terça-feira, 9 de abril de 2019

CREAS Apodi participa de Seminário sobre serviço de acolhimento em família acolhedora para crianças e adolescentes


A equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS e as coordenadoras da proteção social especial e proteção social básica da Secretaria de Assistência Social de Apodi participaram, nesta segunda-feira (8) em Natal, do Seminário sobre o serviço de acolhimento em família acolhedora para crianças e adolescentes: experiências e perspectivas, com o objetivo de fortalecer o serviço de acolhimento em família acolhedora capacitando os profissionais para a execução qualificada em todo o estado apoiado pelo Ministério Público através do Projeto Abrace Vidas.

Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora é voltado para crianças e adolescentes, afastados da família por medida de proteção, em residências de famílias acolhedoras, previamente cadastradas. Neste serviço, famílias previamente cadastradas recebem essas crianças e adolescentes em suas casas e cuidam delas enquanto não há o retorno para suas famílias de origem.

Ao acolher provisoriamente meninos e meninas as famílias candidatas só conscientizadas da diferença entre acolhimento e adoção.


Acolher uma criança ou um adolescente é obter a guarda provisória, evitando que eles vivam em abrigo e possibilitando um ambiente adequado ao desenvolvimento infanto-juvenil. A adoção é a maneira legal e definitiva de uma pessoa assumir como filho uma criança ou adolescente nascido de uma outra pessoa.

As famílias ou pessoas selecionadas passam por quatro fases: visitas domiciliares; entrevista; preenchimento de relatório psicossocial e capacitação na área de criança e adolescente. Após essas etapas, poderão acolher meninos e/ou meninas por um período que varia entre seis meses e um ano e meio.

O Município de Apodi está dando os primeiros passos para implantar definitivamente o serviço Família Acolhedora no município e ainda serão realizados outros encontros co judiciário e técnicos para iniciar contratação de equipe técnica.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Nenhum comentário: