domingo, 10 de junho de 2018

Mensagem e convite da Festa de São João Batista 2018


A festa do padroeiro é sempre um momento marcante para a vida de uma paróquia. É sem dúvidas, um tempo de renovação, de encontro, de confraternização, mas também de reflexão sobre a vida cristã de cada um e cada uma. Podemos dizer que é também um tempo de espalhar e semear boas notícias e, enquanto Igreja no Brasil, a notícia boa do momento é a celebração do “Ano Nacional do Laicato”, que tem como tema “Cristãos Leigos e Leigas, sujeitos na Igreja em saída, a serviço do Reino”, e como lema “Sal da terra e luz do mundo” (Mt 5,13-14).

É indiscutível a importância da festa de São João Batista para a paróquia e o município de Apodi, em suas mais diversas dimensões: social, cultural e, principalmente religiosa. Neste ano, por ocasião do Ano Nacional do Laicato, queremos dar à festa uma nova dimensão, fazendo dela um momento de reconhecimento indispensável da missão dos cristãos leigos e leigas na vida da paróquia, expressão local e visível da Igreja de Jesus Cristo. Além do reconhecimento, queremos que a festa favoreça também a conscientização de que para o Reino de Deus acontecer verdadeiramente, cada batizado e batizada tem um papel indispensável: ser “sal da terra e luz do mundo” (Mt 5,13-14). O sal e a luz são elementos de efeito forte e imediato, e imprescindíveis para a vida; assim deve ser a missão dos leigos e leigas na Igreja e na sociedade.

É partindo dessa perspectiva que iremos celebrar o nosso amado padroeiro São João Batista, precursor de Jesus Cristo e de uma Igreja em saída, porque assumiu antecipadamente a missão de sal e terra e luz do mundo, com seu papel profético de anúncio e denúncia, como voz que clama no deserto! Por isso, com o tema (escolher um dos dois), convidamos você e família a participar e celebrar conosco esse momento ímpar de nossa vida de fé.

(Texto: Padre Cornélio)

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Nenhum comentário: