sábado, 8 de setembro de 2018

Candidata a deputada estadual Gorete Silveira visita feira livre de Caraúbas













Na manhã deste sábado (8) a candidata a deputada estadual Gorete Silveira (MDB) esteve visitando a feira livre da cidade de Caraúbas, Gorete estava acompanhada do prefeito Alan Silveira e da vice-prefeita Hortência Regalado, vereadores, além da militância.

Durante a caminhada apresentou propostas, ouviu os anseios do povo caraubense, pediu um voto de confiança pra representar a região Oeste na AL, foi assim que Gorete cumprimentou as pessoas na feira livre de Caraúbas.

Ela conversou com as pessoas, tirou fotos e apresentou suas ideias. No bate-papo, assuntos sobre a realidade dos microempreendedores, feirantes e comerciantes informais. “Essa oportunidade de interação com a população é bastante proveitosa, pois aproveito para tomar conhecimento da problemática de cada cidade por onde passamos, em seguida tentarmos buscar soluções’’, destacou Gorete.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Gilvan Alves recebe apoio dos comerciantes de Apodi







Nesta quinta-feira (06), Gilvan Alves, candidato a Deputado Federal, visitou o comércio de Apodi. Durante as visitas Gilvan recebeu incentivo e apoio dos seus colegas comerciantes.

"Nós conseguimos visitar uma boa parte do centro comercial de Apodi. E continuaremos andando, levando nossas ideias e propostas para o avanço da nossa região", disse Gilvan.

A Caminhada da Mudança tem andado o Estado e entusiasmado o povo, Gilvan tem se apresentado como a melhor e real mudança na Câmara Federal.

Assessoria do candidato

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Projeto literário nas escolas da rede municipal estimulará hábito da leitura

Incentivada pelos livros do Casebre Literário, projeto incentiva a leitura e contribui com a alfabetização de alunos de anos iniciais do ensino fundamental

O prefeito Alan Silveira, a vice-prefeita Hortência Regalado e o secretário municipal de Educação Elmo Tôrres, realizaram na manhã desta quinta-feira (6) a entrega dos Casebres Literários. Baseado no projeto Casa das Palavras dos jornalistas Rilder Medeiros e Osni Damásio, o Casebre Literário é um projeto da gestão Municipal idealizado pela secretaria de Educação do município, que objetiva incentivar a leitura no seu âmbito geral.

“São pequenas bibliotecas em forma de casebres coloridos que os leitores de todas as idades podem pegar um livro, ler e depois devolver. Ou seja, são para compartilhamento de livros, cordéis, gibis, onde também poderão doar livros que já leram para que o casebre literário jamais fique sem seu principal conteúdo - o livro”, comentou o secretário. O lema é "pegue um livro e deixe um livro", completou Elmo Tôrres.

Ao todo foram 7 Casebres Literários distribuídos nos bairros Malvinas, Bico Torto, Bacurau I, IPE (São José) e nos distritos do Córrego, Melancias e Soledade.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Ex-vereadora de Apodi, Edileuza declara apoio à candidatura de Gilvan Alves


A Caminhada da Mudança percorreu o comércio de Apodi, e o candidato a deputado federal Gilvan Alves recebeu mais um apoio, desta vez da ex-vereadora Edileuza da Costa Pereira que ratificou seu voto e empenho ao projeto de Gilvan, a formalização do apoio foi na manhã de hoje (6) durante visita ao comércio local.

Gilvan tem caminhado e apresentado seu nome e projetos em prol da região Oeste, o que tem ganhado força e destaque, incorporando vários bons nomes como o da ex-vereadora Edileuza Pereira.

“Acreditando na seriedade de um projeto que ganha adeptos a cada dia, e conhecedora do sério trabalho desenvolvido pelo vereador no seu primeiro mandato na câmara municipal, chego para unir forças em defesa do projeto do meu amigo Gilvan”, comentou a ex-vereadora.

A ex-vereadora também sinalizou apoio ao nome do deputado Carlos Augusto para a Assembleia Legislativa.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Elmo Tôrres e Flávia Silveira estarão no programa Alô Educação deste sábado


O programa ALÔ EDUCAÇÃO terá a participação neste sábado (08/09/18, das 11h às 12h), dos professores Elmo Tôrres e Flávia Silveira (Secretário Municipal de Educação de Apodi/RN e a adjunta).

Tema principal: IDEB

Aplicativo RadiosNet
Transmissão Simultânea Facebook

Contatos: (84) 3333-3179 / 9.9179-1070

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1684265928367630&id=415468951919338 

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Apodi: CDL fará lançamento oficial da 2ª Feira Multissetorial do médio Oeste

Clique no convite para ampliar!

A CDL e ACEMA, tem a honra de convidar Vossa Senhoria para participar do evento de lançamento da 2ª Feira Multissetorial do Médio Oeste e o 1° Festival Gastronômico de Apodi que acontecerá no dia 10 de setembro de 2018, às 19h30 no auditório da CDL.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Campanha nas ruas: Gorete Silveira realizará mais uma grande caminhada e faz corpo a corpo

Na agenda do fim de semana a postulante à Assembleia Legislativa também está prevista a visita as cidades de Caraúbas e Campo Grande

A campanha é curta e para quem estar disputando o primeiro mandato de deputada estadual como Gorete Silveira, do MDB, quanto mais caminhar, realizar visitas, conversar com as pessoas, pessoalmente ou através de entrevistas nas rádios, em Apodi ou em outros municípios da região, mais o seu nome e suas propostas passam a ser conhecidas.

Gorete Silveira, ex-prefeita de Apodi e candidata a deputada estadual pelo MDB, realizará mais uma grande caminhada entre bairros. A concentração será às 19h na esquina de João Marinheiro, no bairro Lagoa Seca, onde seguirá em caminhada até o bairro Malvinas.

“Eu acredito num País melhor, num estado melhor e numa cidade melhor. Me proponho nessa caminhada, a trabalhar por mais saúde, mais leitos nos hospitais, redes de saneamento básico, atuar no enfrentamento ao combate à violência contra a mulher, segurança nas escolas, trabalhar por mais oportunidades para famílias do campo e da cidade”, afirmou Gorete Silveira em suas visitas no porta a porta.

Força popular – Eleito pelo MDB, o prefeito de Apodi, Alan Silveira, fez uma das maiores manifestações até agora em prol da eleição de Gorete Silveira (MDB). Ele vota em Walter Alves para deputado federal e em Gorete Silveira para estadual, ambos do MDB.

“Voto em Gorete para deputada estadual não por parentesco, mas por se tratar de uma mulher guerreira, determinada e que defende posições políticas que também defendo. É um sonho do Apodi e região elegê-la deputada”, declarou Alan Silveira.

A campanha em Apodi tem sido destaque na região Oeste potiguar. Vamos todos juntos com Gorete Silveira, nossa futura deputada estadual.

#EuVou
#GrandeCaminhada
#GoreteSilveira15123

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Convite – Loja Maçônica Vale do Apodi

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Compra Direta entrega 2.500 kg de alimentos entre frutas e hortaliças para complemento da merenda escolar


O secretário de Agricultura Elton Rosemberg, ao lado da coordenadora Nacional do Programa Compra Direta Leila Paiva, e dos representantes da Emater local, Eutíkia Morais e Geraldo Neto, deram início à realização do Programa Compra Direta e fizeram a entrega na manhã desta quarta-feira (05) de 2.500 kg de alimentos entre frutas e hortaliças para complemento da merenda escolar e programas sociais de Apodi.

Com uma parceria entre a Emater e a Prefeitura Municipal de Apodi, o programa vai efetivar R$ 90 mil em compra direta neste ano, fomentando a agricultura familiar, incentivando o homem do campo e aumentando a renda de 74 agricultores cadastrados.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Semarh elabora diagnóstico e planeja recuperar nascentes do rio Apodi

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), através da sua Coordenadoria de Meio Ambiente e Saneamento (Comeas), produziu um diagnóstico preliminar sobre as nascentes do Rio Apodi.

Para isso, foi realizado um trabalho de campo, identificando os principais problemas, cadastrando proprietários rurais e conversando com os gestores de municípios onde existem nascentes perenes, entre eles, Coronel João Pessoa, Dr. Severiano, Martins, Portalegre, Luís Gomes, Tenente Ananias e São Miguel.

O Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França, explica que esse monitoramento foi uma das primeiras ações executadas no âmbito do “Plantadores de Água”, projeto que a Semarh está desenvolvendo para auxiliar no processo de recuperação ambiental das nascentes dos rios potiguares, bem como conscientizar a população do entorno acerca dos cuidados e os usos devidos das áreas que circundam o local de preservação.

“Identificamos 59 nascentes perenes e percebemos que a maioria delas se encontra com algum grau de antropização, ou seja, níveis variados de degradação causada por interferência humana”, pontua Mairton acrescentando: “as nascentes têm um papel vital na saúde e alimentação do fluxo dos rios”.

A Coordenadora da Comeas, Clara Câmara, relata também que existem nascentes que estão sendo utilizadas para práticas agropecuárias. “Em algumas situações, a população fez um barramento no lugar onde flui a água ou instalou bombas de captação”, mostra.

Na última quinta-feira (30), o documento foi apresentado, durante reunião na Semarh, a um corpo técnico do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema), Instituto de Gestão de Águas do RN (Igarn), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Comitê da Bacia Hidrografica do Apodi Mossoró, Ministério Público do RN e Prefeituras. A Semarh está trabalhando na elaboração de um termo de cooperação, entre as instituições, que prevê a divisão de atribuições dentro do projeto.

O Professor de hidrologia da Ufersa, Luis César Aquino, destacou a importância de se revitalizar esses pontos de produção de água e disse que a universidade vai ser parceira nesse projeto que segundo ele “É fundamental para os rios e população dessa bacia hidrográfica”.

“Queremos mostrar essa realidade aos alunos e criar neles um sentimento e uma visão de conservação. As universidades pesquisam e ensinam, mas precisam atuar mais na extensão, se inserido no dia a dia da sociedade, mostrando a importância da preservação, não porque a lei manda, mas porque se não preservar, os recursos acabam”, frisou Luis.

A próxima etapa do “Plantadores de Água” será a realização de oficinas para apresentar o documento e montar um plano de trabalho, em conjunto com a sociedade das bacias. “Nesses eventos vamos discutir quais iniciativas ambientais deverão ser executadas e quem pode auxiliar nas ações. Também vamos escolher um grupo para ser capacitado e funcionar como multiplicadores” diz Clara.

O Secretário Mairton França destaca que a realização desse projeto vem ao encontro do trabalho de construção de bases, que o Ministério do Meio Ambiente está desenvolvendo para elaborar a Política Nacional de Revitalização de Bacias Hidrográficas. “Nosso projeto pode ser uma referência, a nível federal, inclusive ele foi citado em palestra sobre a construção do Plano, durante o Encontro Nacional de Comitês, no mês passado”.

A próxima bacia hidrográfica a ser trabalhada pelo “Plantadores de Água” é a do rio Potengi. Sua principal nascente é localizada no município de Cerro Corá, no Seridó.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Vereador Jeffson Alves passa a apoiar Gilvan Alves

O vereador Jeffson Alves da cidade de Taboleiro Grande passa a apoiar a candidatura de Gilvan Alves

O vereador mais bem votado do município de Taboleiro Grande no pleito de 2016, Jeffson Alves, declara apoio ao projeto de Mudança encabeçado pelo candidato a deputado federal Gilvan Alves.

O candidato a deputado federal tem visitado boa parte dos municípios do Estado, e muitos apoios estão sendo incorporados ao seu projeto político.

Assessoria do candidato

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Desfile Cívico e Cortejo Literário em Apodi começam na próxima sexta

Desfile Cívico e Cortejo Literário pelas ruas da cidade. Foto: Jornal Correio do Oeste

Na próxima sexta-feira dia 7 de Setembro a partir das 16h o governo municipal de Apodi dará início aos desfiles cívicos que celebram a Independência do Brasil.

A expectativa é que um grande público compareça para prestigiar o momento que já é tradição. A prefeitura, através da Secretaria de Educação promete realizará mais um brilhante Desfile Cívico e o Cortejo Literário pelas ruas da cidade.

Com a saída programada da rua Adrião Bezerra - em frente à UNIP, passando pelas ruas Padre João da Cunha e Governador Dix-Sept Rosado e a chegada na praça Dom Jose Freire.

Mas a programação continua ao longo da semana, com as belíssimas apresentações das escolas no adro da Matriz na segunda edição da Semana Municipal da Leitura.

A Escola Estadual Maria Zanilda Gama Torres deu um show de apresentação. Parabéns!

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


terça-feira, 4 de setembro de 2018

Ex-vereador Bráulio Ribeiro declara apoio a Gilvan Alves

'
Gilvan Alves (branco) ao lado do ex-vereador Bráulio Ribeiro

Durante a Caminhada da Mudança promovida pelo candidato a deputado federal Gilvan Alves, no bairro IPE (São José), o ex-vereador Bráulio Ribeiro que reside no bairro, declarou de público seu apoio ao projeto de Gilvan Alves.

O candidato percorreu as ruas do bairro IPE (São José), no município de Apodi, e contou com o carinho e receptividade de todos os moradores.

Quem também esteve na Caminhada da Mudança, nesta última segunda-feira (3), foi Dra. Solange Noronha, que durante muitos anos atendeu ao povo daquele bairro no PSF.

O projeto de Gilvan tem ganhado corpo e força em todo o Estado. E em Apodi, com simplicidade e pé no chão, Gilvan tem encantado e conquistado o povo da cidade.

Assessoria do candidato

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Município de Apodi recebe máquina agrícola

O equipamento oferecerá melhores condições de trabalho e, por consequência, aumentará a produção local

“Chegamos aqui não com promessas, mas com ações, vamos levar mais uma máquina para o desenvolvimento de Apodi e seu povo”. Com essas palavras o prefeito Alan Silveira recebeu na manhã desta terça-feira (4), na sede do INCRA em Natal, um trator de pneus, através de uma parceria com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

"Esse trator vai ajudar muito o trabalho da Secretaria Municipal para o homem do campo. Agradeço ao delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) Kleber Silveira, ao deputado federal Walter Alves e ao senador Garibaldi Alves pelo empenho e dedicação para com o nosso município", destacou Alan.

O secretário de Agricultura, Elton Rosemberg destacou a importância da máquina para o homem e a mulher do campo. Como um incentivo para agricultura familiar, a nossa iniciativa junta-se a tantas outras realizadas pelo Governo Alan Silveira na luta pelo fortalecimento desse segmento, como a perfuração de poços artesianos, por exemplo, que ajuda na garantia de uma grande safra”, ressaltou.

Para o prefeito Alan Silveira, iniciativas como a do advogado Kleber Silveira do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) são sempre bem-vindas. “O trator vai garantir mais renda para os agricultores e mais qualidade nos alimentos que chegam, todos os dias, em nossas mesas”, argumentou.

Alan ressaltou ainda que o veículo vai ajudar no processo produtivo, na preparação de solos, no aumento da produtividade e na geração de renda do município, contribuindo diretamente com o desenvolvimento da agricultura familiar.

O trator adquirido pela municipalidade foi no valor de mais de R$ 75 mil. Além de Apodi, outras sete cidades foram contempladas.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Primeira escritora mirim de Apodi, Anne Sofia lançou o livro intitulado APODI DOS ÍNDIOS TAPUIAS PAIACUS

Anne Sofia autografando livro de sua autoria. Foto: Jânio Duarte

Nesta segunda-feira, dia 3 de setembro aconteceu o lançamento do Livro da primeira escritora mirim de Apodi - Anne Sofia Viana de Lima, intitulado APODI DOS ÍNDIOS TAPUIAS PAIACUS na solenidade de abertura da II Semana da Leitura de Apodi.


O prefeito Alan Silveira e a vice-prefeita Hortência Regalado foram prestigiar e receber o autógrafo da autora.

A presidente da Academia Apodiense de Letras, escritora Vilmaci Viana recebe o autógrafo de Sofia Viana

O evento foi um sucesso e Sofia autografou na praça Dom José Freire para 100 amigos, alunos, e familiares que foram lhe prestigiar.


O livro introduz a história indígena de Apodi e Sofia entra para história da literatura como a primeira escritora a abordar o tema indígena no nosso município.

Parabéns e sucesso!

O livro custa RS 20,00 e encontra-se a venda com a escritora Sofia Viana.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Com programação extensa em Apodi, Semana Municipal da Leitura teve início ontem

Entre as atrações estão contações de histórias, lançamentos de dois livros, apresentações literárias das escolas, Casebre Literário e a apresentação do Bale: Biblioteca Ambulante de Leitura na Escola de Pau dos Ferros

A 2ª Semana Municipal de Leitura teve início nesta segunda-feira (3) em Apodi. A programação, que vai até dia 7, inclui contações de histórias, lançamentos de dois livros: um de literatura infantil "Apodi dos Índios" de Anne Sofia e outro de literatura de cordel "Simplificando a Poesia - Deus, Apodi e o Nordeste" de Teresa Machado, apresentações literárias das escolas, Casebre Literário e o encerramento com o Desfile Cívico de 7 de Setembro.


O projeto idealizado pela Prefeitura de Apodi, através da secretaria de Educação visa promover e valorizar o principal instrumento de aprendizagem e de fundamental importância para o desenvolvimento das sociedades e para o crescimento intelectual do indivíduo.


“Queremos ampliar os benefícios da leitura para a população e configurar o livro como instrumento de formação de cidadania, inclusão social e cultural”, destacou o secretário Elmo Alves, que também enfatizou a importância de estimular a produção de escritores locais.


— Esta semana é de uma grande importância para nós. Nós compreendemos que é preciso construir o gosto pela leitura ainda nas crianças. A literatura infantil tem um papel imprescindível na formação dos nossos leitores — avaliou Vilmaci Viana, presidente da Academia Apodiense de Letras e do Museu do Livro.


“O livro é um meio de comunicação importante no processo de transformação, uma vez que, ao praticar a sua leitura evoluímos e desenvolvemos nossas habilidades de raciocínio, estimulando a capacidade de interpretar, sobretudo, nos enriquece de conhecimento que é o maior tesouro da vida”, enumerou a vice-prefeita Hortência Regalado.


“Ter contato com obras de diferente estilo é fundamental, pois, nos remete a um mundo até então desconhecido que nos leva a divertir, imaginar e conhecer outras culturas, por isso que, é importante não deixar essa hegemonia se extinguir com o mundo informatizado dos tempos de hoje. A atual gestão continua com este propósito de estimular eventos como este da Semana Municipal da Leitura”, comentou o prefeito Alan Silveira.


O evento, que ocorre de 3 a 7/9 tem por objetivo estimular a prática do estudo e da literatura por meio de diversas ações como palestras, exposições temáticas, e outras atividades ocorridas nas escolas municipais e bibliotecas da cidade de Apodi, e ainda a expansão do importante projeto Casebre Literário.


Representantes das Secretarias Municipais de Educação e Cultura, associações e sindicatos estiveram presentes no evento. Além de Professores, educadores e estudantes das escolas de todas as regiões da cidade de Apodi. O destaque ficou por conta da presença de muitas crianças!


Estudantes apaixonados por literatura, como a criança Anne Sofia Viana de Lima, de 8 anos, aluna da 3º ano (ensino fundamental) de uma escola privada, foi a homenageada da noite. A escritora infantil lançou seu primeiro livro de literatura Infantil, "APODI DOS ÍNDIOS TAPUIAS PAIACUS".

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Tribuna do leitor: Professor propõe mudanças no IDEB

Um dos critérios positivos para o IDEB é o índice de aprovação.

Sabemos que nas séries iniciais com a "progressão automática", praticamente NÃO REPROVA-SE ninguém.

Por isso, o IDEB nessa faixa ficou relativamente positivo.

Por outro lado, empurrou-se para os anos seguintes, alunos que mal sabem ler (quando sabem), fazendo com que nessas faixas (Fundamental Anos Finais e Ensino Médio) os resultados ficassem ainda piores.

Além do mais, muitas escolas que querem ficar "bem na foto" simplesmente avançam seus alunos, independente de aprendizagem.

Outro fato que pode manipular os resultados é que as escolas poderiam selecionar os alunos que fariam as provas do INEP, orientando que estudantes com maiores dificuldades de aprendizagem não viessem à escola no dia de aplicação dessas avaliações.

É PRECISO REPENSAR O IDEB...

É FUNDAMENTAL REPENSAR A EDUCAÇÃO!

Prof. Roberland Queiroz

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.