quarta-feira, 9 de maio de 2018

Banda filarmônica inclui socialmente jovens de Felipe Guerra

Uma mudança de vida através da música. É assim que crianças e jovens de Felipe Guerra têm vivido nos últimos tempos, desde que começaram a ensaiar nas bandas filarmônicas das cidades. O investimento do Governo do RN por meio do projeto Governo Cidadão e Banco Mundial na criação e equipagem de bandas tem mudado a realidade social e cultural de 39 municípios do interior do Rio Grande do Norte.

Para o coordenador do projeto Governo Cidadão, Vágner Araújo, as bandas são um forte meio de inclusão social e de resgate das tradições do interior. “Para os participantes e seus familiares é importante estar na banda, não só por promover inclusão social de crianças e jovens, mas para manter viva a tradição de ver a banda marcial desfilar pela cidade em datas comemorativas”, acrescenta.

Em Felipe Guerra, a banda começou a funcionar há dois meses, quando os instrumentos chegaram. Mais de 30 pessoas se inscreveram e o objetivo da ONG Arteria, que toca o projeto, é atingir os 50 alunos, trazendo inclusive interessados da zona rural do município. Os alunos têm entre oito e 29 anos e um deles é Fladson Gurgel, 29, estudante de Fisioterapia e que hoje toca saxofone tenor na banda.

“Tenho mais aptidão com instrumento de palheta, então aprender o sax está sendo um pouco difícil, mas o maestro está me ajudando. Ter uma banda filarmônica na nossa cidade, onde não há muitas oportunidades de emprego e lazer, é muito importante. Além de ser prazeroso, é uma geração de renda futura, porque podemos dar aula ou até tocar nos lugares”, relata.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Nenhum comentário: