quinta-feira, 7 de março de 2019

Rio Grande do Norte já tem 71 cidades com chuvas acima do normal

As condições são favoráveis, e tudo indica que o comportamento atmosférico trará chuvas na média ou acima da média para o Rio Grande do Norte nos meses de fevereiro, março e abril – trimestre que concentra a maior das parte das precipitações anuais. A boa notícia foi anunciada na tarde dessa sexta-feira (18) pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), após Reunião Climática realizada na sede da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) em Fortaleza/CE.

Durante o encontro, especialistas e meteorologistas dos centros de previsão climática do Nordeste, do Instituto Nacional de Meteorologia, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais avaliaram as condições oceânicas e atmosféricas para os próximos meses. Precipitações devem ficar entre 300 milímetros e 700 milímetros.

“Em termos de natureza precisamos sempre considerar uma margem de erro, mas há grandes chances do período de chuvas em 2019 fique próximo ou acima da normalidade. As condições não estão 100% favoráveis, mas dados importantes indicam a tendência de formação de nuvens”, explicou Gilmar Bristot, gerente de meteorologia da Emparn.

Ele destacou que o monitoramento de chuvas no RN já registra chuvas em 71 municípios do Estado com o volume acumulado na média e/ou acima da média histórica para o mês. Bristot lembrou que o mês de dezembro de 2018 foi o mais chuvoso dos últimos anos, e que o ano de 2018 também “foi o mais chuvoso dos últimos sete anos, quando tivemos seis anos seguidos de seca”.

Ainda de acordo com o meteorologista, as análises apresentadas durante o encontro em Fortaleza mostram que o fenômeno El Niño continua atuando na porção equatorial do oceano Pacífico – porém com intensidade fraca. “Enquanto isso o oceano Atlântico apresenta resfriamento nas águas superficiais ao Norte e aquecimento no setor Sul, dinâmica que favorece o deslocamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) – principal sistema causador das chuvas no Norte e Nordeste do Brasil durante esse período”, disse Gilmar Bristot.

O gerente de meteorologia da Emparn reforça que as projeções indicam que “essa condição permanecerá pelos próximos meses. Condições que, somadas à baixa atividade solar, potencializam as precipitações”.

Da Tribuna do Norte

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Nenhum comentário: