sábado, 12 de maio de 2018

Bamburral e Trapiá II realizam assembleia com presença da direção do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais


Na tarde desta sexta (11) o Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTR) do Apodi/RN acompanhou a Assembleia da Associação Comunitária de Bamburral. Os/as sócios escolheram a nova diretoria da associação que irá coordenar os trabalhos nos próximos dois anos.

A associação de Bamburral foi fundada no ano de 1997, hoje conta com mais de 40 sócios/as.

Já na tarde deste sábado (12) o Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTR) do Apodi/RN esteve acompanhando a assembleia mensal da Associação de Trapiá II.

Tarde de diálogos na associação do Trapiá II, com diretoria renovada os/as camponeses/as da comunidade mais uma vez demonstraram o cuidado que tem com o bem comum para com os moradores das localidades que estão ao entorno do Trapiá II. 


A direção anterior e atual fizeram falas politizadas sobre o associativismo reforçando o compromisso de continuar juntos na luta.

A associação comunitária de Trapiá II reunião moradores da própria comunidade e de outras comunidades vizinhas, como é o caso do Sítio Trapiá I, Sítio Cipó, Carafosca e Bamburral.

“Parabéns aos povos que se organizam na Luta Comunitária”, frisou Agnaldo Fernandes.

Comunicação do STTR do Apodi/RN.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Feliz Dia das Mães!

Apodi realizou hoje o Dia D da vacinação contra gripe

Centro de Saúde e os postos de saúde funcionaram neste sábado (12). Vacina é aplicada para grupos prioritários

O Dia D de vacinação contra a gripe aconteceu em Apodi neste sábado (12). A campanha, que busca imunizar grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, conta com postos de vacinação no centro de Escola Estadual Gerson Lopes, UBS Caic e antigo prédio da Igreja Batista, além do Centro do idoso e IPE, durante a manhã.

A campanha é voltada para idosos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos até 45 dias), trabalhador de saúde, professores, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A ação também contempla pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais: doença respiratória crônica, cardíaca crônica, renal crônica, hepática crônica, neurológica crônica; diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias.

“Estamos vacinando os grupos prioritários. Toda a equipe da Saúde esteve mobilizada para atender bem a população, neste dia. Quem não pode ir hoje, pode comparecer a um dos postos durante a semana e se vacinar”, comentou Alan.

A meta é vacinar, no mínimo, 90% do público prioritário até o final da campanha, em 1º de junho.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

14 policiais já foram mortos no RN em 2018


Os índices alarmantes da vitimização de policiais militares no Rio Grande do Norte são consequência da crise financeira do estado.

Falta efetivo policial, e falta muito mais condições de trabalho.

No Rio Grande do Norte, 14 policiais já foram mortos somente este ano.

Que nome damos a esse massacre?

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Rosto da desigualdade social tem a cor negra

Kennedy Alencar

Termos sido um dos últimos países do mundo e o último das Américas a acabar com a escravidão nos cobra um preço alto até hoje. Apenas recentemente, com a criação das cotas para empregos no serviço público e nas universidades, o Brasil teve uma política pública de inclusão social dessa população.

A desigualdade social brasileira tem muitos rostos, infelizmente. Mas o rosto mais conhecido dessa tragédia social tem a cor negra. Basta ver os índices de assassinatos de jovens negros na periferia. Basta olhar para as massas sem moradia, para as massas sem acesso à educação.

Essas massas formam um exército de mão de obra barata, um enorme contingente de pessoas sujeitas a péssimas condições de trabalho.

A desigualdade social do Brasil se entrelaça com a questão racial. O preconceito nunca foi cordial. Esse preconceito sempre foi violento, mesmo quando mascarado de maneira silenciosa, como os minúsculos quartos de empregada nos grandes centros urbanos, as nossas minisenzalas. O título da série da CBN, Correntes Invisíveis, é um retrato fiel da nossa realidade em pleno século 21 - 130 anos depois da abolição da escravidão no Brasil.

Por isso, é importante continuar com a política de cotas sociais, que é uma forma de a sociedade como um todo tentar resgatar uma dívida social que tem com a sua população negra.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

sexta-feira, 11 de maio de 2018

Encerramento do Interlegis Apodi/RN conta com presença do senador Garibaldi


O senador Garibaldi Filho participou, nesta sexta-feira (11), da conclusão do Encontro Interlegis do Senado Federal, no município de Apodi, distante 360 quilômetros da capital. A formação durou cinco dias e capacitou vereadores de câmaras municipais Rio Grande do Norte, entre elas Apodi, Severiano Melo, Felipe Guerra, Baraúnas, Olho D’Água do Borges e Grossos.

A edição do Interlegis Apodi/RN foi viabilizado pelo senador Garibaldi junto ao Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), que trouxe professores, consultores, material didático, entre outras ferramentas utilizadas na capacitação legislativa.

Na conclusão, foram proferidas palestras sobre o Interlegis, a Gestão dos Recursos Hídricos em Tempos de Escassez e a Capacitação do Legislativo Brasileiro, com o presidente do ILB, Antônio Buritti, o consultor legislativo do Senado Federal, Gustavo Cerqueira, e assessora técnica e servidora da Escola do Legislativo do Senado, Telma Venturela, respectivamente.

Garibaldi ressaltou o engajamento dos vereadores e a disponibilidade da equipe técnica do Senado, que permaneceu em Apodi por quase uma semana. “Quando foi aprovado a realização do Interlegis Apodi, assumi o compromisso que viria participar. Pude vim no encerramento e constatei, com muita alegria, que as pessoas tiveram interesse nesta capacitação, que busca melhorar a qualidade legislativa e, consequentemente, a vida do cidadão”, disse.

Estiveram presentes no encerramento do Interlegis Apodi/RN, o prefeito de Apodi, Alan Silveira, o presidente da Câmara de Apodi, Genivan Varela, a presidente da Câmara de Mossoró, Izabel Montenegro, entre outros presidentes de câmaras e vereadores.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Praça da Bíblia ganha novas luminárias

A ação faz parte dos investimentos da secretaria em diversas praças do município. Foto: Cedida

Nesta sexta-feira, em Apodi, a secretaria Municipal de Obras investiu na melhoria da iluminação da Praça da Bíblia, no bairro Lagoa Seca, com a troca de luminárias. O local recebeu 12 luminárias novas.

A melhoria em iluminação também foi realizada em diversas ruas da cidade e na zona rural.

O objetivo da melhoria é tornar a cidade mais harmônica e contribuir para o bem-estar da população. "Ao melhorarmos a iluminação, sabemos que as pessoas irão perceber a cidade de forma diferente, mais segura, moderna e agradável", afirmou o prefeito Alan Silveira.

A ação faz parte dos investimentos da secretaria em diversas praças do município.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Queda nos investimentos da Educação do país

O investimento em educação caiu quase 70% nos últimos cinco anos, de acordo com pesquisa do Todos pela Educação, organização sem fins lucrativos formada por diversos setores da sociedade.

Apesar da pouca atenção direcionada à educação, o governo federal quer colocar em prática, a partir do ano que vem, a Base Nacional Comum Curricular, que vai implantar o mesmo currículo para as escolas públicas e particulares de todo o Brasil para igualar a educação básica.

Segundo pesquisa com 2 mil pessoas, realizada pela CNI-Ibope, em setembro de 2017, 77% dos entrevistados imputam a violência à baixa qualidade da educação; já 60%, concordam que o problema está diretamente ligado à corrupção.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Prefeitura realiza manutenção na iluminação pública no município

(Foto: Comunicação Apodi)

Nos últimos dias, a Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria de Obras tem realizado inúmeros reparos na iluminação pública por todo o município.

A prioridade é atender os pontos mais críticos da cidade e na zona rural, com serviços como troca de lâmpadas e manutenção de redes.

A Secretaria Municipal de Obras esteve realizando, durante toda esta semana, o serviço de manutenção das luminárias das comunidades de Santa Rosa, Lagoa Rasa e Água Fria na região da Pedra. E ainda Algodão, Quixabeirinha, Assentamento Imóvel Algodão na região da Chapada.

“Se o cidadão está com algum problema de iluminação pública, isto é, postes com lâmpadas que não acendem, ou até que não apagam, ligue para a Secretaria de Obras do município de Apodi e faça a solicitação do reparo”, lembrou o secretário Júnior Souza.

A iluminação pública está entre as ações executadas com frequência pela gestão Apodi Cidade de Todos. Na sede do município a equipe realizou ainda reposição de luminárias e manutenção elétrica na Biblioteca Municipal Walter de Brito Guerra.

Também recebeu os serviços a Unidade Básica de Saúde - UBS do Distrito de Melancias.

Com informações da assessoria da PMA.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Assentamento Caiçara recebe direção do STTR de Apodi


Os moradores da área de Assentamento do Caiçara realizaram mais uma reunião mensal entre os associados, desta vez com a presença da direção do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTR) de Apodi. A reunião foi realizada ontem, dia 10.

Os/as agricultores/as do Projeto de Assentamento se reúnem para discutirem a sobre a organicidade da comunidade, as reuniões acontecem todas as quintas-feiras de cada mês.

A Secretária do STTR do Apodi/RN, Ivone Brilhante, esteve acompanhando a reunião que teve como pauta: Eleição da Associação; Plenária em Defesa da Democracia dia 23 de maio em Apodi e participação da Chapada do Apodi no IV ENA.

Comunicação do STTR do Apodi/RN

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Caern de Apodi ganhará Serviço da Central 115 a partir de 1º de junho

Escritório da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) em Apodi. Foto: Jânio Duarte

A partir de 1º de junho, mais sete cidades potiguares passarão a ter o serviço de teleatendimento da Central de Atendimento 115 da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), integrado à área de operação. Na região Oeste, passam a contar com esse atendimento Apodi, Areia Branca, Caraúbasi e Tibau; no Alto Oeste, entra Pau dos Ferros; e na região Sertão Central, entram Assu e Macau. Com isso, chega a 17 o total de municípios onde o teleatendimento da Caern (115) funcionará 24 horas por dia e 7 dias por semana para atendimento às demandas mais emergenciais.

A Gerente de Relacionamento com o Cliente, Samara Mendes, ressalta que a Caern tem planos de expandir ainda mais o serviço, e está priorizando as cidades com maior volume de usuários. Antes da implantação, a gerência levanta várias informações sobre o município, não apenas comerciais e operacionais, mas também dados como o mapa da cidade, nomes das ruas, indicação das principais vias, etc. “Temos que  ter esse cuidado, porque a operação da empresa tem que estar pronta para atender no menor tempo possível e respeitando os prazos regulatórios e o atendimento precisa estar interligado com a operação”, diz Samara.

Atualmente, o serviço de teleatendimento 115 atende chamadas de qualquer parte do Estado, mas somente nas cidades onde o serviço foi integrado à operação é possível fazer a tramitação de demandas emergenciais, como falta d’água, vazamentos, serviços de esgoto, e informações sobre débitos. Nas demais cidades, a Central apenas presta informações aos usuários, orientando para a procura pelo escritório da Caern mais próximo.  “Todo contato com o 115 gera um número de registro”, explica Samara. “Mesmo nos casos em que o atendimento é só para informação”.

As cidades que já contam com o serviço da Central 115 integrado à operação são Natal, Parnamirim, Macaíba, São José de Mipibu. Goianinha, Tangará, Tibau do Sul, Mossoró, Currais Novos e Caicó.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Caso Marielle: PM envolvidos

Dois policiais militares, um deles afastado e outro ainda na ativa, participaram do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) e seu motorista Anderson Gomes, no Rio de Janeiro, segundo o jornal O Globo. O policial da ativa está lotado no 16º BPM, de Olaria. O ex-PM era do batalhão da Maré e hoje seria integrante de uma milícia que atua na região de Ramos. Ambos foram mencionados no depoimento da testemunha-chave da investigação, feita pela Delegacia de Homicídios, da Polícia Civil.

A dupla estava com outros dois homens no Cobalt preto usado no crime. Os outros dois passageiros seriam pessoas ligadas ao miliciano Orlando Oliveira de Araújo, o Orlando de Curicica, que atua na zona oeste. Ainda segundo a testemunha, Orlando de Curicica participou da trama para assassinar a vereadora em parceria com o vereador Marcello Siciliano (PHS), que negou envolvimento. A simulação do crime foi feita na madrugada desta sexta-feira e envolveu 200 agentes.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

É falso! Banco Central não anunciou aumento na conta de luz e na gasolina

Texto está circulando em aplicativos de mensagens e fala em altas de 37% e 14%.

A mensagem trocada nos aplicativos de mensagens afirma que haverá aumento nos preços do combustível e da energia elétrica.

O responsável pelo anúncio seria o Banco Central.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


A gata da sexta feira, tarados! Um verdadeiro colírio!

quinta-feira, 10 de maio de 2018

Apodi tem mais de R$ 156,2 mil em fraudes no Seguro-Desemprego


O Rio Grande do Norte teve 366 requerimentos bloqueados pelo Ministério do Trabalho desde a entrada em operação do sistema de Detecção e Prevenção à Fraude no Seguro-Desemprego (Antifraude), em dezembro de 2016. Até abril de 2018, o estado registrou mais de R$ 2 milhões em fraudes. “São recursos que estavam sendo desviados por quadrilhas em Pernambuco. Mas a fiscalização com o sistema Antifraude está impedindo a ação desses criminosos e preservando o direito dos trabalhadores”, afirmou o ministro do Trabalho, Helton Yomura.

O maior número de casos foi registrado em Natal, a capital do estado, onde 286 fraudes bloqueadas totalizaram um valor de R$ 1,7 milhão. Depois, destacaram-se os casos de Apodi, com 29 fraudes que chegaram a R$ 156,2 mil; Pau dos Ferros, que teve 24 requerimentos bloqueados, chegando a R$ 109 mil; e Açu, que em 13 fraudes bloqueadas atingiu R$ 57,4 mil.

Todas as 366 fraudes do Rio Grande do Norte ocorreram na modalidade Emprego Formal. A informação é do portal Agora RN.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

MP recomenda Prefeitura do Apodi reduzir despesas

Com o objetivo de reduzir as despesas da Prefeitura de Apodi com folha salarial, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) expediu recomendação definindo uma série de medidas a serem tomadas pelo prefeito Alan Jefferson da Silveira Pinto.

De acordo com o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE/RN), a cidade integra uma lista de 29 localidades que se encontram acima do limite prudencial, com 51,3% da receita comprometida com pessoal.

Pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), nesse patamar a Prefeitura já está proibida de realizar novas despesas com pessoal, seja por meio de concessão de vantagem, aumento, reajuste ou adequação de remuneração; criação de cargo, emprego ou função; alteração de estrutura de carreira que implique aumento de despesa; admissão ou contratação de pessoal a qualquer título; e contratação de hora extra de trabalho.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


5° Encontro dos Botafoguenses em Apodi




MP Eleitoral alerta sobre proibição de propaganda eleitoral nos templos religiosos

Igrejas e templos não podem ser utilizados para discursos ou distribuição de panfletos e materiais similares, sob pena de multa e até cassação do registro dos beneficiados

O Ministério Público Eleitoral emitiu uma recomendação às entidades religiosas do Rio Grande do Norte alertando líderes, pastores, ministros e religiosos quanto à proibição de propaganda eleitoral - seja de forma verbal ou impressa - nos templos religiosos. O desrespeito a essa regra da legislação pode resultar em aplicação de multa à entidade e até na cassação de registro do candidato.

A recomendação destaca que “a liberdade de manifestar a religião ou convicção, tanto em local público como em privado, não pode ser invocada como escudo para a prática de atos vedados pela legislação” e cita o entendimento recente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), segundo o qual propagada realizada por entidade religiosa, ainda que de modo velado, pode caracterizar abuso de poder econômico.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

quarta-feira, 9 de maio de 2018

Banda filarmônica inclui socialmente jovens de Felipe Guerra

Uma mudança de vida através da música. É assim que crianças e jovens de Felipe Guerra têm vivido nos últimos tempos, desde que começaram a ensaiar nas bandas filarmônicas das cidades. O investimento do Governo do RN por meio do projeto Governo Cidadão e Banco Mundial na criação e equipagem de bandas tem mudado a realidade social e cultural de 39 municípios do interior do Rio Grande do Norte.

Para o coordenador do projeto Governo Cidadão, Vágner Araújo, as bandas são um forte meio de inclusão social e de resgate das tradições do interior. “Para os participantes e seus familiares é importante estar na banda, não só por promover inclusão social de crianças e jovens, mas para manter viva a tradição de ver a banda marcial desfilar pela cidade em datas comemorativas”, acrescenta.

Em Felipe Guerra, a banda começou a funcionar há dois meses, quando os instrumentos chegaram. Mais de 30 pessoas se inscreveram e o objetivo da ONG Arteria, que toca o projeto, é atingir os 50 alunos, trazendo inclusive interessados da zona rural do município. Os alunos têm entre oito e 29 anos e um deles é Fladson Gurgel, 29, estudante de Fisioterapia e que hoje toca saxofone tenor na banda.

“Tenho mais aptidão com instrumento de palheta, então aprender o sax está sendo um pouco difícil, mas o maestro está me ajudando. Ter uma banda filarmônica na nossa cidade, onde não há muitas oportunidades de emprego e lazer, é muito importante. Além de ser prazeroso, é uma geração de renda futura, porque podemos dar aula ou até tocar nos lugares”, relata.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Reunião do Fórum da Agricultura Familiar de Apodi/RN reúne dezenas lideranças comunitárias


Aconteceu na manhã de hoje, 9, mais uma reunião do Fórum da Agricultura Familiar de Apodi, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais - STTR.

A pauta sempre traz assuntos importantes para os camponeses e camponesas.

"O fórum é um espaço coletivo articulado pelo Sindicato e reúne todas as lideranças comunitárias de Apodi objetivando discutir problemáticas e soluções para o bem viver", comentou o presidente Agnaldo Fernandes.

Estivem presentes dezenas de presidentes das associações comunitárias e de áreas de assentamentos.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Apodi reclama de vaias depois de mais um tropeço da Chapecoense

Com moral entre os torcedores, Apodi saiu em defesa do grupo da Chapecoense (Sirli Freitas/ACF)

O lateral Apodi é o xodó da torcida da Chapecoense, sempre muito aplaudido, principalmente pelo seu esforço no momento que lhe falta técnica apurada. Mas, na noite dessa segunda-feira, o jogador não gostou dos protestos oriundos das arquibancadas depois do empate por 1 a 1 com o Paraná, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

“A gente fez um primeiro tempo ruim, o segundo tempo foi melhor, mas não conseguimos resultado. A gente vem fazendo um grande trabalho, a gente sabe que o torcedor é paixão, mas se ele não está do nosso lado, fica difícil obter o resultado”, disse Apodi, ao Premiere.

A reação do lateral se deu em meio as vaias e aos xingamentos de parte da torcida, que já começa a se preocupar com o rumo que a equipe está tomando na competição. Com apenas três pontos e nenhuma vitória conquistada até aqui, a Chape é 17ª colocada e já figura dentro da zona de rebaixamento.

E se quiser reagir já na próxima rodada, o verdão catarinense precisará mais do que nunca do apoio do seu torcedor, pois domingo que vem o desafio será contra o líder Flamengo, de novo na Arena Condá. (Gazeta Esportiva)

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Chuvas no RN elevam nível de 47 mananciais pra 31,45%; Barragem de Apodi tá com 29,46%

A quadra invernosa para o interior do Estado ainda não acabou, mas as reservas hídricas acumuladas nos 47 reservatórios, com capacidade superior a cinco milhões de metros cúbicos, monitorados pelo Instituto de Gestão das Águas (Igarn) indicam que os estudos desenvolvidos dentro do instituto, que estipulavam uma recarga entre 20% e 30% nos volumes dos mananciais potiguares em um inverno normal foram corretos. O Relatório da Situação Volumétrica divulgado nesta terça-feira (8) demonstra que as reservas hídricas totais já atingem 1.385.100.815 m³, o que corresponde a 31,45% dos 4,404 bilhões que o Estado acumula no total das suas reservas hídricas superficiais, monitorados.

Santa Cruz do Apodi tá com 176.660.840 milhões de metros cúbicos, correspondentes a 29,46% do seu volume total

Durante o período de chuvas deste ano 8 reservatórios já chegaram aos 100% de armazenamento de águas, são eles: Riacho da Cruz II; Apanha Peixe e Santo Antônio de Caraúbas, ambos localizados em Caraúbas; Encanto; Brejo, localizado em Olho D’água do Borges; Beldroega, em Paraú; Pataxó, em Ipanguaçu; e Mendubim, em Assú. Outros reservatórios como o Rodeador, localizado em Umarizal, já com 97% do seu voluma máximo, estão próximos de sangrar.

Atualmente, 7 reservatórios ainda se encontram em volume morto, no mesmo período de 2017, os mananciais nesta condição eram 18. Em termos percentuais, nesta segunda-feira (7), 14,89% dos açudes monitorados ainda estão em volume crítico. No mesmo período do ano passado este percentual era de 38,29%.

Já os reservatórios ainda secos em todo o estado nesta semana são 2, que correspondem a 4,25% do total de reservatórios monitorados. Em 2017 os mananciais secos eram 11, percentualmente o número representava 23,40% dos açudes monitorados pelo Igarn.

Com relação aos três maiores mananciais do Estado, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, com capacidade para 2,4 bilhões de metros cúbicos, está com 705,762 milhões de metros cúbicos, que correspondem a 29,41% da sua capacidade total. No ano passado o reservatório acumulava, no mesmo período, 457,425 milhões de metros cúbicos, em termos percentuais, 19,06% do total que consegue acumular.

Já o reservatório Santa Cruz do Apodi, atualmente, está com 176.660.840 milhões de metros cúbicos, correspondentes a 29,46% do seu volume total, que é de 599,712 milhões de metros cúbicos. Em 2017, no mesmo período, a barragem estava com 130,425 milhões de metros cúbicos, 21,75% da sua capacidade total de acumulação.

O reservatório Umari, em Upanema, está com 137.487.909 milhões de metros cúbicos, 46,95% do volume total, que é de 292,813 milhões de metros cúbicos. No ano passado o açude estava com 68,171 milhões de metros cúbicos, em termos percentuais 23,28% da sua capacidade total.

Com relação aos demais reservatórios monitorados, o açude Marcelino Vieira, que atualmente está acumulando 9,775 milhões de metros cúbicos, ou 87,28% da sua capacidade total, no mesmo período de 2017 estava seco. O açude Pau dos ferros, com 5,579 milhões de metros cúbicos, em termos percentuais 12% da sua capacidade, que é de 54,846 milhões de metros cúbicos e o açude Flechas, localizado em José da Penha, e que já acumula 3,708 milhões de metros cúbicos correspondentes a 41,44% da sua capacidade total, que é de 8,949 milhões de metros cúbicos, eram outros mananciais secos no ano passado.

Outros reservatórios como o açude Passagem, localizado em Rodolfo Fernandes, que está acumulando 6,574 milhões de metros cúbicos, ou 79,46% da sua capacidade total que é de 8,273 milhões de metros cúbicos, estavam no mesmo período de 2017, em volume morto.

Este manancial, por exemplo, estava com apenas 1.016 milhão de metros cúbicos, 12,28% do total que pode acumular. O açude Tourão, localizado em Patú, era outro reservatório em volume morto no início de maio do ano passado com, apenas, 4,03% da sua capacidade total, que é de 7,985 milhões de metros cúbicos. Este ano o reservatório já está com 60,65% de sua capacidade total. O Itans, localizado em Caicó, embora ainda esteja somente com 9,03% de sua capacidade total que é de 81,750 milhões de metros cúbicos, já saiu do volume morto.

Dos poucos casos de reservatórios que se encontram em situação pior que a de 2017, está o reservatório Marechal Dutra, também conhecido como Gargalheiras, em Acari, que está com apenas 0,10% da sua capacidade total, que é de 44,421 milhões de metros cúbicos. Outro açude na mesma condição é o Dourado, em Currais Novos, que está seco e no ano passado estava com 10% de sua capacidade.

Com relação aos totais acumulados por bacia hidrográfica, a Apodi/Mossoró está com 423,034 milhões de metros cúbicos, o que corresponde a 38,10% da sua capacidade hídrica superficial total. Já a Bacia Piranhas/Açu está com 910,020 milhões de m³, 30,67% do seu volume total superficial. No mesmo período as bacias acumulavam os seguintes percentuais, 18,99% e 19,07%, respectivamente. O total das reservas hídricas estaduais que atualmente está em 31,45% no mesmo período de 2017 era de 17,98%.

Como a quadra chuvosa no interior do Estado, historicamente, só termina no final de maio, a tendência é que os reservatórios ainda continuem recebendo recargas até o final do mês.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Hoje o RN enterra mais um policial. O que podemos dizer?

Por Erick, O Caçador

Com uma média de um policial assassinado a cada dez dias (números redondos), esse Estado vai mal, muito mal. Proporcionalmente (em relação ao número de habitantes), a situação de mortandade policial é pior do que no Rio de Janeiro (que afinal, ocupa as manchetes e recebe Intervenção Federal).

Não há nenhuma estratégia de combate às Facções Criminosas Prisionais, que prosperam. Sequer a verba federal para construção de presídios é utilizada integralmente, num descaso impensável para um Estado que passou recentemente por vários episódios de rebelião prisional com repercussão nacional e internacional.

O déficit de policiais é de cerca de 11.000 homens. Não há concurso público à vista. A polícia civil opera com 25% do efetivo previsto, a PM tem cerca de 75% desse efetivo. Mais de mil policiais prestam serviços no Poder Legislativo, enquanto as ruas ficam carentes de policiais de serviço.

O Policial do RN tem salário atrasado, de valor baixo, pouca estrutura e reiteradas decisões do Estado no sentido de investigá-lo, monitorá-lo, abandoná-lo. Um policial desse Estado não se sente amparado pelo aparato público, muito pelo contrário! Nem sua família também...

Pensões de policiais mortos demoram a ser pagas e, frequentemente, apresentam outros problemas.

E hoje, o solo do Rio Grande do Norte receberá o corpo do Cabo PMRN Waldenberg, mais um defensor da Sociedade assassinado friamente. No Estado com violência mais crescente e descontrolada do Brasil, isso é o normal.

O que vai mudar? Nada. Não se espera mais desse Governo, e as opções de candidatos à vista, para as próximas eleições, não dão margem para boa esperança.

Fazemos votos que o guerreiro descanse em paz. E que o Estado tenha a decência de facilitar a vida da família policial enlutada.

Erick Guerra, O Caçador

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

terça-feira, 8 de maio de 2018

Polícia Militar prende foragido da Justiça em Apodi

O acusado no CDP de Apodi

Militares da 3ª Cia da Polícia Militar (PM) de Apodi prenderam, no início da tarde deste domingo, 6, no bairro Pequé, um foragido da Justiça acusado de matar Francisco Fabiano de Oliveira.

Segundo a PM, o foragido, de idade não revelada, teria sido visto próximo ao Fórum Desembargador Newton Pinto localizado no Bairro Pequé. Durante a ação policial, ele foi localizado e abordado em uma estrada vicinal naquela imediação. Trata-se de Caio Max de Oliveira, mais conhecido como "Juninho mendengue".

Juninho mendengue foi conduzido ao Centro de Detenção Provisória de Apodi (CDP), onde ficará à disposição da Justiça.

A vítima

Juninho mendengue, é acusado de ter matado a golpes de faca, na madrugada do dia 17 de Setembro de 2017, na Baixa do CAIC, a pessoa de Francisco Fabiano de Oliveira, mais conhecido como "Biano".

Na época, testemunhas contaram a policia que tanto vítima como acusado bebiam juntos, e de repente teve início uma confusão e Juninho desferiu varias facadas na vítima, que ainda chegou a ser socorrida ao hospital de Apodi, mas infelizmente não resistiu aos ferimentos e morreu. Após o crime, o acusado tinha fugido com destino ignorado.

Com informações do Sentinelas do Apodi

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Apodi e Severiano Melo destina 25 mil mudas de caju para Caraúbas

A associação do Assentamento Petrolina, no município de Caraúbas recebeu essa semana 25 mil mudas de caju. Essa ação faz parte do Projeto Piloto de Cajucultura que contempla recuperar 96 hectares de cajueiro, nas comunidades de Ipueira, e Santo Antônio no município de Severino Melo e na Associação do Córrego, em Apodi.

No assentamento Petrolina, 34 famílias estão sendo beneficiadas e receberam R$ 584 mil do Governo do Estado, da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), por meio do Projeto Governo Cidadão via acordo de empréstimo com o Banco mundial.

Os investimentos incluem ainda a reforma da unidade de beneficiamento de amêndoas de castanha de caju e equipamentos para a produção. “O RN é um dos principiais produtores de castanha do país, sofremos com 6 anos de seca, agora o Estado vai retomar a produção. O Governo do RN está fazendo sua parte ao investir em insumos e tecnologia neste setor econômico”, comenta Vagner Araújo, secretário da Sethas e coordenador do Projeto Governo Cidadão.

Vagner ressalta ainda que um dos objetivo desse investimento é a retomada da geração de renda desses agricultores e adianta que o Projeto vai promover rodadas de negócios com os agricultores.

Eu vi no blog do Robson Pires

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Carteira de habilitação eletrônica tem o mesmo valor jurídico da impressa


Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH Digital) está disponível para emissão em todo o estado. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN), para solicitar a versão eletrônica do documento, é necessário ter a nova versão da carteira de motorista física, que possui um QR Code lido em aparelhos eletrônicos.

Os condutores podem optar pelos dois modelos de CNH. A carteira digital tem a mesma validade que o documento impresso e conta com um conjunto de padrões técnicos para suportar um sistema que assegure sua validade. Sendo assim, quem esquecer a CNH física em casa não estará sujeito à multa e pontos na carteira, bastando apresentar o documento digital.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Em Rodolfo Fernandes, Governo promove Vila Cidadã e anuncia nova estrada


Cerca de duas mil pessoas foram atendidas nesta terça-feira (08) com ações sociais da 31ª edição do projeto Vila Cidadã realizada pelo Governo do RN, no município de Rodolfo Fernandes. O evento integrou a programação de aniversário da cidade, que amanhã (09) faz 56 anos de história.

Se não fosse a iniciativa, Zeno de Medeiros, 52, que mora em um sítio localizado entre os municípios de Severiano Melo e Rodolfo Fernandes, teria que ir até Apodi para tirar a segunda via do seu documento de identidade. "É uma oportunidade ótima, traz facilidades para a gente. Normalmente, quem precisa tirar o documento tem que ir para outra cidade, ter os gastos de transporte com a viagem e ainda correr o risco de chegar lá e não ter mais ficha para o serviço", relatou.

Robinson anuncia estrada esperada há 50 anos

Para marcar o aniversário da cidade, o governador fez o anúncio de um novo investimento, esperado pela população há mais de 50 anos: a implantação de uma estrada, que ligará o município de Rodolfo Fernandes ao município de Potiretama, no Ceará. Com quase 4km de extensão, a via beneficiará o escoamento da produção do alto oeste potiguar, incluindo as atividades de cajucultura existentes na região, beneficiando também outros municípios como Rodolfo Fernandes, Severiano Melo, Itaú e Taboleiro Grande.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.