quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Apodi: Heleno Araújo debate sobre Fundeb permanente e a conjuntura educacional


O Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Apodi – SINTRAPMA e o Sinte-RN Regional de Apodi realizaram hoje  no auditório do SINTRAPMA palestra com o professor Heleno Araujo, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação - CNTE, para mostrar a importância de tornar permanente o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

De acordo com presidente do SINTRAPMA professor Ozamir Lima, o debate é necessário para que o Fundeb seja mantido. “O fim do FUNDEB será uma perda para todo o setor educacional. Se o Fundeb deixar de existir, a educação pára. Hoje, no Rio Grande do Norte, há muitos municípios que mal conseguem cobrir a folha de pagamento de seus professores e servidores. Sem esse recurso, a educação básica entrará em colapso”, diz Ozamir.


"É urgente encaminhar uma boa proposta sobre o novo Fundeb, considerando que o fim do atual fundo, já no próximo ano, trará gravíssimos prejuízos à educação nacional. Precisamos potencializar o debate e avançar na tramitação legislativa para que a cooperação federativa se realize, e de forma equilibrada", justifica Heleno em seu pronunciamento na tarde de hoje.

O Fundeb é considerado uma fonte importante de recursos para o financiamento da rede pública de ensino no País. Criado em 2006, em substituição ao Fundef (que vigorou a partir de 1997), o fundo reparte recursos da União entre estados e municípios. A legislação atual extingue o fundo em 2020.

Nenhum comentário: