terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Uma reflexão pertinente

E lá vem textão...

Confira o que penso sobre a polêmica da novela:

A novela "O Outro Lado do Paraíso" tem levado para as telinhas um tema importante, que choca e incomoda muita gente, mas que infelizmente ainda é uma realidade presente em muitos lares no Brasil: o abuso sexual contra crianças e adolescentes.

A trama conta a história de Laura, uma menina que foi abusada durante muito tempo pelo seu padrasto, Vinícius, preso no capítulo do dia 20 de fevereiro.

Não diferente da novela das oito, o município de Apodi tem dezenas de casos como esse que é o abuso sexual contra crianças e adolescentes. Na maioria das vezes cometida pelos padrastos e às vezes até pelo próprio pai, isso mesmo o pai biológico.

Apesar da abordagem (saiba mais aqui: https://observatoriodatelevisao.bol.uol.com.br/…/globo-resp…) e das cenas fortes, é inegável o alcance do Disque 100 ser divulgado em horário nobre, impactando milhões de pessoas.

Precisamos deixar aqui uma reflexão. Para onde vão essas denúncias? Estamos preparados para receber, encaminhar, investigar e julgar esses casos? Qual a resolutividade desses processos?

São questionamentos importantes que quem vive o dia a dia da rede e as deficiências de proteção à criança e adolescente já sabe a resposta: não, nós não estamos preparados.

É preciso capacitar e aparelhar os Conselhos Tutelares. É preciso investir nos conselhos municipais da Criança e do Adolescente. É preciso ampliar as delegacias especializadas, além dos centros de referência em assistência social. É preciso valorizar mais as varas da infância. Esses são os verdadeiros guardiões da infância e compõem o que chamamos de "rede de proteção".

E em um país com mais de 10 mil casos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes registrados por ano, não podemos - nem vamos - fechar os olhos para essa realidade cruel, que tem destruído infâncias e gerado adultos com traumas muitas vezes irreversíveis.

Essa deve ser nossa luta diária - a Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Apodi.

Pare e pense!

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Nenhum comentário: