quinta-feira, 5 de julho de 2018

Apodi: Produtores intensificam produção de silagem com apoio da Emater

Produtores da região da Areia em Apodi intensificam produção de silagem de milho

Os técnicos do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) de Apodi estiveram acompanhando in loco a produção de silagem na região da Areia, zona rural do município de Apodi. A visita tem por objetivo prestar orientação aos agricultores a respeito da produção da silagem.

A silagem é um recurso usado com frequência pelos pecuaristas como forma de conservar o excedente de forragem do período chuvoso para o inverno, época de menor disponibilidade de alimento, com isso, quando essa suplementação é feita de forma correta, evita queda na produção. A silagem é um processo em que a forrageira é colhida, picada e acondicionada em um ambiente anaeróbico, cuja conservação necessita da presença da fermentação (ácidos) que ocorrem nesse ambiente.

A Emater de Apodi em parceria com os produtores do município produzem silagem com o principal objetivo de levar aos produtores, uma alternativa de armazenamento de alimentação, uma forma também de ajudar na redução dos gastos.


"A coordenação da Emater de Apodi avisa aos produtores que se programem, para que os mesmos estejam preparados para o momento mais crítico na alimentação do rebanho, com isso nós que fazemos parte da equipe estamos gratos por participar e realizar mais uma ação da Emater, que preza pelos agricultores do nosso município, ajudando e orientando", comentou Eutikia Morais.

O planejamento da lavoura destinada à ensilagem passa por uma série de atividades relacionadas ao manejo. Para obter uma silagem de qualidade, algumas práticas são fundamentais. Entre elas estão a escolha do híbrido de milho, a definição da época de plantio, população de plantas, espaçamento e adubação. Além disso, é importante salientar que o rendimento de grãos é fundamental, visto que silagens com maior participação de grãos e boa qualidade de planta têm maior digestibilidade e valor nutritivo.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Nenhum comentário: