sábado, 21 de abril de 2018

Olha aí governador Robinson Faria?

O governador Camilo Santana, do PT/CE, estará hoje, 21 de abril, em Ererê, anunciando a construção da parte da BR-226 entre Ererê (CE) e Pau dos Ferros (RN).

Obra que beneficiará muitos alunos e servidores do Campus da UERN e outras IES, tanto trazendo mais cearenses como melhorando (e encurtando) os acessos até Fortaleza.

Os moradores de Pau dos Ferros e do Alto Oeste do RN também serão beneficiados com a obra.

Olha aí governador Robinson Faria?


Faça como seu colega, Camilo Santana, e construa a rodovia Transchapadão, ligando Apodi (RN) a Olho D’água da Bica - Tabuleiro do Norte (CE).

São apenas 65,2 km, via RN – 233 e CE – 358.

O que custa, senhor governador Robinson 'disse que' Faria?

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Prefeitura do Apodi continua com o trabalho de limpeza após intensas chuvas


A Prefeitura do Apodi continua com o intenso trabalho pelas ruas da cidade com ações preventivas para o período chuvoso, com o reforço na limpeza dos esgotos, canais, galerias e realizações de diversos mutirões.

A Secretaria Municipal de Urbanismo escalou, para isso, diversos trabalhadores lotados na secretaria. As ações têm o objetivo de, assim como no ano passado, evitar maiores transtornos no período chuvoso.


De acordo com o secretário Alan Rodrigues, a meta é realizar limpezas nos quatro cantos da cidade, e é claro priorizando os lugares mais afetados. Outro fator importante para garantir a segurança da população é a realização de obras de contenção de encostas quando necessário.

"O trabalho não para! Estamos de prontidão para atender as demandas do município", destacou Alan Silveira. “Até o final do ano, serão aplicados muito mais recursos em obras de prevenção, principalmente recuperação das estradas vicinais”, acrescentou.

DEFESA CIVIL

A população de Apodi também vem recebendo instruções da Defesa Civil sobre medidas preventivas. Os técnicos já identificaram diversos pontos que inspira cuidados em todo o município e estão realizando vistorias técnicas e monitoramento constante em áreas de risco, a fim de prevenir possíveis transtornos típicos de períodos chuvosos.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

sexta-feira, 20 de abril de 2018

Cidade receberá o Iº Encontro Regional de Socialização de Práticas da Capoeira


A secretaria de Assistência Social, do município de Apodi, vai realizar nos dias 21 e 22 de abril, a partir das 8h, com um cortejo pelas ruas da cidade, o 1° Encontro Regional de Socialização de Práticas de Capoeira.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Isiany Medeiros, o evento consistirá em apresentações multiculturais, palestras, rodas de capoeira, vivência com a prática da capoeira e exibições de capoeiristas no adro da Igreja Matriz.

O evento é promovido através dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Na opinião de Alan Silveira, prefeito de Apodi, é necessário garantir as funções de convivência, acolhida e garantia dos direitos de crianças e adolescentes. “Nós não podemos nos omitir diante desse cenário grave que estamos vivenciando. O que nos une é um objetivo comum: proteger o SUAS como política pública essencial para garantir a cidadania e os direitos dos apodienses”, defendeu Alan.

Confira a programação:


Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Presidente do STTR do Apodi participará de intercâmbio em El Salvador e Guatemala

Delegação da ASA visitará campesinos/as na América Central a convite da FAO. Na bagagem, conhecimentos sobre a convivência com o Semiárido e experiências de construção de políticas públicas.

Agricultores e agricultoras familiares de duas regiões do planeta atingidas por secas vão se encontrar para compartilhar experiências de produção de alimentos apesar das condições climáticas adversas. Seis agricultoras e sete agricultores saem do Semiárido brasileiro ao encontro de campesinos e campesinas que vivem no Corredor Seco da América Central. Nos dias 23 e 24 deste mês, os brasileiros visitam El Salvador; e de 25 a 27, a Guatemala. O intercâmbio é promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), através do projeto Cooperação Sul-Sul para o manejo de recursos naturais e produtivos em zonas áridas e semiáridas no Corredor Seco da América Central.

Do município de Apodi, no Rio Grande do Norte, quem vai ao Corredor Seco é Agnaldo Fernandes, 32 anos, agricultor e sindicalista. “Estamos vivendo um momento oportuno para compartilhar a experiência de cuidar da água e da autonomia das famílias que romperam com a Indústria da Seca (lógica que concentrava a água para quem já tinha a posse das terras e que também detinha o poder econômico e político na região)”, disse ele. “O Rio Grande do Norte vive o sétimo ano sem chover direito e ninguém precisa mendigar uma lata d’água. Através da ASA, a seca não nos faz mais refém.”

Saiba mais sobre o intercambio no site da ASA Brasil, acesse: 


Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Professores da rede estadual de Apodi acatam decisão de Natal e suspendem greve


Os professores da rede estadual de ensino em Apodi encerraram a greve na manhã desta sexta-feira, 20, durante assembleia realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Apodi (Sintrapma).

Os profissionais acataram a decisão da categoria em Natal tomada na tarde desta quinta-feira, 19, que votou pelo fim da paralisação após o sindicato ter a garantia do Governo do Estado do pagamento da correção de 6,81% do Piso Salarial 2018, bem como o retroativo acumulado de janeiro a março.

O coordenador do SINTE/RN, professor Ozamir Lima, afirmou que a proposta do governo para o pagamento do piso do magistério não foi satisfatória, no entanto, é válida, pois estamos em uma conjuntura na qual os gestores estão seguindo orientações do governo federal cortando investimentos. “Entendemos que a proposta que veio não foi a melhor. Não é o que almejamos e merecemos. Entretanto, é a que conseguimos conquistar após muita luta. Seguiremos firmes no propósito em defesa da educação pública gratuita, laica e de qualidade”.

O Piso, conforme prometido pelo governo, será implementado para os trabalhadores ativos já agora em abril. Os aposentados vão receber em 6 parcelas, de abril a setembro deste ano. O retroativo, tanto para ativos quanto aposentados, será pago de outubro a março de 2019, em 6 parcelas. Tal proposta, que foi a 5ª e última apresentada pelo Executivo, só saiu após muita negociação e o intermédio da Justiça.

As aulas retomam nesta segunda-feira, 23. Em Apodi, a greve foi deflagrada em 26 de março, três dias após os professores de Natal votarem pela paralisação.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Gilvan Alves homenageia Policiais Militares e Indígenas apodienses

Fazendo uso da tribuna legislativa ontem quinta-feira 19, na sessão ordinária da CMA o vereador Gilvan Alves (AVANTE), usou da tribuna legislativa, homenageando inicialmente os militares presentes a casa do povo pelo dia do Exército brasileiro, prestando homenagem também aos índios pelo seu dia comemorado em 19 de abril, em nome de Lúcia Tavares, uma batalhadora da causa indígena de Apodi e região.

O parlamentar afirmou que os debates da casa realmente têm que ser propositivos, no entanto frisou que as cobranças têm que ser feitas, pois isso é papel do vereador, faz parte do legislador.

Ele aproveitou o ensejo e cobrou reposição de luminárias e limpezas de Ruas no Bairro COHAB.

Por Josenias Freitas

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

[informe publicitário] Sexta e sábado de ofertas no Depósito de Bebidas São João. Aproveite!

Clique no cartaz para ampliar!

Abra a janela e aprecie o Nordeste!

Visite Apodi, RN, cidade de gente hospitaleira

Criticada por alguns, lida por muitos...

Para nós uma conquista: Mais de 8 milhões de acessos - Premiada por Você!

Abra a janela e aprecie o Nordeste! 
Apodi, Rio Grande do Norte 
Foto: Web

Riquinho

Em evento na quarta (18), em SP, Flávio Rocha, pré-candidato à Presidência do PRB, declarou que pretende pagar a campanha inteira do próprio bolso, sem usar dinheiro público.

“Inicialmente achei que isso soaria como uma candidatura solitária, mas tenho me sentido respaldado pela opinião pública. Então não, não vou usar dinheiro do fundo partidário. Posso pagar minha campanha, disse. (Painel – FSP)

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

País rico é outra coisa

A Câmara Federal está abrindo licitação para a troca das banheiras de hidromassagem.

E outros equipamentos hidráulicos de parte dos imóveis  postos à disposição dos deputados.

São aquecedores, chuveiros, duchas higiênicas, pias de granito.

Custo?

Quem quer saber de custo, numa hora em que é preciso lavar até reputações?

Só R$ 3 milhões.

Baratinho.  (Carlos Brickmann)

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

EMPARN confirma chuvas acima da média no RN

Estação Emparn de Apodi. Foto: Márcia Elisa
Boa notícia para o estado: tem chovido acima do esperado no Rio Grande do Norte. A Unidade de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) elaborou um relatório com as informações pluviométricas no estado, desde 1º de janeiro de 2018 até ontem (18).

O levantamento revelou que o acumulado ficou 22,3% acima da média, apesar do veranico (período sem chuva) prolongado de março. A média utilizada para o estudo, segundo o chefe da unidade, Gilmar Bristot, refere-se aos dados coletados, no período de 2003 a 2016, dos postos pluviométricos com mais de 30 anos acompanhados pela Emparn.

A pesquisa foi realizada mês a mês e por mesorregião do Estado, em fevereiro, na sede da Emparn, no bairro do Jiqui, em Parnamirim. O estudo confirma as previsões dos meteorologistas do Nordeste e de várias instituições e órgãos nacionais: as chuvas estão acima da média em várias regiões do RN e do Nordeste, principalmente no semiárido, que atravessava seis anos consecutivos de estiagem.

Estatística

No mês de janeiro de 2018, nas quatro regiões do Estado, as precipitações acumuladas chegaram a uma média observada de 50,6mm, quando comparada a uma média histórica de 36,9mm, indicando um desvio positivo de 37,1%.

No mês de fevereiro, as chuvas acumuladas atingiram uma média de 163,4mm, para uma média histórica de 70,5mm, apontando um saldo acima da média de 131,9%.

No mês de março, quando ocorreu o veranico de mais de 20 dias, as chuvas observadas chegaram a 105,6mm, para uma média de 147,6mm, portanto um resultado negativo (-28,4%).

Até o dia de ontem (18), o mês de abril vem apresentando um comportamento altamente favorável principalmente no sertão nordestino. No Rio Grande do Norte não tem sido diferente. O acumulado no Estado chega a 486,8 milímetros, para um histórico do clima de 398,0mm, o que representa 22,3% acima da média.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Prefeitura de Apodi assume compromisso de realizar concurso público

Depois de 15 anos Prefeitura de Apodi volta a realizar concurso público. O concurso de Apodi será nas áreas de saúde, educação e administração.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Apodi, firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Prefeitura para que realize concurso público. Ao assinar o documento, o Executivo Municipal se comprometeu a enviar um Projeto de Lei (PL) para a Câmara Municipal, criando os cargos públicos a serem providos com os candidatos aprovados no certame.

Para elaborar o TAC, a Promotoria de Justiça levou em consideração a precariedade das  contratações temporárias realizadas pela Prefeitura, que se tornam ilegais à medida em que não são compatíveis com o conceito de necessidade temporária de excepcional interesse público. Tal situação foi reconhecida pelo prefeito de Apodi.

Assim, o PL a ser encaminhado para a Casa Legislativa deve especificar as atribuições de cada função, carga horária, as respectivas remunerações e o regime jurídico que os regerá, uma vez que o poder público municipal não tem concurso público vigente.

O TAC discrimina os prazos para cada etapa a ser implementada, desde o envio do PL, passando pela contratação de instituição pública idônea realizadora de certame, deflagração do concurso e homologação, até a nomeação dos aprovados.

Passados 30 dias da homologação do concurso público, todos os servidores que tenham sido contratados por tempo determinado fora das hipóteses legais, ou seja, que não configurem necessidade temporária de excepcional interesse público, terão que ser dispensados.

Ao término do concurso público, a Prefeitura deverá remeter à Promotoria de Justiça a cópia da respectiva relação de aprovados no certame. O descumprimento a qualquer das cláusulas do TAC implicará em multa pecuniária de R$ 2 mil por dia de descumprimento.

Confira aqui a íntegra do TAC.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Rede Estadual decreta suspensão da greve após garantia da correção do Piso com retroativo

Créditos: Lenilton Lima

A greve da Rede Estadual de ensino do RN está suspensa. É o que foi decidido pelos trabalhadores em educação durante assembleia realizada na tarde desta quinta-feira (19/04). O movimento grevista durou 29 dias. Os profissionais retornam as escolas na segunda-feira (23).

A categoria suspendeu o movimento grevista após o SINTE/RN, mediado pela Justiça, arrancar do governo a garantia do pagamento da correção de 6,81% do Piso Salarial 2018, bem como o retroativo acumulado de janeiro a março.

O Piso, conforme prometido pelo governo, será implementado para os trabalhadores ativos já agora em abril. Os aposentados vão receber em 6 parcelas, de abril a setembro deste ano. O retroativo, tanto para ativos quanto aposentados, será pago de outubro a março de 2019, em 6 parcelas. Tal proposta, que foi a 5ª e última apresentada pelo Executivo, só saiu após muita negociação e o intermédio da Justiça.

A coordenadora geral do SINTE/RN, professora Fátima Cardoso, disse que a proposta do governo para pagar o Piso não é a ideal, contudo, é válida devido a conjuntura de cortes de investimentos: “Sabemos que a proposta que veio não é a melhor. Não é a que esperávamos. Porém, é a que conseguimos arrancar do governo após muita luta, sobretudo em um momento que os governos estão seguindo a cartilha de Temer e cortando investimentos”.

Já o coordenador geral do SINTE/RN, professor José Teixeira, disse que a luta agora é para fazer o governo cumprir o que prometeu: “O momento agora é de seguir firmes na luta. Portanto, vamos aguardar que o governo pague (o Piso) conforme prometeu, sob a mediação judicial”.

MELHORIAS NAS ESCOLAS

Quanto a melhoria nas escolas, que incluiu reformas, materiais didáticos, merenda e quadro completo de professor, entre outras coisas, o SINTE/RN vai formar uma comissão permanente, que reunirá os estudantes. Uma reunião para tratar do assunto acontecerá já nesta sexta-feira (20), às 14h30, na sede estadual do Sindicato.

Sinte/RN

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Apodi pode fazer a diferença!

O cidadão comum reclama da política e dos políticos, mas poucos se dispõem a sair da sua zona de conforto pessoal e encarar o debate de temas que possam alterar a cena política.

Para se ter uma Cidade Melhor, temos que propor e encontrar soluções para os problemas da população a partir dos locais onde vivem.

Além da importância da participação cidadã na política, o blog defende a tese de que todas as regiões, no Estado e no País, que tiveram grandes impulsos no desenvolvimento econômico, foram lastreadas por representações políticas expressivas para defender os seus interesses.

Assim, defendo que Apodi, região Oeste do Rio Grande do Norte caminhe para eleger um candidato(a) a deputado(a) estadual, capaz de defender com sucesso um projeto de desenvolvimento sustentável para a região.

Temos bons nomes que se colocaram a disposição. Apodi pode fazer a diferença!

Jânio Eduardo

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Juíza se desculpa por posts sobre Down e Marielle

Jornal do Brasil

A desembargadora Marília de Castro Neves Vieira, que divulgou fake news sobre a vereadora Marielle Franco,  acusando-a, sem provas, de ter ligações com o crime organizado, pediu desculpas pelo post em carta. A magistrada também fez meia culpa sobre comentários direcionados ao deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) e a portadores de Síndrome de Down.

Marília disse que Jean deveria ir para o "paredão de fuzilamento". O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) abriu inquérito para investigar o comportamento da magistrada. A magistrada também postou na internet comentários em que ridicularizava uma professora que tem Síndrome de Down, como se a docente fosse incapaz de ensinar.

Sobre Marielle, a desembargadora publicou declaração em rede social e, criticada, excluiu o post: "A questão é que a tal Marielle não era apenas uma 'lutadora', ela estava engajada com bandidos! Foi eleita pelo Comando Vermelho e descumpriu 'compromissos' assumidos com seus apoiadores. Ela, mais do que qualquer outra pessoa 'longe da favela' sabe como são cobradas as dívidas pelos grupos entre os quais ela transacionava".

Na reparação, disse que, depois das polêmicas, decidiu se "recolher" e que "chorou, foi abraçada e pensou muito". Afirmou também que, depois das coisas que ouviu a seu respeito, veio, da professora a quem direciona a mensagem, a lição de que "precisamos ser mais tolerantes e duvidar de pré-conceitos".

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Flávio Rocha + MDB?

Pré-candidato do PRB à Presidência, Flávio Rocha 13/04/2018 REUTERS/Nacho Doce (Nacho Doce/Reuters)

Pré-candidato à Presidência da República pelo PRB, o empresário Flávio Rocha admitiu que o partido conversa com o MDB para uma aliança nas eleições de outubro. A informação é do jornal O Estado de S.Paulo. Mesmo insistindo que não abriria mão de ser cabeça de chapa, Rocha afirmou que o presidente nacional da legenda, Marcos Pereira, conversa com o MDB para uma aliança em São Paulo e que isso poderá influenciar a discussão no quadro nacional.

Elogiando o trabalho do ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles no governo de Michel Temer, Flávio Rocha afirmou que convidaria Meirelles para ministro da Fazenda e ainda vê com bons olhos a hipótese de o economista ser candidato a vice em sua chapa. Nos bastidores, segundo apurou o Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, o PRB conversa com o pré-candidato ao governo paulista Paulo Skaf (MDB) e ainda estabelece uma ponte com João Doria (PSDB) para uma aliança no estado.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Projeto TCM Cine estreia em Apodi neste sábado


A TCM vai lançar um novo projeto intitulado de TCM Cine neste sábado, em Apodi. Trata-se da produção de filmes e documentários que serão exibidos nas localidades onde foram filmados.

A estreia será com o Espetáculo da Paixão de Cristo realizado no Sítio Góis, na zona rural de Apodi, gravado pelas equipes da produtora Central TCM de Produções (CTP) e jornalismo da TCM. O documentário sobre o sítio Góis que mescla a projeção da encenação da Paixão será exibido na Casa de Cultura Popular de Apodi, neste sábado, 21, às 17h.

O acesso será gratuito, porém, para atender ao público de acordo com a capacidade de assentos na Casa de Cultura de Apodi é preciso retirar o ingresso na Loja da TCM, no centro de Apodi, até o dia 20.

Com produção e apresentação de Clarissa Paiva e João Carlos Brito, vamos conhecer o espetáculo da Paixão realizado pela comunidade do Sítio Góis, em Apodi, formada pela união de três assentamentos com cerca de 200 famílias.

O Espetáculo da Paixão de Cristo do Sítio Góis já é tradição na região e praticamente todos os moradores do povoado se envolvem na construção da peça. No documentário você vai conhecer a história do local através do cotidiano de moradores envolvidos na Paixão.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

19 de abril comemora-se o Dia do Índio

Lúcia Tavares - em defesa da história indígena dos Tapuias Paiacus 

Aqui deixo gratidão e minha homenagem a grande guerreira Tapuia Paiacu do Apodi Lúcia Maria Tavares, pelo precioso resgate da nossa história indígena no Museu do Índio de Apodi!

Vilmaci Viana (escritora)

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi promove capacitação dos membros em Apodi

Membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi no auditório do STTR
Os Membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi se reuniram na manhã de ontem (18), no auditório do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTR).

Entre os itens da pauta, a capacitação dos membros do Comitê do Rio Apodi e discutidos temas como reuso de água.

O presidente do sindicato, Agnaldo Fernandes, participou como sociedade civil organizada e usuários.

Um Comitê de bacia tem como objetivo principal, gerenciar as águas na bacia hidrográfica onde atua.

É um órgão colegiado com funções deliberativas porque toma decisões, estabelece normas e emite pareceres quando é consultado.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

quarta-feira, 18 de abril de 2018

Confira a sangria do açude Apanha-Peixe em Caraúbas




Prefeito discute detalhes da Festa de São João Batista com Pe. Chagas


O pároco de Apodi, Chagas Costa e parte da comissão da Festa de Padroeiro esteve reunido com o prefeito Alan Silveira para discutir detalhes dos festejos ao padroeiro São João Batista 2018.

Este ano, o município reativará competições de quadrilhas juninas, apresentações culturais e religiosos, apoio aos arraias de bairro e a banda de música na praça.

"Nossa cidade vive cultura e nós, como gestão, não podemos esquecer do São João que, antigamente era tão valorizado", comentou Alan.

A reuniu aconteceu nesta terça-feira (17),  no Palácio Francisco Pinto, sede do Executivo e contou com a participação das equipes de secretarias de Turismo e Assistência Social.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Atenção eleitor de Apodi, Felipe Guerra, Severiano Melo, Itaú e Rodolfo Fernandes


O prazo para alistamento, transferência e revisão eleitoral é até 09 de maio!

Passado o período obrigatório de comparecimento para a Revisão Biométrica, quem NÃO fez e ainda não regularizou sua inscrição, está com o título eleitoral CANCELADO.

Para REGULARIZAR seu cadastro, é necessário comparecer ao posto de atendimento da Justiça Eleitoral mais próximo, portando cópias e originais de documento de identificação e comprovante de residência ou de vínculo eleitoral.

O PRAZO é até o dia 09 de maio do ano corrente tanto para fazer o primeiro título, como para transferir de município e revisar o cadastro eleitoral.

Os LOCAIS E HORÁRIOS PARA ATENDIMENTO para eleitores de Apodi, Felipe Guerra, Severiano Melo, Itaú e Rodolfo Fernandes são:
  • Fórum Eleitoral de Apodi, rua Francisco Roberto Carlos de Morais, nº 89, bairro Peque – Apodi/RN (por trás do Fórum da Justiça Comum), de segunda a sexta-feira, das 08 às 13 horas.
  • Central do Cidadão de Apodi, Avenida Marechal Floriano Peixoto, s/n, Centro – Apodi/RN, de segunda a sexta-feira, das 07 às 13 horas.
  • Atenção! Excepcionalmente, NOS DIAS 07 E 08 DE MAIO, o horário de atendimento no Fórum Eleitoral será das 08 às 14 horas, e dia 09 de maio, das 08 às 18 horas, com distribuição de fichas aos eleitores a partir do início do expediente (de acordo com a Portaria Conjunta PRES/CRE nº 01/2018, publicada no DJE-TRE/RN em 26/03/2018).

É importante lembrar ao eleitor que não deixe para procurar a justiça eleitoral nos últimos dias, pois as fichas e o horário de atendimento são limitados, podendo haver filas um pouco mais demoradas ou, até mesmo, não conseguir a regularização da inscrição.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Ceará anuncia 2.500 vagas em concurso para professores; edital sai até junho

Durante a transmissão via Facebook desta terça-feira (17), o governador Camilo Santana anunciou que o concurso para professor da rede estadual de ensino terá 2.500 vagas. O edital será divulgado até o mês de junho pela Secretaria da Educação (Seduc).

“Anuncio agora que serão 2.500 vagas para professor. Lembrando que o Ceará é referência no Brasil em educação pública. Temos hoje a melhor carreira do País em rede pública. Investimos muito nessa área, pois acreditamos que esse é o caminho para construir um futuro melhor”, disse o chefe do Executivo.

Na ocasião, o governador também anunciou a previsão do lançamento dos editais para concursos de outros três órgãos. “Já anunciei este ano o concurso da Funceme, para 40 vagas, cujo edital vai sair nas próximas duas semanas. Anunciei o concurso da Secult, para 132 vagas, o edital sai em junho. O mesmo para o concurso da Ematerce, para 263 vagas, o edital vai ser divulgado até agosto”.

Camilo Santana lembrou que, anteriormente, já fez concursos para a Polícia Militar do Ceará, Polícia Civil, da Perícia Forense do Estado (Pefoce), agentes penitenciários, Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) e para as três maiores universidades públicas estaduais (Uece, UVA e Urca).

Com informações do Governo do Ceará.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


STTR de Apodi/RN participa de roda de conversa com alunos do curso de Enfermagem da UERN


Na manhã desta terça feira (17) os agricultores Agnaldo Fernandes e Edílson Neto que fazem parte da direção do STTR de Apodi estiveram participando de uma roda de conversa provocada pela Professora Ms. Andrezza Pontes da UERN que ministra a disciplina: ENFERMAGEM NA SAÚDE E DOENÇA NO PROCESSO PRODUTIVO. A disciplina discute a questão da enfermagem na saúde do trabalhador e é ministrada no sexto período da faculdade de Enfermagem da UERN que conta com um público de 27 alunos.



Andrezza Pontes destaca a importância da parceria com os agricultores familiares camponeses nas RODAS DE CONVERSAS, tendo em vista que a partir da realidade concreta é preciso valorizar os diálogos e troca de saberes, “a gente está discutindo a partir da realidade do trabalhador camponês, os impactos do agronegócio na vida dos agricultores familiares”.
Comunicação do STTR do Apodi/RN.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Professores da rede estadual, regional de Apodi, decidem manter greve


Na tarde desta terça-feira, 17, os trabalhadores em educação da rede pública estadual de Apodi, em mais uma assembleia da categoria, em greve há quase um mês, reivindicando o pagamento do reajuste do Piso Salarial dos Professores, atrasado há mais de 3 meses, pelo governo do Estado, decidiram por unanimidade manter o movimento grevista.

A greve continua, decidiu a maioria dos educadores presentes na assembleia desta tarde. Uma nova assembleia da categoria foi marcada para sexta-feira, 20, às 9, no auditório do SINTRAPMA, bairro COHAB.

A categoria decidiu manter a greve para que o governo do Estado melhore a última proposta apresentada para pagar a correção de 6,81% do Piso Salarial 2018. A proposta do governo consiste em implementar o Piso para os trabalhadores ativos já agora em abril, de forma integral.

Os aposentados receberiam em 6 parcelas, de abril a setembro deste ano. Já o retroativo, tanto para ativos quanto aposentados, seria pago de outubro a março de 2019, em 6 parcelas, conforme sugerido pelo Desembargador Glauber Rêgo durante audiência de conciliação no último dia 11 de abril.

Ozamir Lima –Sinte/RN - Regional de Apodi
Foto: Josenias Freitas

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

terça-feira, 17 de abril de 2018

Barragem Santa Cruz do Apodi com 24,75% do seu volume total


As chuvas que ocorreram em Apodi e todo Rio Grande do Norte nas últimas semanas  ajudaram na melhoria dos níveis dos reservatórios monitorados pelo Governo do RN, por meio do Instituto de Gestão das Águas (Igarn), segundo aponta o Relatório da Situação Volumétrica dos Principais Reservatórios do Estado divulgado nesta segunda-feira (16).

A barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior reservatório do Estado, com capacidade para 599,712 milhões de metros cúbicos, anteriormente à volta das chuvas estava com 87,666 milhões de metros cúbicos, correspondentes a 14,62% da sua capacidade. Neste dia 16 de abril está com 148,404 milhões de m³, ou 24,75% do seu volume total.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Apodi: Professores estaduais decidem continuar em greve

A greve dos professores ligados ao estado do Rio Grande do Norte vai prosseguir. Não há acordo em Natal e nem em Apodi.

Iniciada no último dia 22, a paralisação do professorado vai seguir, conforme decisão da assembleia geral convocada para hoje na Escola Estadual Winston Churchill em Natal, iniciada às 8h30.

Na sexta-feira (13) houve aprovação com ressalvas de termos de uma audiência de conciliação presidida pelo desembargador Glauber Rêgo.

Os grevistas rejeitaram proposta de pagamento parcelado a partir de abril do reajuste salarial de 6,81% para os servidores da ativa, parcelado em seis meses para aposentados e o retroativo de janeiro a março também em seis meses.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

“Quadrilhão do PMDB”

O juiz da 12ª Vara da Justiça Federal em Brasília, Marcus Vinicius Reis Bastos, acolheu pedido do Ministério Público Federal e autorizou o depoimento de 42 testemunhas no processo contra integrantes do chamado “Quadrilhão do MDB” da Câmara dos Deputados. Entre os réus nesse caso estão os ex-presidentes da Câmara Eduardo Cunha (MDB-RJ) e Henrique Eduardo Alves (MDB-RN), o ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB-BA) e o ex-assessor da Presidência da República Rodrigo Rocha Loures.

O caso foi desmembrado do processo que tramitava no Supremo Tribunal Federal (STF) e enviado para a 1ª instância após a Câmara dos Deputados negar o prosseguimento da denúncia em relação ao presidente Michel Temer.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Assembleia hoje pode determinar fim da Greve Geral da Educação


Após 20 dias de paralisação, o movimento grevista dos professores da rede estadual poderão encerrar a greve na assembleia desta terça-feira (17). O encontro ocorrerá na sede do SINTRAPMA/Sinte - Regional de Apodi a partir das 14h30.

Na pauta a avaliação da greve e audiência de conciliação e mais outros informes.

Para o presidente do SINTRAPMA, Ozamir Lima, é necessária a união e o fortalecimento da categoria neste momento de luta, para que as reivindicações sejam atendidas.

Essa luta também é sua!

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.