sábado, 19 de janeiro de 2019

Apodi: Gabriel Diniz trará 'Jenifer' para o maior carnaval do RN

Autor do hit do verão estará animando os foliões no palco

Autor do maior hit do verão, o cantor Gabriel Diniz e o sucesso 'Jenifer' está confirmado no carnaval de Apodi – Rio Grande do Norte.

Ele estará no carnaval de Apodi animando os foliões no palco, no corredor da folia. A atração foi confirmada nas redes sociais deste sábado, 19. Além de Gabriel Diniz, também se apresentam Tuca Fernandes, Grafith, Dan Ventura, Municipal Santos, dentre outras bandas.

Hit do verão: música do paraibano Gabriel Diniz, batizada apenas de “Jenifer”, foi lançada meses atrás e começou a fazer sucesso entre os fãs de música sertaneja no final de 2018.

Aí, em pouco tempo, a tal Jenifer do Tinder virou meme e hoje a música já é considerada o hit oficial do verão 2019.

No Spotify a faixa estourou e foi parar no primeiro lugar dentre as músicas mais tocadas no país. No YouTube as visualizações do clipe também explodiram rapidamente e, através dos comentários, muita gente diz que chegou ao vídeo por causa dos memes.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

2019 o carnaval de Apodi é diferente!

Os artistas são as grandes estrelas do carnaval de Apodi, em cima do trio-elétrico ou em cima do palco eles fazem o espetáculo acontecer.

Os principais nomes da música da atualidade, inclusive com bandas de renome nacionais, se juntam aos artistas regionais para fazer o melhor carnaval do Rio Grande do Norte.

carnaval da Apodi é a maior festa de participação popular totalmente grátis do Rio Grande do Norte. O evento atrai em média 25 mil foliões por noite.

Veja abaixo as atrações do carnaval de Apodi 2019:


O carnaval da Apodi é conhecido pela energia contagiante de sua folia e pela segurança nos cinco dias da festa de momo.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

SESI inaugura unidade da Indústria do Conhecimento no município de Apodi/RN


O SESI-RN em parceria com a Prefeitura Municipal inauguraram nesta sexta-feira (18), a unidade da Indústria do Conhecimento, em Apodi/RN, região do Médio Oeste potiguar. A solenidade contou com as presenças do presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, e do prefeito de Apodi, Alan Jefferson da Silveira Pinto, entre outras autoridades e sociedade civil.


A biblioteca leva o nome “Indústria do Conhecimento Doutora Marise Maia Holanda de Melo”, médica e educadora de amplo trabalho prestado ao município de Apodi, e esposa in-memoriam, do vice-presidente da FIERN, Pedro Terceiro de Melo. Esta foi a 28ª Indústria do Conhecimento aberta pelo Sistema FIERN no Rio Grande do Norte.


O prefeito de Apodi Alan Silveira e a vice-prefeita Hortência Regalado entregaram, na tarde desta sexta-feira (18), a 15ª obra de sua gestão. A Biblioteca Indústria do Conhecimento Drª Marise Maia Holanda Melo foi construída através de uma parceria com a FIERN e SESI. O novo equipamento funcionará durante a manhã, tarde e noite para que toda a comunidade possa ter acesso à leitura, educação e internet.


"Além da biblioteca, que é uma grande obra, estamos entregando também a revitalização da Praça Júlio Marinho, que está muito mais bonita e aconchegante", destacou Alan Silveira.

A primeira Indústria do Conhecimento do RN foi inaugurada na empresa Coteminas. Desde então, foram entregues, em uma parceria do SESI-RN com as prefeituras, unidades deste programa nos municípios de Assú, Macaíba, Mossoró, Martins, Macau, Serra Negra do Norte, Jardim do Seridó, São Gonçalo do Amarante, Campo Grande, Santo Antônio, Almino Afonso, Acari, São José do Seridó, Jundiá, Caicó, São João do Sabugi, Taipu Natal/Bairro das Rocas, João Câmara, Pedro Avelino, Itajá, Maxaranguape, São Miguel do Gostoso, e Frutuoso Gomes.


Em nove anos, foram investidos, na instalação dessas unidades, R$ 11 milhões. Na Indústria do Conhecimento  inaugurada em Frutuoso Gomes, no último dia 20, foram investidos R$ 400,5 mil.

As estatísticas do SESI-RN mostram que, entre 2009 e 2018, foram 1.258.380 atendimentos a trabalhadores, dependentes e comunidade na Indústria do Conhecimento, no Rio Grande do Norte. Entre janeiro a dezembro de 2018, foram 320.337 atendimentos.



Nos locais onde funciona o programa Indústria do Conhecimento são desenvolvidos projetos pedagógicos como Maleta Fantástica, Poesia a Gosto na Praça, Tarde Literária, Trabalhando as Diferenças e Alimentação Saudável. Além disso, há um acordo de cooperação entre o SESI–RN e o SEBRAE/RN para oferecer, nestas instalações, cursos à distância, palestras técnicas e oficinas.

As bibliotecas “SESI Indústria do Conhecimento” são espaços multimídia instalados em municípios ou indústrias, dispondo de materiais educativos, livros, gibis, jornais, revistas, periódicos locais e de circulação nacional, DVDteca, CDteca e Gibiteca, laboratório de informática com computadores conectados à Internet, espaço para leitura, contação de história, pesquisa e estudo, tendo como objetivo promover a inclusão digital e o acesso dos trabalhadores das indústrias e das comunidades do entorno à informação e ao conhecimento.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Em Mossoró, Alan Silveira busca mais investimentos para Apodi

Poder público municipal atrás de parcerias voltadas ao desenvolvimento do município

Na manhã desta sexta-feira (18), o prefeito de Apodi, Alan Silveira, acompanhado dos secretários municipais Gilney Morais e Elton Rosemberg, visitaram a Agrícola Famosa, considerada a maior exportadora de melão do mundo e maior empregadora de mão de obra do Rio Grande do Norte.

O diretor executivo da empresa, Luiz Roberto Barcelos, presente ao encontro recebeu o prefeito Alan Silveira e trataram de parcerias voltadas ao desenvolvimento do município de Apodi.

"Reunião bastante produtiva, iremos fazer com que o nosso município avance cada vez mais no setor agrícola na região da Chapada, assim como na infraestrutura da cidade com essa nova parceria público/privada", relatou Alan Silveira.

AGRÍCOLA FAMOSA

Fundada em 1995, a Agrícola Famosa é uma empresa de capital nacional situada na divisa dos estados do Rio Grande do Norte e Ceará. Em seus 22 anos de existência, a Agrícola Famosa consolidou seu nome no agronegócio caracterizando-se por investimentos em novas tecnologias, pesquisas constantes, respeito ao meio ambiente e compromisso social. Conta, atualmente, com quase 9 mil colaboradores nos períodos de safra, e com uma área atual total de mais de 30 mil hectares, fazem da Agrícola Famosa a maior produtora de melões e melancias do Brasil e uma das maiores do mundo.

O foco principal da Agrícola Famosa é o melão, que abastece o mercado interno e externo (principalmente o europeu). No entanto, a fazenda também produz outros tipos de frutas, como mamão, melancia, banana, maracujá, entre outros. Além das frutas, também são produzidas verduras e hortaliças, como alface, pimentão e tomate, por exemplo.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Mais um PL prevê isenção de impostos sem análise de impacto

Propostas de isenção de imposto, principalmente da base de receita dos Municípios, para estimular categorias ou práticas é comum no Congresso Nacional. No entanto, essas proposições não apontam o impacto negativo que tais medidas causarão nos cofres municipais, se forem aprovadas. Esse é o caso do Projeto de Lei (PL) 10.669/2018 – do deputado Felipe Carreras (PSB-PE) – que isenta academias de impostos sobre equipamentos para prática de exercícios.

O PL tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; do Esporte; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. O objetivo dele é isentar as academias do pagamento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Imposto sobre Importação (II) a comercialização de equipamentos voltados para a prática de exercícios físicos.

De acordo com a justificativa da matéria, o sedentarismo é um problema crescente no Brasil, e milhões de brasileiros deixam de frequentar as academias de ginástica devido aos custos da mensalidade. Diante disso, a proposta presente “reduzir os gastos e investimentos das academias com a finalidade de manter preços acessíveis aos brasileiros”. Ela também determina que o Executivo estime a renúncia fiscal decorrente e incorpore os dados nas propostas de leis orçamentárias, para que sejam cumpridos os dispositivos da Lei Complementar 101/2000 de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Análise
Promover a saúde e o incentivo a pratica de exercícios físicos é uma justificada preocupação do poder público municipal. Conduto, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) lembra: tão importante quanto é considerar o impacto negativo que a isenção de IPI causa nas finanças municipais.

