sábado, 13 de outubro de 2018

Candidatas recebem zero voto e dizem que nem sabiam que estavam concorrendo

Os nomes de Renata Dama, Wandna da Silva e Mariely Sena apareceram nas urnas das eleições deste ano, mas não tiveram nenhum voto. Elas afirmam ao G1 que não sabiam que eram candidatas.

Renata Dama, filiada ao PMB em Roraima, tem 37 anos. Ela disse ter descoberto que era candidata a deputada estadual por meio de uma amiga que viu o nome dela na página do TSE.

Renata disse que chegou a abrir conta corrente no banco e tirar foto, exigências para formalizar a candidatura — mas não sabia que seria candidata. “A princípio, não era pra eu concorrer. Fiz a inscrição, mas não… Na realidade, fui enganada.” A candidata disse que iria pedir a desfiliação do Partido da Mulher Brasileira (PMB), pelo qual concorreu.

A presidente do PMB em Roraima, Sandra Santos, afirma que todas sabiam que concorreriam ao cargo. Ela admitiu que o partido buscou mulheres filiadas para lançá-las candidatas, mas afirmou que nenhuma delas foi usada como “laranja”, como são conhecidas as candidaturas apenas para cumprir a cota feminina nos partidos. Ela disse ainda que o partido não financiou a campanha de nenhum candidato, mas deu santinhos para os que quisessem.

“Nós temos as mesmas dificuldades que os outros partidos, e isso ainda mais quando se vai para o campo da participação feminina. Lamentavelmente, as nossas mulheres não foram tão bem votadas como nós esperávamos”, afirmou.

Já Wandna da Silva, que entrou na urna como Wandna do Santa Cecília (PRP-RR), nega que tivesse lançado candidatura a deputada estadual, e diz que irá procurar a legenda para entender o que aconteceu. “Eu me filiei só ao partido. Eu não saí como candidata. Pra mim estava só como se eu tivesse filiada, por isso que votei em outra pessoa”, afirma. O G1 não conseguiu contato com o PRP em Roraima.

Mariely Sena (PTC-AP) respondeu que não ao ser perguntada se foi candidata a deputada estadual nas eleições de 2018.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Redação e Matemática encerram aulões preparatórios para o Enem 2018 idealizado pela Prefeitura Municipal


Faltando pouco menos de um mês para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) os estudantes estão focados no melhor resultado. Nesta reta final, os candidatos puderam se preparar de forma gratuita com aulões denominado "Pronto para o Enem", idealizado pelas secretarias de Educação e Esportes do município.

Amanhã (14) será realizado o último dia dos aulões do programa "Pronto para o Enem". Às 8h da manhã na sede do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais (SINTRAPMA) no bairro Cohab, com as aulas de Redação com a professora Iêda Silva e Matemática com o professor João Dehon.

"Mais um programa da Prefeitura de Apodi por meio das secretarias municipais de Educação e Esportes para nossos jovens, mais uma iniciativa da Gestão que foi sem dúvidas um grande sucesso", falou Alan.

O objetivo do programa "Pronto para o Enem" foi de auxiliar aqueles que irão fazer as provas entre 4 e 11 de novembro.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Dia das Crianças é comemorado de forma especial na Escolinha de Futebol da Fundevap


Um dia especial de muito futebol e confraternização marcou a comemoração do Dia das Crianças da Escolinha Show da Fundevap, a escolinha de futebol que tem dado mais visibilidade aos garotos da região Oeste.

A confraternização aconteceu no início da noite desta sexta-feira (12), no Estádio Antonio Lopes Filho, as turmas da Escolinha festejaram a data com muitas brincadeiras, entretenimento e o tradicional bolo.


Descobrir talentos no mundo do futebol e ajudar na formação de cidadãos. Este é o propósito do trabalho executado pela escolinha da Fundevap, em Apodi, e que vem chamando atenção de toda região.

“Proporcionamos uma vivência a estes garotos, além do lado competitivo, a amizade entre eles, coletivo e o educativo. Temos que proporcionar respeito e aplicação aos meninos, e hoje estamos aqui comemorando o dia deles”, disse o professor Wellington Cristino.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Um crescimento significativo

Algumas boas notícias dessa eleição:
  • 243 deputados em primeiro mandato.
  • Renovação de 47,3% é a maior em 20 anos.
  • Número de mulheres subiu de 10% para 15%. Muito pouco, mas é um crescimento significativo em 4 anos.

Aos poucos, quem sabe.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Escolas comemoram o Dia das Crianças com atividades especiais


A Semana das Crianças não passou em branco nas escolas municipais de Apodi. As instituições de ensino realizaram diversas atividades para celebrar a data e organizaram diversas ações especiais em comemoração ao dia delas. Brincadeiras, brindes e entre outras atividades.

“A criança tem o direito de ser feliz, de ser valorizada, respeitada e amada. Ela passa boa parte do seu tempo aqui na Creche Sonho da Criança e devemos proporcionar um ambiente feliz, acolhedor e amável, durante todo o ano e em especial nessa semana dedicada às comemorações do Dia da Criança”, ressaltou a secretária adjunta Flávia Silveira.


“Foi um dia completamente voltado para os pequenos com brincadeiras, brindes e muito mais. Nós como gestão reconhecemos a importância das crianças para o nosso futuro”, destacou Alan.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) também realizaram atividades em comemoração ao Dia das Crianças.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Eleitos já estão de olho em 2020

Eleitos, deputados estaduais e federais já vislumbram a possibilidade de disputar as eleições municipais em 2020.

Nos corredores da Assembleia Legislativa, avalia-se que, ao menos, seis deputados federais que se elegeram no último domingo e 10 estaduais podem concorrer a prefeituras em 8 municípios, sendo a do Natal a mais disputada. Mossoró, no Oeste, e Caicó, no Seridó, também são cobiçadas.

Ao todo, cinco parlamentares são possíveis candidatos na disputa pela Prefeitura do Natal.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

O avanço

Diferentemente do que pensam certos internautas, podem ser chamado de “esclarecidos” eleitores de um estado que dão 2 milhões de votos à advogada Janaína Paschoal para deputado estadual e mandam para a Câmara Federal com 500 mil votos um palhaço (Tiririca) e com 170 mil um ator pornô (Alexandre Frota)?

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


A maioridade

De todas as bandeiras defendidas por Bolsonaro, a que mais tem apoio na opinião pública é a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos.

O Congresso já poderia ter reduzido isto há muito tempo, mas rendeu-se ao “lobby” da Igreja Católica e de certas ONGs.

Ora, se foi dado ao jovem de 16 anos o direito de votar, por que deixá-lo solto se matar alguém?

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Apodi: Comissão Intersetorial do Selo Unicef realiza reunião sobre a Semana do Bebê


A secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social em parceria com a prefeitura de Apodi realizarão a Semana do Bebê, com objetivo de orientar sobre os cuidados com a saúde do bebê durante os primeiros anos de vida que são essenciais para garantir seu desenvolvimento integral.

"O evento vai acontecer na segunda quinzena de novembro com uma vasta programação, serão 5 dias voltados para nossas gestantes e crianças", destacou o prefeito Alan Silveira.

"A primeira infância é caracterizada como o período que vai desde o nascimento até os 6 anos de vida. Porém, o Comitê dos Direitos da Criança recomenda que a idade relativa a essa fase da vida seja estendida até os 8 anos, como forma de incluir todas as crianças em transição para a escola", disse Emerson Medeiros que preside o (CMDCA). "É na primeira infância que o ser humano desenvolve suas capacidades cognitivas, motoras, socioafetivas e de linguagem. Ao investirem em políticas públicas para essa faixa etária, os municípios contribuem para que meninos e meninas tenham garantido o direito à saúde, à segurança e ao aconchego familiar", acrescentou.

Portanto, a Semana do Bebê representa um momento importante para que os municípios possam discutir temas relacionados à primeira infância e, desse modo, fortalecer o Sistema de Garantia dos Direitos, além de assegurar às crianças e aos adolescentes o direito a uma vida saudável.

A principal mensagem da Semana é destacar a importância dos cuidados com bebê desde a gestação, favorecendo uma ligação segura entre mãe e filho. Participaram da reunião na Casa dos Conselhos o prefeito Alan Silveira, a vice-prefeita Hortência Regalado, e membros do Selo Unicef na manhã desta quinta-feira, dia 11 de outubro.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Sebrae Apodi vira parceira da Agenda Positiva idealizada pela Fundevap


Os representantes do escritório do Sebrae em Apodi, recebeu na manhã da última sexta-feira, 31, os representantes da FUNDEVAP e COOICAP para discutir os projetos e propostas das instituições que pretendem executar nos próximos meses e anos.

Estas ações estão programadas para acontecer de forma sequenciadas e estão dentro formulação da Agenda Positiva APODI 1000.

Podemos contribuir bastante com o projeto do Museu que envolvera diretamente a questão turística da região e com os projetos produtivos com nossos consultores levando técnicas e conhecimento em cada área de produção, destacou o diretor do escritório local Franco Marinho.

APODI 1000 agora conta com FUNDEVAP, COOICAP E SEBRAE.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

[informe publicitário] Açaí Apodi – a promoção voltou com Brotinho por apenas R$ 10,00


A super promoção voltou!!!!

O Açaí Apodi lançou uma promoção de dar água na boca. Brotinho individual por apenas R$ 10,00. Você não pode perder.

Aproveitem!

Peça já seu pedido através do telefone (84) 9927 1906 ou WhatsApp 9930 2081.

[informe publicitário] Promoção quinta fatiada no Casarão Itália em Apodi

O Casarão Itália é uma casa de massas italiana

O Casarão Itália é uma pizzaria que iniciou suas atividades em Apodi. Com o objetivo de oferecer aos Apodienses uma pizza saborosa, verdadeiramente recheada, massa italiana e com pizzaiolo genuinamente italiano.

No cardápio pizza, calzone, lasanha, sanduíche italiano e filé à parmegiana.

A quinta fatiada é rodízio de pizza por fatias por apenas R$ 2,80 pagando apenas pela fatia que consumir.

O Casarão Itália agora conta com duas entradas de acesso - Rua Nossa Senhora da Conceição, n° 69 e Avenida Marechal Floriano Peixoto, n° 12.

Delivery: (84) 99121-0678 (somente WhatsApp) 99900-3693 (Tim)

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Estratégia Saúde da Família Soledade promove atividades com profissionais do Campus do IFRN

Equipes orientaram a população sobre a importância de ter hábitos saudáveis

Com o objetivo de promover os cuidados com a Saúde e levar conhecimento à população, equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Soledade realizaram, na manhã desta quarta-feira (10), uma série de atividades com os docentes e demais profissionais do Campus IFRN do município, uma ação para dar dicas sobre melhoria da qualidade de vida.


Os profissionais da saúde orientaram os profissionais da educação sobre mudanças no estilo de vida e de hábitos, ressaltaram a importância de uma alimentação adequada e a prática de exercícios físicos, entre outras dicas.

Na ocasião foi realizada uma palestra sobre Infecção Sexualmente Transmissível e mais de 50 testes rápidos. Quem passava pelo local também podia verificar a pressão.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Semana da Cultura Evangélica em Apodi

Com apoio da Prefeitura de Apodi, o evento é de cunho social e cultural e será realizado no final do mês

Uma semana voltada para atividades em torno da cultura evangélica será realizada pelos membros da Comunidade Evangélica Apodiense (COEVAP) no final do mês de outubro.

Na manhã desta quarta-feira, 10, o chefe do Executivo Alan Silveira recebeu em seu gabinete, membros da Comunidade Evangélica Apodiense (COEVAP), e o vereador Júnior Carlos para discutirem sobre a realização da Semana da Cultura Evangélica.

"Através de uma emenda impositiva do vereador iremos investir R$ 15 mil para a realização do evento, incentivando as igrejas envolvidas para fortalecer o projeto", garantiu Alan Silveira.

Com o projeto e o apoio da Prefeitura, líderes religiosos poderão organizar palestras temáticas, shows, feiras, gincanas e atividades esportivas, além da prestação de serviços sociais.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Jovem de Russas-CE desaparecido é encontrado por caminhoneiro a caminho de Recife-PE


O jovem Natanael de Oliveira Xavier 19 anos de idade, natural de Russas-CE  que estava desaparecido desde último dia 06 outubro 2018, onde teria sido visto andando em Baraúna por câmeras segurança e seu carro teria sido encontrado queimado próximo Baraúna, foi encontrado em uma estrada no caminho da capital pernambucana Recife.



Segundo informações um caminhoneiro está trazendo Natanael de volta.


Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Agnaldo Fernandes presidente do STTR de Apodi faz pronunciamento de agradecimento

terça-feira, 9 de outubro de 2018

Carreta do Senac promove capacitação em Apodi


As aulas já iniciaram. Os estudantes já concluíram o curso de Depilação Facial com Linha, já o curso de Manicure encontra-se em andamento e o próximo curso a ser ministrado será o de Designer de Sobrancelhas. Foram diversas pessoas inscritas nos três cursos ofertados.

A Carreta Itinerante do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) está em Apodi através de uma parceria com a Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria da Mulher. A secretária Valdênia Morais ressalta a importância dos cursos para diversificar a oferta de serviços na cidade.

"Desde quando assumimos, o nosso objetivo é realizamos o maior número de cursos profissionalizantes possíveis, queremos capacitá-la e prepará-las essas pessoas para o mercado profissional, que é mais exigente a cada dia", relatou a secretária.

"Tivemos a informação de que uma turma já concluiu o curso de depilação facial com linha, o curso de manicure está em andamento e o próximo curso a ser ministrado será o de designer de sobrancelhas. Todas as participantes estão muito satisfeitas com a aprendizagem e conhecimento", comentou Alan Silveira.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Alunos das escolas municipais ganham festa em comemoração ao Dia das Crianças em Apodi


A Prefeitura de Apodi, através da Secretaria de Educação - SEMED ofereceu nesta terça-feira, 9, uma festa para os alunos da rede municipal da Escola Municipal Professora Lindaura Silva.

Com a presença do secretário de Educação, Elmo Alves e do prefeito Alan Silveira houve brincadeiras, brinquedos disponíveis, lembranças e muita comida que criança adora, como bolo, picolé, lanche, refrigerante.


A equipe de funcionários da escola preparou uma linda festa surpresa para os alunos proporcionando muita alegria e diversão. “É sempre um prazer estar ao lado das crianças, e neste momento de comemoração ao seu dia, fico muito feliz em poder celebrar junto a elas”, disse o prefeito Alan.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Eleitor chutou o balde, falta a drenagem da lama

Josias de Souza

Desde que os políticos brasileiros deflagraram um movimento suprapartidário de blindagem de corruptos e manutenção de privilégios, esperava-se pelo sinal de que o fim estava próximo. Aguardava-se pelo fato que levaria todos a exclamar: “Finalmente!” O dia chegou.

A data de 7 de outubro de 2018 será lembrada nos livros de história como o dia em que o eleitor brasileiro chutou o balde de lama. De olhos fechados para todos os recados emitidos pelas ruas nos últimos cinco anos, a política tradicional do Brasil teve a grandeza da vista curta, a beleza dos interesses mesquinhos, a sabedoria das toupeiras e o apetite dos roedores. Os políticos se apaixonaram incondicionalmente pelo caos. Foram 100% correspondidos pelas urnas desta histórica eleição de 2018.

Quando alguém chuta um balde de lama, o resultado é feio de se ver. Temos um país trincado, prestes a escolher um presidente pela rejeição, não pela preferência. Temos também um Congresso diferente que muitos duvidam que será melhor. Mas temos algo transcende a tudo: o eleitor brasileiro ressuscitou. E ao renascer se deu conta de que a indignação pode ser melhor do que a indiferença. Pode dar errado, como tudo na vida. Mas o voto será um extraordinário corretivo.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Apodi não quer representante nenhum

Apodi parou no tempo!

O município de Apodi teve seu último deputado estadual lá nos anos 60, e ao que parece, não faz falta alguma ter um representante na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

A soma dos três postulantes à Assembleia Legislativa não chegou a 13 mil votos, menos da metade do total de eleitores.

E digo mais.

Ter um deputado na Câmara Federal é orgulho para qualquer município, menos para Apodi, que deu a Gilvan nessas eleições apenas 7 mil votos.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Caern alerta para golpe usando o nome de diretor da Companhia

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) alerta para uma tentativa de golpe que está sendo registrada desde o fim de semana. Um estelionatário, se passando pelo Diretor Presidente da Companhia, Marcelo Toscano está tentando extorquir pessoas, dentre elas, empresários com contratos vigentes na Caern.

O golpista tem realizado tentativas usando o aplicativo de mensagens, whatsapp. A empresa destaca que as pessoas devem desconsiderar qualquer tipo de mensagem desta natureza e informar para ouvidoria da Caern, através do telefone 3232-4562. A Companhia está tomando as medidas cabíveis para identificar e processar o autor dos contatos.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


MP Eleitoral representa contra mais dois candidatos por “Voo da Madrugada”

Santinhos de Albert e Carla Dickson foram despejados em frente a locais de votação em Mossoró e Macaíba

O Ministério Público Eleitoral representou contra dois candidatos por propaganda irregular, nas cidades de Mossoró e Macaíba. Santinhos de Albert Dickson, candidato a deputado estadual, e Carla “Dickson” Lima, candidata a deputada federal, foram despejados nas proximidades das escolas estaduais Maria Estela Pinheiro, na cidade do Oeste, e Professor Paulo Nobre, no município da Grande Natal. A prática ilegal é conhecida como “Voo da Madrugada”.

Outras três representações referentes a casos semelhantes e envolvendo 23 candidatos (confira aqui) já foram protocoladas pelo Ministério Público Eleitoral, no Rio Grande do Norte, e envolvem “voos da madrugada” promovidos em Natal, Macau e Macaíba. “(...) é ilegal não apenas porque causa poluição ambiental (higiene e estética urbana) e gera riscos de acidentes, em especial a idosos e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, mas também, e principalmente, porque afeta a isonomia entre os candidatos”, aponta o MP Eleitoral.

No caso dos santinhos de Albert e Carla Dickson, o material foi encontrado por servidores do TRE, em Mossoró, e por um policial militar, em Macaíba. O “Voo da Madrugada” desrespeita a Lei 9.504/97 (Lei das Eleições), a Resolução nº 23.551/2017 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a Recomendação nº 09/2018 da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE/RN). Os beneficiados pela propaganda irregular poderão ser condenados ao pagamento de multa que varia de R$ 2 mil a R$ 8 mil.

Confira a íntegra da representação aqui.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Material espalhado e emporcalhando as ruas: quem pode parar isso?


Entra e termina eleição, a impressão que temos é a de que uma prática é incombatível, marcada por impunidade, falta de fiscalização e de apuração no pós pleito. A questão de material de campanha espalhado nas ruas.

Por mais um ano, Apodi e outras cidades do Rio Grande do Norte, havia vasto material de campanha espalhado nas ruas. Algo fácil de identificar no tocante à autoria. Os santinhos que emporcalham as ruas são facilmente identificados, pois são conhecidos os agentes políticos que apoiam os candidatos.

A dúvida é se o MP e Justiça Eleitoral vão identificar e punir os responsáveis. Ou se já podemos aguardar mais um mela rua em 2020, com o manto da impunidade…

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Time da Rádio Cidade da show de cobertura no 1° turno das Eleições 2018

Jairo César comandou a maior cobertura do
rádio apodiense nas Eleições 2018
A Cidade FM 87,9  começou a jornada deste domingo por volta das 8 horas, com ampla cobertura das Eleições 2018 em Apodi e ainda dos principais momentos da votação em todo o Brasil.

A equipe de jornalismo da Cidade FM durante o primeiro turno das Eleições 2018, mobilizou radialistas e técnicos e mostrou o passo a passo, lance por lance e tudo mais que ocorreu no período de votação até seu encerramento e declaração oficial dos vencedores.

O ouvinte acompanhou, por exemplo, ao vivo, o momento da votação dos candidatos na cidade.

O destaque da equipe de jornalismo foi marcada por agilidade, precisão e principalmente isenção por parte da emissora e profissionais envolvidos na ação.

"A gente se encontra novamente no segundo turno", disse o comunicador Jairo César.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Prefeitura entrega novas ambulâncias à Secretaria de Saúde

A Prefeitura de Apodi realizou, na manhã do último sábado (6), a entrega de duas novas ambulâncias à Secretaria Municipal de Saúde. As ambulâncias são frutos de emendas parlamentares dos deputados federais Walter Alves (MDB) e Beto Rosado (PP) no valor de quase R$ 160 mil que será destinada em beneficio da saúde do município.

A entrega da ambulância aconteceu em frente à sede do poder Executivo. Estiveram no ato o prefeito Alan Silveira, a vice-prefeita Hortência Regalado e o secretário de Saúde, Sabino Neto.

O prefeito Alan Silveira destacou a entrega como mais uma conquista para reforçar a frota da Secretaria de Saúde.

“Entregamos no último sábado mais duas ambulâncias, renovando a frota mais antiga do município e levando mais atendimento à população, porque ambulância é um instrumento fundamental para o atendimento de urgência, para transportar pacientes da zona rural para a cidade ou para outros municípios”, disse.

"A gestão não para de trabalhar. Hoje estamos entregando duas ambulâncias para a população, um investimento de quase R$ 160 mil. Agradeço aos Deputados Federais Walter Alves e Betinho pela ajuda que estão dando ao município. Ao todo já adquirimos 6 veículos e máquinas na nossa gestão”, destacou Alan.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

13 estados e o DF terão disputa de segundo turno

AM
Wilson Lima PSC - 33,86%
Amazonino Mendes PDT - 32,61%

AP
Waldez PDT - 33,55%
Capi 40 PSB - 30,10%

DF
Ibaneis MDB - 41,97%
Rodrigo Rollemberg PSB - 13,94%

MG
Romeu Zema NOVO - 42,75%
Antonio Anastasia PSDB - 29,05%

MS
Reinaldo Azambuja PSDB - 44,61%
Juiz Odilon PDT - 31,62%

PA
Helder MDB - 47,75%
Marcio Miranda DEM - 30,19%

RJ
Wilson Witzel PSC - 41,28%
Eduardo Paes DEM - 19,56%

RN
Fátima Bezerra PT - 46,14%
Carlos Eduardo PDT - 32,48%

RO
Expedito Junior PSDB - 31,59%
Coronel Marcos Rocha PSL - 23,99%

RR
Antonio Denarium PSL - 42,27%
Anchieta PSDB - 38,67%

RS
Eduardo Leite PSDB - 35,89%
José Ivo Sartori MDB - 31,11%

SC
Gelson Merísio PSD - 31,12%
Comandante Moisés PSL - 29,72%

SE
Belivaldo PSD - 40,83%
Valadares Filho PSB - 21,50%

SP
João Doria PSDB - 31,77%
Marcio França PSB - 21,48%

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Confira os candidatos a deputado estadual mais bem votados em Apodi

Lista dos 10 Deputados Estaduais mais votados na cidade de Apodi.

1º Gorete Silveira - 8.388
2º Prof. Luís Carlos - 3.144
3º Getúlio Rêgo - 1.650
4º Soneth Ferreira - 1.240
5º Carlos Augusto - 775
6º Souza Neto - 564
7º Isolda Dantas - 531
8º Kelps Lima - 434
9º Hermano Morais - 314
10° Dr. Bernardo Amorim – 286

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Lava Jato explode nas urnas e varre quase tudo pelo caminho

Enganou-se quem achava que a Lava Jato já havia produzido todo seu efeito eleitoral no pleito de 2016 e que marchava lentamente para a esterilização. A bomba de nêutrons da operação sobre a vida partidária explodiria apenas neste domingo, 7 de outubro de 2018.

Varreu quase tudo o que encontrou pelo caminho, em especial nas regiões mais desenvolvidas do Brasil.

Candidatos das legendas mais estabelecidas, em torno das quais organizou-se o jogo do poder ao longo dos últimos 30 anos, foram atropelados por postulantes excêntricos.

PSDB foi arruinado. O PT, bastante avariado nas localidades mais prósperas, ganhou o direito de disputar uma batalha de vida ou morte pelo Palácio do Planalto, em condições duríssimas, no próximo dia 28.

No Congresso, um bloco de novos entrantesarrastados pela voragem conservadora de Jair Bolsonaro, insinua-se como um dos maiores da legislatura que se inicia em fevereiro. É copiosa a lista de velhas lideranças partidárias que perderam o assento.

Um eleitorado mais numeroso e, sobretudo, diferente daquele que debutava nas eleições diretas presidenciais há quase três décadas foi o responsável por essa mudança de era na política partidária brasileira.

Para cada 100 eleitores com ensino médio ou superior, há menos de 50 com escolarização inferior —essa relação era de 100 para 170 em 1994. Hoje o contingente dos mais escolarizados supera o dos com menor formação por 50 milhões de eleitores.

Passou o tempo em que os anseios do eleitor mediano se restringiam a necessidades básicas da subsistência. A decência na vida pública, a opressão dos burocratismos cotidianos, a ineficiência dos serviços do governo e a insegurança nas cidades foram incorporadas ao acervo de preocupações que definem o voto.

O cinismo, o mais do mesmo e a falta de autocrítica e de renovação nos partidos outrora hegemônicos saem castigados destas eleições. O que foi posto no lugar, entretanto, não é necessariamente melhor.

FOLHAPRESS

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.