sábado, 14 de dezembro de 2019

Merendeiras participam de concurso de culinária em Apodi

I Concurso Merendeira Chef das escolas municipais tem por objetivo incentivar e qualificar o trabalho das manipuladoras de alimentos da rede municipal

O clima era de expectativa, na manhã deste sábado (14), na Creche Modelo CMEI - 'Professora Carmelita Ferreira de Lima', em Apodi. No auditório do local foi realizada o I Concurso Merendeira Chef das escolas municipais. As duas manipuladoras de alimentos, ou merendeiras, todas representantes de escolas municipais, apresentaram seus pratos a um corpo de jurados.


"O projeto surgiu para enfatizar ainda mais o papel das merendeiras na merenda escolar, a qualidade dos insumos, que mesmo com poucos ingredientes conseguimos fazer uma diversidade de receitas, que o per capita é de grande importância para a execução dos nossos cardápios mensais e que não tem dificuldade com uso de produtos, mais sim amor, estudo, interesse para cozinhar da melhor forma para todas as crianças envolvidas na nossa merenda escolar", explica a nutricionista Marcela Menezes.


"Idealizei este projeto pelo fato de sempre acharem, que não dava para fazer coisas novas no cardápio com os insumos que temos por serem coisas simples, durante os testes até o dia do concurso, elas foram tendo capacitações e viram que conseguiam fazer muitas coisas com a batata doce, flocos de milho e arroz branco que foram um dos ingredientes escolhidos", acrescentou.

Pelas regras do concurso, todos os ingredientes usados nas receitas tinham que estar na lista de alimentos fornecidos para a merenda da escola. A comida precisava ser saudável e, é claro, gostosa.


A vencedora foi a merendeira Estela da Escola Isabel Aurélia Tôrres do distrito Córrego, com o prato 'escondidinho de batata doce e carne + chips e crispes de batata doce'. O prêmio foi um kit de cozinha com a roupa do chef que chama-se dólman, um avental  kit de facas e o troféu para escola.


O segundo lugar foi o merendeiro Tantico da Escola José Targino da Costa do distrito de Soledade, com o prato 'risoto tropical de carne'. Segundo lugar recebeu troféu e um kit de facas.

Nenhum comentário: