quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Apodi: Sintrapma e Sinte/RN mobilizam professores em defesa do FUNDEB Permanente


O Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Apodi- SINTRAPMA e o SINTE/RN convocaram e os professores promoveram ato público em defesa do FUNDEB Permanente e com mais recursos da União. O ato concentrou-se em frente à praça Robson Lopes, depois saiu em caminhada pelas ruas e avenidas da cidade.


Para Ozamir Lima, a possibilidade de o Fundeb acabar é preocupante porque seria o desmonte de toda a educação básica. "O término desse financiamento significa não ter mais creches, faltarão recursos para os ensinos fundamental, médio, profissionalizante e para educação de jovens e adultos. Enfim, todas as modalidades inseridas na educação básica serão prejudicadas", alertou.

O FUNDEB é o principal mecanismo de funcionamento da Educação Básica e atualmente responsável por 50% de tudo que se investe por aluno a cada ano em pelo menos 4.810 municípios brasileiros (86% do total de 5.570 municípios). Se o FUNDEB não for renovado quase metade das escolas do país poderão fechar as portas, deixando alunos sem aulas. O FUNDEB precisa ser permanente para que os estudantes não corram o risco de perder esse direito e com mais recursos, para incluir os que ainda estão fora da rede.

Nenhum comentário: