segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Eleições 2020: Quando começa a pré-campanha?

Não é segredo nenhum que, desde 2016, partidos e candidatos vêm tentando compreender melhor o que é a pré-campanha e quais as melhores formas trabalhar questões políticas e eleitorais durante este período. Perguntas sobre como impactar o eleitorado nessa fase e pesquisa por boas práticas estão cada vez mais em alta, principalmente se pensarmos que falta menos de um ano para as eleições municipais de 2020 e que, para muitos,  é a primeira experiência de candidatos aos cargos de vereador e prefeito com o uso do período não eleitoral para falar de suas plataformas, emitir opiniões e até mesmo anunciar uma pré-candidatura.

O que é a pré-campanha
Basicamente, a pré-campanha compreende o período não eleitoral, ou seja, tudo o que não compreende os 45 dias da campanha oficial. É saudável pensar assim? Depende!

Se você considerar que a memória do eleitor é curta e que ele, geralmente, decide seu voto na reta final das eleições, anunciar uma pré-candidatura muito longe do período eleitoral pode ser um verdadeiro tiro no pé. O que você pode fazer durante este período é trabalhar sua reputação e definir sua mensagem única.

Legislação e a pré-campanha
A lei das eleições foi criada em 1997, mas só em 2015, ano que antecedeu as últimas eleições municipais, as mudanças que tratam do assunto foram aprovadas durante a minirreforma eleitoral, que também reduziu o tempo das campanhas eleitoraisvetou as coligações proporcionais entre outras medidas.

Especificamente sobre a pré-campanha, especialistas consideram que as ações tomadas durante o período caem numa “zona cinza”, em que deve prevalecer o bom senso. Muitos pré-candidatos já estão tendo problemas por tentar dar um “jeitinho” e acabar pedindo votos em eventos.

“Não tente ser esperto e “camuflar” pedidos de votos, neste caso o que conta é a interpretação do juiz eleitoral. Por isso, siga as regras e foque no fortalecimento de seus canais e da sua mensagem”, aconselha o consultor e professor de marketing político Marcelo Vitorino.

Como todos os pontos de uma campanha eleitoral, a pré-campanha deve ser levada a sério, afinal, um deslize pode frustrar seus planos de concorrer ao cargo de vereador nas eleições de 2020.

Por Fernanda Camargos


Nenhum comentário: