quinta-feira, 17 de maio de 2018

Articulação entre o STTR de Apodi, COOPAPI e UERN proporcionam intercâmbio entre estudantes e camponeses


Durante toda essa quarta-feira (16) estudantes do Curso de Gestão Ambiental da UERN estiveram participando de um intercâmbio da disciplina Gestão Ambiental Rural que é ministrada pelo Professor Alexandre.

Os estudantes visitaram o STTR e dialogaram sobre a organização social de base do município e a importância do campesinato.

Em seguida foram conhecer os impactos ambientais provocados pelas obras do Perímetro Irrigado da Chapada do Apodi que barrou completamente o leito do rio Apodi e destruiu toda a mata ciliar naquela região.


Continuando com intercâmbio na parte da manhã os alunos visitaram a COOPAPI, que é a cooperativa que agrupa vários agricultores/as do município e ajuda a organizar a comercialização dos campesinos, mostrando o forte potencial e a soberania alimentar que o município possui.

Na parte da tarde a caravana seguiu até o Projeto de Assentamento Tabuleiro Grande, localizado no polo Góis. Lá conheceram a experiência da Reforma Agrária e o cuidado das sementes crioulas. Golinha que é Agricultor Guardião de sementes e jovens estudantes da comunidade recepcionaram os estudantes numa roda de conversa na sede da associação.

A barragem de Santa Cruz também fez parte do roteiro do intercâmbio.

Comunicação do STTR do Apodi/RN

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Nenhum comentário: