sexta-feira, 20 de abril de 2018

Professores da rede estadual de Apodi acatam decisão de Natal e suspendem greve


Os professores da rede estadual de ensino em Apodi encerraram a greve na manhã desta sexta-feira, 20, durante assembleia realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Apodi (Sintrapma).

Os profissionais acataram a decisão da categoria em Natal tomada na tarde desta quinta-feira, 19, que votou pelo fim da paralisação após o sindicato ter a garantia do Governo do Estado do pagamento da correção de 6,81% do Piso Salarial 2018, bem como o retroativo acumulado de janeiro a março.

O coordenador do SINTE/RN, professor Ozamir Lima, afirmou que a proposta do governo para o pagamento do piso do magistério não foi satisfatória, no entanto, é válida, pois estamos em uma conjuntura na qual os gestores estão seguindo orientações do governo federal cortando investimentos. “Entendemos que a proposta que veio não foi a melhor. Não é o que almejamos e merecemos. Entretanto, é a que conseguimos conquistar após muita luta. Seguiremos firmes no propósito em defesa da educação pública gratuita, laica e de qualidade”.

O Piso, conforme prometido pelo governo, será implementado para os trabalhadores ativos já agora em abril. Os aposentados vão receber em 6 parcelas, de abril a setembro deste ano. O retroativo, tanto para ativos quanto aposentados, será pago de outubro a março de 2019, em 6 parcelas. Tal proposta, que foi a 5ª e última apresentada pelo Executivo, só saiu após muita negociação e o intermédio da Justiça.

As aulas retomam nesta segunda-feira, 23. Em Apodi, a greve foi deflagrada em 26 de março, três dias após os professores de Natal votarem pela paralisação.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Nenhum comentário: