quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Após sucesso no festival Cine PE, longa Frei Damião - O Santo do Nordeste será exibido ao ar livre em São Miguel

Palco de gravações e de devoção ao capuchinho, cidade receberá a exibição do documentário no dia 30 de setembro, às 20 horas

Em uma das cidades com forte histórico de devoção ao Frei Damião, São Miguel, será realizada a primeira exibição ao ar livre do filme Frei Damião - O Santo do Nordeste, dirigido pela cineasta pernambucana Deby Brennand e roteirizado por Nadezhda Bezerra. O evento, marcado para o dia 30 de setembro, acontecerá em um espaço super especial: no Santuário Frei Damião, que está sendo construído na cidade.

Filme conta com imagens inéditas captadas pelos cineastas Otacílio Cartaxo e Machado Bitencourt
A escolha do local não foi por acaso. “Além de contar com um memorial em homenagem ao capuchinho, São Miguel foi palco das gravações do documentário e, também, a cidade do Nordeste mais distante que a equipe do Fábrica Estúdios visitou durante a produção do filme”, explica o produtor e produtor-executivo Gerardo Lopes.

O evento começa às 17h, quando será feita uma caminhada da Igreja Matriz até o memorial. No Santuário Frei Damião, às 19h, haverá uma missa campal, reunindo os devotos que enxergam no Frei um símbolo de fé e cultura. Às 20h, o documentário será exibido. Um público de quatro a cinco mil pessoas é esperado no evento.

Filme conta com depoimento de fé do cantor Fagner. Foto: Reprodução/Frei Damião - O Santo do Nordeste

FILME
O longa conta a história de Frei Damião, missionário que dedicou sua vida para evangelizar o Nordeste brasileiro e, atualmente, é venerável pela Igreja Católica. A pé, a cavalo ou de carro, o religioso andou mais de um milhão de quilômetros, levando a mensagem de Deus para os mais diversos lugares da região.

Desde o dia em que desembarcou no Brasil, em 1930, até o dia em que faleceu - ou seja, durante 66 anos - não interrompeu suas Santas Missões em estados como Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Bahia e Ceará. “Ele levava não somente a palavra de Deus, mas representava também um grito pelos excluídos, pelos nordestinos e pela condição de pobreza que encontrava em suas andanças”, ressaltou Jairo Chaves, produtor executivo do filme.

Frei Jociel, consultor de conteúdo do filme e vice-postulador da causa de beatificação do Frei Damião, também dá seu depoimento de fé no longa. Foto: Reprodução/Frei Damião - O Santo do Nordeste
Através de imagens inéditas captadas pelos cineastas Otacílio Cartaxo e Machado Bitencourt, filmagens gravadas em fitas VHS, entrevistas, depoimentos, testemunhos de milagres e reinterpretação de acontecimentos, o documentário procura mostrar que Frei Damião era um ser humano para além de religião. “O filme fala sobre uma pessoa que é muito forte dentro de uma religião, mas que é algo muito mais de fé, sensação e sensibilidade”, comenta Pablo Lopes, produtor e produtor executivo do longa.
 
Deby Brennand, diretora do longa, no set do filme. Foto: Pablo Lopes/Divulgação

CINE PE
Intitulado Hors Concours pela curadoria do Festival CINE PE, a exibição do documentário lotou o Cinema São Luiz com um público muito variado entre fiéis, admiradores e curiosos, na noite de abertura do CINE PE, no dia 29 de julho. O som dos aplausos finais entoados por toda a sala deixou claro que a recepção do público foi bastante positiva.

O Frei Jociel Gomes, consultor de conteúdo do longa e vice-postulador da causa de canonização do Frei Damião, viu nas telas no Cinema São Luiz um sonho conquistado. “Está se tornando realidade agora e é muito interessante ver a figura de Frei Damião, que é um ícone não só religioso, mas também cultural, representado no cinema”, comentou.

Ficha técnica do documentário Frei Damião - O Santo do Nordeste
Direção - Deby Brennand
Consultoria de Conteúdo - Frei Jociel Gomes
Roteiro - Nadezhda Bezerra
Produção - Gerardo Lopes e Pablo Lopes
Produção Associada - Fátima Cartaxo e Otacílio Cartaxo (in memoriam)
Produção Executiva - Gerardo Lopes, Jairo Chaves e Pablo Lopes
Direção de Produção - Mariana Jacob
Direção de Fotografia - Breno César
Edição de Som e Mixagem - Paulo Umbelino e Pablo Lopes
Montagem - Rodrigo Guilherme
Direção de Arte - Denis Netto
Trilha Sonora Original - Piero Bianchi

Contatos para entrevistas
Gerardo Lopes  - (81) 98822-1147
Deby Brennand - (81) 99661-3565
Frei Jociel - (81) 99949-0510

Assessoria de imprensa
Vera Ogando (DNA Digital) - (81) 99277-6038
Gabriela Araújo (DNA Digital) - (81) 99700-6124


Nenhum comentário: