segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

A água do “velho Chico” é importante, mas tem custo

A maior obra do governo Lula, que é a transposição do São Francisco para levar aos Estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte está praticamente concluída. Faltam apenas 3% das obras do eixo leste para que a água chegue ao Estado do Ceará, com tomada no município de Cabrobó.

Presume-se que o presidente Jair Bolsonaro irá concluí-la ainda este ano, não só pela importância social da obra mas sobretudo pelo seu baixo custo. Agora, porém, é hora de discutir quem vai pagar o custo da transposição, já que não existe almoço grátis.

Para levar a água aos quatro estados da região, será preciso gastar aproximadamente R$ 600 milhões/ano com energia elétrica e a União já avisou aos governadores, através do ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, que a conta terá que ser compartilhada.

“É certo que o rio é de todos, mas para a água chegar à casa de cada um é necessário que todos ajudem a pagar a conta”, disse o ministro.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Um comentário:

aluisio disse...

DE onde voce tirou que foi os governos do pt lula dilma que fizeram a transposiçao do sao francisco, pt fez aeroporto em moçambique metrõ de caracas venezuela, porto d3 mariel e outras obras em paises de ditadores enquanto a transposiçao estava a passo de tartaruga foi o governo de temer que mais fez em dois anos.