sábado, 11 de maio de 2019

O grito nordestino

Os governadores do Nordeste tiveram um encontro com Bolsonaro, na última quinta-feira, mais amplo e participativo do que esperavam. Trataram de vários assuntos, começando com a queixa do bloqueio de 30% no orçamento das universidades e dos institutos federais. Pediram a prorrogação e ampliação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Eles disseram que apoiam a reforma da Previdência desde que sejam feitas alterações na proposta enviada ao Congresso Nacional, em temas como aposentadoria rural e benefício de prestação continuada (BPC). "Foi importante reiterar estes pontos divergentes, ao ponto em que colocamos que aceitamos o diálogo", disse o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB).

"A posição da região Nordeste, firme, é de que também defendemos a necessidade de mudanças para o equilíbrio na Previdência", acrescentou o governador do Piauí, Wellington Dias. Acrescentou que os governadores colocaram como prioridade a prorrogação do Fundeb, mas também mostraram a "posição firme" contrária ao bloqueio no orçamento. "Na educação, nós colocamos como prioridade um cronograma para a renovação do Fundeb", disse.

"A posição firme dos governadores do Nordeste no sentido de pedir que pudesse haver uma revisão em relação ao corte nas universidades", acrescentou. "Fizemos um apelo ao presidente no sentido de rever o corte que foi anunciado junto as universidades federais e aos institutos federais. Fizemos este apelo levando em consideração o papel e a presença fundamental que têm estas universidades e institutos federais em todo o Brasil", afirmou a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra.

"Foi importante reiterar estes pontos de divergentes, ao ponto em que colocamos que aceitamos o diálogo", disse o governador do Maranhão, Flávio Dino. Já o governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), disse que as mudanças poderão ampliar os votos favoráveis à reforma. Ele reforçou a posição de que as mudanças previdenciárias alcancem servidores estaduais e municipais. Blog do Magno Martins

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Nenhum comentário: