sábado, 6 de outubro de 2018

O adeus

Amanhã, por volta das 19h, as urnas já terão mandado para casa um punhado grande de deputados estaduais.

A Assembleia Legislativa do RN precisa de uma renovação urgente!

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

TSE permite que eleitores usem camiseta de candidatos no dia das eleições

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu ontem (sexta, 5)  permitir que os eleitores usem camisetas de partidos políticos e candidatos no dia das eleições.

O uso de broches, bandeiras e adesivos é caracterizado como manifestação individual do eleitor e é permitido pela Lei Eleitoral.

É proibido, porém, a aglomeração de pessoas com vestuário padronizado, a manifestação coletiva e ruidosa, a abordagem ou persuasão no dia da votação e a distribuição de camisetas.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Voto de pesar aos familiares do senhor Caboclo de Manu



Dia muito difícil em Apodi.

Noticiamos o falecimento na manhã de hoje (6) do senhor Caboblo de Manu.

Aos familiares, minhas condolências. Caboclo de Manu é pai da candidata a deputada estadual Gorete Silveira e avô do atua prefeito Alan Silveira.

Que Deus dê o conforto necessário para esta hora tão difícil.

Apodi hoje vai dormir triste com o falecimento do ex-vereador Caboclo de Manu.

MP Eleitoral representa contra 19 deputados estaduais por conduta vedada

Parlamentares utilizaram doação de viaturas com recursos da Assembleia para promoção pessoal e candidaturas podem ter seus registros cassados pela Justiça Eleitoral

O Ministério Público Eleitoral representou contra 19 deputados estaduais do Rio Grande do Norte por conduta vedada. Em abril deste ano, a Assembleia Legislativa do RN (Alern) fez a doação de 50 viaturas policiais ao Governo do Estado, com recursos do próprio Legislativo. No entanto, o ato se transformou em promoção pessoal dos parlamentares, que puderam definir até mesmo para onde os veículos iriam, beneficiando seus redutos eleitorais e desequilibrando – com uso de dinheiro público – a campanha em relação aos adversários.

Constam como representados nas ações os deputados estaduais Ezequiel Ferreira de Souza (presidente da Assembleia), Albert Dickson, Carlos Augusto Maia, Cristiane Dantas, Dison Lisboa, Galeno Torquato, George Soares, Getúlio Rêgo, Gustavo Carvalho, Gustavo Fernandes, Hermano Morais, Jacó Jácome, José Dias, Larissa Rosado, Manoel Souza Neto, Márcia Maia, Nelter Queiroz, Tomba Farias e Vivaldo Costa.

“O que enseja a presente demanda não é a aquisição nem a doação das viaturas em si – formalmente lícitas e certamente bem-vindas ao Estado, mormente num momento de caos na segurança pública e no sistema penitenciário –, mas o uso promocional que se fez disso, quando da entrega de cada uma das viaturas, em prol das candidaturas de quase todos os deputados estaduais da Alern. Esse uso promocional sempre esteve embutido nessa doação”, resume a representação do MP Eleitoral.

Com a prática, no entender do MP os parlamentares “largaram na frente na corrida eleitoral de 2018”, pois os demais concorrentes não puderam dispor de dinheiro público para “presentear” a população. Ao todo, foram gastos aproximadamente R$ 5 milhões.

Interesse público – Ao “carimbar” a destinação das viaturas para seus redutos eleitorais, os deputados – além de fazerem uso promocional da doação – impediram que as autoridades de segurança pudessem utilizá-las conforme a necessidade, levando em conta argumentos técnicos e não políticos, escolhendo por exemplo as áreas de maior incidência de crimes, ou os serviços que mais demandavam tais veículos. Alguns parlamentares, inclusive, afirmaram ter tomado suas decisões com base no pedido de prefeitos.

“Assim, o interesse público, mais uma vez, deu lugar às intenções eleitorais implícitas daqueles que deveriam ser os representantes do povo”, reforça o MP Eleitoral. De acordo com a representação, a atitude dos parlamentares configurou a conduta vedada prevista no art. 73, IV, da Lei nº 9.504/97 (a Lei das Eleições), que proíbe aos agentes públicos fazer uso promocional da distribuição gratuita de “bens e serviços de caráter social custeados ou subvencionados pelo Poder Público”.

Propaganda – O uso “eleitoreiro” das doações se deu, em geral, tanto no momento da entrega, quanto posteriormente, através de fotos, vídeos e mensagens (em redes sociais, páginas pessoais e blogs de internet e até na propaganda de rádio e TV), que atribuíam a cada parlamentar a paternidade da benesse. Em uma das representações, o MP Eleitoral aponta que é “indisfarçável o desejo (do deputado) de gerar na população a crença de que o ato partiu não só da sua iniciativa, como também dos seus esforços e sacrifício, com nítido propósito de explorar eleitoralmente os dividendos que certamente adviriam dessa distribuição gratuita do bem em ano de eleições”.

Histórico - A Lei Estadual 10.150, sancionada pelo governador em 24 de janeiro de 2017, autorizou a Alern a doar até 50 viaturas policiais no valor total de R$ 5,1 milhão. O dinheiro saiu do próprio orçamento da assembleia e era fruto de valores restantes do exercício de 2016. Em 3 de abril deste ano foi realizada a cerimônia de entrega, no Complexo Esportivo de Brasília Teimosa, em Natal.

Cada parlamentar poderia indicar o município para o qual a viatura seria destinada, ou até mesmo o batalhão específico (quando se tratava da região metropolitana da capital). “Noutras palavras, garantiu-se a cada deputado um 'quinhão' da doação, para que 'brilhasse' individualmente com ela”. O MP Eleitoral requer da Justiça Eleitoral a suspensão das condutas, o pagamento de multa e a cassação do registro dos candidatos.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Eleições 2018: MP quer evitar derramamento de santinhos pela cidade no dia da eleição

A propaganda só é permitida até as 22h do sábado e o chamado “voo da madrugada” pode resultar em representação contra os candidatos e detenção dos envolvidos

O Ministério Público Eleitoral emitiu uma recomendação a todas as coligações e partidos que disputam as eleições no Rio Grande do Norte, alertando para que não promovam a distribuição de material gráfico - como panfletos, “santinhos” e adesivos - bem como caminhadas, carreatas, passeatas ou utilizem carros de som após as 22h deste sábado, 6 de outubro. Uma das principais preocupações é o chamado “voo da madrugada”.

O “voo da madrugada” - prática ilegal, mesmo assim amplamente adotada em 2014 – se refere à ação de candidatos e cabos eleitorais que espalham “santinhos”, adesivos e panfletos durante a noite da véspera e as primeiras horas do dia da votação, principalmente nas proximidades das seções eleitorais.

A Lei das Eleições (9.504/97) prevê em seu artigo 39, parágrafo 5º, que esse tipo de propaganda irregular pode resultar em detenção, de seis meses a um ano - com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período - e multa. A recomendação lembra que os candidatos, partidos e coligações são proprietários dos respectivos materiais de propaganda confeccionados, sendo então responsáveis “pela posse, guarda, distribuição, como posterior limpeza e destinação final dos resíduos gerados”.

Interior - Uma instrução também já foi enviada pela Procuradoria Regional Eleitoral aos promotores eleitorais por todo o estado, orientando a como agir no combate, na fiscalização e na apuração desse tipo de irregularidade. No dia da votação, o eleitor só poderá manifestar sua preferência por partido ou candidato de forma individual e silenciosa, e apenas através do uso de bandeira, broche, dístico ou adesivo.

São proibidos, por exemplo, comícios, aglomerações de pessoas com roupas padronizadas, carreatas, uso de carros de som e de alto-falantes, bem como qualquer tipo de propaganda de “boca de urna”.

Clique para ver a recomendação na íntegra.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Gorete: “É possível fazer política com decência e com responsabilidade”


Na reta final da eleição, a ex-prefeita de Apodi e candidata a deputada estadual, Gorete Silveira, reuniu cerca de 500 pessoas em um evento que aconteceu na sua residência, na noite desta quarta-feira.

Cercada de amigos, familiares e correligionários, entre eles o prefeito Alan Silveira (MDB), a emedebista fez um discurso carregado de emoção, onde convocou todos os presentes a acreditar na força da democracia e a lutar por uma região melhor e mais justa. “Estou muito emocionada com este momento. E agradeço o apoio de todos vocês!”.

"A presença de tantas pessoas me apoiando é muito importante. Sinto que represento uma ideia coletiva de que é possível fazer política com decência e com responsabilidade", afirmou Gorete Silveira.

Presente no evento, o prefeito do Apodi, Alan Silveira (MDB), elencou a importante contribuição de Gorete Silveira referência política e, também, mostrou a importância de votarem nos candidatos que vão fazer muito mais por Apodi.

Foto: Josemário Alves

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

A gata da sexta feira, tarados! Um colírio!!

MP Eleitoral pede cassação de registro de Robinson Faria por uso promocional de programa social

O Ministério Público Eleitoral representou contra o governador e candidato à reeleição Robinson Faria (PSD); o seu candidato a vice, Sebastião “Tião” Couto (PR); o secretário estadual de Assistência Social (Sethas), Francisco Vagner Gutemberg de Araújo; o assessor de Comunicação do governo, Pedro Ratts de Ratis; e a Coligação Trabalho e Superação. Eles são acusados de conduta vedada por se beneficiarem, irregularmente, do programa Segurança Alimentar, que engloba o Restaurante Popular, o Café do Trabalhador e o Sopa Cidadão.

A representação destaca a importância do programa para a população, porém aponta que vem sendo utilizado com fins eleitoreiros pelo atual governador. De acordo com informações da própria Sethas, em 2018, frente à proximidade do pleito eleitoral, foram inauguradas 41 novas unidades dos chamados restaurantes populares (além de haver outras 20 em fase implantação). No ano de 2017 foram somente 18, em 2016 apenas duas e, em 2015, absolutamente nenhuma, embora o cenário de crise tenha se acentuado desde o ano 2014.

Em múltiplas inaugurações dos restaurantes populares, Robinson Faria aparece em diversas postagens nas redes sociais em sua conta pessoal e na conta institucional do Governo do Estado junto aos beneficiários desse programa – população menos favorecida – em clara situação de “uso promocional e oportunístico” em favor de sua candidatura, com apoio do titular da Sethas e do assessor de Comunicação. Para o MP, os representados desrespeitaram a legislação eleitoral ao fazerem o uso indevido da máquina pública em prol da candidatura à reeleição, incorrendo nas condutas vedadas previstas no art. 73, inciso IV, e § 10, da Lei nº 9.504/97.

A representação reforça que o MP Eleitoral não é contra a ampliação ou continuidade de programas sociais por qualquer gestor público, inclusive em ano eleitoral, mas pretende “combater práticas que, a pretexto de beneficiar a coletividade, estão impregnadas de interesses eleitoreiros que são capazes de promover, concretamente, grave desequilíbrio no cenário de disputa eleitoral entre os candidatos”.

Como um dos indícios da continuidade do uso eleitoreiro, a representação aponta que Robinson Faria, no último domingo (30), realizou carreata até a cidade de Pau dos Ferros, onde, no dia seguinte, ocorreu a inauguração de uma unidade (Café do Cidadão) pelo Secretário da Sethas. “Por tudo o que foi exposto, não há como negar que os representados foram altamente beneficiados pelo uso promocional da distribuição gratuita de bens, atraindo as sanções legais da Lei de Eleições, entre as quais se destaca a de cassação do registro ou diploma”.

O MP Eleitoral pediu, liminarmente, que a Justiça determine que os representados cessem o uso oportunístico e promocional do programa, com a retirada imediata das imagens e vídeos das redes sociais. No mérito, o pedido é pela cassação de registro de Robinson Faria e Tião Couto, além do pagamento de multa e a decretação da inelegibilidade de ambos por oito anos. Dos demais representados se requer o pagamento de multa.


Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Abertura oficial da Campanha “Outubro Rosa” realizada no Centro de Saúde


O Prefeito Alan Silveira ao lado da vice-prefeita Hortência Regalado e do secretário de saúde Sabino Neto, prestigiaram na manhã desta quinta-feira (04), a abertura oficial da Campanha “Outubro Rosa” realizada no Centro de Saúde. A programação foi composta por dinâmicas, depoimentos e palestras enfatizando sobre a importância da prevenção do câncer de mama e o diagnóstico precoce.

“A saúde do nosso município avançou muito nesses 18 meses de gestão, e vamos trabalhar para que avance cada vez mais. Durante este mês teremos uma vasta programação intensificando o outubro rosa oferecendo exames clínicos de mamas, coleta de preventivo, ultrassonografias transvaginal e mamárias e a caminhada da prevenção em parceria com o Gaspec”, destacou Alan.


Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Carlos Augusto ao lado de Gilvan Alves surpreende e realiza uma mega carreata em Apodi-RN


O sempre presente deputado estadual e candidato a reeleição, Carlos Augusto, realizou ao lado do candidato a deputado federal Gilvan Alves, uma mega carreata pelas principais ruas de Apodi.

Sob a liderança do vereador Bebé Gama (AVANTE), os candidatos Gilvan e Carlos, cortaram a cidade em duas grandes carreatas. Uma vinda da Chapada do Apodi, e uma segunda vinda do Vale do Apodi.


"Quero agradecer o carinho de todo o povo de Apodi. Me orgulho de ser o único deputado com gabinete nesta cidade. E estou sempre a disposição para lutar pelos avanços dessa cidade", disse Carlos.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Debate: Ciro vai quente hoje contra Bolsonaro e Haddad

Ciro Gomes (PDT) gravou novos vídeos nesta quarta (3). Ele reafirma discurso contra o ódio e a polarização, se apresenta como terceira via e diz que ganha de Bolsonaro no segundo turno.

O assunto vai ser abordado em todas as propagandas até domingo (7).

No debate da Globo, nesta quinta (4), Ciro deve subir ainda mais o tom contra os rivais.

Vai criticar a ausência de Bolsonaro no encontro e dizer que votar em Haddad embute o risco de “andar para trás”. (Painel – FSP)

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Bolsonaro elogia o NE, única região em que ele aparece atrás de Haddad

O candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, disse, hoje, no Twitter, que graças ao povo nordestino, o "Brasil é um gigante hoje". Ele disse, ainda, que a essência do povo do Nordeste é uma das "principais belas formas" da diversidade cultural do país.

O Nordeste é única região do país em que ele aparece atrás do candidato Fernando Haddad (PT) nas pesquisas de intenção de voto para presidente da República.

Na pesquisa Ibope divulgada ontem, Bolsonaro lidera as intenções de voto no quadro nacional com 32% e Haddad aparece com 23%. Na região Nordeste, Haddad tem 36% das intenções de voto e Bolsonaro 21%.

O Nordeste já foi alvo de críticas do candidato. Em fevereiro de 2014, em meio a polêmicas envolvendo a candidatura de Bolsonaro para a presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, o candidato do PSL disse que "a única coisa boa que o Maranhão tem é o presídio de Pedrinhas".

Na ocasião, Bolsonaro criticava os que defendem a melhoria nas condições dos presídios brasileiros. Em 2013, 60 presos foram mortos no complexo penitenciário maranhense.

"Os presídios estão uma maravilha. Lá é um lugar para o cara pagar os seus pecados [...]. A única coisa boa que o Maranhão tem é o presídio de Pedrinhas", afirmou Bolsonaro na época.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

O que é permitido e o que não é nas eleições

Por: * Vander Ferreira de Andrade

Um dos acontecimentos mais aguardados, especialmente pelos candidatos, são as eleições, que nesse ano acontecerão, em primeiro turno, no dia 7 de outubro. Em que pese a compreensível expectativa dos participantes diretos do pleito, cada de um de nós, na qualidade de eleitor, precisa saber de antemão o que se permite e o que não se permite em termos de conduta eleitoral.

A legislação das eleições autoriza a livre manifestação do eleitor, com uso de bandeiras, broches e adesivos, desde que de forma individual e silenciosa. Mas, quando da votação, proíbe o uso de camisetas contendo nomes, imagens ou fotos de candidatos ou mesmo alusão a partidos políticos.

Uma vez que a própria Constituição Federal assegura o sigilo das eleições, é vedado ao eleitor usar máquinas fotográficas, celulares e aparelhos análogos no momento da votação, que podem até ser retidos pelos mesários.

Da mesma forma, é proibido ao eleitor fazer-se acompanhar de outras pessoas à cabine de votação, cujo acesso é personalizado e individualizado. A única exceção a essa proibição é a que se refere às pessoas com mobilidade reduzida, que podem ser auxiliadas para exercer o seu direito de voto.

A tradicional “boca de urna”, caracterizando manifestação de caráter coletivo, configura crime eleitoral e pode implicar na prisão de todos os envolvidos no comportamento ilícito.

Duas observações, contudo, merecem a atenção do eleitor. A primeira é a de que não há qualquer vedação ao uso de “cola” com os dados escritos a respeito de seus candidatos. A segunda é a de que não cabe à Justiça Eleitoral proibir o consumo de bebidas alcoólicas no dia das eleições. O veto à venda de tais produtos compete ao Executivo Estadual.

Entretanto, pessoas encontradas em condições de alcoolização poderão ser proibidas de votar, a critério da autoridade eleitoral.

Caracterizada como tentativa de compra de votos, segue proibida a distribuição de chaveiros, canetas, cestas básicas, bonés, camisetas bem ainda qualquer objeto ou produto que possa induzir o eleitor a votar em determinado candidato. No mesmo sentido, é proibido o emprego de faixas, estandartes e placas nos locais de votação. Nas residências e veículos admite-se o uso de adesivo ou de indicadores que apontem para a preferência do eleitor.

No dia da eleição, configura crime eleitoral a realização de carreata ou comício, o uso de amplificadores de som ou alto-falantes, assim como a distribuição de material de propaganda política fora da sede do comitê ou do partido político. Quanto aos fiscais e mesários, é vedada a utilização de qualquer item relacionado à propaganda eleitoral, sendo-lhes permitido, contudo, fazer uso da sigla ou nome do partido na vestimenta, desde que de forma discreta.

* Vander Ferreira de Andrade é advogado e doutor em Direito pela PUC-SP.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Gilvan Alves realizou a grande Carreata da Mudança em Apodi-RN


Nesta quarta-feira, 3, Gilvan Alves (AVANTE), realizou uma mega Carreata em prol de sua candidatura a Câmara Federal.

O município de Apodi, interior do Estado, parou para assistir uma grande mobilização realizada por Gilvan e os Estaduais que lhe apoiam.

Gilvan mobilizou todos os bairros e regiões de Apodi com gente, carros e motos.

Além disso, houveram grandes carreatas dos Deputados Estaduais Carlos Augusto e Souza Neto; e dos futuros deputados estaduais, Prof. Luís Carlos e Fred das Agrícolas.

Confira algumas imagens da grande mobilização da Mudança em Apodi-RN:




Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Convite Missa em comemoração aos 301 anos de aparição da Padroeira do Brasil no Rancho Mãe Aparecida


Cuidado com pesquisas

Pesquisa é ótimo: serve para orientar a campanha do candidato.

E só. Quem acha que seu favorito vai vencer ou perder por causa da pesquisa se engana.

Brigar com pesquisas, acusar institutos de falsear números, é perder tempo: melhor é usá-lo em busca de novos eleitores.

Buscar os votos dos indecisos conta muito nesta reta final.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Mulheres na disputa

Mulheres 1 – Diz-se muito que as mulheres estão subrepresentadas nas casas legislativas do país, e é verdade. Mas não é por falta de candidatas. Rio Grande do Norte tem este ano um time de mulheres candidatas para ninguém botar defeito.

Mulheres 2 – O time é formado por Gorete Silveira, Soneth Ferreira, Isolda Dantas, Larissa Rosado, Cristiane Dantas, Márcia Maia, Nina Souza, Mada Calado, Ana Luísa, Marina Melo, Eudiane Macedo, Luciana Lima, Sargenta Regina, entre outras.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Eleição de Bolsonaro para presidente é um retrocesso do ponto de vista civilizatório

O Brasil escolherá no próximo domingo os dois candidatos a presidente da República que irão disputará o segundo turno, e caso as pesquisas estejam certas os finalistas serão Jair Bolsonaro e Fernando Haddad. Bolsonaro vai entrar no segundo turno como favorito, pois nenhum dos seus competidores consegue fazer o que ele faz, mesmo estando fora de combate há quase 30 dias em razão do incidente de Juiz de Fora: grandes manifestações no país inteiro apesar de o seu partido não ter candidato favorito a governador em nenhum estado da federação.

É o próprio povo que se organiza, espontaneamente, para defender a candidatura dele nas ruas, algo que foi visto domingo passado não apenas nas capitais mas em diversas cidades do interior. Do ponto de vista civilizatório, trata-se de um grande retrocesso dada as manifestações do candidato em defesa do que houve de pior durante os governos militares, inclusive a tortura a presos políticos. Se o Brasil não o quisesse na Presidência da República, não deveria deixá-lo sequer chegar ao segundo turno, mas ele já passou dos 30% de intenções de voto e a sua presença no turno final tornou-se inexorável.

O Brasil tem outras opções mais apropriadas para o momento político em que se encontra, a exemplo de Ciro Gomes, Geraldo Alckmin e Henrique Meirelles. Mas se a maioria dos eleitores não os quer no governo, paciência! Isso também faz parte da democracia.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


MM Divulgações - há mais de 10 anos prestando serviços de qualidade!


Com empenho e principalmente muito carinho ao que fazemos, nós, da MM Divulgações, carregamos há mais de 10 anos a responsabilidade de levar a marca dos nossos parceiros aos quatro cantos da região Oeste potiguar.

Estamos sempre engajados em prestar um serviço de qualidade, buscando a satisfação e a perfeita sintonia entre parceiros e clientes. Acreditamos que o sucesso sempre está atrelado a união. Por isso, hoje queremos agradecer aos nossos parceiros, que diariamente depositam credibilidade, respeito e confiança ao nosso trabalho.

Marcos Morais

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

terça-feira, 2 de outubro de 2018

Confira os confrontos das quartas de finais da Copa Oeste 2018


O Blog ApoDiário disponibiliza os confrontos das quartas de finais da Copa Oeste 2018.

Jogos da ida: 14/10/18

Jogo 1: Apodi x Triunfo
Jogo 2: Upanema x Baraúna
Jogo 3: Grossos x Serra do Mel
Jogo 4: Areia Branca x Felipe Guerra

Jogos da volta: 21/10/18

Jogo 1: Triunfo  x Apodi  
Jogo 2: Baraúna x Upanema
Jogo 3: Serra do Mel x Grossos
Jogo 4: Felipe Guerra x Areia Branca

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Nova UBS do bairro São José (IPE) realiza evento em alusão ao Outubro Rosa


Nesta terça-feira, 2 de outubro, a Prefeitura de Apodi, através da secretaria de Saúde inaugurou as instalações da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro São José (IPE), na oportunidade foi realizado uma palestra em alusão ao Outubro Rosa.


A Unidade Básica de Saúde (UBS) é o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. É instalada perto de onde as pessoas moram, trabalham, estudam e vivem e, com isso, desempenha um papel central na garantia de acesso à população a uma atenção à saúde de qualidade.

Na UBS do bairro IPE, é possível receber atendimentos básicos e gratuitos em Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia. Os principais serviços oferecidos são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.


“A secretaria já trabalha essa conscientização durante todo o ano. O mês de outubro é só o reforço, quando há uma intensificação dessas ações, principalmente para ressaltar que o autoconhecimento e a prevenção são as maiores armas contra o câncer”, explicou o enfermeiro Gilberto Souza.

“Hoje a comunidade do IPE está em festa. Queremos agradecer aos agentes comunitários de saúde que nos amparam e fazem a atenção básica em saúde. Queremos deixar nossa gratidão em recebermos esse novo prédio. Batalhamos muito para conseguirmos essa nova unidade para a população deste bairro”, comemora o secretário de Saúde Sabino Neto.


O objetivo principal da campanha é alertar que o diagnostico precoce é decisivo para o sucesso do tratamento. “O que observamos em alguns casos é que as mulheres têm medo do diagnóstico, é preciso esquecer esse medo e ter consciência de que quanto mais cedo o câncer for diagnosticado, mais rápida a cura e menor o estresse”, destacou Sabino Neto.


A realização de palestras educativas nas unidades é importante para informar a população os métodos de prevenção e promoção à saúde, diminuindo a incidência de agravos.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Gilvan Alves (7000) continua crescendo nas pesquisas de intenção de votos



O candidato a deputado federal Gilvan Alves, aparece em todas as pesquisas desde a pré-campanha. Podendo ser constatado seu nítido crescimento.

Gilvan quase que dobrou as intenções de votos da última pesquisa Consult (98FM / BLOG DO BG) para esta que foi divulgada nesta terça-feira (2).

O crescimento é tão notório, que mostra o aumento nas citações desde a pesquisa divulgada pela Band/Opine na última semana.

Faltando menos de 5 dias para as eleições, Gilvan continua num ótimo ritmo de crescimento. Continuando assim, Gilvan fica a um passo de renovar uma cadeira da Câmara Federal.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Se as eleições fossem hoje; Gorete Silveira estaria eleita no 12° lugar


A pesquisa do Instituto Consult quis saber dos entrevistados em quem eles vão votar para deputado estadual.

Como esse levantamento ocorre de forma espontânea, ou seja, com o eleitor falando o primeiro nome que lhe vem à cabeça, sem acesso a uma lista, alguns nomes citados não são de candidatos ao cargo questionado ou sequer disputam o pleito desse ano.

Na lista, Gorete Silveira de Apodi, apareceu com 1% ocupando a 1 lugar, ou seja, hoje uma das mais votadas do Estado.

Informações extraídas do Blog do BG.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

O candidato a deputado federal Gilvan Alves convida a todos para a Carreata da Mudança


A Carreata da Mudança acontecerá no próximo dia 3 de outubro (amanhã), a partir das 19 horas, saindo em frente ao Posto Apodi (Posto de Bebeu), na BR 405.

"Contamos com sua honrosa presença para essa mobilização em prol da renovação da Câmara Federal", comenta Gilvan.

Além disso, haverá carreatas em conjunto dos deputados estaduais Carlos Augusto e Souza Neto; e dos futuros deputado estaduais Prof. Luiz Carlos e Fred das Agrícolas.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Prefeitura adquire equipamentos odontológicos

Os dentistas da rede de Saúde municipal de Apodi festejaram a entrega de canetas de baixa rotação para poderem realizar um trabalho ainda mais dinâmico e eficiente junto à comunidade carente.

A coordenação de Saúde Bucal de Apodi realizou, nesta segunda-feira (01), a entrega de canetas de baixa rotação em todas as unidades de saúde do município. O novo equipamento irá auxiliar os serviços prestados pelos dentistas à população, principalmente no tocante à limpeza bucal.

“É um equipamento simples, mas que faz toda diferença no serviço prestado ao povo de Apodi”, destacou Glauber Bruno, coordenador da Saúde Bucal.

Nesse primeiro semestre de governo, a prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, dinamizou consideravelmente todos os serviços concernentes. Além da aquisição de medicamentos, equipamentos e insumos, em breve vai aumentar mais duas equipes de PSF.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

RealTime Big Data: Bolsonaro tem 29%; Haddad, 24% e Ciro, 11%

Geraldo Alckmin aparece com 7% das intenções de voto, à frente de Marina Silva, que tem 5%; João Amoêdo e Henrique Meirelles têm 3% cada

R7 - A menos de uma semana da eleição, pesquisa RealTime Big Data/RecordTV de intenção de voto para presidente da República mostra um possível segundo turno entre os candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT). No levantamento, divulgado nesta segunda-feira (1º), os candidatos aparecem com 29% e 24%, respectivamente.

Confira os números:

• Jair Bolsonaro (PSL): 29%
• Fernando Haddad (PT): 24%
• Ciro Gomes (PDT): 11%
• Geraldo Alckmin (PSDB): 7%
• Marina Silva (REDE): 5%
• João Amoêdo (NOVO): 3%
• Henrique Meirelles (MDB): 3%
• Álvaro Dias (PODE): 2%

Os candidatos Cabo Daciolo (PATRI), Eymael (DC), João Goularf Filho (PPL) e Vera Lúcia (PSTU) tiveram juntos 1% das intenções de voto. Guilherme Boulos (PSOL) não pontuou. Votos brancos e nulos representam 8%; indecisos, 7%.

A pesquisa foi realizada nos dias 28 e 29 de setembro, com 3.200 entrevistados. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número: BR-06928/2018.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Pequenas Cirurgias começam a ser realizadas no Centro de Saúde


A secretaria de Saúde de Apodi iniciou, nesta segunda-feira (1), um novo serviço de atendimento destinado à população. Desta vez, são pequenas cirurgias que começaram a ser realizadas no Centro de Saúde Pública (CESP) do município.

A ideia é atender o público que necessite de cirurgias de sinais, lesões de pele, cistos sebáceos, entre outros.

Os procedimentos serão realizados duas vezes por mês pelo médico, Romerito Soares, no Centro de Saúde Pública (CESP). O local foi totalmente preparado e equipado para que os pacientes sejam atendidos nestas pequenas cirurgias, como retirada de sinais, cantoplastia para unhas encravadas, sinais com suspeita de câncer de pele, entre outros pequenos procedimentos.

“São cirurgias de pequeno porte, mas de grande importância para os pacientes. Muitas vezes, são pequenas lesões, que parecem somente estéticas, mas na verdade podem causar doenças graves para os pacientes, como no caso do câncer de pele, que é muito comum em nossa região. A partir de agora vamos estar atendendo e ajudando as pessoas que necessitam do serviço”, registrou doutor Romerito.

“Somente nesse primeiro dia nós realizamos 14 pequenas cirurgias, o que mostra que a nossa população estava precisando de um serviço como esse. A ação vai ser realizada duas vezes por mês, na zona urbana e rural. É um serviço totalmente gratuito e que vem melhorar o atendimento prestado à população na área da saúde”, comentou o secretário de Saúde Sabino Neto, acrescentando que para serem atendidas, as pessoas interessadas devem fazer o encaminhamento por meio da unidade de saúde do seu bairro ou comunidade.

“É um momento de bastante felicidade, pois temos o compromisso de melhorar os serviços prestados na área da saúde e estamos cumprindo com isso, cuidando da saúde dos apodienses. Quem ganha com estas ações é nossa população que passa a ter um atendimento diferenciado”, relatou o prefeito Alan Silveira.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.