domingo, 4 de novembro de 2018

EUA e Brasil, tudo a ver na política

Nos dois países, divisão e ira predominam

Clovis Rossi – Folha da Folha de S.Paulo

Brasil e Estados Unidos têm relativamente poucas semelhanças entre eles, a não ser pelo fato de que são países continentais.

Por isso, impressiona como é parecido o ambiente político (e eleitoral) que os dois países estão vivendo.

Pegue-se, por exemplo, a descrição da reportagem de capa da Economist que está nas bancas a respeito das eleições legislativas nos EUA.

Começa assim: “Enquanto a América se prepara para ir às urnas no dia 6 de novembro, o país está mais dividido e mais irado do que jamais esteve em décadas”.

Vale para os EUA, vale para o Brasil. Valem também, com nuances importantes, as observações seguintes: “Uma política federal tóxica é a grande fraqueza da América; (...) mina a fé dos americanos em seu governo e em suas instituições; e enfraquece o farol que a democracia americana representa no exterior”.

Que há um ambiente político tóxico no Brasil parece indiscutível, assim como o enfraquecimento que ele provoca. Tampouco se discute que a fé no governo e nas instituições foi minada no Brasil.

Mas, aqui, o raciocínio é inverso: não foi a toxicidade ambiental que minou governo e instituições; foram governo e instituições, com suas ações (ou inações), que geraram a toxicidade, ou ao menos a maior parte dela.

A terceira frase também tem certa validade: é claro que o Brasil e sua democracia jamais chegaram a iluminar o mundo. Mas sou testemunha ocular, ao acompanhar incontáveis viagens presidenciais desde Itamar Franco, que houve realmente momentos de encantamento com a democracia brasileira, depois das trevas representadas pela ditadura do período 1964-85.

A ascensão de Jair Bolsonaro abalou seriamente o encantamento, a ponto de a Economist ter levado à capa, faz um mês, o então candidato como “a mais recente ameaça na América Latina”.

É verdade que os hidrófobos do bolsonarismo consideram que a Economist é comunista. É uma idiotice, mas o que esperar de gente com essa mentalidade imbecil?

No capítulo “fake news”, mais uma semelhança: a revista britânica diz que as mentiras de Trump são tão descaradas e eficientes que muitos de seus apoiadores põem sua palavra acima da dos seus críticos, especialmente daqueles na mídia, apesar de toda evidência.

O que é ótimo para Trump, completa a publicação: “Como não se acredita em ninguém, ele não pode ser chamado a prestar contas”.

Em ponto menor, é o que acontece com Bolsonaro.

Resta ver se, como no Brasil, um candidato que é dos principais responsáveis por espalhar toxicidade no ambiente ganha a eleição.

A mídia liberal (comunista para os descerebrados do bolsonarismo) está otimista, como é o caso do New York Times. Claro que Trump não é candidato, mas “o único tema nesta eleição é o presidente Trump”, escreve Sarah Lyall na newsletter de Política para o New York Times.

O próprio presidente confirma: “Não estou na cédula, mas estou na cédula, porque isto é também um referendo a meu respeito”, disse em recente comício no Mississipi.

Se vencer, Trump fica ainda mais forte, mas “será desastroso para a América”, acha a Economist. Afinal, fecha a revista, “quando um debate racional perde seu poder, a democracia não pode funcionar”.

Vale para os EUA, vale para o Brasil.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Nenhum comentário: