sábado, 31 de março de 2018

Encenação da 'Paixão de Cristo' reúne milhares de pessoas, em Apodi

Espetáculo 'Paixão de Cristo' é encenado em no sítio do Góis, em Apodi. Foto: Miguel Morais

Milhares de pessoas acompanharam o primeiro espetáculo da Paixão de Cristo encenado na noite desta sexta-feira (30) no sítio do Góis, zona rural de Apodi.

O evento que está na 9ª edição, o elenco é formado por pessoas da própria comunidade, agricultores e agricultoras: crianças, jovens e adultos se transformam em atores que se apresentam de forma brilhante.


“É um momento de reflexão para toda a família. Esse é um momento bom para conhecer a trajetória de luta e de dor de Jesus para hoje estarmos aqui”, comentou Miguel.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

sexta-feira, 30 de março de 2018

Zenaide Maia visita Apodi e assiste a encenação da Paixão de Cristo

Na noite dessa sexta-feira (31), a deputada federal Zenaide Maia visitou a cidade de Apodi.

Na ocasião, a parlamentar concedeu entrevista a 98 FM Vale do Apodi, ao radialista Fernando Magalhães e na sequência seguiu para a comunidade rural sítio Góis, onde prestigiou o espetáculo da Paixão Cristo, encenado por moradores da própria comunidade.

Zenaide Maia esteve acompanhada do seu esposo, Jaime Calado, dos vereadores Genivan Varela e João Evangelista, do secretário de obras, Júnior Souza, além de lideranças políticas da região do Vale do Apodi.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

quinta-feira, 29 de março de 2018

Espere só

Daqui há pouco...

Dor de cotovelo;

Paixão recolhida;

Mauolhado;

Quebrantos;

Ciumeira;

Saudades... e até dor de corno serão motivos para a prisão domiciliar.

Espere só.

Não entendeu? Clique AQUI!

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Câmara aprova reajuste salarial de servidores da prefeitura de Apodi

Aproximadamente mil servidores da prefeitura de Apodi terão seus salários-base reajustados a partir de janeiro de 2018. A proposta foi aprovada na Câmara Municipal de Apodi (CMA) nesta quarta-feira (28). A lei segue agora para a sanção do prefeito Alan Silveira.

Após aprovação da câmara municipal, os servidores, finalmente, terão seus salários reajustados, conforme proposta do poder Executivo.

O reajuste deste ano é retroativo a janeiro, para os professores, e a partir de março para os demais servidores.

Somando tudo, em pouco mais de um ano de mandato do prefeito Alan Silveira e da vice-prefeita Hortência Regalado, o Município já reajustou em mais de 14% os salários dos professores e em 10% os vencimentos das demais categorias, além de implantar o piso salarial dos agentes de saúde e endemias e o sexto de férias dos professores.

“Nós acreditamos que a valorização começa com um salário digno no final do mês. Sabemos que há muito o que melhorar, mas estamos trabalhando duro para isso”, comentou Alan Silveira.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

O novo mundo do trabalho assusta

O Brasil vive uma situação dramática. Estamos cercados por crises. Todas grandes: política, economia, segurança e ética. Todas infernizam a nossa vida há muito tempo.

Talvez a principal delas, no entanto, ainda nem chegou, mas já mostra suas garras assustadoras, que é a “Quarta Revolução Industrial”. Também conhecida como automação.

Neste novo mundo não é o peixe grande que come o pequeno, mas é o peixe rápido que devora o mais lento.

O Brasil tem hoje mais de 12 milhões de desempregados.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Campanha de vendas realizada pelo Núcleo de Moda movimenta comércio local


O Núcleo de Moda & Acessórios de Apodi - NAMODA realiza campanha de vendas no período de 20 a 31/03/2018. A iniciativa tem o objetivo de conceder descontos especiais para compras à vista, valorizando o cliente que ainda tem a oportunidade de parcelar a compra em duas vezes. A ação tem atraído a clientela, alavancando as vendas e estreitando o relacionamento empresa/cliente, desmistificando o famoso período recessivo, característico do pós carnaval.

O NAMODA iniciou suas atividades desde agosto de 2016. Criado e acompanhado pelo Empreender, programa desenvolvido pela FACERN em parceria com o SEBRAE e ACEMA - Associação Comercial e Empresarial de Apodi, o Núcleo vem desenvolvendo importantes ações na área de capacitações gerenciais, na participação Feira Multsetorial de Apodi e feira específica do segmento, como a DFB Festival realizada em Fortaleza/CE, edição 2017.

Participam do NaModa: Amak Presentes, Sartory, Maria Flor, Massarara, Marina Moda, Alta Estação, Loja Magnifica, Presente de Luxo e Fricote de Luxo.

“O Núcleo de Moda e Acessórios apresenta características de demandas bastante específicas, próprias do setor varejista. Assim, o foco do atendimento ao grupo é o fomento ao desenvolvimento, a competitividade e a melhoria da qualidade das empresas. Dessa forma, o Empreender oferece formas de atender a esse empresariado através de ações de consultorias, capacitação e acesso a mercado”, ressalta a consultora do Empreender Cleide Câmara.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Prefeitura de Apodi leva música e cultura aos bairros em comemoração aos 183 anos da cidade

O município de Apodi, localizado na região Oeste do Rio Grande do Norte, festejou na última sexta-feira (23), 183 de emancipação política. O momento foi de muita comemoração e também do lançamento do 1º Festival Sociocultural, que está levando música e muita cultura aos bairros e comunidades rurais.

Ao todo, serão oito dias de programação que segue até o próximo sábado (31). Coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, o festival busca fortalecer os vínculos comunitários, resgatar o protagonismo sociocultural e o empoderamento da população.

“Está sendo um aniversário diferente. Todos os dias a nossa caravana vai para uma localidade. Começamos na sexta no Calçadão da Lagoa e agora estamos indo para as áreas de maior vulnerabilidade social, como os bairros Baixa do Caic e Bacural I, e também algumas comunidades rurais”, destacou a secretária Isiany Menezes.

Dentre as atividades já realizadas, se destaca a exposição dos direitos socioassistenciais que aconteceu no Calçadão da Lagoa, com informações sobre os equipamentos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e realização de cadastros na rede. O I Festival Sociocultural de Apodi envolve ainda muita música, apresentação teatral e cultural, oficinas, cantorias, entre outros.

Outro destaque da sua programação é o Espetáculo Paixão de Cristo do Sítio do Góis. A encenação será realizada pelo grupo de teatro Arte-e-Ria nos dias 29, 30 e 31 de março e contará com o apoio do município.

“A Paixão de Cristo do Góis já faz parte do calendário cultural de Apodi, por isso não poderíamos deixar de ajudar e incentivar sua realização. Além do apoio na preparação dos cenários e estruturação da apresentação, a Prefeitura também vai disponibilizar ônibus para levar a população para assistir o espetáculo”, acrescentou Isiany.

Os veículos sairão do pátio da Igreja Matriz durante os três dias, a partir das 6h da noite.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Chuvas em Apodi no mês de fevereiro e março de 2018


O acumulado das chuvas no município de Apodi, Rio Grande do Norte entre os dias 9 e 25 de fevereiro.

Confira os dias e os milímetros de chuvas:

09/02/18 – 1.4mm
10/02/18 – 2.1mm
11/02/18 – 5.0mm
13/02/18 – 0.5mm
14/02/18 – 39.2mm
15/02/18 – 8.1mm
16/02/18 – 11.8mm
17/02/18 – 2.9mm
18/02/18 – 0.5mm
19/02/18 – 13.9mm
21/02/18 – 12.8mm
23/02/18 – 0.2mm
25/02/18 – 0.4mm

O acumulado das chuvas no município de Apodi, Rio Grande do Norte entre os dias primeiro e 29 de fevereiro.

01/03/18 – 2.1mm
03/03/18 – 3.1mm
05/03/18 – 8.6mm
12/03/18 – 1.5mm
26/03/18 – 19.0mm
27/03/18 – 0,2mm
28/03/18 – 4.5mm
29/03/18 – 28.5mm
30/03/18 – 32.7mm
31/03/18 – 31.8mm
Total - 132.0mm.


Os dados foram divulgados pelo Instituo Nacional de Meteorologia – INMET com sede na base física da EMPARN na Chapada do Apodi.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

quarta-feira, 28 de março de 2018

Gilvan Alves deixa futuro político em aberto nas eleições deste ano; vereador está entre mais citados para deputado federal

O vereador Gilvan Alves, do Avante de Apodi, deu entrevista ao jornalista César Santos, do Jornal de Fato, em que deixa seu futuro político em aberto.

Um dos mais citados na pesquisa Consult/98FM para deputado federal, ele explica que seu partido tem metas para a Câmara dos Deputados, mas não apresentou seu nome – tampouco descartou – dentro desse projeto.

“Temos hoje 16 pré-candidatos. É uma nominata bem interessante. Não é sonhar demais eleger um deputado federal e conseguir eleger outro pela sobra de votos. Claro que vai depender da desenvoltura de cada um. Veja só: uma coligação com 16 nomes, e uma média de 20 mil votos um pelo outro, ultrapassará a casa dos 300 mil votos, capaz de eleger dois deputados federais. Estamos analisando todos esses fatores”, explicou o candidato.

A entrevista completa pode ser conferida AQUI.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Executivo que luta pelo direito dos corruptos

É um governo de canalhas. Desconectado do cidadão.

O Ministro Barroso, do STF, a mais alta instância do Judiciário, decidiu que o Presidente não pode conceder o indulto de Natal a quem foi preso por corrupção.

Você pode procurar interesses ocultos na decisão do Ministro, pode dizer isso ou aquilo. 

Pode fofocar.

Mas convenhamos, parece uma decisão bastante adequada para esse momento da História do país, não?

Uma decisão que - mesmo que tenha sido para jogar para a torcida - mostra que Barroso tem alguma identificação com o que nós, que pagamos o salário de toda essa gente, desejamos. Mas esse governo sujo pensa diferente.

O Presidente foi veemente contra a decisão. Só desistiu de um pronunciamento em rede nacional porque seus assessores de comunicação o dissuadiram. Mesmo assim, mandou dois Ministros - um deles o da Justiça - detonar publicamente o Barroso.

Falaram até em impeachment.

Aquele mesmo impeachment que foi considerado "impossível" no caso do Gilmar Mendes. Pense nisso, que lindo ficaria no currículo do Ministro:

"Foi impichado porque decidiu que corruptos tinham que continuar em cana."

E mais. Os Ministros atacaram Barroso. Disseram que sua indicação foi feita pelo PT.

Hummm.

E Temer? Não é Presidente hoje graças ao PT?

Um executivo que luta pelo direito dos corruptos. É isso que temos.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

terça-feira, 27 de março de 2018

Manter a cidade limpa é responsabilidade de todos!

Descarte correto do lixo é apenas uma das atitudes que qualquer cidadão precisa adotar para o bem da coletividade

Pequenos gestos individuais podem
melhorar os espaços. Foto: Cedida
(este não é um post pago)

Um assunto recorrente e sempre debatido nas redes sociais é a questão do lixo doméstico.

A avenida Moésio Holanda, no Bacurau I, é um triste exemplo de que não existe limpeza urbana sem a participação de todos.

A secretaria de urbanismo realiza a coleta normalmente e sempre retira o lixo jogado na rua. Mesmo assim, sempre tem alguém para vir e jogar mais lixo.

Bons hábitos para manter a cidade limpa começam dentro do lar.

Sabemos do comprometimento do secretário Alan Rodrigues em solucioná-lo os problemas de limpeza pública em nossa cidade, sempre prestativo e bastante solícito.

O ônus só cai sobre o município.

Porque não existe serviço público que funcione adequadamente sem a participação de todos!

Nota do blog: um tema recorrente é a gestão de resíduos sólidos, cuja legislação exige o uso de aterros sanitários.

Cobrem do poder público. Preocupante.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

ACEMA com nova diretoria para o biênio 2018/2020


Na noite desta segunda-feira (26) na sede do Sebrae, tivemos a eleição e posse da nova Diretoria da Acema- Associação Comercial e Empresarial de Apodi onde na oportunidade o Atual presidente João Sales pôde realizar a eleição para o biênio 2018-2020.

No momento foi apresentado somente uma Chapa, que por unanimidade foi eleita como Presidente- Valdenia Crystina Farias de Morais; 1° Vice-presidente- Edjarlilson Morais; e 2° vice-presidente- Marcelo Paiva.

O Presidente da FACERN, Itamar Marciel, esteve prestigiando o evento e empossou a nova diretoria. Estiveram prestigiando o evento o Presidente do CDL, Givalnido Batista; o analista técnico do Sebrae Ralph Monteiro, a Consultora do Empreender, Cleide Regina, e demais associados da Acema.

"Foi um momento ímpar, onde estou sendo a primeira mulher a chegar a presidência da Acema. A diretoria está equilibrada entre homens e mulheres, de diferentes ramos empresariais. Vamos planejar e executar ações para que possamos alavancar a nossa cidade. É somando que se transforma", comentou a nova Presidente Valdenia Morais.

Por Josenias Freitas

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Escravidão moderna

A CNN divulgou que 40 milhões de pessoas vivem em estado de escravidão moderna.

Duvido.

Muito mais. Bilhões vivem escravos de uma vida possível.

Trabalham no que não gostam, ganham menos do que merecem, vivem diferente do que sonharam.

Escravidão moderna mesmo é convencer você de que não é escravo. Entuchar sua vida num cubículo de um metro quadrado por oito, nove, dez horas.

Doze horas. Prometer que você vai subir para a casa grande corporativa. Aí você trabalha feito um escravo sem precisar levar nenhuma chibatada.

Ainda vai para casa feliz, no trem lotado vendo fotos no Instagram da vida que você queria ter. Isso sim é escravidão moderna.

Como disse Hélio Luz e vou repetir mais uma vez: “o apartheid aqui é muito mais evoluído que era na África do Sul. Aqui não precisa de muro. Os caras voltam sozinhos”.

Quarenta milhões de escravos, ora, por favor.

Daqui uns cinquenta, cem anos, quando os robôs fizerem nosso trabalho, as crianças vão aprender na escola que nós trabalhávamos todos os dias.

- Sério, pai? O vovô tinha que trabalhar todos os dias????

E vão cair na gargalhada.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

segunda-feira, 26 de março de 2018

Professores da rede estadual fazem assembleia em Apodi e aderem a greve geral


Depois de Natal e Mossoró, professores da Rede Estadual de Ensino de Apodi decidiram que devem aderir a greve por tempo indeterminado, a categoria analisou as propostas que vem sendo defendida pelas regionais do SINTE em todo estado.

A medida foi confirmada durante assembleia geral com membros da categoria, na manhã desta segunda-feira (26) na sede do SINTRAPMA.

O colegiado regional do SINTE de Apodi, representado pelos professores Ozamir Lima e Luzia Pinto, conduziram a reunião juntamente com o representante estadual do sindicato, José Teixeira, explicando as propostas do chefe do executivo estadual, e os motivos que levaram a categoria a greve.

Durante a votação houve dois votos contrários e uma abstenção.

Com informações do blog e foto do Josenias Freitas.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Com novo jeito de fazer política em Apodi; Avante recebe 16 novas filiações

Na manhã deste domingo (25), o partido Avante, honrosamente recebeu a filiação de 16 novos filiados, especialmente as novas mulheres que agora irão compor nosso partido.

"Com a chegada desses valorosos novos filiados, marcamos para darmos as boas-vindas aos novos militantes e na ocasião, pudemos discutir o núcleo de debate e organização das lutas femininas - o AVANTE Mulher", destacou o presidente Municipal Jailson Ferreira.

O partido Avante, no município de Apodi, tem se organizado em núcleos de debate, seja com a juventude, seja com as mulheres, ou o grupo mais diversificado. Tudo isso realizando um trabalho básico, com o objetivo de fortalecimento do partido.

Para o vereador e pré-candidato à Câmara Federal Gilvan Alves, “esse trabalho de fortalecimento é fundamental para a garantia e permanência do partido, seja a nível de município, seja a nível de Estado. E o Avante tem se destacado nesse trabalho”, disse.

"Esse ato de filiação, ocorreu de forma simples e espontânea, sob o alpendre de uma casa na zona rural de Apodi, como deve ser tratado a nossa política, saindo do anseio do povo, pelo povo e para o povo, como já dizia Abraham Lincoln", Jaílson Ferreira.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Diversos representantes de entidades visitam direção do STTR em Apodi


Na manhã da última quinta-feira, aconteceu  no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi, uma reunião que contou com a presença de representantes das entidades: Centro de Referência em Direitos Humanos do Semiárido, Núcleo de Pesquisa, Extensão e Ensino em Agroecologia Macambira - NUMA,  Grupo Verde de Agricultura Alternativa,  Associação dos Produtores do Projeto Assentamento Paulo Canapum, Associação dos Produtores e Produtoras do Assentamento Caiçara, Centro Terra Viva, e outras representações de Sindicatos e associações de camponeses e agricultores familiares.

Na oportunidade foi apresentado uma articulação que visa extensionar na região da Chapada do Apodi.


Foram debatidos diversos pontos a respeito das necessidades das Comunidades,  e as formas as quais a extensão se podem instaurar de forma a melhor atender as necessidades da população camponesa.

Foram pautas da discussão as demandas por assistência técnica de qualidade, estudo sobre a qualidade da água e o rebaixamento do lençol freático frente ao avanço do agronegócio a problemática da titularização das terras dos assentamentos e demanda por formação socioambiental.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Projeto de abertura de mercados em São Paulo atrai mais de 20 empresas do RN


Queijos de coalho, carne de sol, compotas e geleias de frutas regionais, cachaças orgânicas, dentre outros produtos com alto padrão de qualidade, produzidos no Rio Grande do Norte, vão conquistar a mesa e o paladar paulista. A abertura de mercado de São Paulo para alimentos e bebidas regionais daqui do Estado vem com o projeto da FIERN em parceria com o Sebrae-RN. Cerca de 25 empresas industriais demonstraram intenção em aderir ao projeto, após apresentação a empresários, realizado dia 22 de março, na Casa da Indústria.

Durante o projeto, além de pesquisa qualitativa de mercado já realizada, as empresas terão consultoria especializada, com diagnóstico de empresas industriais do ramo de alimentos e bebidas com potencial, indicar as adequações necessárias de produtos, identidade visual das marcas, embalagens, além de prospecção de mercado e aproximação comercial entre empresas dos dois estados.

A ideia é dar maior visibilidade a produtos e marcas do Rio Grande do Norte, de forma orientada e com baixo investimento. Estimado em R$ 134 mil, o programa terá subsídio de 50% do Sebrae, 30% da FIERN e 20% de contrapartida das empresas, a ser rateado entre as que aderirem ao programa.


Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

O silêncio e os imbecis


O blog chama atenção e faz uma ponderação de quem está há um certo tempo por aqui: não dê voz a pés de boi imbecis, seja lá de que tendência político-ideológica seja.

O silêncio é a única homenagem que presto à estupidez.

Nas redes sociais ou “em carne viva”.

Pronto, falei.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Recreio ensinava tanto quanto as aulas

O piso do recreio, quando eu estava no primário, era de terra batida. Não tem mais terra batida nas escolas assépticas de hoje em dia. Chão que a gente podia cavar buraquinhos para jogar bola de gude (bila). Chão que a gente ralava o joelho jogando futebol.

Recreio onde a gente socializava. Recreio onde a gente comprava filó e pão de queijo e relaxava entre as aulas de matemática e de ciências. Recreio ensinava tanto quanto as aulas.

Nos recreios descobri a quantidade de idiotas que existe neste planeta. Acho que todo mundo guarda na memória o nome, as expressões de terror, o sentimento de medo gerado pelo idiota do recreio. O meu era o Patrick. Todo mundo teve um Patrick na vida, pronto para expor você à execração pública no pátio de terra batida do recreio.

Se ele o escolhesse, naquele dia você seria o motivo da gargalhada de todos. Qualquer coisa serviria. Negão, mico-preto, burro, feio, baixinho, qualquer coisa serviria para o tribunal presidido pelo Patrick condená-lo. Cercariam você, enquanto Patrick iria agredi-lo física ou verbalmente. Ou ambos. Todos em volta seriam cúmplices.

Crianças precisam disso, dizem. Precisam de um alvo. Alguém que represente publicamente suas próprias fragilidades, fraquezas e vergonhas. Os Patricks vêm a calhar. São o veículo dessa humilhação pública.

Até hoje você vai ouvir quem diga que “bulling sempre existiu”.  É o jeito, talvez inconsciente, de se convencer que crianças precisam aprender a serem agredidas e a agredir nesse mundinho competitivo que inventamos.

Bobagem. Violência é só violência. Institucionalizada ou não.

Até hoje, enquanto alguns brincam de bola de gude num canto e outros comem filó, os Patrick continuam à espreita. Todos os dias.

Esquerda e direita são os novos quatro-olhos-gorducho-nanico. A Camila fala de uma amiga de infância que a bloqueou. Hoje a amiga voltou para dar mais um cutucão. O recreio faz isso.

Tira o pior das pessoas. Tira esses sentimentos viscerais e esfregam na cara da gente. Agora me ocorre que tinha um outro momento importante nos meus dias. Lá pelas cinco e meia da tarde, quando estava brincando na volta da escola, minha avó gritava para que eu subisse para tomar banho.

Pela janela do banheiro dava para ver o céu aberto, as vezes nublado, dos finais de tarde de Apodi; a água quentinha; o cheiro de sabonete misturado com o de bola de futebol.

Nessa hora eu me sentia feliz. A água levava embora o suor, a terra e o Patrick. Saudade desse chuveiro.


Por Mentor Neto

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.