sábado, 3 de fevereiro de 2018

Apodi não pode ter bandidos de estimação

Jânio Duarte

Vamos ser sinceros: não dá pra ter bandido de estimação. A gente precisa parar de proteger os corruptos com os quais a gente tem afinidade ideológica.

Não é só porque um candidato é querido por muita gente que ele/ela tá imune à Justiça.

"Ah, mas eu gosto dele!". Dane-se.

"Ah, mas quem mandou votar nele foi..." Não importa. Esta eleição só vai ter ficha limpa, meu amigo.

"Calma", você diz. "Tem muito crime aí que ainda não foi provado. Ah, porque a presunção de inocência blá-blá-blá."

Gosta de bandido? Leva pra casa.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Nova Vale do Apodi FM estreia segunda-feira, com nova programação e muitas surpresas no ar!

Atenção! Para apresentação oficial dos locutores da Nova Vale 98 FM de Apodi – RN

Amanhã a partir das 9h30min da manhã acontecerá a apresentação oficial dos locutores da Nova Vale 98 FM. A rádio Vale do Apodi 98.3 MHZ que agora opera na frequência de FM, uma emissora completa, renovada com uma programação moderna, feita com carinho para toda população de Apodi e região.

A nova equipe de comunicadores conta com: Derlândio Jackson, Malu Martins, Jorge Fernandes, Josenias Freitas, Fernando Magalhães, Tibúrcio Marinho e Kiko Morais.

E já nessa segunda-feira, 5, a partir das 4h da manhã quem sintonizar o prefixo 98.3 FM vai perceber que tem novidades no ar.

A nova emissora do Grupo TCM de Comunicação foi toda remodelada para que além de ouvinte, o público passe a ser também 98.3 FM.

A nova denominação da emissora lembra as iniciais do grupo de comunicação, mas remete também ao objetivo principal do novo projeto, que é trazer o público para dentro da rádio.

"A programação feita em interação com o ouvinte e a nova concepção da emissora, bem como o modelo de gestão comercial, técnica e administrativa, está a cargo de uma equipe que tem longa experiência no rádio", destacou o diretor Fernando Magalhães.

A programação da Vale do Apodi, será 24 horas no ar, premiando os milhares de ouvintes de toda região.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Não confundam 'balanço' de 'balancete'

“Estão tentando confundir a população, ora tão querendo colocar na cabeça da população que balancete é balanço. E não é.” Explica Gilvan Alves.

Gilvan explica a diferença entre balanço e balancete
A peça orçamentária com o nome balanço, ela consta no anexo 14 da Lei N° 4.320 e todos nós sabemos que os atos públicos para eles terem validade jurídica, - eles precisam de publicidade. Portanto, precisam ser publicados.

E o balanço precisa ser publicado no Diário Oficial dos Municípios, ou do Estado ou da União. E esse ato não foi realizado, logo não tem validade jurídica, nem no balanço que não tiver publicado.

Todos os atos públicos precisam ser publicados: uma nomeação, exoneração, o balancete precisa de publicação para ter validade.

Os projetos de lei que foram para a câmara, eles mencionam balanço patrimonial e não balancete, portanto o que tem a validade pra realmente dar suporte ao superávit financeiro de um Município é o balanço e não o balancete, - como quiseram enfatizar aí que os balancetes davam esse suporte, mas não tem validade jurídica essa informação.

Outra coisa:

- A questão do orçamento deveria ter constado a dotação orçamentária pra corte de terra, assim como a escola de Melancias, porque em outros programas constou normalmente, por exemplo, a Prefeitura Municipal vai realizar o carnaval de Apodi, até agora não foi nenhum projeto pra suplementar nenhuma dotação orçamentária do carnaval.

Ou seja, houve planejamento no orçamento de 2018 para que o carnaval não faltasse dotação orçamentária, houve planejamento tranquilamente, por que foi nenhum projeto para a câmera, com questão de dotação orçamentária pro carnaval, mas foi pra corte de terra, foi para a escola de Melancias, foi para Assistência Social.

E se tivesse planejado e já colocado as dotações no orçamento, com certeza não teria ido, por que o carnaval não foi ainda, então eu acho faltou realmente o planejamento.

Por que, colocar R$ 10 mil reais na dotação orçamentária para corte de terra, serviço de pessoa jurídica, já sabia que não ia dar, e não colocar nada pra escola de Melancias, sabendo que a escola ia ser retomada também foi outra falta de planejamento.

Então, tão tentando aí desvirtuar, mas não conseguem porque não tem respaldo jurídico pra isso. Não se pode aprovar nenhum projeto com o recurso sendo proveniente de superávit financeiro enquanto o balanço não for publicado, porque é como se você tivesse aprovando algo que não existe.   

Por Gilvan Alves
Foto: Josemário Alves

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

"A culpa é exclusivamente da gestão municipal que não teve planejamento"

Frase atribuída ao Vereador Gilvan Alves que divulgou uma nota explicando a polêmica da última sessão ordinária.

"Essa questão de querer colocar a culpa nos vereadores não cola mais, porque a população tá atenta. Na verdade houve uma série de erros aí pelo Executivo municipal", destaca o parlamentar.

Eis a nota do vereador Gilvan Alves:

  1. Primeiro: o Executivo poderia remanejar esse valor para as dotações que está faltando, porque ele tem 5% de remanejamento, ele não fez e mandou um projeto de lei;
  2. Segundo: esse orçamento foi feito agora no final do ano passado, e já deveria constar tanto o recurso da escola de Melancias, quanto o recurso do corte de terra.

Pra você ver como não há planejamento pelo Executivo municipal.

O corte de terra todo mundo sabe que é pela pessoa jurídica, sempre se contrata uma empresa, mas o Executivo preferiu simplesmente colocar R$ 10 mil reais em pessoa jurídica, e agora pediu crédito adicional para esta dotação.

Só que pediu o crédito adicional colocando que os recursos eram provenientes - de superávit financeiro apurado no balanço patrimonial – do Município de Apodi. Enquanto o balanço não for publicado, não pode se pedir nenhum tipo de crédito usando o superávit, por que não foi publicado.

Numa empresa privada quando você precisa de um balanço, ele tem que tá registrado na junta comercial. Se não tiver, não pode! Na mesma forma, é no público, se o balanço não estiver publicado, não pode.

- E aí nós corrigimos um erro da gestão, tanto de não ter dotação orçamentária para o corte de terra, como não ter a dotação para fazer a escola. Por que já sabiam que estavam fazendo a escola. Não colocou a dotação.

Nós estamos corrigindo esse erro, e colocamos não opor a questão do superávit, mas sim por anulação de outras dotações que não estão utilizadas, o que é totalmente permitido.

Os projetos foram aprovados, eles poderão entrar em vigor na hora que forem sancionados. E se o prefeito não sancionar, aí sim ele estará cometendo um crime para os agricultores, as agricultoras e para a escola de Melancias.

Não tentem colocar ‘engodo’ – porque o povo de Apodi não engole mais. Nenhum balanço poderá ter vigência se ele não tiver sido publicado, ele ter validade jurídica, não tem.

Assim como o balanço de pessoa jurídica das empresas privadas, não pode prevalecer se não tiver registrado na junta comercial, da mesma forma o balanço municipal - ele tem que tá publicado no diário oficial dos Municípios, do Estado ou da União.

Ele só não pode é não tá publicado em lugar nenhum. Todos os atos do poder Executivo pra terem validade jurídica precisam tá publicados. As nomeações que o Prefeito faz, tem que tá publicada. As exonerações do mesmo jeito, os decretos idem.

Por que o balanço, ele tem validade se não tiver publicidade? Não tem.

A culpa não é da câmara de vereadores. A culpa é exclusivamente da gestão municipal que não teve planejamento, para colocar essas dotações logo no orçamento, e não teve o cuidado de não colocar um projeto, também sem ter validade jurídica o superávit já que não foi publicado ainda o balanço do Município de Apodi.

Fizemos a correção, e dessa forma os projetos poderão ser sancionados.

Gilvan Alves.

Creio que o prefeito precise reavaliar seu mandato.

Nota do blog: Gilvan fala com propriedade isso é inegável. É preciso o diálogo para o bem comum.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Vereador Gilvan Alves pede mais investimentos na saúde

Gilvan defende mais investimentos na saúde pública
O vereador Gilvan Alves (Avante) utilizou a tribuna para reivindicar mais investimentos na área da saúde.

O parlamentar lembrou que a ausência de atendimento médico às pessoas do bairro São José (IPE). Alves afirmou que é necessário se investir mais na saúde, pois há recursos para tal fim. "A matemática é uma ciência exata, precisa se investir mais na saúde", disse.

O edil usou como base o relatório enviado pela gestão, ao TCU do Rio Grande do Norte, onde detalha os investimentos na saúde e educação, entre outros.

Gilvan conclamou a gestão municipal a investir mais neste ano na saúde das pessoas, não só investir, mas como investir melhor para que a vida das famílias apodienses seja melhorada.

"Saúde é vida, as pessoas pobres necessitam da saúde pública, por isso é vital se investir mais", destacou Gilvan Alves.

"Daqui pra frente temos que estruturar a atenção básica. Tem que ter prevenção, que é a mais importante. Temos que ver a saúde com outro olhar. A saúde tem que ser prioridade. Urgência e emergência não têm hora", acrescenta.

"Coloco meu mandato a disposição para a área da saúde, para fiscalizar e combater a dor e a angústia do povo nas filas dos hospitais e postos de saúde", concluiu.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Lula na Etiópia

Corre a história no Brasil de que não existiria a reunião da FAO que justificaria a ida de Lula para a Etiópia.

Não estou aqui para defender Lula e nem debater se era a rota de fuga.

Mas os fatos são os fatos.

A reunião existia sim. E com a presença do secretário-geral da ONU.

Jamil Chade

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Conversa de alpendre - Professora quer historicizar a organização social campesina de Apodi


Na última quarta e quinta-feira, o presidente Agnaldo Fernandes do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTR) de Apodi, esteve acompanhando a Professora Sarah Campelo do IFRN - Campus Apodi, em visita às comunidades e áreas de assentamentos rurais.

A professora está desenvolvendo sua pesquisa de doutorado no intuito de historicizar a organização social campesina de base do município de Apodi - Rio Grande do Norte.


"Para nós que fazemos parte da organização social rural de Apodi é motivo de alegria e orgulho em ver nossas histórias paginadas na academia", destacou Agnaldo.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Apodi: Projeto que declara de utilidade pública Associação de Pessoas com Deficiência é aprovado

Membros das Associação de Pessoas com Deficiência de Apodi-RN.
Foto: Nêmora Martins

Na 3ª sessão ordinária de 2018, a Câmara Municipal de Apodi aprovou por unanimidade o projeto de lei 166/2018, de autoria da Vereadora Soneth Ferreira, que autoriza o Poder Executivo a declarar de utilidade pública a Associação de Pessoas com Deficiência de Apodi-RNAPDA”.

A entidade, sem fins lucrativos, atua na área de diretos sociais com o objetivo de promover, oportunizar por todos os meios a inclusão social plena das pessoas com deficiência, defendendo seus direitos civis e humanos e do desenvolvimento do respeito por suas capacidades e limitações.

A Associação de Pessoas com Deficiência de Apodi-RN (APDA) foi fundada em outubro de 2016 e o projeto de lei segue agora para sanção do prefeito.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Tava sentido falta da globeleza? Eis a gata da sexta...

Patrocinadores e vendedores exclusivos do carnaval 2018 em Apodi!



quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Precisamos sair dessa crise civilizatória

Jânio Duarte

Não só o Brasil, mas Apodi precisa de muita firmeza, muita decência e muito bom senso para enfrentar a soma das crises atuais e a mãe de todas as crises: a crise civilizatória.

Precisamos de um mutirão cívico para sair desse atoleiro. Quem acompanha as redes sociais sabem o que estou falando.

As eleições são uma ferramenta! Pense!

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Se o 'Acordo Lava Jato' não prosperar, as oligarquias Alves e Maia vão fazer o 'Acordo Catolé/Angicos'


As principais oligarquias do Rio Grande do Norte não brincam em serviço, eles estão sempre pensando na frente.

Não é a toa que essas oligarquias controlam o Rio Grande do Norte há 40 anos.

No passado os Maias e Alves controlavam o Rio Grande do Norte disputando eleições, agora, eles controlam fazendo acordos e assim se mantém no poder.

Para este ano eles tem duas estratégias, uma é o Acordo Lava Jato, que no caso de não prosperar, entrará em execução o 'Acordo Catolé/Angicos'.

A informação é do Blog do Primo que vai revelar brevemente e com muita calma, para não assustar, o que significa o 'Acordo Catolé/Angicos'

Uma coisa é certa, eles querem assim: tanto faz dá na cabeça, como no boné.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Sebrae abre processo seletivo com vagas para Apodi e salários de até R$ 4 mil

Sebrae em Apodi - RN
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (SEBRAE) comunica a abertura, no período de 01 a 28 de fevereiro de 2018 as inscrições para o Processo Seletivo referente ao Programa de Iniciação Profissional – Modalidade Trainee, destinado a profissionais de nível superior que tenham se graduado entre dezembro de 2015 até o dia 28 de fevereiro de 2018.

Os candidatos devem ter formação de dezembro de 2015 a fevereiro de 2018. As vagas são para os seguintes escritórios do Sebrae: Apodi, Assú, Caicó, Currais Novos, João Câmara, Mossoró, Nova Cruz, Pau dos Ferros, Santa Cruz e Natal. Clique AQUI e confira o edital.

As inscrições têm o valor de R$ 60,00 e serão realizadas a partir do dia 1, a partir das 8h até o dia 28 de fevereiro de 2018 pelo endereço eletrônico www.funcen.br.


Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Camponeses de Apodi lançam comitê em defesa da democracia e de Lula


No último sábado (27), mais de 500 camponeses criaram o comitê popular em defesa da democracia e do direito de Lula ser candidato.

O evento aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Apodi (STTR). A atividade também contou com a participação de vários representantes dos diversos movimentos sociais.

Segundo a coordenação, “a unidade pautou o encontro enriquecendo o debate de elevado nível político”. Os Comitês Populares em Defesa da Democracia e do Direito de Lula ser candidato à Presidência da República são uma articulação com o objetivo de envolver os movimentos sociais, populares, sindicais, artistas, sociedade civil e toda militância petista, assim como os partidos do campo democrático e popular.

Com palavras de ordem e depoimentos de reafirmação com o compromisso de resistência na luta pela democracia, as lideranças comunitárias e de áreas de assentamentos, organizações que articulam e participam do movimento social, liderança políticas da região abriram a faixa representativa do ato.


"Esse momento é bastante significativo, sobretudo pelo momento que passa nosso País, onde a democracia e o estado de direito está sendo negado. Nós estamos exigindo o direito da candidatura de Lula. Pois está cada vez mais claro a tentativa de fraudar as eleições de 2018 através do impedimento do Lula ser candidato. Aqueles que iniciaram o golpe em abril de 2016 querem realizar as eleições de 2018 somente com os seus, o que representa um grande conluio contra o povo brasileiro", afirmou o presidente do STTR de Apodi/RN.

"Desde o golpe sofrido após o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, é preciso organizar a classe trabalhadora e setores médios da sociedade para a manutenção do processo democrático", define o presidente do STTR, Agnaldo Fernandes.

Fotos: Ellen Dias. Com informações do STTR de Apodi/RN.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Juiz manda bloquear mais de R$ 1 milhão em bens do deputado Manoel Cunha "Souza" Neto

O juiz Antônio Borja, da 1ª vara cível de Areia Branca, determinou o bloqueio de R$ 1.296.900,00 reais em bens do deputado Manoel Cunha Neto, também conhecido como “Souza”, e de outros acusados de fraudar licitações para contratações de atrações artísticas para o Carnaval de 2011, realizado no município de Areia Branca, onde Souza foi prefeito por dois mandatos.

A ação civil pública foi movida pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte após denúncia anônima, em outubro de 2013, para investigar prática de improbidade administrativa pelos, agora réus, A.C. Produções e Eventos Ltda., Saia Rodada Promoções Artisticas Ltda., Aliomar Amorim M.E., Aliomar Amorim, Antônio Alves da Silva, Ricardo Adriano de Macêdo Moura e José Eduardo Marques Rebouças, além do deputado Souza. O MPRN constatou que o então prefeito, com o auxílio de Ricardo Adriano de Macêdo Moura (presidente da Comissão Permanente de Licitação de Areia Branca) e José Eduardo Marques Rebouças (membro da Comissão), “frustrou a licitude dos processos de inexigibilidade, causando prejuízo ao Erário Municipal”.

Através de agenciamento dos acusados, o ex-prefeito contratou 12 bandas pelo valor de R$ 507.300,00, apesar da Lei de Licitações exigir que esse tipo de contratação seja acordado diretamente com as bandas ou com os seus empresários. A "existência de intermediários, (...) inviabiliza a concorrência entre possíveis interessados – impedindo que se obtenha a proposta mais vantajosa para a administração pública”, diz a decisão interlocutória do Ministério Público.

Entre as provas, há o depoimento de um representante de banda de frevo contratada que revela que o agenciador cobrou R$ 40 mil reais da prefeitura, mas que a banda recebeu apenas dois cheques no valor de R$ 10 mil reais cada um. Segundo o depoente, o cachê teria sido pago pelo irmão do deputado Souza, Carlinhos Cunha, e não pelo agenciador contratado pelo município.

O valor de mais de R$ 1 milhão de reais, bloqueado pelo juiz Antônio Borja, corresponde ao ressarcimento de dano causado aos cofres públicos, além de multa civil, detalhado abaixo:

A) Manoel Cunha Neto, Ricardo Adriano de Macêdo Moura, José Eduardo Marques Rebouças, Aliomar Amorim, A.C. Produções e Eventos Ltda. e Aliomar Amorim M.E.: suposto dano (R$ 355.700,00) + multa civil (R$ 711.400,00), valor final decretado de indisponibilidade de R$ 1.067.100,00 (um milhão, sessenta e sete mil e cem reais); e,

B) Antônio Alves da Silva e Saia Rodada Promoções Artisticas Ltda. (particulares), com a participação dos agentes públicos Manoel Cunha Neto e Ricardo Adriano de Macêdo Moura: suposto dano (R$ 76.600,00) + multa civil (R$ 153.200,00), valor final pleiteado de indisponibilidade de R$ 229.800,00 (duzentos e vinte e nove mil e oitocentos reais).

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Apodi é beneficiada com nova viatura para Civil

Em mais uma ação para o fortalecimento da Segurança Pública, o governador Robinson Faria entregou 30 viaturas para a Polícia Civil, na tarde desta quarta-feira, 31. Os veículos serão destinados a 27 delegacias municipais no interior do estado e três especializadas.

“Este é um trabalho constante de nosso governo. Estamos qualificando, treinando e investindo nas nossas polícias. Com essas viaturas novas, vamos melhorar o padrão de atendimento nas delegacias”, destacou o governador, realçando que estas viaturas são resultados de um contrato de locação firmado com recursos próprios.

O investimento beneficiará as delegacias municipais de Tangará, Taipú, Arês, João Câmara, Canguaretama, Goianinha, Touros, São Miguel do Gostoso, São Bento do Norte, Pedro Velho, Santana do Matos, Florânia, São Miguel, Angicos, Campo Grande, Umarizal, Upanema, Apodi, Assú, Baraúna, Caicó, Acari, Parelhas, Serra Negra do Norte, Luis Gomes, Martins e Marcelino Vieira.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Bandido é morto em troca de tiros com policiais militares em Apodi

Um homem morreu e outro foi preso, após trocas de tiros, em Apodi, onde acabara de passar pela cidade

Identificado pelo comparsa pelo apelido de "Júnior do Ouro Negro", um homem morreu ao trocar tiros com policiais militares na BR – 405 na altura do Km 30, em Apodi, às 16:30 horas desta quarta feira (31).

Os dois indivíduos estavam numa motocicleta do tipo Honda Bros de placa NNQ-7080 com queixa de roubo, teria passado pela cidade e seguido em sentido a cidade de Mossoró.

De imediato, o GTO, que estava vindo de Mossoró com destino a Apodi, se deparou com os indivíduos. Ao avistar a viatura, o piloto identificado como Matias Souza Lopes, de 19 anos de idade, natural de Itaú, tentou frear e caiu, ficando preso embaixo da motocicleta.

Já seu companheiro que vinha na garupa, identificado como Francisco César Freitas Honorato Júnior, conhecido por "Junior do Ouro Negro", de 29 anos de idade, natural de Mossoró, atirou por várias vezes na direção dos policiais, que revidaram a injusta agressão, baleando o mesmo.

Júnior foi socorrido pelos próprios policiais ao hospital de Apodi, onde já deu entrada sem vida. Matias juntamente com a motocicleta roubada e a arma um revólver calibre 38 com 5 munições deflagradas, foram encaminhados a delegacia de plantão na cidade de Mossoró onde ficarão a disposição da justiça.

Com informações do Sentinelas do Apodi

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

A partir de hoje o 6° Mega Feirão da Rivani Variedades


É hoje o 6° mega feirão Rivani Variedades nos dias 1, 2 e 3 de fevereiro de 2018.

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Interesses pessoais e institucionais não estão separados

Jânio Duarte

Interesses pessoais e institucionais não estão separados.

O político vocaliza o interesse do eleitor, não porque é bonzinho; essa pessoa não existe nem na política nem fora dela. Mas porque sua sobrevivência depende disto. Ou seja, a questão não é a motivação, mas o resultado.

A moeda da política é o voto. E para ter voto, deve mostrar resultado para que alguém vote nele.

Quem entra pra política assim age por sonhos materiais (bom salário, conforto, não corrupção) e espirituais (prestígio, poder, reconhecimento).

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

MP recomenda fim de convênio com entidade de saúde

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou à Prefeitura de Apodi, cidade da região Oeste potiguar, que suspenda imediatamente o convênio com a Associação de Proteção e Assistência a Maternidade e à Infância (APAMI). Todos os repasses públicos e novos convênios devem ser interrompidos devido à quebra de contrato da entidade.

A recomendação é da 1ª Promotoria de Justiça de Apodi e foi publicada na edição desta quarta-feira (31) do Diário Oficial do Estado (DOE).

O relatório elaborado pelo Centro de Apoio às Promotorias de Justiça de Saúde (Caop-Saúde) do MPRN aponta irregularidades com relação a dois servidores municipais cedidos à Apami, que estão atuando sem a comprovação da existência de termo de cessão específico.

Dessa forma, a recomendação também requer a suspensão imediata da cessão desses servidores e solicita a devolução deles à rede de saúde própria do Município.

Confira a recomendação aqui.

Nota do blog: essa nota foi publicada no dia 6 de dezembro de 2017 e os dois servidores já não mais atuam pela entidade.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Equipe CARAUBAJA é destaque na Competição Regional Nordeste Baja SAE 2017

Na Competição Regional Nordeste Baja SAE 2017, a equipe CARAUBAJA, da UFERSA Campus Caraúbas, teve sua estreia memorável, destacando-se entre as equipes iniciantes, conseguindo a colocação de 4º lugar na prova de Tração, 5º lugar na prova de Suspenção e 5º lugar no Enduro. Assim, alcançando a 8ª colocação no geral da competição passou a ser reconhecida como a melhor equipe iniciante dos últimos cinco anos.

O evento ocorreu em Salvador (BA), nos dias 10, 11 e 12 de novembro, no SENAI CIMATEC e  teve a participação de 16 carros off-road projetados e construídos por alunos de instituições de ensino superior. Ao participar do programa Baja SAE, o estudante se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo off road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes.

Ao longo da competição, as equipes mostram seus projetos e buscam soluções para eventuais problemas. Os veículos também são avaliados em quesitos como segurança, conforto e motor, além de provas dinâmicas que envolvem aceleração, tração e desempenho.

A equipe Caraubaja foi criada no ano de 2015 sob a coordenação do professor Diego David Diniz, o qual sempre ressaltou a importância do conhecimento teórico para o bom funcionamento prático, este princípio, juntamente com toda a dedicação dos membros, o apoio do Campus e das empresas colaboradoras, foi o que levou a equipe a se destacar entre as 10 melhores da competição.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Prós e os contras da reforma da previdência

Olá web-leitores,

Você quer saber quais seriam os prós e os contras de uma reforma da previdência? Quer compreender melhor os argumentos do governo? Entender os questionamentos da oposição? Tem dúvidas sobre a idade em que poderá se aposentar? E sobre o polêmico déficit da previdência?

O ApoDiário através do Politize! resolveu te ajudar com todos esses questionamentos e preparou um debate sobre a Reforma da Previdência! Dois economistas, um contra e outro a favor da reforma, responderão todas as suas dúvidas!

Não perca esta oportunidade. Inscreva-se agora clicando aqui.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Quando estiverem sem foro privilegiado

Jânio Duarte

Sempre que acompanhar o noticiário, lembre-se de que todo político tem, como primeiro objetivo, o mais importante de todos, sobreviver.

Pode, eventualmente, deixar esse objetivo de lado em determinadas situações, mas não é para acostumar: esses casos são exceções.

Perder o foro privilegiado é um terror permanente. Garibaldi Alves Filho e José Agripino Maia que se cuidem.

Os dois estão sendo investigado pela Lava Jato.

Estão correndo risco.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.