quinta-feira, 30 de agosto de 2018

1° Fórum Comunitário do Selo UNICEF de Apodi

Iniciativa busca reduzir desigualdades e garantir direitos das crianças e adolescentes

Por Jânio Duarte

O Fórum do selo UNICEF, realizado pelo Conselho da Criança e do Adolescente em parceria com a secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social e Prefeitura de Apodi, tem o objetivo de diagnosticar a situação e os indicadores do município e deliberar propostas para amenizar esses índices, buscando melhorar a vida das crianças e adolescentes.

O Primeiro Fórum do Selo UNICEF de Apodi reuniu vários seguimentos da sociedade civil e governamental, além de diversas instituições, e visou diagnosticar a situação do município e elaborar metas para serem cumpridas na busca pelo Selo UNICEF, o fórum se dividiu em 11 Grupos de Trabalho, que discutiram propostas para melhorar a vida das crianças e dos adolescentes com garantia de direitos!

Como parte das atividades do Selo Unicef, a realização do 1º Fórum é obrigatório para a continuidade do município no programa. O Fórum Comunitário é um momento de tomada de decisão coletiva e acompanhamento das ações e indicadores do Selo e espaço de encontro, disseminação de informações e diálogo sobre as políticas públicas municipais. É nele que a comunidade analisa a situação das crianças e adolescentes, planeja e sugere ações, monitora e avalia o impacto das políticas sociais voltadas à infância e à adolescência. Além de importante espaço de participação social.

“A gestão do prefeito Alan Silveira é voltada para o bem-estar das pessoas. É uma gestão que tem uma preocupação muito grande com as crianças e com os adolescentes e essas ações, que serão desenvolvidas irão melhorar ainda mais a vida dessa camada da população” – destacou Isiany Medeiros, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social.

Selo busca melhorar qualidade das políticas públicas. Fotos: Jânio Duarte

“O projeto busca contribuir com o fortalecimento das políticas públicas direcionadas à infância e à adolescência, com o desenvolvimento das capacidades dos gestores municipais e estímulo à mobilização social e à participação dos adolescentes” – disse Emerson Medeiros presidente do (CMDCA).

“O Fórum Comunitário é uma potente ferramenta de aprendizagem para a população sobre seus direitos e papel de cidadãos – e, nesse sentido, a experiência prática de participação e decisão sobre as prioridades públicas do seu município vivenciada nos Fóruns é fundamental”, relatou a vice-refeita Hortência Regalado.

O Prefeito Alan Silveira pediu para que todos os envolvidos no Selo Unicef se esforcem para que a conquista do selo seja alcançada. Ele destacou que o trabalho intersetorial das principais Secretarias; Assistência Social, Saúde e Educação, vêm dando bons frutos e que para a conquista do Selo Unicef é mais do que necessário.

O fórum objetivou: Analisar as condições de vida da infância e da adolescência e identificação das políticas públicas e oferta de serviços; Planejar ações para garantia dos direitos de crianças e adolescentes e pela redução das desigualdades; Monitorar e avaliar, de forma participativa, os resultados de ações, projetos, programas e políticas públicas para meninas e meninos de até 18 anos incompletos.


“A realização do I Fórum Municipal do Selo Unicef foi de fato um passo importante para que proposições sejam discutidas no intuito de diminuir as desigualdades sociais relacionadas a crianças e adolescentes”, frisou a assistente social Mirella Carvalho.

Ao participar do Selo UNICEF, Apodi assume o compromisso de elaborar um diagnóstico da situação da população de 0 a 18 anos incompletos e um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam essa população. O atual ciclo do selo começou em 2017 e vai até 2020. O Município também se compromete a desenvolver ações nas áreas de saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes e a monitorar os resultados alcançados por meio de indicadores e de debates em fóruns comunitários.

Participaram das atividades representantes como Padre Chagas Costa da Igreja Católica, o delegado da civil, Rafael Câmara, secretários municipais, conselhos municipais, entre outras entidades.

Apodi foi um dos primeiros municípios da região a promover o I Fórum Municipal do Selo Unicef, consequentemente conseguir avançar na manutenção de estratégias relevantes para sociedade local. O evento foi realizado durante o dia de hoje (30) no auditório do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, localizado à rua Vereador Abílio Soares de Macedo, n° 369, bairro Lagoa Seca.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Nenhum comentário: