sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Com mais de 200 inscrições a 2ª edição da EXPESUS foi um sucesso


A 2ª edição da EXPESUS se refere a exposição de experiências exitosas no SUS (Sistema Único de Saúde) e que mais uma vez foi um sucesso. No ano de 2017 tivemos a primeira edição, onde tivemos uma grande participação de profissionais da saúde e população em geral. Em virtude do grande sucesso da primeira edição, resolvemos dar continuidade a este evento, que além de exitoso, já pode ser considerado uma marca da saúde do nosso município.


O evento idealizado pela secretaria de Saúde tem como objetivo mostrar experiências exitosas das equipes de saúde do nosso município, no âmbito do SUS. Este ano a premiação dos três primeiros colocados receberá uma comenda com o nome do enfermeiro Andrew Samuel (in memoriam) – uma homenagem justa a quem junto conosco sonhou e idealizou este evento.

Atualmente a cidade de Apodi possui 11 equipes de Estratégias de Saúde da Família (ESF), sendo duas recém implantadas. Sabemos que atenção primaria, ou seja, atenção básica deve ser a porta de entrada dos usuários no SUS, estima-se que de cada dez vezes que alguém procura um serviço de saúde, em 8 delas o problema pode ser resolvido na Atenção Básica. Durante este ano de 2018, percebemos um avanço significativo dos atendimentos e ações educativas disponibilizadas a nossa população.


“Estamos realizando nossa segunda edição e tem como objetivo de cada equipe expor as suas experiências exitosas que foram desenvolvidas no ano de 2018, e foi a partir de eventos como esse que surgiram projetos como o atendimento diferenciado (noturno), a gestão acatou e expandiu para todas as equipes, nessa troca de experiências é que podemos evoluir cada vez mais na saúde do município”, disse o secretário de Saúde, Sabino Neto.


“Neste evento mostramos um pouco das ações de cada equipe e de cada unidade saúde do nosso município, através da Expesus 2017 conseguimos avançar em vários setores, com isso idealizamos a Cidadela do SUS, avanços também agora com 11 equipes de Estratégias de Saúde da Família (ESF), o avanço do CAPS, entre outras áreas que avançamos significativamente”, enumerou o prefeito Alan Silveira.


"É momento extremamente salutar, onde estão todos os profissionais das equipes de saúde do município, primeiro reconhecer o trabalho que está sendo desenvolvido, esse momento é um processo de construção de história. Apodi será outra a partir de amanhã, a gente sempre tem que projetar o dia de amanhã, que ele possa ser melhor que hoje, então que possamos aproveitar o dia de hoje e agradecemos o convite de participar deste momento de aprendizado", disse o ex-secretário de saúde de Mossoró, Benjamim Bento.


"Ficamos encantadas com as pessoas que estão aqui, pessoas que estão desde o início da expansão do fortalecimento da atenção básica. Acompanho os avanços na saúde do município, e esses avanços que o município vem conquistando são de uma grandeza que a gente fica realmente encantada. As ações da saúde do município a gente sabe que é verdade, vocês munícipes são privilegiados por terem um gestor comprometido com o crescimento e o desenvolvimento do município. Apesar de um gestor tão jovem com tanto compromisso e com tanta sabedoria em saber conduzir esse difícil e complexo desafio que é fazer saúde, fazer educação, fazer assistência social e que é fazer administração pública no nosso país, com tão pouco recursos materiais e financeiros. Parabenizar a gestão municipal não somente por este evento e sim pelos tantos outros", relatou a subcoordenadora de ações de saúde da SESAP, Ivana Maria de Queiroz.

Com mais de 200 inscrições realizadas, a 2ª edição da EXPESUS aconteceu durante todo o dia de hoje (21) no auditório do SINTRAPMA.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Nenhum comentário: