quarta-feira, 25 de julho de 2018

Benefícios assistenciais e o fluxo do BPC é tema de palestra na secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social


A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social através do CRAS do território da Lagoa Seca realizou nesta manhã de hoje (25), uma reunião ampliada em parceria com a Agência da Previdência Social de Apodi que pautou sobre o temário: “benefícios assistenciais e o fluxo do BPC”. A palestra foi realizada pela Assistente Social da referida agência em Apodi, a Srtª Anna Flávia.

O processo de discussão envolveu diretamente todos os profissionais responsáveis pelos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos do CRAS, o CRAS Volante, o ACESUAS trabalho e o Programa CRIANÇA FELIZ. O objetivo dessa primeira etapa de orientação e atualização entre outras, foi proporcionar aos profissionais dos serviços sócio assistenciais da proteção social básica os caminhos para uma atuação mais articulada, identificando as demandas e preparando os sujeitos sociais para o alcance dos seus direitos, bem como, fortalecer o SUAS.

Dentre as recomendações técnicas que a palestrante destacou, reafirmou sobre a importância no processo de trabalho dos trabalhadores/as da Assistência Social na identificação das demandas para os benefícios assistenciais:

1- Encaminhamento e acompanhamento - Orientar sobre os requisitos do benefício e tramite;
2- CADÚNICO: A importância da confiabilidade das informações de composição e renda da família apresentadas no cadastro; 3- Receber encaminhamento (referência) da rede de atendimento, inclusive do INSS, para inclusão nos serviços sócio assistenciais.

“Esse processo nos conduz a perspectiva de construção de uma rede de atenção e de proteção de forma mais organizada e que com certeza irá fortalecer a nossa ação e atuação dentro do SUAS no nosso município”, comentou Isiany Aline, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Nenhum comentário: