segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Município realiza abertura oficial da Semana do Bebê

A iniciativa é uma estratégia de mobilização social, apoiada pelo UNICEF, com objetivo de garantir políticas públicas que priorizem o direito à sobrevivência e ao bom desenvolvimento de crianças de até seis anos de idade

A Prefeitura de Apodi, por meio das Secretarias Municipais: do Desenvolvimento Social, da Saúde e da Educação iniciou, na manhã desta segunda-feira (19), na Creche Modelo, a programação da Semana do Bebê – Um laço de amor: eu te amo mãe, que vai até o dia 23.


A abertura oficial do evento foi conduzida pela articuladora do Selo Unicef a vice-prefeita Hortência Regalado, na Creche Modelo, no bairro Cruz de Almas. Em seguida aconteceu uma palestra sobre Alimentação Saudável na Primeira Infância – ministrada pela nutricionista Janyne Julyane do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF).


Garantia dos Direitos Essenciais às nossas Crianças, que tem como objetivo garantir a sobrevivência e o desenvolvimento de criança em seus primeiros anos de vida. Essa iniciativa recebe o apoio do UNICEF que vem contribuindo para a garantia do direito de cada bebê a sobreviver e se desenvolver, aprender, brincar, conviver com sua família e comunidade, crescer sem violência e ser protegido do HIV/aids e de outras doenças.

A Semana do Bebê reunirá esforços do governo municipal e da sociedade em torno da garantia dos direitos das gestantes, mães e seus filhos. Serão realizadas diferentes atividades como oficinas, palestras, lanche saudável, e entrega de Kits para o Enxoval do Bebê.


A articuladora do Selo Unicef e vice-prefeita Hortência Regalado pontuou porque é tão importante focar neste público: “É na primeira infância que o ser humano desenvolve suas capacidades cognitivas, motoras, socioafetivas e de linguagem. É o momento onde todos temos que dar as mãos”. O investimento nesse período garante à criança, além de todos os direitos definidos em lei, o direito de ser saudável, viver em segurança e no aconchego familiar. Esses direitos são assegurados por meio de políticas públicas.

“O município vê a semana do bebê como uma responsabilidade muito grande, principalmente pelo desgaste da APAMI com a ação judicial, mas também para incrementar a qualidade do serviço da COMAD, que já está funcionando no Hospital Regional da cidade com partos normais e futuramente cesarianos, a semana do bebê dá esse respaldo e mostra que a gestão Apodi Cidade de Todos tem respeito pelas crianças, mulheres e recém-nascidos”, relata Hortência Regalado.

O secretário de Educação e Cultura, Elmo Alves também prestigiou o evento.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Nenhum comentário: