quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Projeto sociocultural Caravana Natalina – É natal no sertão do Apodi!

A ideia é fortalecer a identidade cultural do povo apodiense, valorizando elementos da cultura apodiense, exaltando sua história, seus personagens, o modo de vida simples e do sertanejo

Vem aí a 2ª edição do Projeto sociocultural Caravana Natalina – É natal no sertão do Apodi, idealizado pelo ator Dionízio Cosme do Apodi, juntamente com a secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social com o intuito da valorização dos serviços disponibilizados nos equipamentos sociais do município.

O Blog ApoDiário conversou com Dionízio do Apodi de como surgiu a ideia do projeto.

"A ideia desse projeto natalino surgiu para contribuir num contexto mais amplo, que é dotar Apodi de um calendário cultural, coisa que nunca tivemos. Aos poucos o apodiense vai perceber que Apodi já esboça algo que os municípios mais preocupados com a cultura possuem, que é a realização de atividades culturais dentro de uma programação, de um calendário, algo pensado para médio e longo prazo, pois com a cultura precisamos ser responsáveis. Não há razão de um município rico como Apodi, em todos os sentidos, inclusive somos berço da Cultura do nosso estado, não dispor de um planejamento de suas ações culturais. Então esse projeto que intitulamos de É NATAL NO SERTÃO DO APODI, nome que congrega a Caravana Natalina, Natal das Crianças e Cidade Natalina, se junta com outros projetos que estão em execução (Casa de Taipa que fortalece o São João raiz, o Carnaval sociocultural, o Festival de Aniversário da cidade) e com outros que ainda serão implementados, para o fortalecimento deste calendário cultural,  que será algo que deverá ser seguido e fortalecido por qualquer gestão que venha administrar Apodi".


Dionízio também comentou sobre o objetivo do projeto.

"Quando pensamos neste projeto, pensamos em fazer algo que fortalecesse a identidade cultural do povo de Apodi. Então, recebemos o aval do prefeito Alan Silveira, da vice-prefeita Hortência Regalado, e da secretária de Desenvolvimento e Assistência Social Isiany Medeiros para desenvolvermos a ideia de um Natal que tivesse a cara de Apodi, sem Disneylândia, sem Papai Noel, mas com os nossos personagens. E eu parabenizo a coragem dessas pessoas em permitir isso. Daí nos preocupamos em chegar nas quatro regiões de Apodi, pois as maiores riquezas de Apodi vem de nossa zona rural, que seria injusto não fazermos as coisas chegarem até lá. Então tem esse investimento. E o que eu ainda acho mais importante é que estas ações não são feitas exclusivamente para o Natal, mas fazem parte de um plano de ações que acontecem durante todo o ano. As pessoas verão os espetáculos, mas implícito estará o ano inteiro de trabalho com a comunidade surda de Apodi, com mulheres e artistas de Apodi. Então,  isso me deixa feliz demais, por nossa Apodi ter coragem de dar esses passos, neste caminho".


A secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social acredita que um de seus papeis é promover políticas para que as famílias apodienses, principalmente as assistidas pelos programas sociais do município, com vulnerabilidade social, tenham acesso a esses espaços de convivência, criando e fortalecendo vínculos socais, educacionais e culturais.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Nenhum comentário: