quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Ônibus adaptado garante acessibilidade aos estudantes universitários

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Apodi reativou recentemente o ônibus adaptado para o transporte de alunos cadeirantes

Grandes investimentos têm sido feitos pela secretaria municipal de Educação no sentido de tornar os ambientes físicos escolares acessíveis, construindo rampas, pisos e sinalização táteis, entre outros. Algumas escolas municipais já receberam recursos, outras ainda receberão o benefício.

Se o Governo Federal faz seu papel ao disponibilizar os recursos físicos para o transporte acessível, as prefeituras precisam se atentar para o fato de que ter um veículo adaptado não é a única medida para garantir o acesso com segurança dos alunos com deficiência às escolas.

São necessárias outras medidas, como a avaliação da adaptação para cada estudante e o treinamento dos motoristas. Um bom exemplo é o da prefeitura de Apodi, agora com um transporte universitário adaptado, para que alunos com limitações físicas possam se locomover e cursar o Ensino Superior.


Sabe-se que o contexto social brasileiro é permeado pela desigualdade e pela falta de oportunidades ao exercício de muitos dos direitos fundamentais do cidadão. Esta realidade, por vezes, é tão forte que a simples disponibilização do ensino público e gratuito não é suficiente para assegurar o acesso e a permanência da criança e do jovem na escola.

De acordo com a equipe do departamento de transporte escolar, este é um primeiro passo para contemplar todos os estudantes com deficiências da cidade.

“Está sendo uma vitória para o universitário Marcos Monteiro, pois essa conquista reafirma o direito a inclusão das pessoas com deficiência de Apodi, no ensino superior, fazendo valer as políticas públicas e efetivando a LBI n° 13.146/2015. Diante do direito adquirido, essas pessoas poderão mostrar seu potencial, elas só precisam de oportunidades, esse estudante será o primeiro de muitos outros que virão”, avalia a presidente da Associação de Pessoas com Deficiência de Apodi - APDA, Nêmora Martins.

A Prefeitura de Apodi garante muito mais inclusão para você!

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Nenhum comentário: