sábado, 23 de março de 2019

Prefeito Alan Silveira prestigia formatura do IFRN de Apodi


Em noite de muita emoção, técnicos formados pelo IFRN Apodi receberam seus diplomas para a alegria de familiares e amigos, nesta sexta-feira (23), no IFRN Campus Apodi. O prefeito de Apodi Alan Silveira e o secretário de Educação Elmo Alves participaram da Solenidade de Formatura de 8 cursos do IFRN. O evento aconteceu no ginásio poliesportivo do campus de Apodi.


"Sempre uma honra prestigiar essas solenidades e feliz em ter sido escolhido Patrono das turmas de Química e Manutenção e Suporte em Informática. Boa sorte a todos nessa nova etapa da vida", falou Alan Silveira.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Apodi completa hoje 184 anos de emancipação política


"Meu Apodi que amo, meu Apodi que o povo quer bem, meu Apodi que o povo... Minha querida e amada Apodi - a cidade da água... Terra abençoada por Deus, com as bênçãos de Nossa Senhora da Conceição e São João Batista".

Como é bonito olhar para ti e ver quanta beleza em suas arquiteturas e ruas, com a administração do nosso prefeito Alan Silveira.

Foto: Josemário Alves

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Prefeitura inaugura obra em escola municipal

A Escola Municipal Francisco Alcivan Pinto recebeu as obras de reforma e ampliação

Trabalhar em prol da educação do município este tem sido um dos objetivos da administração municipal. Pensando na qualidade da estrutura para os alunos e educadores a Prefeitura vem promovendo obras de reforma e ampliação em todas as escolas municipais.


Na última sexta-feira, 22, a Prefeitura entregou à população a Escola Municipal “Francisco Alcivan Pinto” reformada e ampliada. A solenidade de inauguração reuniu dezenas de pessoas que puderam conferir o resultado da obra.

Foi com grande alegria e entusiasmo que inauguramos nesta sexta-feira (22) a reforma e ampliação da Escola Municipal Francisco Alcivan Pinto, no bairro Bacurau I. Uma obra de mais R$ 100 mil de recursos próprios que vai proporcionar mais conforto, segurança e educação às nossas crianças. Tá todo mundo vendo Apodi melhor e nossa Educação melhor.


Para melhorar a qualidade do ensino e suprir necessidades de estudantes e professores, foram construídas duas novas salas de aula climatizadas, sala de professores e direção. “As melhorias influenciam na qualidade da prática pedagógica. Agora, nossa escola tornou-se referência para aprendizagem”, ressaltou o diretor da Escola Municipal Francisco Alcivan Pinto, Jorge Luís Torres.


Na ocasião, o secretário de Educação, Elmo Alves reafirmou que construir ou reformar e ampliar escolas é a política pública mais importante. “A escola, a educação é sem dúvida a principal política pública que qualquer nação pode ter. Tudo depende da educação”, disse.

Com a presença do prefeito Alan Silveira, da vice-prefeita, Hortência Regalado, representantes do legislativo, secretário de Educação e Cultura, Elmo Alves, secretários, funcionários e da comunidade foi realizado o descerramento da placa que, simbolicamente, marca o início de uma fase da escola. No local foram realizadas obras como pintura de todo o prédio, troca de pisos, reparos, reforma do telhado, além da ampliação com a construção de duas novas salas de aula.


A vice-prefeita, Hortência Regalado, falou da importância de se investir na estrutura física da Escola. “Com a conclusão das obras a escola passará a ofertar mais conforto e qualidade aos alunos, alem da construção da sala para o diretor, aproveitem este espaço com muita sabedoria e carinho, pois vocês são o futuro da nação”, concluiu.


O prefeito Alan Silveira enfatizou as obras que estão sendo realizados, segundo ele “a administração vem trabalhando muito para que a estrutura oferecida à população no setor da educação tenha qualidade e traga conforto e segurança aos alunos, professores e funcionários”.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

sexta-feira, 22 de março de 2019

Feira de Artesanato Divinas Mãos apresentará ao público a produção do segmento em Apodi


A arte ao alcance das mãos. O toque de refinamento do trabalho esmerado. Experiências de vida. O construir que deseja a emoção. Histórias de uma identidade celebrada, a graciosidade em cada detalhe. O Divinas Mãos será enaltecido como o impulso para valorizar o que é único, belo, criativo, original e com contorno próprio. São peças em pé de igualdade com os artigos mais caros da alta decoração, com o diferencial de carregar um sentimento singular, de dentro para fora, que nasce no íntimo da alma do criador para tomar forma nas obras. É o desenho autêntico que convida o olhar à apreciação.

O prefeito Alan Silveira ao lado secretária da Mulher e da Igualdade Racial, Valdênia Morais e do secretário de Educação, Elmo Alves, participaram de uma reunião realizada nesta manhã de sexta (22), com os artesãos do projeto “Divinas Mãos”.


Na ocasião, foi apresentado o projeto para a realização da Feira de Artesanato Divinas Mãos, que tem como objetivo, conceder aos artesãos empreendedores do nosso município um espaço para divulgação e venda dos seus produtos.

"A feira organizada pela secretaria da Mulher em parceria com as secretarias de Educação, Urbanismo, Obras, Turismo e Assistência Social, com o total apoio da Prefeitura de Apodi, será realizada uma vez por mês, tendo início dia 5 de abril, na Praça Dom José Freire, às 18h", relatou Alan Silveira.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Sindicatos realizam palestra sobre a Reforma da Previdência e os Impactos na vida do trabalhador


Na manhã dessa sexta-feira (22/03) o SINTRAPMA, em parceria com o Sinte- RN, realizou a palestra “A Reforma da Previdência e os Impactos na vida do trabalhador”, com o advogado Leôncio Nogueira. A atividade fez parte do dia nacional de mobilização organizado pelas centrais sindicais, evento ocorreu no auditório do SINTRAPMA.

O professor Ozamir Lima, presidente do Sindicato, abriu a mesa falando de sua satisfação em realizar este evento e na importância de executar uma agenda para informar aos servidores e a população sobre os perigos desta reforma e ressaltou que este é apenas um entre vários eventos que compõem a agenda nacional em defesa da previdência.


Em sua fala, Leôncio criticou diversos pontos negativos da reforma que introduz a possibilidade da criação de um sistema de capitalização individual e joga a previdência para a regulamentação via projeto de lei.

A reforma transfere progressivamente o fundo público para o sistema financeiro privado. Modifica os princípios da solidariedade, da universidade, do provimento público de proteção social por outros baseados no individualismo.

Na proposta, o servidor público passa para a nova idade mínima e precisa de 25 anos de contribuição, 10 de serviço público e 5 anos no cargo. Para os professores, a idade é 60 anos para ambos, 30 anos de contribuição para ambos, com 10 anos de serviço e 5 anos no cargo, e a partir de 2024 também aumenta a idade baseada na sobrevida da população.

A reforma também afeta outros pontos, como as pensões: desvincula o valor mínimo da pensão do salário mínimo até que entre em vigor a nova lei complementar. Cota familiar passa a ser de 50% mais 10% por dependente até 100%.

A reforma da previdência reduz o valor do benefício de todos os trabalhadores e aumenta a contribuição de 11% para até 22% para quem ganha acima de R$ 4500, além de restringir o abono salarial para quem ganha salário mínimo.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Ex-diretor anuncia a chegada de dois ventiladores pulmonares ao Hospital Regional Hélio Morais Marinho

É com grande alegria que anuncio a chegada de dois ventiladores pulmonares ao Hospital Regional Hélio Morais Marinho (HRHMM) – Apodi/RN.

Estes equipamentos, juntamente com os outros equipamentos que já temos em nosso hospital [monitores multiparametros (ECG/PNI/Temp/PO2) e as bombas de infusão (infusão de drogas vasoativas)] possibilitarão a instalação de dois leitos de cuidados intermediários (semi-UTI) nas dependências do HRHMM.

Estes (leitos semi-UTI) eram um pleito antigo de nosso hospital que, com muita luta e compromisso da antiga gestão conseguimos entregar a Apodi e toda região. Agradecemos ao empenho do ex-secretário Sidney Domingos (SESAP) e a ex-coordenadora Karla Álvares (COHUR) que abraçou esta luta em prol deste hospital!

