domingo, 17 de junho de 2018

Pacote de medidas leva candidatos a assumirem postura contra corrupção

Documento é considerado maior pacote anticorrupção do mundo

Um Pacote de medidas com 70 propostas legislativas anticorrupção foi lançado nos últimos dias pela TI (Transparência Internacional) em parceria com a FGV (Fundação Getúlio Vargas). O projeto foi chamado de “Novas Medidas Contra a Corrupção”.

O documento, elaborado ao logo de quase um ano, reúne propostas de projetos de lei, emendas constitucionais e resoluções desenvolvidos por mais de 200 especialistas e assinado por 373 instituições brasileiras (como Transparência Internacional, Instituto Ethos, Observatório Social do Brasil, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral e outros), além de contar com colaboração ativa de 912 usuários cadastrados em uma plataforma digital, a Wikilegis.

O Pacote é considerado o maior já feito em um país para enfrentar a corrupção, atualmente umas das principais preocupações dos brasileiros. Entre as propostas estão projetos de desburocratização do Estado, normas de transparência e redução do foro privilegiado, teto para doação e para o autofinanciamento de campanhas, uma política de dados abertos, e outras.

Para a advogada e pré-candidata a deputada estadual do Rio Grande do Norte, Ângela Machado, o pacote de medidas contra corrupção é um projeto sério, por isso tem apoiado e defendido tais medidas, e se compromete a defender o pacote contra corrupção, que tem em sua maioria medidas na esfera federal.

“A crise moral que vivenciamos no nosso país, nos impõe, como cidadãos, a obrigação de participar ativamente de projetos como este. No âmbito estadual nos comprometemos a apresentar proposituras urgentes, e que realmente tenham eficácia, sendo extremamente rigorosos atos de corrupção e defendendo a transparência, legislando e alterando leis, em prol de licitude dos atos praticados por representantes de entes e servidores públicos”.

Após o pleito de 2018, a Transparência Internacional e a coalizão de entidades darão continuidade ao trabalho junto ao novo Congresso eleito, monitorando o cumprimento dos compromissos de deliberar e aprovar as propostas da sociedade reunidas nas Novas Medidas contra a Corrupção.

Riane Brito

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Nenhum comentário: