quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Workshop orienta servidores na elaboração do “Redesenhando a Gestão Pública – do Planejamento ao Controle”


Equipe composta por prefeito e vice-prefeita, chefe de gabinete, secretários, assessores e demais servidores que integram a equipe que dirige a elaboração do planejamento da Prefeitura de Apodi estão participando do Workshop pelo programa “Redesenhando a Gestão Pública – do Planejamento ao Controle”, da Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado, em Natal. Cujo objetivo é introduzir na administração pública as culturas do planejamento, controles internos, técnicas de construção dos instrumentos de planejamento (PPA, LDO e LOA), além da educação continuada, da eficiência, da inovação, da participação e práticas essenciais para o desenvolvimento institucional.

A ideia partiu do diretor da Escola de Contas, conselheiro Tarcísio Costa, que percebeu que o baixo nível do planejamento estratégico dos municípios nos resultados do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), ferramenta utilizada pelo TCE para sistematizar anualmente informações em sete áreas da gestão pública dos municípios, entre elas o planejamento. “Verificamos que justamente o planejamento, a mais importante para todas as outras áreas, tinha resultados negativos. Por isso, priorizamos”, conta o conselheiro.


“O foco do programa é o desenvolvimento integrado e permanente das unidades gestoras, a partir da transferência do conhecimento e boas práticas de gestão”, destaca o coordenador da Assessoria de Planejamento de Gestão, Gláucio Torquato. Segundo ele, há muita dificuldade dos gestores na execução de políticas públicas eficientes e eficazes em decorrência da ausência do planejamento, o que termina ocasionando resultados negativos.

"Estamos participando dessa capacitação, foram 12 municípios contemplados dos 167, e Apodi foi escolhido, serão 3 dias de Workshop para planejar o nosso Apodi para os próximos 11 anos", destacou o prefeito Alan Silveira.

Nenhum comentário: