quinta-feira, 1 de março de 2018

O cidadão precisa de informações de qualidade para fiscalizar a Administração Pública!

Sem informação de qualidade o cidadão não tem boas condições para verificar o que as instituições públicas estão de fato fazendo.

De modo geral, já há um grande número de municípios que atendem à legislação por meio de seus portais de transparência. No entanto, alguns desafios continuam presentes e precisam ser encarados.

Por exemplo, as informações disponíveis ainda são muito técnicas, os dados encontrados são difíceis de usar porque não estão em formato aberto e a linguagem não é amigável, ou seja, não é compreensível por boa parte das pessoas.

Como a transparência é a principal matéria-prima do controle social, sem informação de qualidade o cidadão não tem boas condições para verificar o que as instituições públicas estão de fato fazendo.

No entanto, apenas transparência não resolve a principal questão: a informação disponível precisa ser usada pela sociedade para produzir as transformações desejadas. Desse modo, é fundamental o trabalho dos blogs de sensibilizar os cidadãos para a necessidade de apoiar a gestão pública por meio da fiscalização constante.

No entanto, o principal objetivo não é o de apontar erros nem identificar culpados, mas agir preventivamente para auxiliar a administração pública a corrigir problemas que, depois de acontecer, serão muito difíceis de corrigir, causando perdas irreparáveis de recursos públicos.

É muito importante que a sociedade conheça os compromissos que o gestor assumiu com sua população. Todos nós podemos e devemos cobrar dos governantes que cumpram o que foi combinado.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.



Nenhum comentário: