quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Casa dos Conselhos de Apodi atua na formulação de estratégias para o controle social

A Casa dos Conselhos é um organismo que funciona como instância municipal de caráter permanente e deliberativo e presta atendimento ao controle social dos conselhos

A Casa dos Conselhos desde sua criação em 2013 a nível municipal tem como objetivo auxiliar no controle social das políticas públicas no município. Dentro de um ambiente democrático aberto a todas as pessoas da Sociedade Civil e Poder Público, com o fortalecimento dos seus serviços apresentado as comunidades, onde todos os conselheiros se reúnem mensalmente de forma ordinária ou extraordinária para sugerir ideias, projetos que ajudarão na execução das ações voltadas para o bem comum da população previsto na Constituição Federal dos serviços que estão à disposição de todos.

Obviamente, apesar do muito que já foi realizado em termos de democracia e participação cidadã, ainda temos um longo caminho a percorrer até que possamos assumir uma posição de tranquilidade em termos de controle social, na qual as instâncias de participação estejam fortalecidas, os canais de comunicação aperfeiçoados e a sociedade orientada sobre quando e como utilizá-los.

Sabemos que alguns desses canais, embora existentes, ainda não representam um espaço efetivo de participação democrática em prol do aperfeiçoamento das práticas do serviço público. Devemos sensibilizar, capacitar e articular os conselhos municipais da cidade de Apodi, estimulando e facilitando sua atuação em prol de representação efetiva da sociedade”, disse a sub-coordenadora Verônica Pinheiro.

“Acreditamos que essa atitude é uma condição necessária e indispensável para a construção da cidade que tanto queremos, pois significa uma ação de governo a ser reconhecida pelos cidadãos, registrada pela história política local”, relatou a secretária Isiany Medeiros.

A responsável é Suzana Kátia da Silveira Maia Carvalho – Coordenadora da Casa dos Conselhos e foi no espaço Casa dos Conselhos onde se elaboraram as primeiras iniciativas de reorganização dos conselhos municipais, que passaram a ter um lugar de referência para discutir suas pautas e reivindicações. Os resultados alcançados pelos conselhos ao longo dos últimos anos podemos destacar o empreendimento alcançado pela captação de recursos oriundos da iniciativa privada, através dos fundos municipais realizadas pelos conselhos, que se lançaram nessa modalidade como forma de aumentar a receita municipal e assim investir na implantação e aperfeiçoamento das políticas públicas.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Conselho Municipal do Idoso são experiências exitosas na captação de recursos, o trabalho desenvolvido por esses dois conselhos trouxe ao município a rede de proteção desses dois seguimentos uma melhora significativa para o público atendido, a exemplo os programas PAF - Programa de Atendimento Familiar, PRC - Programa Resignificando Caminhos e o PADI - Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso.


Com a captação de recursos os conselhos em um trabalho conjunto com a administração pública municipal puderam investir na construção das sedes próprias, equipar, mobiliar e adquirir carros que são de uso dos programas e das equipes contratadas para o atendimento ao público acolhido pelos programas.

Serviços Prestados: Apoio administrativo aos Conselhos Municipais em relação a: Convocação e Pauta, Atas, Ofícios, Resoluções, Declarações, Comunicados, Encaminhamentos, Portarias...
- Apoio jurídico aos Conselhos Municipais em relação a: Eleição, Substituição de Membros, Ofícios, Processos...
- Guarda e controle da documentação dos Conselhos.
- Registro das documentações recebidas e expedidas, classificando e realizando seus trâmites internos.
- Articulação Setorial para realização de fóruns; conferências; cursos/capacitações. Etc.

A Casa dos Conselhos está vinculada à Secretaria da Assistência Social e conta com 06 Conselhos.

CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social
Presidente: Marcílio Reginaldo de Sousa

CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
Presidente: Francisco Emerson de Medeiros

CMI – Conselho Municipal do Idoso
Presidente: Inês Odília Neta

CMDM– Conselho Municipal dos Direitos da Mulher
Presidente: Hortência Morais de Medeiros

CMH – Conselho Municipal de Habitação
Presidente: Maria Gilvaneide da Costa Alves

CDP- Conselho Deliberativo Participativo (AABB comunidade)
Presidente: Ualson de Paiva Cristino

Quadro de funcionários:

Suzana Kátia da Silveira Maia Carvalho – Coordenação
Antonia Verônica Pinheiro de Assis – Sub – Coordenação
Irenilda de Oliveira Paiva Pamplona – Recepcionista
Maria da Conceição de Oliveira Gama Freitas – ASD
Francisco Messias Maia Júnior - Office-boy

Dias e horários de atendimento: de 2ª a 6ª feira, das 07hàs 12h.

Observação: Funcionamos das 14h às 17h em expediente interno sem atendimento ao público, e em dias de reunião pré-agendadas pelos conselhos.

Ponto de Referência: A Casa dos Conselhos fica próxima a Panificadora Cristal.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Nenhum comentário: