quinta-feira, 4 de julho de 2019

Dados apontam aumento de 400 matrículas na rede municipal de ensino de Apodi

Contribuíram para isso a qualidade do ensino e da alimentação escolar, aliado a valorização dos profissionais

A Prefeitura Municipal de Apodi via Secretaria de Educação e Cultura divulgou dados que mostram um grande avanço no número de matrículas realizadas no município. De acordo com as informações, a atual gestão recebeu o município com 3.100 alunos matriculados. Hoje a rede municipal conta 3.500 alunos.

De acordo com o Secretário Municipal de Educação e Cultura Elmo Alves, uma série de fatores colaboraram para esse aumento nas matrículas. “Com a inauguração do Centro Municipal De Educação Infantil Professora Carmelita Ferreira De Lima – CMEI conseguimos ampliar o número de matrículas para 300. Esse fator foi impactante nos dados”, comentou Elmo.

Outro fator apontado pelo secretário é a qualidade do serviço prestado, “mantemos uma política de valorização dos nossos profissionais e docentes. Estamos fazendo o pagamento do sexto de férias para os professores, sendo 15 dias de recesso remunerado entre os meses de junho e julho. Estes estão recebendo ainda o reajuste do piso anual, além do rateio do FUNDEB, realizado pela gestão. Com isso os servidores desempenham suas funções com muito mais qualidade”, disse.

Durante os últimos três anos a prefeitura de Apodi construiu duas escolas, sendo uma na zona rural e outra na zona urbana, uma no distrito de Melancias e o CMEI, respectivamente. Outras 22 escolas do campo e zona urbana receberam melhorias em suas estruturas física, pintura, retelhamento, melhorias nas cozinhas e banheiros, acessibilidade, climatização em 4 escolas e mais duas foram ampliadas recebendo, cada uma, mais duas salas de aula. O gestor do município Alan Silveira (MDB), falou sobre a importância da atenção voltada para uma educação de qualidade.

“Estamos investindo na educação por entendermos que o caminho para a ascensão do individuo é a educação. Valorizamos profissionais, investimos em alimentação escolar de qualidade, reformamos, ampliamos e climatizamos escolas, colocamos cuidadores para crianças com deficiência o oferecemos transporte escolar para todos, inclusive com atenção especial para o aluno cadeirante que conta hoje com um veículo específico para o transporte, buscando e deixando o aluno na porta de sua casa,” falou Alan.

INCLUSÃO RECEBE FORTE APOIO INSTITUCIONAL

A manutenção da educação de qualidade é um tema levado a sério pela gestão Apodi Cidade de Todos. O município dispensa uma atenção especial para as pessoas com deficiência, conforme explica a presidente da Associação de Pessoas com Deficiência de Apodi – APDA Nêmora Martins.

“Atualmente estamos tendo uma inclusão, uma melhor receptividade, temos conseguido várias conquistas importantes. Temos o único brinquedo adaptado em Praça Pública do estado do Rio Grande do Norte. Contamos com cuidadores para os alunos com deficiência, em nível de estado a lei nos garante que o aluno com Autismo e Paralisia Cerebral tem esse direito, Apodi foi, além disso, e oferta o cuidador para todos os alunos que necessitam do serviço”, frisou Nêmora.

Outro ponto destacado por Nêmora foi relacionado ao transporte escolar. “Desde 2017 o prefeito Alan Silveira foi sensível para com essa temática. Hoje, além de ter feito as adequações garantindo a acessibilidade nas escolas, o município conta com transporte escolar para os cadeirantes, inclusive para as aulas de reforço escolar, além de transporte adaptado para levar o estudante de nível superior até a universidade. São importantes conquistas para quem é deficiente”, complementou.

Para a secretária adjunta de Educação professora Flávia Cristina, outro ponto que merece destaque é com relação ao projeto TE-Abraço, desenvolvido com os autistas do município. “Apodi conta hoje com 53 alunos com Autismo matriculados na rede municipal de ensino. Por isso desenvolvemos o projeto TE-Abraço que conta com uma programação especial, realizada durante dois dias para discussão da temática. Este projeto tem uma grande importância, não só para o Autista, mas para familiares, amigos e para toda a sociedade".

O prefeito Alan Silveira também comentou sobre o projeto TE-Abraço (TEA – Transtorno do Espectro Autista). “A cada ano que realizamos este evento vemos mais gente apoiando a ideia e participando dos debates. Isso é muito bom, pois fortalece a inclusão, que é um dos pilares do nosso governo”, finalizou Alan.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Nenhum comentário: