada parlamentar do Rio Grande do Norte no Congresso para decidir em votação os novos valores das emendas destinadas ao Estado, diante do corte de R$ 36 milhões de reais imposto pelo governo federal.

Os valores finais para as áreas de Segurança, Saúde e Educação não sofreram cortes, ficaram R$ 40, R$ 30 e R$ 20 milhões respectivamente. Os cortes incidiram sobre Barragem de Oiticica, que reduziu para R$ 40,937 milhões, Rio Apodi R$ 1 milhão e Redinha R$ 1 milhão, nos últimos dois casos, valores praticamente simbólicos para manter aquelas rubricas em aberto para as emendas dos próximos anos.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Preço de remédio subiu dia 1º. Vá atrás dos melhores preços

Está valendo desde o dia 1º de abril o reajuste anual de até 4,33%, autorizado pelo governo, nos preços dos remédios. No entanto, ele não deve ser aplicado imediata e automaticamente em todas as farmácias, especialmente pelas que contam com bons estoques de produtos, adquiridos por preços antigos, portanto mais baixos.

Mas há ainda outro fator determinante para que os remédios não fiquem 4,33% mais caros: a concorrência, que tem aumentado de forma vertiginosa nos últimos anos. Em cada esquina há uma farmácia, em um quarteirão, duas ou três. Não bastasse isso, a venda pela internet também entrou na disputa pelos clientes com preços convidativos.

Vários sites trazem um comparativo de preços de um mesmo medicamento, assim como aplicativos pelo celular. E o consumidor precisa lançar mão da pesquisa e ter a consciência de sua força no momento da compra.

Quem pretende preservar as finanças precisa abandonar a cultura de escolher a farmácia em que vai adquirir os produtos, seja porque está mais próxima da residência, seja pela amizade com os atendentes.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

quarta-feira, 3 de abril de 2019

Prefeito Alan recebe membros do Grupo Arraiá Fulô de Mandacaru da região do Góis


Nesta quarta-feira (3), o prefeito Alan Silveira se reuniu com membros do Grupo Arraiá Fulô de Mandacaru da região do Góis. Estiveram presentes o secretário municipal de Turismo Gilney Morais e o vereador Laete Oliveira.

"A gestão municipal Apodi Cidade de Todos apoia e incentiva a cultura de Apodi, esse é mais um grupo de jovens que terão um olhar diferenciado da gestão", falou Alan Silveira.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Governo e servidores vão decidir pagamento de abril na próxima segunda

Na próxima segunda-feira, às 10h, será realizada nova rodada de negociação entre Governo e entidades sindicais e associativas que representam os servidores públicos do Rio Grande do Norte para definir o pagamento de abril. Durante reunião nesta quarta-feira (3), o Governo fez a seguinte proposta: pagar dia 15 o salário integral de quem recebe até R$ 4 mil e 30% do pagamento de quem ganha acima desse valor. No entanto, os representantes dos servidores fizeram a contraproposta de ser pago o salário integral de quem recebe até R$ 5 mil.

Com isso, ficou acertada uma nova reunião para a próxima semana, pois até lá o Governo poderá dizer se terá condições de atender ao que foi proposto na mesa de negociações pelas entidades representativas dos servidores. Segundo o secretário de Planejamento, Aldemir Feire, que participou da reunião, a folha de quem recebe até R$ 4 mil representam R$ 220 milhões, enquanto os salários de quem ganha até R$ 5 mil representam R$ 236 milhões.

“Vamos verificar se teremos condições de cobrir esses R$ 16 milhões da proposta dos servidores. Hoje não é possível dar essa resposta. Por isso, vamos ter outra reunião porque até lá vamos tentar achar saídas”, afirmou o secretário-chefe do Gabinete Civil, Raimundo Alves.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.



Programa Compra Direta garante produtos de qualidade na merenda escolar


O prefeito Alan Silveira e o secretário Municipal de Educação, Elmo Alves, visitaram nesta manhã de quarta-feira (03), a sede do programa Compra Direta, onde recebem todos os produtos da merenda escolar, prontos para a entrega. Uma variedade de produtos de excelentíssima qualidade.


“A Prefeitura de Apodi tem investido em constantes melhorias e adequações do cardápio para que as refeições servidas sejam saudáveis, equilibradas, saborosas e contenham todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento das crianças e jovens do município, inclusive, temos uma nutricionista que prescreve e avalia a alimentação escolar. Além disso, 30% da nossa merenda vem da agricultura familiar, incentivando e investindo nos produtos do pequeno agricultor de Apodi”, enfatizou o prefeito Alan Silveira.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Área de plantio do Arroz Vermelho, no Vale do Apodi


Na última segunda-feira (01) estivemos visitando a área de plantio do Arroz Vermelho do companheiro Edílson Neto, que fica localizada na comunidade de Santa Rosa, no Vale do Apodi. A visita a área contou com a presença do secretário de Assuntos Fundiários e Apoio a Reforma Agrária do RN (SEARA), Alexandre Oliveira; e com a participação da assessoria do mandato da deputada estadual, Isolda Dantas.


A agenda faz parte da articulação entre o STTR do Apodi/RN, a SEARA e o mandato da deputada estadual Isolda Dantas, fruto da cobrança do sindicato que solicitou que o arroz vermelho seja implementado nas compras do governo do Estado no sentido de potencializar a cadeia produtiva do arroz vermelho.

Dados divulgados pelo IBGE do último Censo Agropecuário no ano de 2014 o município de Apodi foi responsável por 84% da produção do arroz vermelho no Rio Grande do Norte.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Semarh compartilha experiência em evento sobre resíduos sólidos no Ceará

Técnicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) participaram, segunda (1º) e ontem (02), em Limoeiro do Norte, no Ceará, de um encontro promovido pelo Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Vale do Jaguaribe para discutir a implantação de consórcios, regulação e a fiscalização por parte do Tribunal de Contas.

A Semarh, por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente e Saneamento (Comeas), foi convidada para falar sobre o Panorama Atual da Gestão Compartilhada de Resíduos Sólidos no Rio Grande do Norte e da sua experiência na implantação de consórcios públicos. Participaram do evento, técnicos do Tribunal de Contas do RN, Agência Reguladora do Ceará-ARCE, Secretaria de Estado das Cidades do Ceará, universidades, Ministério público, prefeitos e técnicos de municípios consorciados dos estados do Rio Grande do Norte e Ceará.

Na ocasião, o Engenheiro sanitarista da Semarh, Sergio Pinheiro, fez uma palestra detalhando as ações do Governo Estadual no processo de implantação dos consórcios públicos de saneamento no RN e as ações desenvolvidas para auxiliar às Prefeituras no enfrentamento do desafio da eliminação dos lixões e da implantação de um modelo de destinação final adequada para os resíduos sólidos domiciliares.

“Investimos na regionalização e na capacitação dos gestores municipais para implantar os consórcios Públicos de Saneamento Básico. Além disso, desenvolvemos ações de auxílio aos municípios no atendimento às exigências da lei que institui a Política Nacional, como a elaboração dos seus planos intermunicipais e Plano Estadual de Resíduos Sólidos”, frisou Sérgio, completando “O Rio Grande do Norte se destaca nacionalmente com 98% dos seus municípios cumprindo o que determina esse marco legal nacional”.

O evento foi finalizado com uma visita de campo às obras do aterro sanitário que está sendo implantado em Limoeiro do Norte e nas unidades de triagem de resíduos sólidos. Para o Coordenador da Comeas, Robson Henrique, o evento foi muito proveitoso para observar as soluções e as metodologias aplicadas pelo Ceará na implantação do aterro. “Também tivemos a chance de ajudar com nossas informações, foi uma excelente troca de experiência”.

No RN, cinco consórcios estão devidamente implantados: O do Alto Oeste com 44 municípios, Seridó com 25, Vale do Assu com 23, Mato Grande com 15 e região Agreste com 28, podendo chegar a 40. A Semarh elaborou os projetos dos aterros sanitários de Assu, Caicó e Pau dos Ferros. Os recursos para a construção dos aterros da região do Alto Oeste e do Seridó, já estão assegurados através de um convênio com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e somam R$ 22 milhões.

“Nesse momento estamos trabalhando no atendimento às demandas de readequação nos projetos de engenharia, conforme exigências técnicas do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) e Funasa, como a revisão do orçamento do aterro sanitário de Pau dos Ferros e finalizando o projeto das novas estações de transbordo de Currais Novos e Riacho da Cruz, além de dar encaminhamento aos trâmites burocráticos necessários para a emissão da licença ambiental dos dois aterros” situa Robson Henrique.

Para auxiliar as prefeituras na elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico, O Governo do Estado, através da Semarh, conta com um escritório técnico, que funciona na Comeas. O atendimento aos gestores municipais deve ser agendado através do telefone 3232-2453.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Secretaria Municipal da Mulher ofertará Carteira Nacional do Artesão


Se você é Artesã e ainda não possui a "Carteira Nacional do Artesão" que dá acesso ao Programa do Artesanato Brasileiro, não pode perder a oportunidade que a Secretaria Municipal da Mulher e da Igualdade Racial de Apodi traz para você.

A confecção das carteirinhas será:
Quando? Quinta-feira, dia 4;
Horário: 8h;
Local: Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Documentos necessários:
Xerox de RG, CPF, comprovante de residência; 1 foto 3x4; uma amostra do artesanato.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI

"Projeto Mamãe me veste com amor" no Cras Lagoa Seca


O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Lagoa Seca, conta com o "Projeto Mamãe me veste com amor", que tem por finalidade o fortalecimento afetivo entre mãe e filho durante a gestação, proporcionando estímulos emocional, físico e social. Garantindo assim a efetivação frente à rede socioassistencial e de saúde.


Nessa terça-feira, dia 02, o prefeito Alan Silveira ao lado da vice-prefeita Hortência Regalado e da secretária de Desenvolvimento e Assistência Social Isiany Medeiros, prestigiaram no CRAS Lagoa Seca, o Programa Mamãe me Veste com Amor.


Programa piloto e bastante importante para nossas gestantes, são 23 mamães que participam do programa com palestras, encontros, oficinas, consultas, valorizando as mulheres e crianças. "Pretendemos ampliar o programa para outras unidades", comentou Alan Silveira.


Estão sendo desenvolvidas semanalmente nos CRAS Lagoa Seca atividades socioeducativas e artesanais com as mulheres gestantes. O curso também serve para que as gestantes propiciem a melhora no kit do enxoval do bebê, consequentemente na renda familiar.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Menos Médicos

Para além do discurso ideológico, que funciona bem nas redes sociais, o “fim” do Mais Médicos trouxe uma realidade cruel e que ainda não entrou na propaganda: a ausência desses profissionais no interior dos estados. Enquanto o presidente Jair Bolsonaro se preocupa com questões ideológicas e firulas internacionais, o povo brasileiro pena sem atendimento.

E os prefeitos já não têm mais o que fazer. Só sabe o tamanho do problema quem sente na pele. Imagina você ou alguém da sua família doente, precisando de atendimento, e não ter.

As vagas até existem, mas os profissionais não querem ir; recusam salários de até R$ 12 mil, muito acima da média do que se ganha no Brasil. Esse papel era feito pelos cubanos. Fora do debate ideológico, a questão é bem prática mesmo. E precisa de uma solução urgente.

Ninguém aqui está defendendo ditadura ou que se utilize o dinheiro dos impostos dos brasileiros para financiar governo “A” ou “B”. Mas seu Bolsonaro tem a obrigação, não só com o Rio Grande do Norte e o Nordeste, mas com todo o país, de chegar a um denominador comum. Menos ideologia e mais gestão, presidente. O Brasil não aguenta esperar.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.



Chuvas no mês de março de 2019 totalizam 184.8mm em Apodi, diz INMET

Águas de março em Apodi – RN

Confira o acumulado das chuvas no município de Apodi, Rio Grande do Norte entre os dias 2 e 31 de março de 2019.

Acompanhe a quantidade de milímetros por dia e o total do mês:


O boletim pluviométrico foi divulgado pelo Instituo Nacional de Meteorologia – INMET com sede na base física da EMPARN na Chapada do Apodi.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

terça-feira, 2 de abril de 2019

Caminhada alerta para conscientização do autismo, em Apodi


Uma caminhada voltada para conscientizar a população sobre o autismo levou centenas de pessoas às ruas de Apodi. A iniciativa, que chega à sua terceira edição, é promovida anualmente pela secretaria de Educação e Cultura, por meio da Prefeitura de Apodi.


A Prefeitura de Apodi encerrou em grande estilo a 3ª edição do projeto TEAbraço, evento de conscientização sobre o autismo. Com a participação de estudantes, entidades e sociedade civil organizada, foi realizada uma linda caminhada pelas ruas da cidade durante a tarde desta terça-feira (02).


“Essa é uma causa que nós, como gestão, abraçamos desde 2017 e iremos continuar apoiando. Tenho certeza que durante esses dois dias, muitas pessoas que não conheciam o autismo passaram a conhecer, e quem já conheciam aprenderam ainda mais”, comentou o prefeito Alan Silveira.


Durante o percurso, os participantes puderam ir ouvindo esclarecimentos sobre o assunto e, também, contaram com a distribuição de panfletos e leques explicativos sobre o Transtorno do Espectro Autista - TEA.


“Queremos que as pessoas percebam que o autismo existe e não tem cara, sendo que o diagnóstico precoce junto com o tratamento favorece muito a qualidade de vida do indivíduo a longo prazo”, lembrou o professor Cizinho Morais.


O evento foi realizado pela secretaria de Educação e Cultura (mesmo sem orçamento), com a certeza que deixará um grande legado de informações para os participantes e para a cidade.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Manhã de lazer com os autistas do projeto TEAbraço


Na manhã desta terça-feira (02), o prefeito Alan Silveira, ao lado do secretário de Educação e Cultura, Elmo Alves, prestigiaram a manhã de lazer que o projeto TEAbraço ofereceu aos autistas e familiares, com banho, lanche, dinâmicas e muita diversão.

Uma programação especial do projeto TEAbraço em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

MP Eleitoral obtém cassação de vereador de cidade do RN por compra de votos

Jandy Euflasino deve ser afastado imediatamente. Anotações com nomes de eleitores, promessas e até notas fiscais da compra dos bens foram encontrados em sua casa

O Ministério Público Eleitoral obteve - por decisão unânime do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) - a cassação do vereador Jandy Euflasino de Santana, do Município de Arez, por compra de votos nas eleições de 2016. Da decisão ainda cabem recursos, porém a Câmara Municipal deve proceder de imediato o afastamento do vereador.

A compra de votos - captação ilícita de sufrágio – ocorreu através da promessa de aquisição de diversos bens para eleitores do município. No dia da votação foi cumprido um mandado de busca e apreensão, na residência de Jandy, e lá foram encontradas listagens com nomes de pessoas relacionados a diversos bens e vantagens, além de notas fiscais da compra de produtos; talões de combustíveis; faturas de contas de energia elétrica; comprovantes de depósitos em dinheiro, dentre outros.

Uma lista intitulada “Pendências Financeiras” trazia diversos nomes já riscados, relacionados a valores em dinheiro e acompanhados pelo sinal de “ok”. Outras listas incluíam nomes de eleitores relacionados a bens como: gás, luz, cestas básicas, reforma de banheiro, materiais de construção em geral – cimento, telha, tijolos, etc -, medicamentos, prótese dentária e consultas médicas.

Somado a isso, e comprovando que parte das “promessas” tinham sido efetivamente cumpridas, foram encontrados também uma nota de uma loja de material de construção, faturas de energia elétrica, comprovantes de pagamento de contas de energia elétrica, comprovantes de depósito em dinheiro em contas de terceiros e notas fiscais de compra de produtos diversos.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.