A entidade municipalista explica, mais uma vez, que a redução do IPI recai diretamente sobre a arrecadação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que é base econômica da maioria das prefeituras brasileiras. A entidade defende que esse tipo de projeto aponte formas de restituição dos Entes federados, em razão da isenção do tributo.

Da Agência CNM de Notícias, com informações da Câmara.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Notas do Enem estão disponíveis na internet


As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão disponíveis na internet, na Página do Participante e no aplicativo oficial do Enem. Mais de 4,1 milhões de estudantes podem acessar o resultado individual em cada uma das provas: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e redação.

Para acessar os resultados individuais, é preciso usar a senha criada na hora da inscrição. Caso o participante não se lembre da senha, basta clicar no campo Esqueci minha senha. O estudante deverá, então, confirmar o e-mail cadastrado no sistema para receber uma senha temporária. Quem esqueceu a senha e também não tem acesso ao e-mail cadastrado tem a opção de informar novos contatos para receber a senha temporária.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Prefeitura assegura transporte escolar para universitários

Através de parceria com a AENTS, Prefeitura de Apodi garante transporte universitário

Tendo em vista o deslocamento de universitários até o município de Mossoró, distante 78 quilômetros de Apodi, o prefeito Alan Silveira e o secretário de Educação, Elmo Tôrres, se reuniram nesta manhã de quinta-feira (17), com a diretoria da Associação dos Estudantes do Nível Técnico e Superior de Apodi - AENTS.

Há alguns dias o chefe do Executivo sentou com os estudantes e lançou uma proposta para garantir o transporte universitário no ano de 2019. Hoje, a associação e o município firmaram a parceria a qual a prefeitura repassará a quantia de R$ 300 mil para custear as despesas com o transporte, além de R$ 91 mil oriundo da emenda do vereador Ângelo Suassuna.

“A prefeitura tem garantido o transporte, para isso, estabelecemos critérios, entre eles, o cadastro dos estudantes, para podermos viabilizar a certificação assistida desse processo de admissão ao benefício”, certificou Elmo Alves, Secretário Municipal de Educação.

No total são 10 linhas feitas diariamente levando os estudantes de Apodi a Mossoró e Caraúbas com alunos da UERN, UNP, IFRN, UFERSA, dentre outras instituições. “Estamos felizes em podermos contribuir com a classe garantindo o transporte universitário, isso representa a importância e o zelo que toda administração pública deve dar àqueles que buscam realizar-se profissionalmente”, comentou o prefeito Alan Silveira.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

PM dá instruções por telefone e salva criança de um mês que estava engasgada em Mossoró, RN

Mãe da menina ligou para o 190 para pedir ajuda e foi auxiliada pelo soldado da Polícia Militar

Por Ivanúcia Lopes, Inter TV Costa Branca

Policial militar deu instruções pelo telefone para ensinar a desengasgar bebê de um mês de idade em Mossoró, RN — Foto: Flávio Soares/Inter TV Costa Branca
Um policial militar do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) salvou uma menina de um mês de idade que estava engasgada com leite materno. O PM instruiu pelo telefone um vizinho da mãe do bebê a como proceder diante da situação, e a criança desengasgou.

O caso aconteceu em Mossoró, região Oeste potiguar. O soldado Francisco Dantas atende as ligações de emergência feitas para o número 190, que aciona o serviço da polícia. Normalmente ele recebe chamadas informando sobre crimes, mas na tarde da terça-feira (15) foi diferente.

A mãe da criança ligou para informar o que havia acontecido e pedindo ajuda ao policial. A criança estava sufocada, depois de engasgar enquanto era amamentada. Depois de um tempo, a mulher passou mal e não conseguiu mais conversar com o PM. Foi aí que um vizinho assumiu o telefone e começou a fazer os procedimentos, guiado pelo soldado.

Francisco disse para manter a menina de cabeça para baixo e massagear as costas dela, tomando cuidado com o pescoço do bebê. Deu certo. A criança colocou o leite para fora e começou a tossir e chorar. Pouco tempo depois, o vizinho ligou novamente para o 190. Desta vez, para agradecer ao soldado Francisco Dantas pela ajuda.

