quinta-feira, 30 de maio de 2019

Mercado já dá 2019 como perdido após queda do PIB no 1º trimestre

Feliz 2020, porque 2019 já era. Esse é o espírito do mercado financeiro após a divulgação do PIB do primeiro trimestre: queda de 0,2%. Foi o primeiro resultado negativo trimestral desde o quarto trimestre de 2016 (-0,6%). Em relação ao primeiro trimestre de 2018, o PIB cresceu 0,5%. Os dados, divulgados hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostram a fraqueza da economia nos três primeiros meses de governo Bolsonaro.

No acumulado nos quatro trimestres terminados em março de 2019, houve alta de 0,9%. Em valores atuais, o PIB no 1º trimestre deste ano totalizou R$ 1,714 trilhão. Analistas dizem que o governo tem de tomar medidas urgentes para recuperar a economia, mas isso só deve acontecer em 2020, porque em 2019 a situação não deve melhorar. O emprego, por exemplo, pode ficar pior do que em 2018. Há fatores globais e nacionais para esse diagnóstico.

No ambiente doméstico, dificuldades na articulação política com o Congresso e na consolidação de uma base de apoio coesa contribuem para que medidas econômicas como a reforma da Previdência avancem com dificuldade.

O emprego não melhora, e a economia não decola. Por outro lado, eventos externos como a crise econômica na Argentina e a guerra comercial entre os Estados Unidos e a China influenciaram no cenário.

Alexandre Gimenez, do UOL

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Nenhum comentário: