sábado, 22 de setembro de 2018

A partir deste sábado, candidatos só podem ser presos em flagrante

Do Poder 360

Neste sábado (22.set.2018) começa a valer o salvo-conduto para os candidatos nas eleições. A norma está prevista no Código Eleitoral e impede a detenção ou prisão do postulante nos 15 dias que antecedem o pleito e vigora até 48h depois.

Os candidatos só podem ser presos ou detidos em flagrante ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável. A lei vale para todos os cargos em disputa. O 1º turno destas eleições será no dia 7 de outubro.

O ex-ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Henrique Neves explica que o salvo-conduto está estabelecido no Código Eleitoral, que foi promulgado em 1965. “Era uma outra época”, diz. Segundo o magistrado, hoje a Constituição é mais rigorosa ao fixar em que condições uma pessoa pode ser presa.

Neves afirma que o salvo-conduto é uma forma de evitar a interferência do Estado nas eleições. A regra não protege apenas para os candidatos. Eis a lei:

Art. 236. Nenhuma autoridade poderá, desde 5 (cinco) dias antes e até 48 (quarenta e oito) horas depois do encerramento da eleição, prender ou deter qualquer eleitor, salvo em flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto.

§1º Os membros das mesas receptoras e os fiscais de partido, durante o exercício de suas funções, não poderão ser detidos ou presos, salvo o caso de flagrante delito; da mesma garantia gozarão os candidatos desde 15 (quinze) dias antes da eleição.

§2º Ocorrendo qualquer prisão o preso será imediatamente conduzido à presença do juiz competente que, se verificar a ilegalidade da detenção, a relaxará e promoverá a responsabilidade do coator.

Nestas eleições, o salvo-conduto ao eleitor começa no dia 2 de outubro e vai até o dia 9. A regra também vale para eventual 2º turno.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Programa “Zera Fila” reduz filas para consultas e exames em Apodi

Reduzir e até mesmo zerar algumas das filas de pessoas que há anos esperam por atendimento em consultas e/ou exames de diversas especialidades em Apodi. É esse desafio que a Prefeitura Municipal, através da secretaria de Saúde, vem executando com o programa “Zera Fila na Saúde”.

A Prefeitura de Apodi realizou na manhã deste sábado (22) mais uma etapa do Programa “Zera Fila” da secretaria de Saúde, a ação aconteceu no Centro de Saúde. Ao todo foram 50 ultrassonografias, 35 consultas com pediatra, 40 endoscopias, 70 consultas com ortopedista e 10 consultas com o proctologista.

“O programa continua a todo vapor, realizamos ao todo 205 consultas e exames com diversas especialidades, o que torna ainda mais forte o programa zera fila, no geral em 10 meses já chegamos a quase 4300 atendimentos”, explicou Alan.

Para dar um fim nesse verdadeiro drama das pessoas que ainda esperam atendimento, o governo municipal em breve anunciará mais duas equipes de PSF. “Conseguimos mais duas equipes que para ampliarmos de 9 para 11 PSF, vamos realocar recursos públicos para fazer mais esse investimento na saúde”, explica o prefeito Alan Silveira. “A saúde é a coisa mais importante na vida de cada um, por isso precisamos fazer o máximo que pudermos”, opinou.

“Apodi tem uma grande demanda reprimida de atendimento, porque foram anos com poucos exames e consultas sendo feitas”, conta o secretário de saúde, Sabino Neto.

A ação irá durar até o final do ano, e a prefeitura espera conseguir zerar ou pelo menos reduzir as filas mais longas. “É algo inédito no nosso município, uma ação que nunca foi feita antes na saúde”, comentou o secretário.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Gorete ganha força percorrendo bairros de Felipe Guerra

A Caravana 15123 por onde anda recebe enorme demonstração de apoio e carinho, e nesta sexta-feira (21) não foi diferente, o destino foi o município de Felipe Guerra

A candidata que representa a região Oeste à Assembleia Legislativa Gorete Silveira cumpriu agenda nesta sexta feira (21), na cidade de Felipe Guerra, Gorete visitou mais de 100 residências no Brejo, na Cidade Baixa e no bairro Liberdade (Cidade Alta).


Ao lado dos vereadores Jânio Barra e Genilson Santana, além do ex-vice-prefeito Paulo Guilherme que dão sustentação a candidatura de Gorete Silveira caminharam lado a lado com a futura deputada estadual.


Tenho encontrado pessoas descrentes com a política, mas, por onde tenho andado, deixo a mensagem de que é preciso votar, pesquisar bem sobre os candidatos e suas propostas e fazer uma escolha consciente. Entrei na política há 18 anos e sempre trabalhei para o povo. Aceitei o desafio de sair candidata para representar o povo mais humilde da minha região”, afirmou Gorete Silveira.


O vereador Jânio Barra durante as visitas lembrou a trajetória de Gorete marcada pela coerência, pela luta do seu povo e pela inclusão social. “Gorete não vive mudando de partido. Ela acredita em um projeto político e se dedica ao serviço à população”, ressaltou.


Hoje sábado (22) Gorete visitará o distrito de Soledade na Chapada do Apodi e amanhã (23) realiza reunião com correligionários na capital do Estado.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

CDP de Apodi aderi ao Enem Prisional 2018

O edital do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens sob Medida Socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) foi publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) no Diário Oficial da União, e o Centro de Detenção Provisória de Apodi (CDP), já assinou o Termo de Adesão, Responsabilidades e Compromissos para realização do exame.

As inscrições dos internos acontecem entre 24/09/2018 ate o dia 05/10/2018 de outubro. O exame é destinado a pessoas submetidas a penas privativas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade. Os participantes, com idade a partir de 18 anos, poderão utilizar o desempenho no exame como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso à educação superior. Já os participantes menores de 18 anos, considerados "treineiros”, só poderão utilizar os seus resultados individuais do Exame para a autoavaliação de conhecimentos.

Nos dias 18 e 19 deste mês, 29 detentos que cumprem pena no Centro de Detenção Provisória de Apodi (CDP) prestaram o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

De acordo com o diretor da unidade prisional, agente penitenciário Márcio Morais, os internos participante vão receber a certificação do Ensino Fundamental ou Médio se atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e 5 pontos na redação.

“Aderimos e realizamos o exame do ENCCEJA, e agora ao ENEM Prisional 2018, isso prova que estamos buscando a ressocialização do interno através da educação”, comentou Márcio Morais, que tem seguido a política de ressocialização da SEJUC.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Gata da sexta feira olhando o celular!

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Pesquisa divulgada hoje pela Band TV aponta Gorete Silveira na 5ª colocação para deputada estadual

O Instituto Opine através da Band TV Natal divulgou hoje (20) mais uma pesquisa de intenções de votos e a candidata que representará a região Oeste potiguar está entre as mais bem votadas.

Gorete Silveira aparece na colocação das intenções de votos.

Gorete vem crescendo a cada pesquisa, destacando-se desde a pré-campanha entre as mais citadas.

A alta do seu nome mostra o grande potencial de votos, deixando para trás nomes de peso no cenário político estadual.

A gente sonhou!

Vamos lá, Apodi. Só depende de você!

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Pesquisa Opine/Band aponta crescimento do candidato a Deputado Federal Gilvan Alves

Na pesquisa divulgada hoje, 20 de setembro, pelo Instituto Opine, o candidato a deputado federal Gilvan Alves aparece 'colado' no candidato a reeleição Fábio Farias.

Gilvan está desbancando nomes como Walter Alves e Rogério Marinho, que já possuem mandato de Deputado Federal. Gilvan está em uma crescente, destacando-se desde a pré-campanha entre os mais citados. Essa alta de seu nome mostra seu grande potencial de votos, deixando para trás nomes de peso no cenário político estadual.

Além disso, vemos que o povo potiguar está buscando a renovação das cadeiras na Câmara Federal, com isso Gilvan têm se destacado devido sua grande atuação e idoneidade na política.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

História e propostas do candidato Gilvan Alves

Clique no banner para ampliar!

Conquista: Conheça o novo Centro Obstétrico Municipal no Hospital de Apodi


O Hospital Regional Hélio Morais Marinho agora conta com seu novo Centro Obstétrico. Foi iniciado nesta quarta-feira (19) os serviços de partos normais no Centro Obstétrico Municipal Albaniza Diógenes (COMAD).

O espaço foi reformado e ampliado, com recursos próprios do Município. A reforma do espaço custou mais de R$ 30 mil reais e a rouparia, equipamentos e insumos foram investidos mais de R$ 200 mil reais.

A partir de agora, a gestante que for ter o seu bebê no hospital – terá à disposição novos leitos de pré-parto. Todos inteiramente adequados às normas do Ministério da Saúde para o parto humanizado. "Um investimento da Prefeitura Municipal de Apodi para amparar e prestar um serviço de excelência às mulheres do nosso município", comemora Alan.

O prefeito de Apodi, Alan Silveira trabalha para em breve disponibilizar os partos cesarianas. As gestantes de Apodi enfim já podem comemorar.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Apodi: Feira da Agricultura Familiar leva alimentos de qualidade ao Campus do IFRN


Preço bom, qualidade, diversidade e variedade de produtos e alimentos. Estas foram apenas algumas das principais características encontradas nos produtos expostos na Feira da Agricultura Familiar no IFRN Campus – Apodi que acontece todas as quartas-feiras.

Quem visitou o IFRN, pôde conferir de perto a produção de milhares de pequenos agricultores e assentados na Reforma Agrária, que estão organizados por meio de associações, cooperativas e agroindústrias familiares.


“Ontem pela manhã demos uma passada rápida na feira, muita qualidade, interação e economia solidária naquele espaço”, comentou o presidente do STTR Agnaldo Fernandes.


“Aqui tem preço bom, sustentabilidade, qualidade e procedência, porque as pessoas têm relação direta com os produtores, elas sabem de onde os alimentos vêm”, afirma Edilson Neto.

Que continue sempre assim. A feira é uma idealização da Rede Xique Xique, do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTR) do Apodi e do IFRN Campus - Apodi.

#CampesinatoQueAlimentaANação
#NaLuta

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Caern abre período de inscrições para concurso público

Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte
anunciou concurso público
Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi
São oferecidas 6 vagas para nível médio e superior. Inscrições podem ser feitas pela internet

Estão abertas a partir desta quarta-feira (19), e até o dia 21 de outubro de 2018, as inscrições para o concurso público que será realizado pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), com vagas e formação de cadastro de reserva para os cargos de Administrador, Analista de Sistema, Contador, Economista e Técnico em Segurança do Trabalho.

O concurso será conduzido pelo Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo – IBADE, com provas marcadas para o dia 18 de novembro próximo. A taxa de inscrição para o cargo de nível médio é R$ 50,00; e para as funções de nível superior, R$ 88,00. De 26 de setembro a 21 de outubro, estará aberto o período para solicitação de isenção da taxa de inscrição, nos casos previstos no edital.

Além das provas objetivas, discursivas e da redação, o concurso também terá a prova de títulos, sendo titulação acadêmica e experiência para o nível superior, e experiência para nível médio.

O Edital completo e seus anexos estão disponíveis no site www.ibade.org.br, para consulta e impressão. Informações gerais do concurso podem ser obtidas no site ou por meio dos telefones (21) 3674-9190/3527-0583 - Rio de Janeiro – (84) 3026-0575 Natal/RN ou pelo e-mail atendimento@ibade.org.br.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

ASA alerta para desigualdades em carta a candidatos

Entidade defende educação contextualizada com o meio, conservação da Caatinga, e políticas que sustentem e deem dignidade às famílias em comunidades espalhadas pelo Nordeste
O clientelismo político, aliado do coronelismo, que imperou secularmente na região semiárida brasileira, aprofundou as desigualdades socioeconômicas e a concentração fundiária, implementando soluções com gigantismo e ineficiência, alimentadoras da “indústria da seca” e que, efetivamente, não mudaram a realidade na região na perspectiva de criar oportunidade para todos e todas.

É o que diz em nota a ASA – Articulação do Semi Árido, formada por mais de três mil organizações da sociedade civil de distintas naturezas – sindicatos rurais, associações de agricultores e agricultoras, cooperativas, ONG’s, Oscip, conectando pessoas organizadas em entidades que atuam em todo o Semiárido defendendo os direitos dos povos e comunidades nos 10 estados que compõem o Semiárido Brasileiro (MG, BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE, PI e MA). É agente determinante em políticas públicas com o Programa Um Milhão de Cisternas.

“Conviver com o Semiárido significa valorizar seu povo, sua cultura, seu modo de ser e de viver, seu protagonismo. É assumir seu povo na sua imensa diversidade de raças, etnias, gerações, identidades de gênero e orientações sexuais. É assumi-lo, especialmente, como construtor e senhor de sua própria história, sem perder de vista processos fundamentais, como: a política de estoque de água, sementes e alimentos, garantindo vida digna e saudável para as pessoas e também contribuindo com a conservação da sociobiodiversidade; e, por outro lado, valorizando elementos outros como educação contextualizada, conservação da Caatinga, querer bem a natureza, cultura”, diz em texto.

“Nos últimos dois anos, porém, vivenciamos a desconstrução destas e de outras políticas, representando um retrocesso de até 30 anos na garantia dos direitos, ameaçando os frutos da caminhada, deixando a população desesperançada quanto ao futuro da região e trazendo à tona o fantasma da indústria da seca e, pior, o retorno da miséria e da fome”, critica.

A entidade alerta para o risco de políticas concentradoras, geradoras de exclusão e de morte. “Entendemos que não se pode continuar tratando o Semiárido com políticas e estratégias que excluem seu povo e negam, ao mesmo, oportunidades”.

Pensando nisso, a entidade elaborou uma carta aos candidatos e às candidatas ao Pleito Eleitoral de 2018, que pode ser conferida aqui.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Apoiadores de Gorete prometem visitar os quatro cantos da cidade


Com tudo – A tropa de Gorete Silveira (MDB) começou a intensificar desde o início da semana, as quatro regiões do município.

A equipe garante que será assim até o final da campanha.


As equipes de panfletagem tem feito um trabalho exemplar, mesmo com a ausência da candidata em algumas visitas, Gorete tem conquistado a simpatia do eleitor.

Parabéns!

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

TRE indefere 39 candidaturas no RN

Com o fim do prazo para análise dos pedidos de candidaturas, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) julgou todos os pedidos de registro de candidaturas referentes às Eleições 2018. Dos 523 processos julgados, 39 foram indeferidos.

Ainda tramitam na casa 11 pedidos que foram encaminhados ao TRE-RN após o dia 15 de agosto e que aguardam diligências.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


terça-feira, 18 de setembro de 2018

Feminismo, sindicalismo e auto-organização: a luta e as conquistas de “Nova” no interior do RN


Nascida e criada no município de Catolé do Rocha/PB, em uma casa com 11 irmãos e sob o olhar de um pai rígido e conservador, Ivonilda de Sousa Lima, 53 anos, popularmente conhecida como “Nova”, moradora da Associação dos Produtores Rurais Agrovila Palmares, na zona rural do município de Apodi, RN, conta que em sua adolescência jamais imaginou que se tornaria uma liderança comunitária. Aos 18 anos mudou-se para Apodi, onde concluiu o ensino médio. Nesse período trabalhava numa lanchonete, estudava e fazia tarefas domésticas em casa, com a mãe. Ela conta que tinha vontade de participar de ações das organizações sociais e não podia porque o pai não deixava. E essa postura interferiu inclusive em seus estudos: “hoje eu não sou formada porque ele nunca aceitou eu ir de Apodi para Mossoró no ônibus, porque só ia homens, ele dizia. Ele era muito machista”, explica Nova, que em sua juventude sempre teve menos oportunidades por ser mulher.

Nova hoje é casada, tem três filhos, é a presidente do “Grupo de Mulheres Juntas Venceremos” e coordenadora da comissão de mulheres do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi (STTR Apodi/RN). Mas a trajetória para chegar até essas conquistas foi árdua.

Aos 8 anos de idade Nova já trabalhava com os pais no roçado e com carvão, tentando conciliar a responsabilidade precoce e os estudos. A agricultora conta que sua vida começou a mudar a partir de sua aproximação com duas instituições: o sindicato e o Centro Feminista 8 de Março, instituição que tem várias iniciativas apoiadas pela ActionAid.

O primeiro contato, segundo ela, foi numa formação sobre feminismo realizada no ano 2000 através de uma parceria entre essas duas instituições. A partir desse momento Nova conta que passou a frequentar as reuniões da comissão de mulheres do STTR e sempre que podia participava de formações realizadas pelo Centro Feminista. Com o incentivo dessas duas instituições foi formado um grupo de mulheres na comunidade. A partir disso, de acordo com ela, as mulheres conquistaram mais liberdade e autonomia sobre suas vidas. Por ser a pessoa que sempre esteve mais próxima das instituições e por seu papel de mobilização em Palmares, Nova se tornou uma referência não só em sua comunidade, mas no município de Apodi. Fazer parte da diretoria do sindicato e contribuir para a transformação da vida de outras mulheres para ela é uma satisfação: “eu me sinto muito feliz em poder também estar ajudando a elas, sempre que eu vou pra um canto que elas querem saber de uma informação, que elas confiam em mim e me perguntam, e eu converso com elas, explico tudinho como é a importância do CF8 (Centro Feminista), do sindicato, das comissões, e eu ter a capacidade de falar, eu tenho o maior prazer de responder”, conta ela.

Além das formações, o Centro Feminista também atua em Palmares com projetos de assistência técnica rural, com incentivos à agricultura familiar e ao trabalho das mulheres.

Nova é agricultura, planta em seu quintal, cria galinhas e sua produção para consumo próprio ajuda a equilibrar a renda da família. O desejo dela era poder viver somente dessas atividades: “pra mim (o meu maior desejo) era se a gente pudesse viver só da agricultura familiar, produzindo e comercializando”. Ela revela que o esposo também gosta da agricultura, mas trabalha em uma firma porque nas condições atuais não dá para tirar o sustento só dessa atividade.

Para o futuro o anseio de Nova é que outras mulheres da comunidade também possam ocupar esses espaços e que através da auto-organização possam desenvolver mais atividades em conjunto: “O meu sonho era que a gente trabalhasse no quintal, mas que também o grupo tivesse um espaço coletivo pra gente trabalhar juntas”.

Apesar das conquistas, Nova reconhece que ainda há muito o que ser feito. Ela comenta que o machismo ainda é um agravante na vida das mulheres da comunidade e que os homens, muitas vezes desvalorizam seu trabalho e o de suas companheiras, mas ela não se deixa abalar: “eles não sabem qual a importância da gente estar ali, naquele momento, né?”, afirma ela, reforçando a importância da participação das mulheres na vida social e política da comunidade.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Prefeito de Apodi assina termo de parceria do projeto Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional


O prefeito Alan Silveira junto à vice-prefeita Hortência Regalado, o secretário de Educação Elmo Alves e o de Esportes Hessinho Mayard, participaram na manhã desta terça-feira (18) da cerimônia de abertura do 1º módulo de formação do projeto “Rede Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional” realizado pelo Instituto Esporte e Educação.

O projeto é desenvolvido em parceria com a Petrobrás para professores de escolas públicas. São 50 cidades de 9 estados do Brasil contempladas no programa, no entanto, Apodi está entre as 7 cidades do estado do Rio Grande do Norte a ser premiada para a execução do programa.


As escolas contempladas são: Professora Lourdes Mota, Professora Lindaura Silva, Isabel Aurélia Tôrres e Francisco Targino da Costa. “É com muita satisfação que assinamos o termo de parceria para a execução desse projeto, que vai disponibilizar mais benefícios para os nossos jovens”, disse o prefeito Alan.

O polo Mossoró receberá professores dos municípios de Apodi, Felipe Guerra, Governador Dix-sept Rosado, Areia Branca, Caraúbas e Upanema, totalizando 50 educadores.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Gilvan Alves lutará pela reforma do Porto Ilha em Areia Branca


Na plataforma de ideia proposto pelo candidato a deputado federal Gilvan Alves do Avante, está incluso a destinação de recursos federais para a reforma e adaptação do Porto Ilha, localizado no município de Areia Branca-RN.

Na justificativa do candidato, Gilvan defende que todo o escoamento da produção da indústria, fruticultura e demais empresas instaladas no Rio Grande do Norte, devem ser escoada por portos no RN.

Com o escoamento dessa produção por portos no Rio Grande do Norte, irá tanto gerar mais emprego e renda, quanto gerar renda para o Estado.


O maior Porto da região Oeste está em Areia Branca e encontra-se desassistido, assim Gilvan pretende alocar recursos federais para que o mesmo possa ser reestruturado, a fim de ajudar a economia do Estado.

Além do mais o transporte marítimo hoje é o mais barato, ajudando na importação ou até mesmo na chagada de mercadorias para consumo no Rio Grande do Norte, de forma mais prática, rápida e barata.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Presos do CDP Apodi fazem provas para certificação do Ensino Fundamental e Médio


Mais da metade dos internos do Centro de Detenção Provisória de Apodi (CDP) vão prestar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) nos dias 18 e 19. Ao todo são 29 detentos aptos a participarem do exame.

De acordo com o diretor do CDP Apodi, agente penitenciário, Márcio Morais, as provas objetivas e de redação visam aferir habilidades e saberes em nível de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio para fins de correção do fluxo escolar.

O exame acontece nas penitenciárias e nas unidades de medidas socioeducativas de todos os estados.

“Os internos participantes vão receber a certificação do Ensino Fundamental ou Médio se atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e 5 pontos na redação”, comentou Márcio Morais.

Os candidatos à conclusão do Ensino Fundamental vão fazer provas de ciências naturais, história e geografia; língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação; e matemática. No caso da certificação do Ensino Médio, as provas serão de ciências naturais e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens e códigos e suas tecnologias e redação; e matemática e suas tecnologias.


O Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, estimula ações educativas nos presídios, em parceria com a área de educação, por considerá-las uma das formas de ressocialização das pessoas privadas de liberdade.

O CDP Apodi tem sido modelo para o Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte, na unidade são realizados vários projetos de ressocialização, como o Projeto de Leitura Valendo a Liberdade, Educando para a Liberdade, Varrendo a Violência Empregando a Paz, com a fabricação de vassouras pet, onde já foi retirada mais de 100 mil garrafas pet do meio ambiente e transformadas em vassouras.

“O nosso trabalho recebe o apoio da Sejuc/Coape, Judiciário, Ministério Público e da própria comunidade que tem apoiando nossas ações”, finaliza Márcio Morais.

A direção do CDP Apodi montou um esquema de segurança na unidade para realização dos dois dias de prova. Apesar de o estabelecimento penitenciário ser um dos mais tranquilos do Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte, a preocupação da segurança dos professores aplicadores das provas foi tomada por todos os agentes.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Dnit quer demolir residências no distrito de Melancias em Apodi


A dona de casa Mariana Rosalba de Carvalho, que reside no distrito de Melancias, município de Apodi, entrou em contato com o blog. Mariana se encontra aflita e estar prestes a perder sua residência e ser desapropriada.

O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura do Trânsito) está querendo demolir sua residência juntamente com a residência do Pastor Gilberto de uma congregação do Distrito.


Mariana relatou ao blog que há 1 ano recebeu uma visita do Dnit, notificando sua residência e a residência do Pastor Gilberto. O Dnit alega que sua casa e a do pastor foram construídas na área territorial do Dnit.

Dezenas de casas em Melancias encontram-se às margens da BR 405. Segundo, nos relatou Mariana, sua residência encontra-se distante 28 metros da BR 405 que corta o distrito de Melancias.


Mariana de Carvalho é mãe e tem dois filhos menor de idade para cuidar e apenas uma casa para morar. Hoje, 18, haverá uma audiência sobre essa questão em Mossoró e vamos torcer que justiça seja feita.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Seleção Apodiense recebe em casa o time de Upanema na próxima rodada da Copa Oeste de Futebol


No próximo domingo (23) no Estádio Antonio Lopes Filho, a bola vai rolar na 5ª rodada da Copa Oeste de Futebol 2018. O jogo acontecerá a partir das 15h15 e terá em campo a Sociedade Desportiva Apodiense x Upanema Futebol Clube.

Precisando da vitória para buscar a classificação na próxima fase, o time de Apodi precisa do apoio da torcida.

Então não se esqueça: neste domingo vista a sua camisa e venha torcer pelos nossos atletas! A entrada custa apenas R$ 5,00.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Operação das polícias Civil e Militar em Apodi prende um homem e uma mulher

Ação teve como objetivo combater o tráfico de drogas na cidade

operação conjunta das polícias Civil e Militar realizada na manhã desta terça-feira (18), no município de Apodi, região Oeste do Rio Grande do Norte, terminou com um homem e uma mulher presos. A ação teve como objetivo combater o tráfico de drogas na cidade.

Foram apreendidas duas armas de fogo, munições, entorpecentes (maconha), balança de precisão, dinheiro fracionado, dentre outro objetos de origem ilícita.


Na ação, foram presos Vinícius Maia da Silva e Ana Beatriz Viana.

Com informações da PM de Apodi.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

[vídeo] Fabricação de vassouras com garrafas pet dentro do CDP de Apodi

Programa de prótese dentária da secretaria da Saúde resgata o sorriso e a autoestima da população


Quanto vale um belo sorriso? Pergunte para quem já recebeu a sua prótese através do programa “Apodi sorridente”, realizado pela Prefeitura de Apodi, RN, através da secretaria da Saúde. Além de trazer de volta o sorriso perdido, resgata a autoestima de pessoas humildes que há muito tempo não podiam também ter uma alimentação mais saudável, pela falta dos dentes e nem a felicidade do sorriso.

O programa “Apodi sorridente” já é uma realidade em nossa cidade. Ao todo serão mais de 50 próteses dentárias confeccionadas todos os meses.

“Estamos atendendo nossa população com a oportunidade da reabilitação oral, mais um importante serviço que está sendo prestando para o nosso povo, depois de quase 5 anos sem essa ação”, comentou Alan. “Agradecemos a Sabino Neto, nosso secretário de Saúde e á toda equipe por mais esta ação. Nós estamos trabalhando muito, porque sabemos das dificuldades das pessoas. Precisamos atender com humanização as pessoas”, acrescentou o Prefeito.

O coordenador da Saúde Bucal, o dentista Glauber Bruno ressaltou “nosso objetivo é bem audacioso. O Prefeito Alan Silveira e o secretário Sabino Neto querem que toda a população receba a sua prótese. Para isso, basta ao paciente que necessita ir ao dentista regular em nossas unidades, submeter ao tratamento necessário e com a necessidade faz-se o encaminhamento para os serviços de prótese que passa pela 1ª etapa de moldagem, o registro de mordida, a prova dos dentes e a entrega. Tudo muito simples e prático. É preciso ter os documentos pessoais, cartão SUS, comprovante residência”, concluiu.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Patrimônio dos presidenciáveis

Amoêdo declarou à Justiça Eleitoral ter patrimônio de R$ 425 milhões.
Meirelles R$ 378 milhões.
Goulard Filho, quase R$ 8,6 milhões.
Eymael, R$ 6,1 milhões.
Álvaro Dias, R$ 2,8 milhões.
Bolsonaro R$ 2,3 milhões.
Ciro 1,7 milhão.
Alckimin quase R$ 1,4 milhão.
Haddad R$ 428 mil.
Marina R$ 119 mil.
Vera R$ 20 mil.
Boulos, R$ 15 mil e
Cabo Daciolo, nenhum bem declarado.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.