“Quando escutei o choro da criança, deu aquele alívio, vi que a missão tinha dado certo. Agradeci a Deus por esse momento”, relata o policial.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Programa Corte de Terra 2019 beneficiará mais de 350 agricultores em Apodi

Boa notícia para os agricultores de Apodi

O prefeito Alan Silveira lançou na manhã desta quinta-feira (17) o programa Corte de Terra 2019. A Prefeitura de Apodi honrou o compromisso assumido com os homens e mulheres do campo, lançando em tempo hábil mais um programa da secretaria de Agricultura.

São 10 associações sendo atendidas pelo programa com mais de 350 agricultores cadastrados. Serão distribuídos quase 9 mil litros de óleo para serem executadas quase mil horas de corte de terras nessa modalidade.

“Nessa modalidade a associação entra com o trator e o município com o óleo. Teremos mais uma modalidade em fevereiro, na qual o município entrará com o trator e o óleo”, explica o prefeito Alan Silveira.

Participaram do lançamento, além do prefeito Alan Silveira e da vice-prefeita Hortência Regalado, o secretário de Agricultura Elton Rosemberg, vereadores Costinha, Evangelista Menezes e Laete Oliveira, e mais técnicos e servidores da secretaria de Agricultura.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Segunda etapa da campanha contra febre aftosa imuniza mais de 94% do rebanho no Rio Grande do Norte

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Norte, em 2018, terminou com mais um saldo positivo. A cobertura do rebanho foi de 94,52% e se manteve entre uma das maiores coberturas do Brasil segundo o balanço final da campanha divulgado no dia 02, pelo IDIARN - Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN.

Os resultados foram bastante positivos para a pecuária do Estado, indicando que a adesão dos produtores continua efetiva mesmo na segunda etapa quando somente os animais de 0 a 24 meses precisam ser vacinados.

A febre aftosa é uma doença causada por vírus que provoca febre e aftas, principalmente na boca e entre os cascos dos animais, causando enorme perda na produção de leite e carnes.

A primeira etapa da campanha de 2019 contra a aftosa será durante todo o mês de maio em todos os municípios do Rio Grande do Norte e os produtores terão até o dia 15 de junho para enviar a declaração dos rebanhos. O produtor que deixar de declarar seu rebanho, pagará multa e ficará impedido de movimentar seus animais, além de não ter acesso às linhas de créditos rurais e aos benefícios de órgãos estaduais e federais.

O produtor cadastrado junto ao IDIARN deverá adquirir sua vacina em uma das lojas autorizadas a comercialização, e após isso, vacinar seus animais e declarar o rebanho em um dos escritórios do IDIARN, EMATER ou Secretárias Municipais de Agricultura.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


'Odontomóvel' leva atendimento bucal ao bairro Bico Torto

Unidade percorre bairros e comunidades rurais de Apodi. Equipe conta com médicos, enfermagem e odontólogos

Moradores das comunidades rurais e dos bairros mais distantes do centro podem contar com o serviço de odontologia oferecido em um veículo móvel, o chamado 'Odontomóvel'. A prefeitura da cidade leva o atendimento às áreas que não possuem equipe fixa de Saúde Bucal. O serviço é totalmente gratuito e funciona de segunda a sexta-feira.

Nesta manhã de quinta-feira (17) o prefeito Alan Silveira, ao lado do secretário de Saúde Sabino Neto, estiveram no bairro Bico Torto, onde o Odontomóvel está instalado com atendimentos médicos, enfermagem e odontólogos.


"O nosso odontomóvel vai ficar até o final do mês neste bairro realizando esses atendimentos. Todos os meses essa unidade móvel de saúde vai realizar atendimentos numa comunidade ou bairro diferente promovendo mais saúde para nossa população", comentou o gestor municipal Alan Silveira.

As equipes de profissionais do Odontomóvel estão capacitadas para realizar procedimentos preventivos e restauradores. Além disso, o veículo participa de todas as campanhas e mobilizações da Secretaria de Saúde.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Maioria da bancada potiguar fecha com Maia

Candidato à reeleição, o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, desembarca, hoje, em Natal, para uma agenda de campanha que contemplará uma reunião com a governadora Fátima Bezerra.

A conversa com Fátima é o compromisso mais esperado por Rodrigo Maia no Rio Grande do Norte. Depois da conversa com Fátima Bezerra, o deputado Rodrigo Maia vai jantar com os deputados federais da bancada do RN na próxima legislatura.

Encontro de cortesia onde o presidente da Câmara poderá oferecer algumas garantias à gestão da nova governadora, mas sem deixar de pedir, em troca, o voto de Fátima para sua reeleição.

E qual seria o voto de Fátima?

O da deputada federal Natália Bonavides, que tem torcido o nariz para a reeleição do presidente da Câmara.

Maia é favoritíssimo aqui no estado.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.



Biblioteca Indústria do Conhecimento será inaugurada amanhã em Apodi


Será inaugurada na próxima sexta-feira (18) em Apodi, a mais nova biblioteca do município. Denominada de Indústria do Conhecimento, a obra é uma parceria SESI e Prefeitura local. O evento está marcado para às 17h.

A biblioteca levará o nome “Indústria do Conhecimento Doutora Marise Maia Holanda de Melo”, médica e educadora de amplo trabalho prestado ao município de Apodi e esposa in-memoriam do vice-presidente da FIERN, Pedro Terceiro de Melo.

Construída dentro de uma praça pública, a biblioteca visa promover a leitura e a educação. Ela funcionará em tempo integral, através da manutenção do município, permitindo que toda a comunidade tenha acesso à leitura e internet.

“Quando assumimos em 2017, buscamos logo de dar o pontapé nesta obra, pois o projeto já havia chegado ao município há cerca de quatro anos. O que estava faltando era apenas a Prefeitura doar o espaço para que ela fosse construída”, explicou o prefeito Alan Silveira.

Além da biblioteca, será entregue à população a revitalização da praça Júlio Marinho, local onde a Indústria do Conhecimento foi erguida.

“Quando a obra foi concluída, resolvemos dar uma cara nova a esta praça que estava totalmente abandonada há anos. Foi feito os serviços de pintura, recuperação de calçadas, instalação de bancos, poda das árvores e ela ficou muito mais bonita e agradável”, acrescentou o prefeito.

Esta será a 28ª Indústria do Conhecimento inaugurada pelo SESI no Rio Grande do Norte.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

[informe publicitário] Retalhão - Tecidos e acessórios para o lar!






Retalhão - Ótimo lugar para comprar muitas variedades de tecidos e acessórios para o lar.

A realidade das empresas do setor do retalho está em constante mudança e adaptação, por isso o Retalhão sempre expõem o que há de melhor.

Com tantas opções de tecidos de qualidade em retalhos e metros, você só encontra aqui!

No Retalhão você encontra ainda experiência, atendimento único e personalizado.

O Retalhão fica localizado à rua Margarida de Freitas, centro comercial de Apodi.

Copa Hipernet de League of Legends em Caraúbas/RN


Inscrições limitadas!

Vem aí a primeira Copa Hipernet de League of Legends. Dias 17 e 18 de janeiro na cidade de Caraúbas/RN.

Devendo cada participante preencher todos os campos obrigatórios que serão analisadas pela equipe da HiperNET, os selecionados receberão e-mail de aprovação da inscrição.

As inscrições serão feitas através do link abaixo:


Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

2018 foi o ano mais chuvoso dos últimos sete anos

O ano de 2018 foi o mais chuvoso dos últimos sete anos, segundo os dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte – EMPARN.

A chuva acumulada foi de 766,3mm, valor abaixo da média histórica, mas ainda assim com 130mm de chuva a mais que 2017.

A tendência deve seguir este ano, amenizando os 6 anos consecutivos de seca.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Primeira noite dos Jogos Pré-carnavalescos 2019

A primeira noite de confrontos dos Jogos Pré-carnavalescos 2019 foi um sucesso. Com ginásio lotado, 8 equipes se enfrentaram e deram um show em quadra.

Hoje mais 8 equipes se enfrentam na chave de grupos da 2ª divisão do futsal.

Confira:

Reforma x Dinner Good; ZG Futsal x Agrovila; Rua da Faca x Esc. de Petinha; e Fonte x Nova Geração.

As partidas começam às 18h no ginásio Wilson Custódio Diógenes.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

RN receberá 79,9 milhões para investir em segurança pública


O Rio Grande do Norte receberá uma série de investimentos na Segurança Pública nos próximos meses. São R$ 79,9 milhões, em um convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, para reequipar e reestruturar Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar.

Coordenado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte, o investimento vai desde a compra de mais de 280 viaturas e 1300 armas, até a ampliação do CIOSP e a aquisição de um novo helicóptero.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Posse de armas: sim ou não?

O decreto editado pelo presidente Jair Bolsonaro facilitando a posse de armas de fogo aqueceu um debate bastante acirrado no Brasil, que divide opiniões favoráveis e contrárias. O Blog hoje trará os principais argumentos resumidos dos dois lados. Como não me omito, quero deixar claro que, pessoalmente, sou contra a flexibilização. Acredito que o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826, de 2003) precisa ser mantido e aprimorado. Mas esse espaço é democrático, e só você, leitor, é dono da sua opinião. Para formular um posicionamento, é preciso ter acesso ao máximo de informações. Por isso, vamos aos pontos de vista.

Começarei pelos argumentos utilizados por quem defende a posse, e, posteriormente, o porte de arma de fogo – esse precisa passar por votação no Congresso Nacional. O Brasil é um país extremamente violento. O uso da arma de fogo, destacam os simpatizantes, é para a defesa pessoal frente a um Estado ineficiente. Evocam, como justificativa, a liberdade de escolha e o direito à autodefesa, pilares de uma sociedade livre e democrática. Não se trata, de acordo com eles, do direito de matar, mas do direito de preservar a própria vida. Eu poderia, nesse cenário, entender que não quero ter armas. Porém, essa decisão caberia apenas a mim, e não ao Estado.

Já os posicionamentos contrários à flexibilização ressaltam que a medida causará um aumento dos crimes por arma de fogo, já que a facilitação do acesso estimulará o tráfico e roubo dessas armas. Outro ponto é o despreparo do cidadão para utilizar o armamento, que precisa de um treinamento prévio para ser manuseado, além de capacitações contínuas. Uma sociedade armada é uma sociedade mais violenta, sacramentam. Defendem que, ao invés de revogar o Estatuto do Desarmamento, é necessário aprofundá-lo. Além disso, armas em casa representam a possibilidade maior de alguém usá-las para cometer suicídio.

Cada um defende o seu lado. Os principais argumentos foram colocados. A leitura sobre o tema, contudo, é extensa e permeada de números, estudos e depoimentos. Uma coisa é fato: essa discussão ainda ficará muito mais acalorada nos próximos meses. Espero que, no final, o povo não saia prejudicado.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Carreta do SESC ofertará diversas ações na área da saúde em Apodi


O prefeito Alan Silveira se reuniu na manhã desta terça-feira (15), com o secretário municipal de saúde, Sabino Neto, com técnicos da Secretaria e do SESC, para tratar da ação que será realizada em fevereiro, parceria Prefeitura de Apodi e SESC.

A Carreta do SESC vai ficar em Apodi realizando diversas ações na área da saúde, serão em média 1100 mamografias, 1100 preventivos, 2100 ações educativas, além de outros serviços como consulta odontológica.

A ação vai durar dois meses, realizando exames de mamografia para as mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos e preventivos para mulheres de 25 a 64 anos. Todas as mulheres devem levar cópias de RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS à unidade básica de saúde mais próxima ou procurar seu agente de saúde para que sejam agendados esses procedimentos.

"Iremos realizar uma mega ação na saúde que começa na primeira quinzena de fevereiro em frente ao Patamar da Igreja Matriz", informou Alan Silveira.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Prefeito visita obras do NASF

Está cada vez mais avançado as obras do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF

O prefeito Alan Silveira, dedicou parte da manhã desta terça-feira (15), para vistoriar o andamento das obras do prédio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF, localizado no bairro São Sebastião.

As obras seguem em ritmo acelerado e será entregue nos próximos dias.

"Mais uma obra sendo realizada com recursos próprios, são mais de R$ 100 mil investidos. O prédio está quase pronto, em breve será entregue à população", disse o prefeito. "Estou muito feliz porque estamos realizando obras em toda a cidade, visando um município ainda melhor para todos os apodienses", acrescentou Alan Silveira.

Mais uma obra sendo executada com recursos próprios.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.