Wilker Câmara
Ex-diretor do hospital regional de Apodi

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Unidade disponibiliza atendimento noturno para ampliar acesso a serviços de saúde

Unidade Básica do São Sebastião lotada na noite desta quinta-feira (21)

Na noite dessa quinta-feira (21), a Unidade Básica do São Sebastião realizou mais o atendimento noturno diferenciado. Ao todo, foram mais de 70 atendimentos, sendo 45 consultas médicas, 12 atendimentos de enfermagem e 14 pequenas cirurgias.

O atendimento noturno diferenciado vem sendo realizado todas as noites de forma alternada nas unidades básicas de saúde nas zonas urbana e rural do nosso município oferecendo muito mais assistência à população.

“A comunidade precisava disso. O serviço de saúde está melhorando e é isso o que os cidadãos queriam e desejavam. Mais qualidade nos serviços, além da ampliação do terceiro turno”, afirmou o prefeito Alan Silveira.

As unidades funcionam de forma alternada com todos os serviços oferecidos durante o dia. “É um esforço que estamos fazendo de reorganização de processo de trabalho para conseguir essa ampliação de atendimento e permitir à população que trabalha durante todo o dia vir à unidade de saúde e realizar uma consulta médica, fazer uma avaliação geral, exames, fazer receita, pegar remédios”, explica o secretario municipal de Saúde, Sabino Neto.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Palestra: A história de Apodi e a importância dos povos tradicionais indígenas


Para comemorar os 13 anos de criação da Academia Apodiense de Letras acontecerá uma palestra sobre a história de Apodi e a importância dos povos tradicionais indígenas”.

A palestra será proferida pela Professora Mônica Freitas (mestra em Letras).

Serviço: 
Data: 23 de março de 2019
Horário: 17h
Local: auditório da Casa de Cultura Popular
Praça: Francisco Pinto

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Participe da inauguração das novas salas de aula e reforma da Escola Municipal Francisco Alcivan Pinto


Olhando para frente e avançando cada dia mais, a Administração Municipal 2017/2020 segue trabalhando em prol da cidade da água.

A Prefeitura de Apodi e a Secretaria Municipal de Educação convidam à população para prestigiarem a cerimônia de inauguração das novas salas de aula e reforma da Escola Municipal Francisco Alcivan Pinto, no bairro Bacurau I.

A inauguração acontecerá nessa sexta-feira (22), às 16h, em frente à referida escola. Mais de R$ 100 mil investidos com recursos próprios.

Vamos todos participar!

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

quinta-feira, 21 de março de 2019

CNM Qualifica vai capacitar servidores públicos dos Municípios do RN

Evento é realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) em parceria com a FEMURN.

A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte - FEMURN informa a realização do evento 'CNM Qualifica', realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) em parceria com a FEMURN. O evento promove seminários de capacitação para servidores e funcionários em todo Brasil, através de parceria firmada entre a CNM e as Federações municipalistas dos Estados.

No RN, o evento será realizado nesta sexta-feira, dia 22 de Março, a partir das 8h, no hotel Vila do Mar, em Natal, com o tema "A Importância da estruturação do quadro de pessoal dos municípios", e conta com mais de 150 inscritos.

O evento contará com a participação do Presidente da CNM, Glademir Aroldi, do Presidente da FEMURN e Prefeito de São Paulo do Potengi, José Leonardo Cassimiro de Araújo (Naldinho), além de dezenas de Prefeitos Municipais do RN.

A FEMURN informa ainda que este é o primeiro evento de uma série de encontros do CNM Qualifica no Estado. Os cursos são gratuitos para Municípios filiados à CNM e a FEMURN e serão ministrados por técnicos e profissionais que possuem larga experiência nos temas propostos.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Operação tapa-buracos é intensificada em Apodi

Equipes de tapa-buracos em ação

Na estação de chuva existe uma corrida constante efetuada pela administração municipal, para manter nossas estradas e ruas livres de buracos.

Essas imperfeições brotam em toda parte, e em poucos dias, algumas podem virar verdadeiras crateras. Para evitar a evolução desse problema, a equipe tapa-buracos trabalha continuamente com paralelepípedos e recuperação de meio-fio.

"O trabalho da equipe é constante e diário, para atender as demandas da população", falou o prefeito Alan Silveira.

A equipe de tapa-buracos da Secretaria Municipal de Obras de Apodi vem trabalhando na manutenção e recuperação de calçamentos, meio-fio, calçadas e bueiras das zonas urbana e rural.

Mesmo sendo um serviço rápido, os atendimentos ficam prejudicados em dias de chuva, segundo o secretário de Urbanismo, Alan Rodrigues. "Dependemos das condições climáticas serem favoráveis para o trabalho ser realizado. Além disso, as chuvas intensas e contínuas, comuns nesse período, favorecem ainda o surgimento e aumento dos buracos".

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Vice-prefeita e secretária participam de evento sobre "As atualizações das leis Maria da Penha", em Natal

Na tarde dessa quarta-feira (20), a vice-prefeita Hortência Regalado, acompanhou a secretária da Mulher e da Igualdade Racial, Valdênia Morais, num evento sobre “As atualizações das leis Maria da Penha” realizado na Escola do Governo em Natal.

Na ocasião, aconteceu um debate entre as autoridades femininas sobre o aperfeiçoamento e fortalecimento da Lei Maria da Penha, orientando como lidar com a violência contra a mulher e, sobretudo, como combater este ato.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Aquele 1%

A música de Marcos & Belutti com participação de Wesley Safadão explica, no popular, os conceitos das novas previdências dos civis e militares, cujo modelo proposto foi divulgado ontem.

Segundo os cálculos do próprio governo, a reforma nas aposentadorias da turma da farda só representará 1% (R$ 10,45 bilhões em dez anos) da economia a ser gerada pela mexida na dos civis.

Isso explica porque a equipe econômica demorou tanto para tornar público o que pensava para o tema. Afinal: “99% anjo, perfeito. Mas aquele 1%...”

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Flávio Pizada Quente no aniversário de 184 anos de Apodi-RN


Apodi está em festa!

Na semana de aniversário de 184 anos de Apodi, a Prefeitura Municipal preparou uma super comemoração. Além do tradicional bolo de 18 metros, das competições esportivas e do Festival Sociocultural, os apodienses irão curtir uma noite de muita festa ao som de Dário Villa e Flávio Pizada Quente.

A gente se ver por lá!

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

quarta-feira, 20 de março de 2019

Academia Apodiense de Letras comemora 13 anos neste sábado

Presidente Vilmaci Viana
Escritores, pesquisadores e artistas se reúnem às 17h deste sábado no auditório da Casa de Cultura Popular para comemorar os 13 anos de criação da Academia Apodiense de Letras (AAPOL). O momento será marcado pela apresentação da última pesquisa da imortal Mônica Freitas sobre a história do município e a importância dos povos tradicionais.

Fundada em 2006, a AAPOL segue o modelo francês de academia com 40 sócios e patronos, sócios correspondentes e outras honrarias. Seu primeiro trabalho foi valorizar nomes significativos da cultura apodiense, de maneira a permitir, a partir e através deles, a preservação da memória e da história local.

O pesquisador Marcos Pintos foi o presidente fundador ao lado do jornalista José de Paiva Rebouças, vice-presidente. Em 2017, assumiu o comando a escritora Vilmaci Viana e Caubi Torres vice-presidente que tem dando novo ritmo aos trabalhos e atividades, colocando a AAPOL nas atividades culturais locais. Eles também inauguraram o Museu do Livro de Apodi em 2018.

Durante o evento deste sábado, também será lançado o plano de ação 2019, cujo objetivo é oferecer à sociedade ações de cultura, educação e literatura gratuitamente. Os membros apresentarão suas propostas de atividades que devem ser desenvolvidas ao longo do ano.

A sede da Academia Apodiense de Letras funciona na Casa da Cultura Popular de Apodi.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Prefeito Alan Silveira atende população no gabinete da prefeitura


O prefeito de Apodi Alan Silveira recebe várias pessoas quase que diariamente em seu gabinete. Apesar de tantos afazeres que o cargo lhe exige, Alan se mostra preocupado em ouvir a população. “Um administrador que realmente quer alcançar a população que mais precisa com seu trabalho, deve ouvi-la de perto. Por isso, abro as portas da prefeitura diariamente e estou sempre disposto a ouvir o que a população tem a me dizer”, disse.


Nesta manhã de quarta (20), o prefeito Alan Silveira atendeu cerca de quase 100 pessoas no gabinete civil. O chefe do executivo vem realizando atendimento semanal para dialogar e ouvir os anseios do povo.

“É importante ouvir o povo, suas necessidades e opiniões. Estou como gestor, mas sei que para fazer uma boa administração tem que governar ao lado do povo. Toda semana faço esse atendimento”, enfatizou o prefeito Alan Silveira.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Centro Obstétrico Municipal Albaniza Diógenes - COMAD realizou mais um dia de partos cesarianas

Nesta quarta-feira (20) aconteceu mais um dia de partos cesarianas, os bebês nasceram no Centro Obstétrico Municipal Albaniza Diógenes - COMAD em Apodi, o centro obstétrico fica no hospital regional da cidade.

"Toda semana a COMAD realiza partos cesarianas por uma equipe multiprofissional formada por médicos obstetras, pediatra, anestesista, enfermeiras, técnicas e parteiras. Hoje foram realizadas 6 cesarianas e já tem mais 6 marcadas para sexta", destacou o prefeito Alan Silveira.

É mais saúde. É mais trabalho.

A cesariana, também chamada de parto cesário ou cesária, é uma forma de parto feita através de cirurgia. A cesária ainda é a via mais comum de parto no Brasil, apesar do parto normal (parto vaginal) ser considerado pela organização mundial de saúde (OMS) e por diversas entidades médicas a melhor forma do bebê nascer.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

STTR do Apodi participa da plenária da Articulação Nacional de Agroecologia


Começou no dia de ontem (19) e vai até o dia 22, a plenária da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA). A atividade acontece na cidade de Aracaju - Sergipe; reunindo mais de 100 pessoas de todas as regiões do Brasil que irão discutir desafios, aprendizados e estratégias para o desenvolvimento da Agroecologia no país.


Agricultoras/es familiares e urbanos, povos e comunidades tradicionais, educadoras/es, comunicadoras/es, técnicas/os, representantes de movimentos sociais de mãos dadas pela Agroecologia.

O presidente do STTR do Apodi, Agnaldo Fernandes; está participando da atividade articulada pela ANA.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Projetos de lei de iniciativa do Poder Executivo que assegura benefícios à população





A tramitação dos projetos não abarca apenas as votações em plenário, mas começa bem antes – quando a proposta é protocolada na Câmara, seja por um vereador ou pelo Poder Executivo.

Confira os projetos de lei do Poder Executivo que foram protocolados na Câmara Municipal de Apodi para trazer mais benefícios à população apodiense.

É Apodi seguindo em frente!

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

terça-feira, 19 de março de 2019

Prefeito e secretário continuam as visitas nas escolas reformadas pelo município


O prefeito Alan Silveira e o secretário de Educação, Elmo Alves, visitaram as escolas do Vale, Francisco Pedro da Costa - Trapiá I, Cassimiro Emiliano da Costa - Trapiá II e Félix Eufrásio - Bamburral, escolas que foram reformadas pela gestão.

"Estamos fazendo esse trabalho de revitalização das nossas escolas, agradeço aos diretores pela parceria. Vamos avançar muito mais juntos por uma educação de qualidade", falou Alan.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Livro Por trás das Grades disponível no Partage Shopping em Mossoró


Com mais de 2 mil cópias vendidas em todo o Brasil, o livro Por trás das Grades,  de autoria do agente penitenciário do Estado do Rio Grande do Norte, Márcio Morais, também está disponível nas prateleiras da Livraria L. Cultural, instalada no Partage Shopping de Mossoró.

O livro mostra a vida na prisão com experiências vividas pelo profissional de segurança carcerária.

O livro também pode ser adquirido através das redes sociais pelo Instagram @livroportrasdasgrades e pelos WattazapApp (84)99662-4050.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

UBS Córrego ofereceu atendimento noturno para os moradores da região da Areia


A Secretaria Municipal de Saúde, dando continuidade ao programa de atendimento noturno nas UBS – Unidades Básicas de Saúde, realizou na noite dessa segunda-feira (18), no distrito do Córrego na região da Areia mais um atendimento noturno, um programa diferencial da gestão Apodi Cidade de Todos, que oferece mais dignidade e assistência às pessoas de todas as comunidades.

O atendimento noturno se inicia a partir das 18 horas realizando consultas médicas para a população que não tem condições de procurar a unidade em horário comercial durante o dia.


"A ampliação do horário facilitou o atendimento aos trabalhadores, que agora realizam consultas e outros procedimentos depois das 18 horas. Essa população precisava de atendimento médico e nem sempre conseguiam alterar o horário de trabalho para ir a uma consulta", disse o secretário de Saúde Sabino Neto.

Ao todo, mais de 100 pessoas foram atendidas por uma equipe formada por médico clínico, enfermeira, nutricionista e odontólogo.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Destino do dinheiro das delações

Em meio à polêmica sobre a fundação que a Lava Jato de Curitiba tentou criar, o senador Jean Paul Prates (PT-RN) decidiu apresentar projeto que garantiria a destinação de valores recuperados em delações, leniências e acordos com autoridades estrangeiras ao Fundo Social do pré-sal.

Camila Asano, da Conectas Direitos Humanos, após Eduardo Bolsonaro dizer que imigrantes ilegais são “vergonha para a gente”:

“Nenhum ser humano é ilegal. Mas há governos que se recusam a aceitar que migrar faz parte da nossa natureza” (FSP)

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.



Lava Toga, eu apoio!

Vocês acham o Poder Executivo corrupto, com seus secretários, prefeitos e governadores – e até alguns presidentes da República – envolvidos em desvios de verbas e fraudes em licitações? Vocês acham o Poder Legislativo corrupto, com vereadores, deputados e senadores de toda espécie vendendo voto e lei ao custo de cifras milionárias? Isso, meus amigos, é porque vocês nem de longe têm a noção do que o Judiciário faz neste país. Perto de suas excelências juízes, desembargadores e ministros das mais altas cortes, os demais são fichinha. Ali, é a maior fábrica de corrupção e hipocrisia da institucionalidade brasileira. E o pior, seus entes estão secularmente acostumados com uma palavra bem em voga ultimamente. Vou até soletrar: im-pu-ni-da-de!

Justamente por isso, cada cidadão de bem do Brasil tem o dever cívico de apoiar a “versão jurídica” da Lava Jato, a Comissão Parlamentar de Inquérito conhecida como Lava Toga, que, aliás, nem foi instalada e já sofre ataque de morte. Sob o argumento de “não criar um embate desnecessário entre poderes”, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre – olha só! – afirmou, ontem, que não existe a menor possibilidade de levar adiante uma investigação contra os ministros do Supremo Tribunal Federal, como quer a CPI, assinada por três senadores do PSL: Major Olímpio (SP), Juíza Selma Arruda (MT) e Soraya Thronicke (MS) – filho do presidente, Flávio Bolsonaro não subscreveu o documento.

Hoje, o também senador Alessandro Vieira, do PPS de Sergipe, vai protocolar até o final da manhã o requerimento de instalação da CPI, cujo objetivo, segundo ele, é apurar a existência de “ativismo judicial” nos tribunais superiores (ui, Gilmar Mendes e companhia limitada). Vieira afirma ter 29 assinaturas; está aguardando os petistas, que, contudo, não devem aderir ao movimento com a justificativa de que não há um fato determinante para a criação de uma CPI. Na prática, o PT, como sempre, não aceitará ser coadjuvante. Só seria favorável à comissão se fosse uma iniciativa sua.

Pois a Lava Toga tem tanto, mas tanto motivo para existir, que a sua área de abrangência não deveria ser apenas o STF, mas todos os tribunais inferiores. Oxalá essa investigação se estendesse não apenas ao Supremo, mas a todos tribunais de estados e outros órgãos do Judiciário, que, volto a dizer, é podre. Seus representantes vivem e se comportam como se fosse verdadeiros semideuses, dotados de graça e luz; dignos de terem seus desejos realizados por nós mortais. É CPI neles!

Por Arthur Cunha – especial para o blog do Magno

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

segunda-feira, 18 de março de 2019

Convite: Apodi comemora 184 anos de emancipação política



Convidamos todos os apodienses para participarem dos festejos comemorativos em alusão aos 184 anos de Emancipação Política de Apodi. Confira nossa programação e leve toda a família.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.